Curso de Língua Espanhola - CABAE
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Navegando Curso de Língua Espanhola - CABAE por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Creencias de aprendizaje de lenguas de alumnos principiantes de un curso de Letras-Español(2013) SILVA, Conceição de Maria Machado; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) El análisis de la presencia de la identidad cultural hispanoamericana en las secciones “nos…otros” de los libros didácticos de la colección “enlace” de la enseñanza secundaria(2018) GOIS, Rayza Pereira; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Em decorrência da relação entre ensino e aprendizagem de línguas é observável que quando se aprende uma língua se aprende também alguns aspectos relacionados à cultura do idioma estudado. Partindo destes pressupostos procuramos dar nesta pesquisa a devida atenção ao conhecimento relacionado à cultura e a identidade cultural hispano-americana. Esta pesquisa tem como objetivo mostrar como a coleção “Enlaces – Español para jóvenes brasileños” escolhida no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015, retrata a identidade cultural hispano-americana nos livros de nível 1, 2 e 3 direcionados ao ensino médio, mais especificamente em uma parte dos mesmos, na seção “Nos...Otros”. Além de reconhecer quais são os aspectos culturais hispano-americanos presentes nos livros, demostrar a importância de trabalhar a cultura nas aulas de E/LE, além de tentar fazer uma ponte para a competência intercultural. Assim que o referencial teórico utilizado para realizar esta investigação respalda-se nos estudos sobre cultura (DECLARACIÓN DE, 1982; CLIFFORD GETTZ, 2003; MIQUEL Y SANS, 2004; LARAIA, 2004), também foram inseridos estudos sobre identidade (HALL, 2005; MARTÍNEZ, 2006; SILVA, 2000) e também sobre a questão da identidade cultural (LARRAÍN, 1994; CELY Y QUIÑONES, 2008; SOSA FUENTES, 2009), além de fazer uma breve reflexão sobre a importância de trabalhar a cultura nas aulas de Espanhol (PRIETO, 199; COUTO, 2016; CELY Y QUIÑONES, 2008), foi mencionada a questão da interculturalidade (EHRICHS, 2010; SIERRA, 2008; PRIETO, 1999; FERNÁNDEZ, 2005) também foram utilizados fontes como o MEC, ONLD, o guia de livros didáticos, entre outras fontes e teóricos. Para fazer esta pesquisa se utilizou uma abordagem qualitativa (DENZIN Y LINCOLN, 2006; OLIVEIRA, 2014) de cunho documental (CAJUERO, 2015; GIL, 2002), a analise dos dados foi de caráter interpretativo (OLIVEIRA, 2014). Na analise foi comprovado que esta coleção tem algo das identidades culturais hispano-americanas, mais com o objetivo principal de trabalhar questões gramaticais relacionadas com a interpretação de texto, a pouco interesse em mostrar verdadeiramente os aspectos culturais dos povos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El celular como herramienta didáctica en la enseñanza/aprendizaje de E/LE(2017) FERREIRA, Darilene Pantoja; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299O presente trabalho analisa o uso do celular como ferramenta para o ensino/aprendizagem de uma nova língua, mas especificamente o espanhol. Esta analise reflete sobre a possibilidade do uso do celular como ferramenta pedagógica, evidenciando que seu uso nas aulas de línguas, ainda que muitos educadores sejam contrários à ideia, pode trazer grandes vantagens para a aprendizagem do aluno, como, por exemplo, em sua autonomia e inclusive ajudar aos estudantes que possuem alguma dificuldade, até mesmo física, na aquisição de novos conhecimentos, alcançando assim, um melhor desenvolvimento educacional e a inclusão social dos aprendizes. A fundamental teórica foi baseada em diversos teóricos que relatam sobre o tema como Almeida (1999), Marques (2016), Matos (2013) e Tedesco (2016) entre outros autores.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El cuento literario como herramienta didáctica para el desarrollo de la lectura en las clases E/LE(2017) COSTA, Marlena Pinheiro da; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Este artigo tem como objetivo estudar a importância dos contos como uma estratégia para adquirir-se o hábito da leitura e que servirá como ferramenta didática neste processo de aprendizagem dos estudantes de E/LE, sendo esta uma das destrezas muito importante no processo de ensino e aprendizagem de uma língua. Desta forma, pretendemos mostrar uma maneira diferente de trabalhar a leitura com os alunos, ou seja, uma condição que lhes proporcione prazer y com isso instigá-los para que tenham interesse por novas leituras, pois o conto é um meio útil para a aprendizagem de línguas e pode considera-lo uma fonte de informações culturais. Partindo deste ponto, estaremos elaborando uma proposta para que o professor possa estar inserindo-as em suas aulas, com a intenção de melhorar o estudo do espanhol como língua estrangeira. Este artigo teve como base teórica os autores: Mário de Andrade(1972), Cortázar(2006), Piaget(1986), Mizukami(1986), Lajolo(1996), Dohme(2003), Gómez(2010), Molina(2013), Pullin y Moreira(2008).