Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CBRAG
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Navegando Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CBRAG por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Abordagens de ensino na educação de surdos: perspectivas do PIBID sobre a interferência do Oralismo no processo de ensino e aprendizagem(2024-06-24) JANSEN, Camila Lorrane Vieira; MOTA, Leila Saraiva; http://lattes.cnpq.br/5730330796384022; https://orcid.org/0000-0003-3666-0812; SILVA, Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511O presente estudo, é resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Pará/UFPA-Bragança, o qual está vinculado aos cursos de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Libras. Esta pesquisa tem como objetivo discorrer sobre a influência do Oralismo no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo, e analisar quais os impactos para o seu desenvolvimento linguístico. Segundo Skliar (2013), o Oralismo “trata-se de um conjunto de representações dos ouvintes, a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e a narrar-se como se fosse ouvinte”. Assim sendo, essa abordagem, quando aplicada na instituição escolar, interfere diretamente no desenvolvimento do indivíduo. Considerando que a escola é um amplo espaço de interações, a pesquisa foi pensada e desenvolvida a partir da observação do aluno surdo na E.E.E.F.M Profª Yolanda Chaves, situada no município de Bragança-PA, bem como no laboratório de inclusão da Universidade Federal do Pará (PA). A metodologia aplicada se deu por meio de pesquisa de campo e também da investigação bibliográfica, logo, partimos de análises e leituras de autores como Skliar (2013), Quadros (2006), Perlin (2013), entre outros que debatem a temática. Assim sendo, por meio deste estudo observamos o desenvolvimento linguístico de alunos surdos e percebemos a interferência oralista em seu aprendizado. Desse modo, esta pesquisa contribui não apenas para questões relacionadas ao ensino e aprendizagem, mas também para a melhor compreensão do desenvolvimento linguístico e cultural dos alunos surdos no que diz respeito ao espaço educacionalTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Criações neológicas no cenário político brasileiro nas eleições de 2018 e 2022.(2023-12-18) AMORIM, Lucas Wallace Menezes; SILVA, Tabita Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/9538950148899879; https://orcid.org/0000-0001-8453-5018O presente artigo tem por objetivo descrever os sentidos dos principais neologismos criados nas eleições brasileiras de 2018 e 2022, a partir das teorias linguísticas voltadas à lexicologia, e, para que a pesquisa tenha embasamento teórico, considera-se as autoras Alves (2003), Correa e Almeida (2012). O trabalho elenca e analisa algumas das novas construções lexicais relacionadas aos movimentos de direita e esquerda que, ao agregar adeptos extremistas, causaram uma polarização (afetiva) política no Brasil. A partir das análises, concluiu-se que novos termos criados em contextos políticos tendem a estar impregnados de convicções ideológicas ligadas ao enaltecimento ou depreciação de candidatos e movimentos, o que demonstra apoio ou reprovação frente a eles, além disso, evidenciam a capacidade morfológica e semântica que a língua tem de mudar.