Curso de Língua Espanhola - CABAE
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Navegando Curso de Língua Espanhola - CABAE por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análisis de la traducción del libro abecedario al portugués brasileño(2022-02-24) SILVA, Edilza Santos da; NASCIMENTO, Lilian Cristina Barata Pereira; http://lattes.cnpq.br/8988695521604964; https://orcid.org/0000-0003-3587-849XEsta pesquisa se dedica a analisar a tradução do livro Abecedário traduzido para o português brasileiro, considerando de forma geral a discussão sobre literatura infantil e a teoria da tradução de literatura infantil, examinando suas características e processo com Hunt (2010), Oittinen (2004) e Shavit (1991). Da mesma forma, na literatura infantil traduzida abordaremos seus principais aspectos e responderemos à seguinte pergunta: Qual é o olhar de um tradutor ao traduzir para crianças? Em particular, este trabalho de pesquisa esclarece que o livro é uma modalidade textual que possui texto e ilustração, com a qual será examinada sua tradução no texto de partida e de chegada, bem como suas semelhanças, alterações e equivalentes. Contribuir para a análise do referido livro sobre a tradução da literatura infantil, este que aprofunda o sistema literário brasileiro, é o principal desafio.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aspectos interculturales em el proceso de enseñanza de lengua española: análisis del libro didáctico “entre lineas” 8º año(2021-06-16) BITENCOURT, Eslen Quaresma; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299A interculturalidade tem o potencial de ser utilizada como uma ferramenta para o ensino de línguas, pois possui muitos benefícios para a educação, no qual pode ser trabalhada com vários elementos metodológicos e pedagógicos dentro das aulas. Desta forma, a presente investigação tem como objetivo principal observar como são introduzidos os aspectos interculturais dentro do livro didático entre líneas. Para isso, desenvolveu-se no texto uma explanação estreita mediante o cenário e as transfigurações do ensino de línguas no Brasil, a continuação reflete termos e compreensões sobre cultura, assim como sua relação com a educação, por conseguinte, analisa-se a obra didática de espanhol entre líneas, pautada no contexto intercultural. O trabalho apoia-se numa abordagem de natureza de levantamento de exploração documental, pois é um corpus de análise, e embasa-se também fundamentações teóricas e bibliográficas, estes que agregam e desenvolvem em seus estudos a interculturalidade, cultura e ensino de línguas. Foi possível verificar, através da análise do exemplar, que as autoras do livro contemplam o aspecto intercultural, por meio das manifestações culturais do mundo hispanohablante, bem como as destrezas comunicativas. A partir desses resultados pode-se concluir que, as elaboradoras do livro moldaram a construção da obra didática de acordo com a competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por conseguinte, introduzindo o aspecto intercultural na coletânea.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aura: la novela fantástica del autor Carlos Fuentes(2019-12-06) DINIZ, Poliana Serrão; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El cuento como herramienta para desarrollar la comprensión lectora de los estudiantes del séptimo año de la enseñaza(2018) FERREIRA, Maria do Espirito Santo Cardoso; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Neste trabalho será abordado a importância da leitura e sua compreensão leitora no ensino / aprendizagem de línguas mais precisamente o espanhol, destinado para todos nível de ensino. Será exposto sobre os gêneros literários de forma simples e em especifico o gênero conto suas características no qual daremos mais atenção no decorrer trabalho. Será falado também da compreensão leitora e suas estratégias o habilidades de leitura que ajudam os estudantes conseguir tal conhecimento no processo de leitura. A investigação se sustente na teoria de compreensão leitora e estratégias de aprendizagem, como base dessa investigação abordaremos autores como Alonso Tapia (2005) que aborda leitura e estratégias de compreensão leitora, Pérez Torres (2014) que fala de gêneros literários, Martinez (2015) e Gotlib (2006) abordarão sobre conto y Rosana Acquaroni (2007) e Cassany (1994) que comentam sobre compreensão leitora entre outros. O proposito deste trabalho e mostrar as possibilidades que o conto traz para o ensino língua. A literatura dispõe de muitos recursos no qual podem auxiliar os professores no ensino/aprendizagem de línguas estrangera. Para finalizar será apresentada uma proposta didática para ser realizada pelos alunos a onde ajudem os mesmos desenvolver a compreensão de texto, por isso que o gênero escolhido foi o conto.