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El estudio de la Lengua Española a través de las leyendas de Amazonía: una secuencia didáctica en clase con los estudiantes de la EJA(2016) COSTA, Lilian Nunes da; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361A Cultura amazônica é extensa, e já sofreu uma desvalorização significativa, devido à influência de outras culturas. Por esta razão, o trabalho das lendas da Amazônia em nossas escolas é uma forma atraente para descobrir e voltar a esta cultura, acreditamos que, com sua magia e encanto possamos despertar a vontade de adquirir um forte e um melhor conhecimento da região, e também fazer com que seja possível a realização de atividades dinâmicas que promovem a compreensão dos textos e do mundo da Amazônia a partir da perspectiva de cada aluno das turmas de educação de jovens e adultos (EJA). A pesquisa em questão pretende mostrar como a nossa cultura é rica e tem de ser avaliada, assim como estimular o interesse pela leitura, permitindo o conhecimento de lendas da região com o objetivo de despertar nos alunos uma visão crítica da realidade utilizando a sequência didática como suporte.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El papel de la literatura y de la cultura en la enseñanza de lengua española: la leyenda como herramienta(2016) VASCONCELOS, Alessandra dos Santos; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Este artigo tem como objetivo apresentar a importância que a cultura e a literatura ocupam no ensino de língua espanhola. Pretende mostrar também que a utilização de textos literários em sala de aulas, permitem ao aluno conhecer valores que estão incluídos em seus conhecimentos culturais. E que a lenda é uma ferramenta fundamental para esse ensino, pois suas características são capazes de desenvolver nos alunos as competências linguísticas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El profesor como agente motivador en las clases de español como lengua extranjera(2019-07-08) AIRES, Ivo dos Santos; ABREU, Francelina Barreto de; http://lattes.cnpq.br/2576837299879701O presente artigo se propõe a analisar a importância da atuação do professor como um agente motivador nas aulas de espanhol como língua estrangeira. Para isso, primeiramente realizamos uma pesquisa bibliográfica buscando escolher autores que discutem a motivação como sendo uma ação pedagógica, estudos que buscam estimular a aprendizagem dos alunos. Em seguida, partimos para uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi feita mediante observações das aulas, aplicação de um questionário direcionado aos alunos para sabermos a opinião deles a respeito das aulas de espanhol que eles vivenciam e através de quatro atividades didático-pedagógicas que exploraram o aspecto motivacional do momento da prática educativa. A partir desta pesquisa foi possível constatar que, no que diz respeito à motivação dos alunos para aprender espanhol, estes consideram as aulas pouco atraentes por conta de que a prática pedagógica exercida em sala de aula muito pouco tinha a ver com uma proposta de ensino que realmente visasse a aprendizagem fluente da língua espanhola, o que ocasiona uma representação negativa dos próprios estudantes quanto ao próprio desempenho em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El programa HagáQuê: la creación de cómics para desarrollar los aspectos cognitivos en E/LE(2018) SENA, Odineia dos Santos; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Para o ensino de línguas se tem buscado métodos que proporcionem uma aprendizagem mais interessante para o aluno e que ao mesmo tempo ajude neste processo de modo significativo. Assim o género narrativo das histórias em quadrinhos, muito presentes em revistas, propagandas, etc. Também, pode ser utilizado com uma finalidade educativa, como o ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. E quando somados com a tecnologia, possibilitam o uso prático e interativo da língua alvo. Por isso, pretende-se nesta pesquisa fazer uma análise do programa HagáQuê (editor de histórias em quadrinhos) criado pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação- NIED-UNICAMP. Com a finalidade de realizar um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa y bibliográfica dos aspectos mais relevantes do software e avaliá-los. E como ponto principal responder a seguinte questão: Como ou de que maneira o programa HagáQuê contribui para o ensino/aprendizagem de E/LE, com foco no desenvolvimento dos aspectos cognitivos. Em contribuição a essa pesquisa temos, ALONZO (2012); GELABERT; BUESO; BENÍTEZ (2002); CASSANY (1998, 2002, 2004). Entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Juego y enseñanza de lenguas : propuesta educativa para enseñar y aprender lengua española como L.E.(2016-10) SILVA, Cledilson Lima da; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Pensa-se geralmente que o uso de jogos é restrito a educação infantil, hoje muitos professores podem planejar suas aulas e jogos recursos contextualizados que possam contribuir para um conteúdo de aprendizagem pedagógica. A escola pode oferecer aos alunos atividades lúdicas, para ser usado no contexto escolar não como algo em si mesmo, mas como uma ferramenta de aprendizagem. Este artigo mostra o jogo como um recurso educativo para o ensino de língua espanhola, tornando o emprego e forma da linguagem não é mecânica, mas de acordo com o contexto social. Neste artigo, os autores é feita referência Moura (1991). Antunes (2004). Piaget (1971). Vygotsky (1984). Brougère (2008). Kishimoto (1997). Huizinga, (1951).