Curso de Língua Espanhola - CABAE
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Navegando Curso de Língua Espanhola - CABAE por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Desafíos en la enseñanza y aprendizaje de E/LE de los estudiantes en la educación fundamental-de los años finales(2023-03-02) SANTOS, Suzana Américo dos; PASCOAL, Rosana Moraes; http://lattes.cnpq.br/0935591532586126; https://orcid.org/0000-0002-1321-0045A Espanhol como língua estrangeira estudada nas redes públicas de ensino vem sofrendo grandes impactos por parte das amplas problemáticas existente, seja ela educacional ou política. Em invés dessas divergências, este trabalho tem como objetivo compreender quais os obstáculos encontrados no desenvolvimento de ensino-aprendizagem de E/LE por alunos que estão cursando o ensino-fundamental-anos finais, dessa forma podendo identificar e analisar os motivos e as causas que sucedem para a ocorrência dessas dificuldades encontradas durante a aplicação desse ensino. Nesse aspecto, os procedimentos da metodologia desse estudo estão voltados para revisão bibliográfica de ordem qualitativa com o intuído de conhecer quais os conceptos de determinados autores como, Weiss (1997), Antunes (2008), Alexopoulou (2012), Leffa (2016), Souza (2018), que abordam assuntos relacionado a essa temática e apresentar suas contribuições a respeito da mesma. Em detrimento dos obstáculos encontrados, pode-se notar que os desafios que os alunos encontram no ensino-aprendizagem são fatores comuns referente as escolas públicas de ensino básico, e que não há uma garantia de que essas dificuldades não faram parte da vivencia do aluno durante a sua caminhada no âmbito escolar. Em suma, para que se tenha suportes para trabalhar a língua espanhola como disciplina relevante para o desenvolvimento do aprendiz inserido na sociedade, que tem direto de ter um ensino de qualidade, requer uma ampla rede de apoio, principalmente depois da revogação de sua lei 11.161/2005, que mudou completamente o cenário da língua espanhola no Brasil.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El aprendizaje cooperativo en las clases de e/le: una herramienta pedagógica para el desarrollo de la destreza oral de los alumnos del 2° año de la enseñanza media de la escuela Terezinha de Jesus Ferreira Lima(2019-07-11) FONSECA, Larissa Azevedo; CARDOSO, Edgar Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9968943368356816Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) El cortometraje como recurso didáctico para el desarrollo de la destreza oral en las clases de E/LE: una propuesta didáctica en el 2º año de la enseñanza media en la escuela Sistema de Ensino Vestibulando, Abaetetuba-PA(2019-12-05) TORRES, Iris Andrade; BARROS, Renan Carvalho; http://lattes.cnpq.br/5436583996180704Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El periódico impreso en las clases de e/el: Una herramienta didáctica para la producción escrita y lectora de alumnos del 3º ano dela ensenãnza media de la escuela Laura dos Santos Ribeiro(2019-06-27) COSTA, Rosenilson Sacramento da; CARDOSO, Edgar Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9968943368356816Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El profesor y la lengua española: propuestas didácticas para auxiliar en el proceso de enseñanza y aprendizaje E/LE(2017) MELO, Rayane Santos de; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O complexo processo de ensino/aprendizagem de línguas, requer de nós professores, habilidades e competências que podem ajudar na aprendizagem dos alunos. Com este pressuposto, temos de apresentar a Lei 11.16/2005 que tornou-se obrigatório nas escolas brasileiras, os métodos como aliado em aprender a língua espanhola, o professor e sua importância, ademais acentuar, a importância do professor reflexivo e as propostas didáticas, que favorecem de maneira positivas, auxiliando o professor em aulas de E/LE. Nossa discussão terá como base teórica, Almeida Filho (1998-2003), Selma Pimenta (2002), Pilleti (1985) cujas teorias inter-relacionam com o professor e sua prática docente. Com metodologias na ajuda do professor em aula de E/LE.