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El género literario cuento como instrumento didáctico para desarrollo de la lectura en clase de E/LE para alumnos del 1º año en la escuela Sistema de Ensino Vestibulando Abaetetuba-PA(2019-12-06) BOTELHO, Andréia Coutinho; BARROS, Renan Carvalho; http://lattes.cnpq.br/5436583996180704Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El genero textual “charge” como recurso didáctico en la enseñanza de Español como lengua extrangera (ELE)(2017) SOARES, Ian Mario da Silva; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Este presente trabalho por meio de investigações bibliográficas, hace um estúdio del gênero textual “charge”, como ferramenta para o ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE). Realizando um estudo deste e sua importância para o ensino de línguas, evidenciando como os professores de língua espanhola podem desenvolver as competências y habilidades em ELE, e para isso, discorrerei sobre algumas características deste gênero para melhor compreender a construção de uma interpretação e as funcionalidades das charges nas aulas de ELE. Ademais, utilizarei como fundamento as concepções de Bakhtin (1981,2003) sobre os gêneros textuais; RAMOS (2009) leitura critica da charge; os estudos de gênero textual segundo as teorias de MARCUSHI (2008).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La erotización y objetificación precoz del cuerpo femenino: análisis del personaje “delgadina” en “memoria de mis putas tristes” de Gabriel García Márquez(2019-12-06) FERREIRA, Daiana de Jesus Serrão; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778O principal objetivo deste trabalho é analisar os temas de erotização e objetivação precoces relacionados ao corpo da personagem “Delgadina” em “Memoria de mis putas tristes”, do escritor colombiano Gabriel García Márquez. A discussão se centralizará no personagem da menina e é resultado de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, onde as leituras e as pesquisas foram realizadas em livros, revistas, teses, dissertações, artigos, ensaios, etc. Terá a contribuição de teóricos como Lamas (1994); Pagun (2017); Bourdieu (2000); Foucault (1978); Vásquez (2014); Flores e tal. (2009); APA (2007); Nassbaun (1995); Frizzera e Pazó (2018); Trigos (2006); Bauldrillard (2014), entre outros, na busca de analisar e discutir como os conceitos mencionados estão representados no romance de Márquez (2004). Nessa perspectiva, verificou-se que a figura feminina tem seu cuerpo erotizado e objetificado mesmo em caráter precoce, resultado de uma construção social cultural em que perpetuam a idea que as mulheres e seus corpos são objetos eróticos que devem agradar e corresponder expectativas alheias.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La escritura femenina hispanoamericana y la construcción del femenino en la narrativa Eva Luna de Allende(2018-06-04) PAULO, Auriane Carmo de; PINHEIRO JÚNIOR, Ubiratan; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361A narrativa Eva Luna (1987), faz parte de uma literatura feminina com características que as define como tal. Este corpus de investigação serviu como base para realizar uma análise sobre a construção do feminino, sobre tudo em relação ao personagem protagonista Eva Luna. Porém, para construir essa concepção com toda a simbologia que a representa é necessário travar uma luta contra a hierarquia vigente, donde predominava o governo militar o qual tinha como fundamento o sistema patriarcal. Para realizar tal pesquisa foi utilizado um estudo bibliográfico sobre a temática em foco, utilizando como base alguns autores como: BUTLER (2007); GRILLO y MUÑOZ (2010); BACK (2012), entre outros que darão embasamento teórico ao trabalho. Desta perspectiva, a análise mostrou que o personagem narrador y protagonista se posiciona de maneira distinta da maioria das mulheres da trama, mesmo com sua condição social. Diante das diversas situações que passou a jovem, esta sempre resistiu as desigualdades e preconceitos de uma sociedade machista onde era muito difícil expressar-se, sobre tudo expondo opiniões opostas àquele regime, não obstante, aquela mulher que tanto sofreu na vida teve grandes conquistas principalmente por sua autoafirmação a través da escrita, fazendo uma mescla do real e imaginário para mostrar a visão feminina dos fatos, utilizando a escrita e ficção para contar a vida como gostaria que fosse.