Curso de Língua Espanhola - CABAE
URI Permanente para esta coleção
Campus de Abaetetuba /
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando Curso de Língua Espanhola - CABAE por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El imaginário del hombre Amazónico: La explicación de la realidad por el fantasioso(2017-04) SANTOS, Vicente de Paulo Rodrigues dos; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361O presente trabalho tem o objetivo de apresentar e analisar o comportamento do homem amazônico mediante a explicação de sua própria realidade, por intermédio do imaginário proveniente do contato com a natureza e suas experiências de vida. O mundo fantástico e misterioso da Amazônia se tornou fonte das criações abstratas do homem dessa região, entretanto, buscando reaproximá-la dos acontecimentos reais do cotidiano. O conto “Acauã”, de Inglês de Souza, elucida de maneira fiel esse imaginário do homem amazônico, buscando explicar pelo fantasioso a origem e porque das coisas, definindo desse modo, a passagem atemporal de uma cultura rica em saberes da floresta, passada de geração a geração.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Juego “Cruzando Fronteras”: una propuesta didáctica para trabajar la cultura de los países hispanoamericanos en las clases de E/LE(2023-12-19) PINHEIRO, Darilene Almeida; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662A cultura dos países latino-americanos é diferente e muito interessante, e a relação jogo/cultura pode promover o ensino da cultura da língua alvo. Assim, os jogos têm grande importância no âmbito educacional, pois através deles os alunos aprendem de forma divertida e interativa. Nesse sentido, a educação não pode ficar alheia a esta realidade, principalmente quando se trata da E/LE, que ao utilizar esta ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, aproxima as aulas da realidade vivenciada pelos alunos e mostra o Brasil através do jogo “Cruzando Fronteiras”, permitindo assim que o aluno conheça a cultura dos países que estão ao nosso redor. Assim, os aspectos explorados são: comidas típicas, danças típicas, datas comemorativas, pontos turísticos e expressões idiomáticas. Cabe ressaltar que as fronteiras são as linhas que separam territórios geográficos dominados por diferentes grupos, ou seja, são as fronteiras que dividem um país de outro. A metodologia do trabalho consiste em uma revisão bibliográfica com foco na Cultura, em especial, utilizando os pensamentos de teóricos como Álvarez (2002) Bourdieu (2008) Candau (2003) Eagleton (2011), García, Escarbajal y Escarbajal (2007) Méndez (2000) Piaget (1971) Skopinskaja (2003) Vygotsky (1989), os PCN’s entre outros. Além da aplicação do jogo “Cruzando Fronteiras”,seguida de uma pesquisa que serviu para ver o que aprenderam na aula e com o jogo. Como resultado desta pesquisa tivemos uma aula muito proveitosa, os alunos ficaram muito curiosose demonstraram muito interesse em aprender o conteúdo e o jogo. Por fim, o objetivo do jogo foi alcançado porque os alunos aprenderam de forma dinâmica e divertida sobre a cultura dos países que conseguiram associar à sua, ampliando assim o seu conhecimento cultural.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La Ciudad de las Bestias: literatura para la comprensión lectora del 1º año de la enseñanza media en clase de E/LE(2017) DIAS, Érica Conceição Silva; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361As leituras de obras literárias revelam ser um eficiente instrumento de aprendizagem, conhecimento, mudança de pensamento e assim por diante para alunos, professores e para a sociedade. Esse artigo tem como objetivo mostrar a importância e as vantagens que a leitura em geral e das obras literárias em específico trazem para a vida de um individuo, pois quando realizada de forma correta se torna uma das maneiras mais eficaz para a formação, crescimento pessoal e intelectual, para a atuação ativa e crítica frente à sociedade e aos diversos contextos no qual se encontrar, ainda adquire uma coisa que é muito importante em todo esse processo conhecida como compreensão leitora, adquirida a partir do costume de ler, em outras palavras a compreensão leitora é o ato de ler bem e interpretar o que está escrito nos livros, é saber decifrar o que está nas entrelinhas, compreender o mundo dos personagens e o seu próprio. Falar de literatura é um pouco complexo e se torna difícil porque cada pessoa tem seu próprio conceito do que é, assim como trabalhar as mesmas em sala de aula se torna um desafio ainda maior para os professores tanto pela falta de interesse dos alunos como pela falta de costume dos professores com a leitura, também pela maneira como trabalham, tornando um pesadelo para todos, por isso se deve saber que obra utilizar para cada público.