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) El uso de envases para el desarrollo de la lectura en las clases de ele: una experiencia en la clase del 7º año de la escuela Terezinha de Jesus Ferreira Lima Abaetetuba-PA(2019-07-08) SOUZA, Roseli Rodrigues de; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778O presente trabalho consiste em usar as embalagens como ferramenta para o desenvolvimento da leitura, a investigação busca acrescentar interesse por esta destreza e chamar atenção dos alunos para textos que vão além da sala de aula, a partir disso vamos fazer uso desta ferramenta. O trabalho tem como aporte teórico, diversos autores como: Bajtín (1992), Marchuschi (2012), Solé (2012), Santos (2012), Martinez (1991), Avellaneda (2014), Brasil (2012),que sarão usados também para, fundamentar a pesquisa de campo onde faremos uma investigação sobre a prática da leitura e usaremos as embalagens como elementos fundamentais no processo de ensino aprendizagem do espanhol, em uma escola da cidade de Abaetetuba. Na introdução apresentaremos alguns pontos gerais do trabalho, na primeira seção falaremos dos gêneros textuais, na seção dois falaremos sobre a importância do desenvolvimento da leitura nas aulas de ELE, na última seção vamos tratar sobre o uso das embalagens como ferramenta de ensino/aprendizagem de ELE, logo depois falaremos da sequência didática e sua importância para nosso trabalho assim como a metodologia empregada para a aplicação da prática, por último falaremos dos resultados y da discussão, falaremos si nossa hipótese se confirmou, e depois faremos a conclusão do trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El uso de la leyenda del açaí como herramienta para el desarrollo de la escrita en e/le para alumnos del 9º año en la escuela Leonidas Montes en Abaetetuba-PA(2019-07-08) QUARESMA, Juliete Brandão da Costa; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) El uso de la plataforma de aprendizaje duolingo en la enseñanza del E/LE: como herramienta de auxilio para el desarrollo de las cuatro habilidades comunicativas, una aplicación en la clase del 1º año “B” de la E.E.E.F.M. São Francisco Xavier(2019-12-06) LIMA, Keylla Rodrigues; BARROS, Renan Carvalho; http://lattes.cnpq.br/5436583996180704Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El uso de las leyendas amazónicas como recurso didáctico, para el desarrollo de la comprensión lectora en las clases de Español como lengua extranjera (ELE)(2018) MARQUES, Karina Lobato; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Este trabalho tem como principal objetivo apresentar a importância da literatura nas aulas de espanhol como língua estrangeira (ELE), e alguns conceitos que tentam responder à seguinte pergunta: o que é literatura Amazônica? No decorrer dele, mostraremos como é possível usar as lendas Amazônicas como material didático para o desenvolvimento da compreensão leitora, com o objetivo de facilitar a aprendizagem dos alunos no processo de ensino/aprendizagem. Onde suas vantagens são muitas: o desenvolvimento da imaginação dos alunos, utilizando a leitura como ponto principal que lhe fortalece no processo ensinoaprendizagem, estimula a curiosidade, favorece no conhecimento da cultura Amazônica e na valorização de obras e autores regionais. Assim, na introdução abordaremos de maneira geral qual é a intenção deste trabalho. Em seguida será feito de modo sensível à fundamentação teórica com as visões de alguns autores como: Bossa ﴾2014﴿, Kleiman﴾2008﴿ Pradelli ﴾2013﴿, em continuação abordaremos em tópicos sobre: a inserção da literatura amazônica no ensino aprendizagem de língua estrangeira, as lendas amazônicas nas escolas como recurso didático e as propostas didáticas com a utilização das lendas amazônicas, e finalmente as considerações finais com uma visão geral da pesquisa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La autonomia del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española(2017) FERREIRA, Eraldo do Couto; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Neste artigo busca-se enfatizar a importância da autonomia do estudante no ensino e aprendizagem de língua espanhola, na rede básica de educação. Para a elaboração deste artigo foram selecionadas e analisadas as ideias de autores como Paiva (2006), Silva (2008), Monteiro (2012), Filho (2002), Moita Lopes (2005), e outros mais que discorrem a respeito da importância do trabalho cooperativo na busca de uma aprendizagem mais eficiente, embasado na autonomia do aluno. Apoiado nesses autores buscou-se conceituar ensino, aprendizagem e autonomia, distinguir o papel de professor e do aluno nesse processo, para alcançarem o objetivo esperado, e sugerir algumas ferramentas importantes que contribuirão para o exercício da autonomia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La contribuición de la tecnologia “Whatsapp” en la enseñanza y aprendizaje de E/LE(2017) FERREIRA, Romulo