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La interculturalidad en la enseñanza y aprendizaje de español como lengua extranjera: una propuesta didáctica(2018-06-05) CARDOSO, Natália Moraes; VELÁSQUEZ, Ana Paula do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3494070788703772El presente trabajo tiene como objetivo comprender la importancia de hacer con que el aprendiz de español como lengua extranjera establezca una relación de sensibilización entre su propia cultura y la perteneciente a de las comunidades hispanohablantes con fines de relacionarse con respecto a las diferencias inmanentes a los pueblos, a través del diálogo intercultural. Para esto, desarrollamos en este texto reflexiones sobre la comprensión de cultura para la enseñanza de español como lengua extranjera (E/LE); a continuación, tratamos de ampliar el concepto de competencia comunicativa que es un concepto clave a la enseñanza de lenguas; por consiguiente, reflexionamos sobre la exigencia de la promoción del diálogo intercultural en el aula de español y, por fin, propusimos una actividad didáctica de base intercultural. El abordaje elegido para este trabajo fue de naturaleza cualitativo, pues el objeto que se ha estudiado no se configura como algo que se puede cuantificar o mensurar, por el contrario, se trata de un análisis interpretativo y explicativo ya que se busca comprender cómo la interculturalidad puede añadir innúmeras ventajas a la enseñanza y aprendizaje de E/LE. En la fundamentación teórica de este trabajo dialogamos con autores que tratan de la enseñanza y aprendizaje de lenguas extranjeras como Melero Abadía (2000); a continuación, recorrimos a autores que añaden el aspecto cultural en sus aportes como Miquel & Sanz (1992); y también, con especial destaque, a autores que discuten la exigencia de una educación basada en la interculturalidad, entre ellos mencionamos Paraquett (2011); Tubino (1994) entre otros autores. Al término de este trabajo concluimos que mismo ante un contexto de retroceso en la enseñanza y aprendizaje del español en Brasil, consideramos demasiada su importancia para una formación intercultural que ultrapasa las paredes de la escuela, para una formación de pertenencia de los brasileños como latinos, pues geográficamente estamos tan cerca, pero aún tan lejos en aspectos de (re) conocimiento de singularidades que hacen parte del mundo hispano, que además de hablar español como aspecto de unión, tiene en su interior rasgos específicos que son pertenecientes a cada culturaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) La obra Aura de Carlos Fuentes y sus contribuiciones em la constitucion de la identidad de los aprendientes de E/LE(2021-06-11) PIRES, Hernandes Baia; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente estudo objetiva identificar, na obra Aura de Carlos Fuentes, cargas de identidade – histórica, social e/ou cultural – que possam influenciar na constituição identitária de um/a aprendiz de espanhol como língua estrangeira (E/LE) e, com a finalidade de alcançá-lo, a organização desta pesquisa é a seguinte: inicialmente construímos uma compreensão do que é identidade ou, melhor dizendo, discutimos sobre os escritos de Hall (2006), Woodward (2003) e Da Silva (2003) sob a perspectiva da identidade como parte da construção do sujeito y como mutável no período da pós-modernidade; em seguida falamos da literatura no que diz respeito a sua concepção segundo Culler (1999) e Eagleton (1998) e logo tratamos de nos aprofundar na literatura Hispano Americana. Conforme os aportes de Peña (2018), Fuente (2005) e Ángel Rama (1982 apud ROJO, 2001) mencionamos, as características identitárias que as obras literárias hispano-americanas demarcam desde uma visão cultural, periodizada e temática; depois disso teorizamos, apoiados por Carranza (2016), sobre a relação existente entre a literatura e a constituição identitária de todos/as os/as que tem contato com