Curso de Língua Espanhola - CABAE
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Navegando Curso de Língua Espanhola - CABAE por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) El pícaro y el malandro: estudio comparado entre Lazarillo de Tormes y Macunaíma de Mario de Andrade(2018-12-21) SILVA, Lucinaldo de Souza; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317O presente trabalho de pesquisa consiste na análise comparativa entre dois personagens anti-heroicos novelescos presentes na novela picaresca anônima Lazarillo de Tormes e na novela brasileira Macunaíma de Mario de Andrade. A investigação proposta pretende expor e aproximar por meio deste estudo comparativo os dois protagonistas das obras, enfatizando analogias capazes de criar uma abertura para debates e diálogos entre textos literários de épocas distintas, enfatizando-se o contexto histórico de produção de cada obra e as características do movimento literário e cultural que determinaram e influenciaram na produção artística deste período. Por esses motivos, para contextualização e fundamentaçao teórica, iniciaremos discutindo sobre o movimento artístico, cultural e literário barroco na Europa, Espanha y América Hispânica, fundamentando-se nas postulações de Arnold Hauser em “El concepto de barroco”, em Historia social de la literatura y el arte (2004) como principal obra para compreender y ter uma visão ampla do barroco em Europa. E em Historia de la literatura Española. Tomo III. El siglo XVII (1995), de Jean Canavaggio, para compreender a manifestação literária barroca na Espanha e as considerações sobre a novela picaresca. E também de José Manuel Cabrales Arteaga e Guillermo Hernández García, em Literatura española y latino-americana 1. De la Edad Media al Neoclasicismo (2009) que fala sobre a picaresca. O estudo de Pedro Henríquez Ureña em Las corrientes literarias en la América Hispánica (1994), em que fala sobre a cultura e a literatura barroca na América Latina. Também faremos um breve percurso sobre a presença do herói nos estudos hispano-americanos mais atuais utilizando a obra A falta de épica buenas son las historias. El “héroe” en la narrativa latinoamericana actual (2013) de Claudio Maíz. Por último, utilizamos as obras de Horst Nitschack Mario de Andrade: Macunaíma, un héroe sin carácter. Una parodia en busca de la descolonización cultural (2016) y Dialéctica del malandraje. Caracterización de las Memorias de un Sargento de Milícias (1977) de Antônio Cândido para falar sobre Macunaíma e fazer considerações importantes sobre o pícaro e o malandro nas referidas novelas. A investigação também contemplará os aportes de outros autores que serão abordados para o desenvolvimento do trabalho. A investigação busca também fomentar o gosto pela literatura, abrindo espaço para novos trabalhos investigativos que possam contribuir para a formação dos alunos de letras e leitores em geral.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) La mujer negra: estudio comparativo entre las poesías “Mujer negra” de Nancy Morejón y “Me gritaron negra” de Victoria Santa Cruz(2023-12-19) CUNHA, Alessandra da Silva; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Un estudio comparativo entre Vargas Llosa y Monteiro(2018-06-04) CARMO, Eliane do Socorro Dornelas do; ALMEIDA, Carlos Henrique Lopes de; http://lattes.cnpq.br/9511564560016368Vivemos em uma época de significativas mudanças correspondentes à postura feminina no âmbito social. Assim a cultura, neste caso mais especificamente, a literatura como elemento sugestivo do cotidiano humano torna-se mais um mecanismo para a compreensão acerca de como é vista e construída a representação feminina. Logo, este trabalho apresenta um estudo comparativo que tem por objetivo pesquisar a respeito das identidades femininas das personagens Lucrecia, na obra Elogio de la madrasta (2010) de Mario Vargas Llosa e Maria, na obra Maria de Todos os Rios (2009) de Benedicto Monteiro, ambas avaliadas pelos aspectos do erotismo. Por isso, foi essencial fazer primeiramente um apanhado histórico sobre os pressupostos que definiram o sexo e, portanto, a literatura erótica como algo pecaminoso e condenável; expressar o que é literatura e as teorias da psicanálise e, principalmente, contribuir para o entendimento sobre o conceito de erotismo, diferenciando-lhe do significado relativo ao pornográfico; proferir acerca do que é o método comparativo e sua origem; comentar brevemente as obras pesquisadas e seus escritores; e então, discorrer sobre o que vem a ser identidade e o antagonismo feminino. Deste modo, a metodologia baseou-se na pesquisa bibliográfica descritiva, na qual foi estudada as partes relacionadas com o perfil das personagens selecionadas nas duas obras. Para conseguintemente, compreender, interpretar e comparar, estabelecendo as analogias e divergências, com base nas fundamentações teóricas de Georges Bataille (2007), Octavio Paz (1993), Judith Butler (2007), Pierre Bourdieu (2000), Simone de Beauvoir (1962). O que resultou em duas identidades muito diferentes no que tange ao erotismo feminino em várias particularidades, coincidindo apenas em uma única característica, graças à subjetividade de seus respectivos autores. Partindo desses resultados, pode-se concluir que mesmo que as mulheres, nos dias atuais, disfrutem de mais direitos sociais, existe muito o que mudar principalmente no que compete à sexualidade. Evoluir essencialmente na maneira de ver e escrever sobre as mulheres, requerendo para elas a representação que de fato tenha um amplo conhecimento do que é ser, sentir e viver como um ser feminino, que como os homens também merece satisfazer-se e ser dona do seu próprio corpo e desejo.