Belo; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La importancia de la cualificación docente en el uso de las tecnologías para la enseñanza de E/LE(2023-03-02) WANZELER, Maria do Carmo Pinto; PASCOAL, Rosana Moraes; http://lattes.cnpq.br/0935591532586126; https://orcid.org/0000-0002-1321-0045Em nossa sociedade cada dia mais buscamos novos conhecimentos para um melhor desempenho pessoal e intelectual para que tenhamos mais êxito em nossa vida, nas escolas não é diferente, diante disso, a proposta deste trabalho é contribuir para a formação e qualificação de professores tendo em vista os recursos tecnológicos disponíveis para a utilização do ensino de espanhol como língua estrangeira, buscando refletir sobre a necessidade do professor está em contínua formação diante de tantos desafios no processo educacional e todavia cabe sinalar que este artigo apresentará a educação no Brasil cronologicamente de 1980, 1990, 2000, 2010 e atualmente nas escolas, mostrando as diversas realidades vivenciadas nas escolas públicas brasileiras, a falta de formação professores, resultando numa série de dificuldades no processo de ensino, as dificuldades e desafios a partir do uso das tecnologias como ferramentas de ensino, sua importância e seu uso na sala de aula, que meio é mais usual e mais indicado para o professor utilizar em suas aulas, contribuindo desta forma com à qualidade da educação. A pesquisa a ser realizada é de natureza bibliográfica, onde serão utilizados livros, jornais, artigos científicos, trabalhos acadêmicos que abordem o tema supracitado, diante disso serão apresentados os seguintes teóricos que serão utilizados para desenvolver a escrita e seus respectivos estudos, começando com Kenski (1999), Moran (2009), Barton et al (2015), e Vilassol (2017). Nesse prisma, poderá ter uma aula mais dinâmica e interativa, despertando seu interesse e motivação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La importancia de los recursos tecnológicos en el proceso de enseñanza y aprendizaje de E/LE para alumnos del 2º año de la enseñanza média de la escuela Vestibulando em Abaetetuba-PA(2019-12-02) LOBATO, Arivaldo Robson Jorge; BARROS, Renan Carvalho; http://lattes.cnpq.br/5436583996180704Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La interculturalidad en el proceso de enseñanza y aprendizaje del español: algunas reflexiones(2023-10-04) SILVA, Ádria James da; PASCOAL, Rosana Moraes; http://lattes.cnpq.br/0935591532586126; https://orcid.org/0000-0002-1321-0045O presente artigo trata acerca da educação intercultural como um fator primordial no processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola, já que ela é vista hoje como um elemento fundamental na construção e desenvolvimento do sistema social e educativo, comprometido com a construção democrática e a equidade dos diferentes grupos sociais. Com base nisso, o trabalho atual objetiva, explorar o conceito de interculturalidade, enfatizando seus aspectos que contribuem para o processo de ensino, além de desenvolver uma compreensão crítica da convivência intercultural no âmbito escolar. Em vista disso, se realizou uma pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo que verifica a relação entre realidade e objeto de estudo. Por fim, será mencionada as contribuições de Albó (2005), Schemelkes (2008), Candau (2012), Velasquéz e Paes (2018), entre outros que foram de grande relevância para o desenvolvimento deste escrito.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La música en las clases de español como un recurso didáctico para el desarrollo de la comprensión auditiva : un análisis a partir de la escuela Ernestina Pereira Maia(2016) PINHEIRO, Laiz de Souza; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida na Rede Pública de Ensino, no Município de Moju, que objetivou analisar a relação entre a prática pedagógica docente e a utilização da música como ferramenta de ensino para desenvolvimento da compreensão auditiva da língua espanhola no ensino Médio. Metodologicamente, além da revisão bibliográfica realizamos uma pesquisa de campo na EEEM Ernestina Pereira Maia e coletamos os dados através de observação do plano anual e entrevistas para os professores da disciplina Espanhol. Teoricamente, nos pautamos em: Cabral (2014), Martins (2010), Moleiro (2011), Loweinstein (2012), Loureiro (2013), entre outro.