obras literárias carregadas de singularidades que podem atuar como agentes descentradores e também discutimos sobre a tese de Freitas (2020) onde a capacidade da literatura de influenciar a constituição identitária de um grupo de aprendizes de E/LE, a nível de graduação, foi comprovada por uma pesquisa etnográfica, que é uma de nossas bases principais; após isso mencionamos o escritor mexicano Carlos Fuentes e as representações identitárias presentes em seus escritos já que estes dados são imprescindíveis para que possamos analisar as caragas de identidade que o autor transpões em suas obras; posteriormente, tratamos da obras Aura de Carlos Fuentes, como nosso objeto de estudo y analisamos trechos desta em que se demarcam elementos da identidade mexicana – nos âmbitos histórico, social e cultural – capazes de atuar como agentes do “descentramento” da identidade de um/a apre3ndiz de E/LE e isso comprovamos pelos resultados da entrevista realizada com as turmas de 2017 e 2018 de estudantes do curso de licenciatura da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus de Abaetetuba. E, finalmente, em nossas considerações finais do trabalho aportamos que as identidades dos/as estudantes que participaram da entrevista demarcam mudanças em sua constituição identitária cuja origem se localiza no contato com a literatura hispano-americana e as cargas identitárias que estas possuem. Todavia, também destacamos que a identidade no é algo fixo e que esse fato no faz conscientes de que a obra Aura de Carlos Fuentes, representa apenas um dos agentes de mudanças identitárias com os quais os/as aprendizes de espanhol como língua estrangeira entram em contato ao longo de seu processo de formação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La presencia de lo erotismo en el elogio de la madrastra de Mario Vargas Llosa(2018) SOUSA, Jacilene Almeida de; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317; https://orcid.org/0000-0002-6262-595XO presente trabalho possui como objetivo de demonstrar como esta apresentado o erótico na obra El elogio de la madrastra de Mario Vargas Llosa, através dos estudos de autores como Georges Btaille e seu livro O erotismo de 1957, María Angélica Casadiego Sarmiento (artigo sobre o erotismo e literatura, 2008), entre outros, que trabalhem com o conceito de erotismo na literatura latino-americana. Buscaremos compreender o que entendesse por erotismo e amor sexual, destacando as características eróticas na obra em questão. Se afirmara a presença do erótico através da leitura e interpretação da obra de Vargas Llosa. Destacando na obra citações, que facilite o destaque das principais características distintas do erótico para esclarecer e romper com as barreiras prejudiciais que envolve o tema.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La representación del discurso de resistencia presentado por el personaje Laurencia en Luenteovejuna de Lope de Vega(2019-12-06) VILHENA, Anderlei Carneiro; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778O presente trabalho tem por objetivo analisar o discurso utilizado pela personagem Laurencia na obra teatral Fuenteovejuna, produzida no século XVII, pelo autor espanhol Lope de Veja. Nesse estudo, se apresentará a situação da mulher na sociedade espanhola do século XVII e de que maneira o discurso de resistência de Laurencia consegue “por” essa mulher que não tinha representação social em uma posição de levante popular e que, por conseguinte, conseguiu mudar a situação que o povoado da pacata Fuenteovejuna vivia sob o domínio do tirano Fernán Gómez de Guzmán. Além disso, se constatou nas falas da personagem o discurso de resistência que serviu para mudar a situação da pequena cidade e que contribuiu para que outras mulheres conseguissem lutar por suas liberdades. Para auxiliar nessa rotina de estudos sobre a obra, serão utilizados teorias como as de LE GOFF (1989) com as quais buscamos elucidar a situação social entre homens e mulheres na sociedade do século XVII, PERROT (2007) que ilustra em seus escritos a situação da mulher ao longo da história e propõe a criação de uma história das mulheres, SPIVAK (2010) para tentar compreender a situação de subalternidade na qual se encontrava a mulher do século XVII, além de autores como BEAVOIR (1970), FOUCAULT (1973), ORLANDI (2003), IÑIGUEZ (2006), BERTH (2019) que contribuem para a análise do discurso de