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La figura femenina en la obra “Bodas de Sangre” de Federico Garcia Lorca(2016) ALVES, Géssica Alanna dos Santos; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361A presente pesquisa tem por finalidade fazer uma reflexão sobre qual o papel da mulher na sociedade. A partir da analise da obra Bodas de Sangre de Federico Garcia Lorca, que é uma obra onde o autor nos apresenta a mulher de uma maneira muito distinta; adiante mostrar qual é a visão do autor a respeito da figura feminina, como ele expõe na obra o género feminino. Os resultados deste estudo revelam que Lorca nos apresenta a mulher de uma forma muito para a época que a obra foi lançada, uma vez que o machismo impera na sociedade a décadas ate nossa atualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La importancia de la implantación de E/LE en la enseñanza primaria: una propuesta de enseñanza(2017) SOUSA, Karoline Lima de; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Com o objetivo de compreender a importância que o estudo por uma língua estrangeira pode ter quando estudada desde muito cedo (ensino primário), através deste artigo serão expostas teorias e propostas de como pode ocorrer o ensino-aprendizagem de línguas, mostrando principalmente, este processo diretamente com as crianças e o estudo de espanhol nas escolas brasileiras. Primeiramente, devemos passar por todo o contexto histórico do ensino de língua espanhola no Brasil, desde a lei sancionada, até os PCN’s. Portanto, para uma melhor compreensão de todos os processos vividos pela criança, serão estudados todos os períodos de aprendizagem durante a infância para que desta maneira seja desenvolvida uma proposta de ensino, tendo como base as teorias vistas, com a intenção de compreender de forma mais precisa a relação entre espanhol como língua estrangeira e as crianças do ensino primário, através de atividades desenvolvidas com o objetivo de mostrar toda a importância de desenvolver o espanhol ao decorrer da infância. Esse artigo teve como referência os seguintes autores: Piaget (1998), Vygotsky (1988), Bruner (1991), Kramer (2005), Guillen (1998) e outros.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La interferencia fonética de la lengua portuguesa en aprendices del español como lengua extranjera (ELE): propuestas didacticas para mejorar la enseñanza y aprendizaje(2017) NUNES, Sueila de Abreu; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Neste trabalho será discutida a interferência fonética da língua portuguesa nos aprendizes brasileiros de espanhol como língua estrangeira. Como metodologia, utilizou-se o levantamento bibliográfico, tendo como base teórica Santos e Silva (apud Actas XIII 2005) e Neto (2014) em que o referente tema é abordado pelos autores por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa. No primeiro momento conceituaremos pontos importantes para essa pesquisa como aprendizagem de uma língua estrangeira, fonética, analise contrativa, interlíngua e fossilização dos erros, baseando em autores como Durão (2010), Santos (2004), Quilis (2010), Quilis e Fernández (1972) e Silva (2005). Em segundo são levados em conta os resultados das pesquisas de Santos e Silva (apud Actas XIII 2005) e Neto (2014) com o objetivo de compreender tal interferência fonética da língua portuguesa na aprendizagem do espanhol e em quais momentos da pronuncia são mais evidentes. No final deste trabalho são feitas propostas de atividades com o objetivo de contribuir com a aprendizagem e prevenir ou corrigir interferências negativas da língua portuguesa nos aprendizes de espanhol.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La música como herramienta de apoyo para el abordaje de temas transversales en clase de Español(2017) BARROS, Joel Nunes de; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361O seguinte trabalho tem o objetivo de apresentar música/canção como material autêntico na abordagem de temas transversais, sendo estes importantes para desenvolver o senso crítico dos alunos nas aulas de espanhol como língua estrangeira (ELE) para o ensino fundamental e médio. Tal ferramenta de aprendizagem possibilitaria a incorporação de novos conceitos, produção de opiniões dos alunos e, consequentemente, fazer com que os mesmos possam refletir sobre os acontecimentos em sociedade. Os temas transversais associados às músicas/canções serviriam para criar ambientes mais atrativos e motivadores, ao mesmo tempo em que se aproveitariam novas formas de aprender língua espanhola.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La música en la clase: un análisis del manual didáctico de Español de la enseñanza media(2018) FARIAS, Deuziane da Costa; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Este artigo é alicerçado em um estudo de cunho bibliográfico, que apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar, refletir e demonstrar o uso e a abordagem da música presente no livro didático da escola pública que são utilizados nas aulas de espanhol, se permitem ou não um aumento significativo da capacidade de interpretação e criticidade dos alunos. Além de saber se a metodologia utilizada é capaz de estimular uma reflexão social e desenvolvimento intelectual dos mesmos. Para isso, utilizamos como corpus de estudo, a coleção "confluência" de livro didático de Língua Estrangeira Moderna: Espanhol, aprovado pelo PNLD/2016. Nesta