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La utilización de la música en las clases de e/le: un recurso didáctico motivador y cultural(2021-06-16) CAVALCANTE, Welen Raiane Cardoso Ferreira; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Este artigo tem como objetivo discutir sobre a utilização da música como um recurso lúdico alternativo capaz de apoiar os professores nas classes de espanhol como língua estrangeira (E/LE), como também, apresentar seu uso de uma forma diferenciada, envolvendo os aspectos sociais e culturais. Sabemos que esse recurso ainda é utilizado para repassar conteúdo de uma forma tradicional e o trabalho busca refletir sobre tais práticas pedagógicas, apresentando para os professores como a música pode ser uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido a parti de pesquisas bibliográficas qualitativa que adota a revisão bibliográfica de autores e suas obras para obtenção de informações para o desenvolvimento do trabalho, baseado em autores como LEFFA (2016), e CASSANY; LUNA; SANZ (1994), DUARTE (2008) e entre outros autores que somaram para o conhecimento deste artigo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La utilización de los cuentos “La caperucita roja” y “Juanito y Margarita” para el desarrollo de las cuatro destrezas comunicativas (audición, habla, escrito, comprensión) de los alumnos del 7º año de la enseñanza fundamental de la escuela Profª Laura dos Santos Ribeiro(2019-12-06) PINHEIRO, Nair Figueiredo; CARDOSO, Edgar Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9968943368356816Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Las películas literarias como estrategia para el desarrollo del componente sociocultural en la enseñanza y aprendizaje del español como lengua extranjera (e/le)(2018-05-28) MELO, Luiza Antônia Cardoso de; SOARES, Ana Cláudia Melo; http://lattes.cnpq.br/9329463403223387Este trabalho tem como tema “o uso de filmes e textos literários no ensino/aprendizagem do E/LE”. A abordagem é na Linguística Aplicada com ênfase no ensino/aprendizagem E/LE. O problema que norteia este trabalho está na questão: Por que o uso de filmes e textos literários nas aulas de E/LE são importantes estratégias para o desenvolvimento da competência sociocultural? Assim, o objetivo consiste em propor a reflexão a respeito de estratégias com o uso de filmes e de textos literários nas aulas de E/LE para desenvolver a competência sociocultural. Apresenta base teórica de conceitos de: Ensino/aprendizagem de E/LE baseado em Moraes (2010), López (1997) entre outros; O uso de filmes e de textos literários no ensino aprendizagem de E/LE foi baseado em Cândido (1995), Jiménez (1996), entre outros; O Componente Sociocultural foi baseado em Eagleton (1943/2011), Sganzerla (2013), entre outros. É uma pesquisa bibliográfica e de natureza qualitativa. As propostas de atividades foram desenvolvidas baseadas nos filmes “O Labirinto do Fauno” e “Pantaleão e as visitadoras”. Por fim, se concluiu que o trabalho com o uso de filmes e de textos literários pode ser uma ferramenta fundamental, já que nos permite utilizar, adaptar e criar atividades de grandes obras literárias; é válido ressaltar que a leitura gera prazer e que se bem aplicada no ensino de línguas potencializa a aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Lo pronombres él y ello marcando la dificultad de aprendizaje de los alumnos de Español en el aula del 3º año g de la E. E. E. F. M São Francisco Xavier: una propuesta didáctica(2019-06-27) SILVA, Joelson Silva da; BARROS, Renan Carvalho; http://lattes.cnpq.br/5436583996180704Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Los desafios que enfrentan e docentes y estudiantes en el proceso de enseñanza-aprendizaje del español en la escuela pública ribereña(2023-03-02) CARMO, Maria do Pilar Melo do; PASCOAL, Rosana Moraes; http://lattes.cnpq.br/0935591532586126; https://orcid.org/0000-0002-1321-0045Este estudo tem por objetivo compreender os desafios enfrentados por professores e alunos no processo de ensino aprendizagem em espanhol na escola pública ribeirinha Maria Regina Aquime no município de Cametá/Pá. Para desenvolver este estudo, realizamos um trabalho de investigação de pesquisa qualitativa e quantitativa utilizando questionários que se aplicou a uma professora da rede publica municipal de ensino e aos alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola lócus de investigação. Os dados coletados, juntamente com a fundamentação teórica, revelam que professores e alunos enfrentam desafios e dificuldades de caráter material e pedagógico. Para sustentar teoricamente este estudo, optamos pela teoria humanista de Paulo Freire (1996), Marciel (2006), Chaves (2009), Hage (2010) e Loureiro (2015), entre outros estudiosos.