resistência que é introduzido pela personagem Laurencia na obra teatral Fuenteovejuna, entre outros. Dessa maneira, percebemos, com essa pesquisa, como ocorreu essa representação que foi introduzida pela personagem na obra e de que maneira esse fator conseguiu mudar a situação do povoado de Fuenteovejuna, pondo um ponto final nos atos do tirano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) La representatividad negra de Zarité Sedella en la obra “La isla bajo el mar” de Isabel Allende(2019-07-06) SAGICA, Fabianne Silva; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Los desafíos de los profesores en enseñar E/ LE: Un análisis en las Escuelas públicas de enseñanza media de Barcarena/PA(2016) CORMINO, Maria da Conceição Santos; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Este trabalho tem por objetivo evidenciar os desafios enfrentados pelos professores ao ensinarem espanhol para o ensino médio das escolas públicas da cidade de Barcarena. Esta investigação de caráter qualitativo foi feita com o uso de uma pesquisa bibliográfica e aplicação de entrevistas para os professores das escolas José Maria Machado, José Maria de Moraes e Palmira Gabriel. Também apresenta documentos oficiais, como a lei 11.161/05 e as contribuições de Ramos (2007), além de outros autores, para compreender as dinâmicas ocorridas com a língua espanhola dentro do sistema educacional brasileiro e seu reflexo com relação aos desafios que os professores de espanhol enfrentam.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Novelas de caballerías: el carácter inovador de la obra el libro del muy esforzado e invencible caballero de la fortuna propiamente llamado Don Claribalte(2013) RIBEIRO, Delcielen de Jesus Oliveira; ALMEIDA, Carlos Henrique Lopes de; http://lattes.cnpq.br/9511564560016368; https://orcid.org/0000-0002-2037-905XAs Novelas de Cavalaria expressam desde o século XVI o espirito de coragem e luta que estavam destinados os Cavaleiros Medievais. Este estudo tem por objetivo apresentar o tipo literário que se preocupava em escrever sobre a vida e glorias desses heróis, assim como a época que esses escritos tiveram grandes êxitos, a Sociedade Cavalheiresca na Idade Média. Para tanto nos utilizaremos de El Libro del muy esforzado e invencible caballero de la fortuna propiamente llamado don Claribalte, de Gonzalo Fernández de Oviedo, pois esta mais que apresentar as características comuns a todos as Novelas de Cavalaria, apresenta uma forma de escrever diferente das demais obras desse gênero, já que seu autor utiliza um caráter doutrinal para demonstrar a seus leitores suas ideologias acerca da sociedade ideal. É este proposito histórico-moralista o que diferencia Don Claribalte da história que lhe deu origem: Amadís de Gaula. Para comprovar o determinado aqui, utilizaremos trabalhos de autores como Río Noguera, George Duby y Bautista Avalle-Arce.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prostitución y homosexualidad en el lugar sin límites de José Donoso(2019-12-04) SANTOS, Emily Abreu dos; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317Ao longo da história da sociedade, a prostituição segue gerando polêmicas em torno ao discurso da criação do estereotipo desse oficio perante a sociedade considerada padrão. As prostitutas regularmente são relacionadas à marginalidade presente nos bairros suburbanos das grandes cidades, e através dessa visão surge à abertura para a violência e erotização do corpo da mulher. Nessa perspectiva, o corpo da mulher é visto como objeto, não sagrado, submisso, excluído e reduzido para satisfazer os desejos masculinos. Dessa forma, surge a dificuldade da dissociação da simbolização do corpo da mulher, uma vez que esse é o resultado de uma construção histórica, dado que a prostituição é considerada a profissão mais antiga do mundo. Neste trabalho, se analisa como se constrói e atribui o estereotipo a prostituta como imagem presente na obra El lugar sin límites de José Donoso, e ainda, mostrando como é a forma de viver desses personagens. A investigação se faz importante por proporcionar uma análise sobre a representação da prostituição, visto que, faz-se presente na sociedade contemporânea, entretanto, existe a milhares de anos. A investigação é baseada nos autores como, Comandini (2013); Concha (2011); Ferrão (2017); Fernandes C. (2017); Sardenberg; Costa, (1994) dentre outros nomes.