Curso de Língua Espanhola - CABAE
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Navegando Curso de Língua Espanhola - CABAE por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Androginia: la deconstrucción de género en Alejandra Pizarnik, un análisis de la obra Diarios (2013)(2019-12-06) REIS, Francidalva Araújo; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Tendo em vista a necessidade de contribuir com os escassos trabalhos que abordam a vertente: androginia-literatura, relacionados entre si e a relevância em tratar da luta das mulheres contra os estereótipos patriarcais, tanto em sociedade quanto no âmbito literário. Esta investigação objetiva abordar o carácter andrógino presente na poeta Alejandra Pizarnik, a qual realiza por meio deste elemento uma desconstrução de gênero manifestada em si própria como escritora e como mulher. Assim, o corpus analítico trabalhado será a segunda edição da obra Diarios (2013) constituída por 934 páginas, em que devido a tal extensão serão analisados especificamente os cadernos pertencentes aos anos de 1954; 1955; 1958; 1959; 1960; 1963; 1965;1968 y 1970. Os quais correspondem a momentos da vida de Pizarnik, onde os aspectos andróginos se encontram mais evidentes. De este modo, a presente pesquisa é de carácter qualitativo e tem como suporte teórico autores como Molina (2009), Butler (2003), Flores Depardieu (2017), entre outros. Se buscará evidenciar a aversão que a poeta demonstra aos estereótipos que a sociedade molda para o papel do homem e da mulher, onde rechaça em seu diário as mulheres que aceitam as imposições. Assim, o estilo andrógino de Alejandra Pizarnik constitui em uma forma de resistência às convenções sociais, em uma época na qual a mulher ainda ocupa um espaço de inferioridade tanto em sociedade quanto na literatura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Identidad afrodescendiente y orgullo negro en el cuento la muñeca negra (2012) de Mary Grueso Romero(2019-12-06) BRANCO, Adrielle Sena; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Esta investigação objetiva evidenciar a construção das questões de identidade afrodescendente colombiana e o orgullo negro abordados através da personaje principal do conto La muñeca negra (2012), de Mary Grueso Romero. Uma vez que, a obra que é parte da literatura infantil feita em Colômbia, busca ressaltar os aspectos que exaltam e valorizam a infância negra deste país, apresentando essas crianças desempenhando papéis de protagonismo, orgulhosos de suas raízes ancestrais e de sua identidade afrodescendente colombiana. Assim que, o corpus analítico trabalhado será a segunda edição da obra La muñeca negra (2012) constituída por 16 páginas, que incluem 9 ilustrações. Em termos metodológicos, a presente pesquisa é de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa, composta por seis seções, para tanto, serão utilizados os autores Ferreira (2018), Hall (2015), Díaz (1999), Valencia (2018), entre outros. Se identificou na obra, como os aspectos referentes à identidade e o orgulho negro presentes na personagem principal, enaltecem a cultura afrodescendente reconhecendo, por intermédio de seus traços, a força do negro no Afro Pacífico. Além disso, como a literatura infantil colombiana, mediante o uso do conto infantil da referida autora, se converte em um importante meio ao ensino-aprendizagem e para o trabalho com a formação identitária afrodescendente e o sentimento de orgulho nas crianças, pois valoriza o negro e seu papel social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sumisión y resistencia de la mujer frente el autoritarismo: un análisis de arráncame la vida, de Ángeles Mastretta(2019-12-04) ALMEIDA, Cleuza Silva de; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317As normas sociais instituídas para as mulheres estabeleceram indiretamente suas identidades como classe feminina a margem de um domínio que predominou e que ainda predomina baixo um sistema de indiferenças de gêneros que afetam principalmente as mulheres. Esse sistema opressivo foi ainda mais intenso em meados do século XIX até o século XX e infligiu constantemente a autonomia feminina. No entanto, nesse contexto de opressão, surge a literatura, um meio pelo qual as mulheres poderão realizar seus protestos. Sucedeu-se a manifestação de muitas escritoras, defensoras e questionadoras femininas e feministas dos direitos que as mulheres deveriam e devem gozar. Nessa perspectiva, a escrita feminina busca demonstrar um novo ser; um ser humano livre e autônomo, destacando tudo o que as mulheres viveram e as conquistas que estão a alcançar. Dessa forma, o presente estudo, tem como objetivo demonstrar as marcas de subordinação e a construção da resistência da mulher contra o autoritarismo. Apresentando como objeto de investigação a obra Arráncame la vida (1985), da escritora mexicana Ángeles Mastretta. O estudo torna-se relevante, à medida que busca contribuir com reflexões e questionamentos sobre o papel da mulher na sociedade, dando visibilidade a um problema sociocultural e de gênero, que precisa ser constantemente debatido. Em relação aos termos metodológicos, o estudo baseou-se em pesquisas bibliográficas de autores como Lerner (1990), Beauvoir (1970), Butler (2015), Golubov (1994), Duby e Perrot (1991), Lamas (2000), Scott (1986), Canezin (2007) e outros