Curso de Língua Espanhola - CABAE
URI Permanente para esta coleção
Campus de Abaetetuba /
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando Curso de Língua Espanhola - CABAE por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Bibiana y la representación de resistencia contra la explotación en Torto Arado de Itamar Vieira(2023-03-01) SANTOS, Ivanda Costa dos; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317Ao longo da história da sociedade as mulheres negras foram representadas por vozes que não lhes pertenciam; muitos textos revelam um peso notável de preconceito relacionado a elas. Portanto, este trabalho tem como objetivo refletir a respeito da representação da mulher negra na literatura. Dessa forma, foi necessário realizar uma busca bibliográfica acerca da história, silenciamento e o protagonismo dessas mulheres. A pesquisa é de cunho qualitativo. Para a fundamentação teórica, a investigação está baseada em autores com: Dussel (1993); Certeau (2000); Foucault (2005); Evaristo (2005); Vargas e Wambier (2016); Sampaio (2017); Miranda (2019); Sampaio (2017) e outros.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La literatura en la clase de ELE: el libro “Tablón” como propuesta para el uso de leyendas Amazónicas en la enseñanza del Español a estudiantes de primaria en la ciudad de Abaetetuba-PA(2024-06-27) PANTOJA, Salomão Nascimento; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662Ensinar é ir além das possibilidades, é criar novos mundos para que os alunos possam conhecer as múltiplas maneiras de aprender. Partindo desse pensamento, o objetivo deste estudo é apresentar uma proposta de ensino de espanhol, direcionada a alunos do 8º ano do ensino fundamental II, desenhada a partir da utilização de lendas amazônicas que foram criadas a partir da imaginação dos estudantes, processo que resultou na criação do livro Tablón. É importante mencionar que esta pesquisa foi realizada na turma do 8º ano 01, do turno da manhã, na escola pública E.E.E.F.M. Esmerina Bou-Habib, localizada na cidade de Abaetetuba-PA. Quanto ao seu caminho metodológico, a pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, bibliográfica e documental sobre a importância da literatura no ensino e na aprendizagem, conforme propõem Jouini (2008), Coelho (1986), Candido (2004) e outros; e contribui para o desenvolvimento dos aspectos das lendas, sob as teorias de Magaton e Marques (2001), Lacerda (2015), Machado (1994) e entre outros. Além disso, destaca-se a condução da atividade “Quem sou eu?”, que foi aplicada sob a criação das lendas, estimulando-os à leitura, interpretação textual e ao desenvolvimento cognitivo através de suas próprias produções literárias, a qual foi seguida por um questionário sobre o processo de produção do livro. Como resultado, constatou-se que o livro Tablón é uma proposta didática eficaz para o ensino do espanhol