pesquisa foi utilizado como base teórica, autores que discutiram a importância da abordagem e presença da música nas escolas, tais como: Paulo Freire (1992), Georges Snyder (1994), Marcia Faria (2001), Martins Ferreira (2010), Julia Hummes (2014), Marisa Fonterrada (2014), Assim como aqueles que se ocupam em desenvolver e discutir estratégias que contribua para formação de estudantes mais autônomos e verdadeiramente libertos, como, por exemplo: Paulo Freire (2009),Casemiro Campos (2012), entre outros. Bem como os documentos oficiais que institui a educação em língua espanhola e o ensino médio: LDBEN, PCNEM, PCN+, y PNLDEM. Após a pesquisa realizada nos três volumes da coleção "confluência" se concretizou a ideia de que a música é um produto cultural favorável ao desenvolvimento crítico, reflexivo e sócio intelectual dos estudantes de língua espanhola na sala de aula e na sociedade Além disto, sua presença nos livros didáticos do ensino médio, incentiva os alunos a prática e desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira, tais como: ouvir, falar, ler, escrever e traduzir.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Las adaptaciones modernas de los cuentos de hadas como estratégia de aprendizaje en la enseñanza del Español como lengua extranjera(2016) MIRANDA, Lídia Costa; SOUZA, Denni Baia de; http://lattes.cnpq.br/5049645896623687A presente proposta é refletir sobre a melhor metodología para trabalhar com o texto literario, em especial o gênero conto de fadas em clases de Espanhol-Língua Estrangeira e suas variadas adaptações, que desenvolverão a interação e as competências básicas: Pensar, Raciocinar, Interpretar e Memorizar. O presente trabalho tem por objetivo avaliar como as adaptações dos contos de fadas podem funcionar como mediadores e motivadores no processo de ensino-aprendizagem do Espanhol. Apresentando possíveis atividades para melhorar as habilidades Oral e Leitora, em uma L2. Além de o professor poder abordar temas que retratam, conflitos internos e psicológicos como: Violência, Abandono, Rivalidade Fraterna, Desobediência, entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Licenciatua en Letras - Lengua Española en el municipio de Abaeteuba (PA): desafíos en el ejercicio del trabajo docente(2017) BARBOSA, Aluízio Batista; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Ao desenvolver o tema “O curso de licenciatura em Letras - língua espanhola no município de Abaetetuba (Pa): desafios no exercício da docência” o presente trabalho buscou conhecer quais as dificuldades apresentadas pelos docentes, no exercício do trabalho docente, no contexto do sistema educacional vigente. Apesar da inserção do espanhol nas escolas, são observadas de modo empírico, que existem ações que inviabilizam o desenvolvimento integral dessa língua na educação brasileira. Assim, identificar quais são os desafios e onde eles podem ser situados, é o foco principal do trabalho. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a questão do ensino da língua espanhola no Brasil, entre eles é destacado Bellott, 2010; Bittar (2012); Sedycias (2005) o qual destaca o ensino do espanhol no Brasil, através da organização de vários artigos. Após essa abordagem foi realizada aplicação de entrevistas a docentes de língua espanhola que atuam no município de Abaetetuba para a obtenção de uma diagnose mais efetiva, já que parte da percepção e conhecimento dos profissionais que atuam e convivem diretamente no contexto escolar, tanto público e particular.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Narrativas literarias en la Amazonia: la perpetuación de las costumbres de la Amazonia hispanohablante(2017) NONATO, Simone Maciel; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Este trabalho objetiva deslumbrar as diversas facetas que as narrativas amazônicas apresentam diante da função de perpetuar os costumes dos países que utilizam a língua espanhola como canal de comunicação e difusão de uma narrativa oral inspirada no território essencialmente amazônico. Narrativas orais que necessitam de registros escritos para que tantos conhecimentos interdisciplinares e multiculturais sejam eternizados para as futuras gerações. Dessa maneira, os registros são responsáveis pela difusão de saberes multiculturais em diversos países que fomentam assim, um respeito necessário entre culturas muitas vezes diferentes, no entanto essenciais para a construção e valoração da identidade cultural de cada leitor. Portanto, para representar este universo culturalmente repleto de grandes experiências, este trabalho apresenta a identidade amazônica impressa nas narrativas de Juan Rodríguez Pérez, com sua visão particular analisada por dois contos do livro “Nunca… me han gustado los lunes”. Narrativas que possuem o cenário amazônico como inspiração para as exposições das temáticas e para desenrolar das ações dos personagens, ou seja, um contexto muito propício para grandes possibilidades de inserção da literatura no processo de ensino da Língua Espanhola, tanto em aulas em escolas regulares quanto em aulas de Espanhol como Língua Estrangera.