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) La importancia de la cultura de la América Hispanófona en la formación crítica de los profesores de Español como lengua extranjera (E/LE)(2018) PINHEIRO, Betânia Pinheiro e; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente trabalho tem como objetivo, identificar como a cultura da América Hispanófona pode contribuir na formação crítica dos professores de espanhol como língua estrangeira (ELE) no contexto brasileiro. Pois, no decorrer do texto se verificará que a cultura é uma forte ferramenta que poderá ajudar na formação crítica do docente de espanhol e na superação do ensino hegemônico europeu (Espanha), e assim possibilitar uma formação para a diversidade da língua desenvolvendo o ensino crítico do espanhol. Para alcançar tal objetivo, se observará que a respectiva pesquisa foi desenvolvida a partir de uma pesquisa bibliográfica, onde se buscou os mais influentes autores no assunto, dentre eles, Santos (1996), Laraia (2005), Hall (2006), Silva, Hall e Woodward (2014), Irineu (2014) Lessa (2013), Zolin-vesz (2013), Liberali (2010), Lessa (2010), Dias (2016), e outros.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La importancia de la leyenda en las clases de Español como LE(2016) CARDOSO, Edinaldo Negrão; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361O propósito desta pesquisa está baseado em analisar a importância da lenda na aula de língua espanhola como LE, uma vez que o interesse por este tema também se dá porque queremos estimular os alunos a conhecerem melhor as lendas por meio da aula de língua espanhola, apresentando para eles, propostas didáticas e, que se constituam significativas para sua aprendizagem, estimular leituras, escrita e discursões dos fatos sobrenaturais que são parte dos enredos destes textos, estimular pesquisas a de novas lendas, da região onde vivem os alunos. Por meio da leitura e discursão da lenda, os alunos poderão identificar traços que são referentes à sua cultura para, em seguida, estabelecer diversos diálogos em grupos. Espera-se que a partir das atividades desenvolvidas com elas, os alunos se identifiquem com a língua e se transformem em agentes pesquisadores de sua própria história e de seu próprio conhecimento, que ele tem e não sabem de onde se originam y como buscá-los. Este trabalho está apoiado como base teórica de alguns autores como Jonathan Culler (1999), Cámara Cascudo (1993), Thompson (1998), Geertz (2008), e outros. Esses que têm grande contribuição para o estudo de conceitos como, lenda, cultura e Literatura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La importancia de las tics para la enseñanza de e/le: un estudio sobre la plataforma duolingo en el 2º año de la enseñanza media de la escuela estadual Esmerina Bou Habib(2019-07-11) SOUZA, Paulo Stênio Assunção; BARROS, Renan Carvalho; http://lattes.cnpq.br/5436583996180704Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La importancia de los juegos didácticos en el trabajo del profesor de español como le: propuestas de actividades(2018-12-14) CARDOSO, Aldenora dos Santos; BARROS, Renan Carvalho; http://lattes.cnpq.br/5436583996180704Este trabalho tem como principal objetivo apresentar a importância do lúdico, que através dos jogos, exerce sobre o trabalho do professor de língua espanhola e por esta razão valorizá-lo como recurso didático para o ensino/aprendizagem nas aulas. Partindo de uma reflexão histórica, constata-se que os jogos põem em funcionamentos princípios fundamentais para o aprendizado de línguas estrangeiras. No decorrer do artigo, será mostrado como os jogos são dinâmicos e que por isso fazem a diferencia para o professor ensinar espanhol, exatamente por proporcionar nas aulas um ambiente agradável e motivador, facilitando para os alunos o aprendizado. Assim, na introdução será abordada qual a intenção deste trabalho. No capítulo seguinte, feita uma exposição de forma simples sobre o lúdico no processo ensino/aprendizado do ELE, quando utilizados nas aulas e dos efeitos do uso dos jogos no trabalho docente, na visão dos teóricos: Fuentes (2008), Benítez (2010), Fernández (1997) y Leski (2009). E, finalmente, as considerações finais, juntamente com os anexos, contendo atividades com jogos, a fim de demonstrar que facilita ao professor pôr seus alunos para praticar diferentes destrezas do espanhol nas aulas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La influencia de los juegos en la enseñanza-aprendizaje en la lengua extranjera (Español)(2016) RODRIGUES, Alberto dos Reis; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente artigo tem por objetivo discutir a importância e a influência que os jogos como didática para o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (espanhol). A partir da leitura de trabalhos de pesquisadores que abordam essa temática primeiramente foi observada a história dos jogos com base nas correntes teóricas de Friedmann (1996), que aponta para os períodos