Curso de Língua Espanhola - CABAE
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Navegando Curso de Língua Espanhola - CABAE por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Censura y resistencia en la literatura infantil argentina: reflexiones sobre los cuentos de Laura Devetach y Elsa Bornemann(2016) FARIAS, Laura da Silva; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361No presente trabalho se fará uma investigação acerca dos mecanismos de resistência identificados nas obras La torre de Cubos, (1966), de Laura Devetach e Un elefante ocupa mucho espacio, (1975), de Elsa Bornemann, especificamente nos contos “La torre de cubos” e “La planta de Bartolo”, da primeira autora, e “Un elefante ocupa mucho espacio” e “Caso Gaspar”, da segunda. Neles é possível identificar a presença de uma linguagem simples que ao mesmo tempo consegue abordar temas muito complexos, como por exemplo: a exploração, o preconceito e o desrespeito. O objetivo central é analisar, em perspectiva histórica, um conjunto de contos pertencentes a livros censurados pela Ditadura Argentina (1976-1983), procurando refletir sobre os mecanismos éticos e estéticos de resistência ao autoritarismo. O estudo tem como base teórica principal o ensaio Narrativa e resistência”, capitulo do livro Literatura e Resistência (2002), de Alfredo Bosi.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) De la literatura al cine: el amor en los tiempos del cólera y su adaptación cinematográfica(2018-08-30) RODRIGUES, Selma Suely Miranda; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778O propósito desta pesquisa é relacionar literatura e cinema através da análise da obra El amor en los tiempos del cólera de Gabriel García Márquez, e sua adaptação cinematográfica, dirigida pelo diretor Mike Newell. O principal objetivo, é demostrar de que forma foi tratada a obra no contexto cinematográfico, observando pontos como a narrativa, o narrador, os personagens, o tempo e espaço. Para isso, levamos a cabo uma abordagem de natureza bibliográfica, focalizando textos que abordam teorias que tratam do tema, como os estudos de Bautista (2001), Brito (2006), Noriega (2001), Pino (2005). A pesquisa desenvolveu-se em três momentos: Primeiramente presentou-se uma descrição detalhada sobre o autor e seu realismo mágico. No segundo capítulo foram feitas considerações sobre a obra. No terceiro momento, foi feita a análise da obra e sua adaptação. Esta análise nos permitiu constatar que alguns pontos divergiram da narrativa original. Porém, esta análise foi importante porque nos proporcionou significativos conhecimentos sobre vários temas tratados na obra de García Márquez. Além do que foi exposto na obra escrita, a adaptação permite ainda, a valorização da obra original, de seu autor e por consequência sua cultura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Drama y anticomedia del absurdo em el Brasil actual(2023-06-13) CARDOSO, Eva Nátalia Rodrigues; BRANDÃO, Michele Sarges; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317; https://orcid.org/0000-0002-6262-595XO potencial autodestrutivo gerado pela humanidade devido aos avanços tecnológicos do último século chegou ao seu ápice, apresentando como sintomas as frequentes crises econômicas, as guerras civis e de escala mundial e as epidemias que vem se tornando mais frequentes. Dentro do conceito de necropolítica, discute-se quem são os soberanos que atribuem a si a capacidade de definir a quem cabe viver e quem deve morrer. As duas grandes guerras e o holocausto fizeram com que alguma coisa desta quadra sombria da história se cristalizasse no presente, resultando em um desassossego que não cessa. Neste sentido, é possível dizer que o cenário cultural, social e político da segunda metade do século passado influenciou significativamente a produção teatral, que apresenta como características narrativas que vão do pessimismo beckettiano a propostas paródicas das teorias estéticas, e diante deste cenário, texto e encenação trazem consigo a fragmentação do corpo cênico, flertando com o acaso, o jogo, a euforia, a própria existência e o absurdo. Partindo destas considerações, este estudo traz como proposta a possibilidade de abordar dramas atuais, à exemplo da pandemia do novo coronavírus e a guerra na Ucrânia por meio do Teatro do Absurdo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El microrrelato en el aula de ELE: una propuesta didáctica con “Revolucionario del siglo XXI” de david roas y “La mujer” de Ana María Shua con alumnos del 1º año en la escuela del campo “Benedita Lima Araújo”(2023-12-19) BATISTA, Adiel de Jesus; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662Este trabalho desenvolvido com alunos do primeiro ano, da escola do campo “Benedita Lima Araújo”, tem como objetivo geral reflexionar a importância da literatura nas classes de ELE, especificamente, conceber e aplicar uma proposta didática com uma abordagem do género Microrrelato a partir dos Microrrelatos “Revolucionario del siglo XXI” do autor espanhol David Roas e “La Mujer” da autora Argentina Ana María Shua. Frente o dito, para o desenvolvimento do artigo se fez uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo, com enfoque nos temas de “Literatura”, Silva, (2023), Eagleton, (1998), “literatura en clases de ELE” Singh y Villasol (2015), Ferreira, (2012), “Microrrelato” Blanco, (2020), Funez, (2012), “Lúdico” Labrador e Moreto (2008), Benitez (2008), que foram importantíssimos para a construção teórica do trabalho, e além disso, a aplicação em uma classe de espanhol da atividade “Microrrele” (Microrrelato em língua espanhola) fomentando a interpretação e produção textual, seguida de dois questionários, uma inicial e uma final. Como resultado se percebeu que o Microrrelato é um género literário que merece destaque, pois se comprovou na classe e nas enquetes que o gênero teve aceitação e interesse dos alunos, o que comprova que é uma ferramenta muito importante e potente no ensino de língua espanhola como língua estrangeira.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La representación de la resistencia femenina en la obra “La razón de mi vida y otros escritos”(2018) COSTA, Samuel Possidônio Monteiro; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Este estudo explora como se dá a representação da resistência feminina na obra La razón de mi vida y otros escritos de Eva Perón (1996), que é a principal referência para esta investigação. É composto de uma combinação da análise bibliográfica de teorias que se refere à temática inquirida, e da obra. Para isso, pretende-se buscar nas teorias de resistência, através dos estudos de Alfredo Bosi (2002); e gênero, com base em Joan Scott (2008), Judith Butler (2007) e Pierre Bourdieu (2000); argumentos que possam facilitar o entendimento da questão principal para a produção deste estudo, que é a resistência feminina. Para que se possa entender os detalhes do processo de nascimento e sedimentação de uma personalidade que, apoiada em valores, propõe-se a contrariar o sistema social, y, com isso, compreender em que ações e como um indivíduo se torna um ser resistente. Com base nas análises da obra e das teorias, há a comprovação de que foi o caminho tortuoso trilhado por Eva Perón que produziu as condições para que surgisse uma mulher de caráter revolucionário que, à sua maneira, buscou a justiça social para os humildes, principalmente, as mulheres.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) La resistencia y la representación del sistema patriarcal: un análisis del sujeto femenino en la obra la casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca(2022-04-28) CORREIA, Edilma Pantoja; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317O enfoque da presente pesquisa analisar as posições, atitudes e representações do sujeito feminino frente ao contexto patriarcal apresentado na narrativa La casa de Bernarda Alba (1936). Para isso, se faz necessário examinar o ambiente onde se constrói a história, configurando-se como espaço opressivo; analisar como ocorre o silenciamento e se existe uma atitude de resistência do sujeito feminino na obra; além de, considerar as simbologias presentes na trama; por último, refletir a respeito do contexto histórico e social que circundam a história mostrando a ligação e base de analise em prol de nossa própria realidade a partir de uma produção literária. Desse modo, a presente produção é uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, onde os autores utilizados para fundamentar o trabalho são Alves (2011), Bosi (1996), Dutra (2017), Ramon (2011), Almeida (2010), entre outros. Considerando o que foi dito, a partir dessa obra, se verifica a importância de Federico García Lorca no meio literário e sua força para representar os povos oprimidos em sua sociedade. Isso demonstra que os personagens analisados na presente pesquisa destacam as vivencias e perspectivas de mulheres com vidas marcadas pela repressão. Estas são silenciadas em uma sociedade que restringe suas vontades e abala suas identidades criando, assim, conflitos que resultam em um final trágico na obra. Isso, por sua vez, permite observarmos um paralelo com a vivencia do sujeito feminino ao longo do tempo e valorizar sua luta por direitos que permanece até os dias de hoje.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Teatro y feminismo(2023-06-07) SANTOS, Rosiane Cardoso; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317; https://orcid.org/0000-0002-6262-595XEste artigo tem como tema: Teatro e Feminismo, e tem como objetivo mostrar que as mulheres tiveram um papel muito importante no desenvolvimento do teatro, e que contribuem para a contínua evolução do teatro. A partir de estudos bibliográficos para saber a definição de teatro, tipos de teatro, gêneros teatrais, a definição de feminismo, o papel da mulher no teatro dramático, a fim de atingir o objetivo almejado. Grandes obras mostram que as mulheres não aceitavam o que a saciedade lhes impunha, e lutavam para que seus direitos fossem respeitados, como o livro Casas de muñecas del escritor de Henrik Ibsen (1879) e o livro La casa de Bernarda Alba do escritor Frederico García Lorca (1936), mostram que desde então as mulheres lutam para que seus direitos sejam respeitados diante de uma sociedade tão tradicional, que via as mulheres como donas de casa.