em que cada teoria passou e suas concepções, depois Piaget (1975) e Vygotsky (1984 - 1989), mostrando o papel do lúdico no desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos, fisco-motor y moral dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La producción del cortometraje como herramienta para trabajar la literatura en las clases de español como lengua extranjera (E/ LE) por medio de cuento dos palabras(2017) SILVA, Tacíla Balieiro da; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Este artigo tem a finalidade de propor o ensino da literatura como ferramenta de aprendizagem nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE) através da produção do curta-metragem baseado na relação entre literatura e cinema, tendo em vista o carácter motivacional de cada arte. Considerando que, para o estudante, aprender uma nova língua é um mundo a ser descoberto e também, essa produção deve despertar nos alunos a necessidade de aprender algo com prazer. Uma proposta para o professor, a fim de refletir a presença de textos literários nas aulas de espanhol, explorando diferentes perspectivas de desempenho da literatura para que os alunos possam ser motivados a buscar o conhecimento e, consequentemente, o gosto pela leitura, especialmente aqueles que olhama literatura desdém.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Literarura y sociedad: un analice de la obra platero y yo por una perspectiva social(2016) RIBEIRO, Áurea Chagas; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Não há uma essência da literatura, devido à flutuação de seu juízo de valor ter relação com a sociedade vigente. Porém seus produtos promovem representações necessárias ao mundo e na formação do individuo critico, responsável e atuante na sociedade. Esse trabalho se ocupa em apresentar a importância da literatura, com o foco na obra Platero e eu com uma perspectiva social. A elaboração desse artigo se justifica inicialmente por haver poucos estudos que hajam investigado o fenômeno da literatura e sociedade sobre a obra elegida e porque a mesma é respeitada dentro do cânon da literatura espanhola. Os passos para arquitetar a construção de respostas primordialmente foram conceituar de modo simples a literatura, adotando a analise do grande critico literário marxista Terry Eagleton. Subsequentemente contornar o ponto de vista da critica inglesa e de Antônio Cândido para cimentar evidencias que aprovam a viabilidade da literatura no caráter social. Por fim, mas não por ultimo, demonstrar como a obra, objeto de estudo, defende esses papeis, analisando os efeitos de sentido para a formação dos valores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Lo lúdico como mediador de la enseñanza escrita en ELE(2016-10-14) CORRÊA, Mirian Vaz; BEZERRA, Diego Michel Nascimento; http://lattes.cnpq.br/6638368567255738; https://orcid.org/0000-0002-7489-7610O presente trabalho tem como finalidade analisar a contribuição do ensino lúdico no processo de aprendizagem de ELE. Os processos metodológicos forma baseados em pesquisas bibliográficas e também em uma pesquisa qualitativa onde busquemos compreender dados, significados e comportamentos de sujeitos em suas implicações relativas aos desafios de implementar, introduzir os jogos, ou seja as atividades lúdicas em suas aulas de espanhol como língua estrangeira para o desenvolvimento da escrita espanhola. Nossa pesquisa foi realizada com professores de espanhol da rede estadual, onde a través de respostas constatemos que a introdução de atividades lúdicas sala, não somente de espanhol, facilita no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Percebemos também que com a introdução dessas atividades, o aluno aprende de forma divertida y prazerosa, sem torna a aula um aborrecimento. As professoras utilizando o lúdico em suas aulas fazem com que a sala se torne um ambiente agradável donde o aluno sente-se motivado e decidido a aprender. O lúdico utilizado de maneira correta e com objetivos concretos resgata o gosto de ensinar ao professor e de estudar no aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Trabajando cuestiones sociales a partir del cuento “Pedro y la Mora” de Nuria Gómez Benet(2017) SANTOS, Carine Rodrigues dos; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361O ensino de Literatura em E/LE é algo a se discutir, tendo em conta que uma língua não e só gramatica ou linguística. As aulas de espanhol não podem trazer apenas isso como conteúdo. Mas em verdade, nota-se certo desinteresse em trabalhar a literatura nas aulas, pois faltam textos e questões que proporcionem ao aluno uma visão geral da língua. Como ensinar uma língua sem introduzir a cultura e os demais aspectos da mesma? Na verdade, pouco se fala sobre isso, há uma comodidade, até mesmo por parte de alguns professores, que se protegem atrás de uma gramática para não serem postos em dúvida com relação ao assunto, afinal com um material estático em mãos que pouco se modifica é menos trabalhoso apresentar uma aula de língua estrangeira. Logo, isso precisa deixar de acontecer. Portanto em diversos pontos desta produção aborda-se a importância de ter a literatura na aula de E/LE, e as condições para que isso venha a ocorrer.