Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CBRAG
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Navegando Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CBRAG por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Escrita de Testemunho e Resistência de Carolina Maria de Jesus na obra Quarto de Despejo: Diário de uma favelada.(2023-12-21) SANTOS, Francyelle Ribeiro; BARROS, Liliane Batista; http://lattes.cnpq.br/5105849089228320; https://orcid.org/0000-0002-4051-7579O presente trabalho propõe-se a discutir sobre o testemunho e a resistência na escrita de Carolina Maria de Jesus, uma mulher negra e pobre, que rompeu com as barreiras sociais e culturais de sua época ao escrever de maneira muito simples a obra Quarto de Despejo: Diário de uma favelada. Esta obra, publicada pela primeira vez em 1960, é decorrência do testemunho convincente das vivências da escritora e dos moradores da favela do Canindé em São Paulo. Os relatos escritos no diário da catadora de papel são uma poderosa manifestação de resistência contra as condições adversárias nas quais ela e sua comunidade enfrentaram na época. Este artigo analisará como a escrita de Carolina Maria de Jesus representa uma forma significativa de testemunho e resistência explorando o contexto social e cultural em que a autora viveu, os temas envolvidos em sua obra e o impacto de sua escrita na literatura brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Listas poéticas no romance Sementes do sol de Ademar Ayres do Amaral.(2023-08-08) NASCIMENTO, Tedson Rennyson Souza do; SILVA, Alessandra Fabrícia Conde da; http://lattes.cnpq.br/8747999892547499; https://orcid.org/0000-0003-2731-8708Este trabalho investiga a presença das listas em Sementes do sol de Ademar Ayres do Amaral. No romance, cujo pano de fundo, é a imigração japonesa para a Amazônia receitas culinárias surgem encaixadas nas narrativas que as referenciaram. A listagem dessas receitas, objetos, etc. evidenciariam algo mais que uma lista prática, desaguaria no poético, conforme a concepção de Umberto Eco (2010). De igual modo, outras listas, como as de livros ou citações literárias que o narrador apresenta no desenrolar da história são operadores da prática intertextual. Qual a razão das enumerações de objetos, informações documentais e científicas, citações literárias, receitas culinárias em Sementes do sol? Que efeito de sentido podem mostrar? Este estudo, para responder a essas questões, se ampara nos estudos de Antoine Compagnon (1996), Fusako Tsunoda (1988), Maria Esther Maciel (2022), Márcio Souza (2019), Samuel Benchimol (2009), Tiphaine Samoyault (2008), Umberto Eco (1985) e (2010), entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A presença libanesa na Amazônia em Vila Rica das Queimadas de Paulo Jacob(2023-08-08) MELO, Isabela Nascimento; SILVA, Alessandra Fabrícia Conde da; http://lattes.cnpq.br/8747999892547499; https://orcid.org/0000-0003-2731-8708Este trabalho estuda no romance Vila Rica das Queimadas, de Paulo Jacob, publicado em 1976, os personagens de origem sírio-libanesa, considerando os fatores culturais em seu processo de adaptação em território amazônico. Nesse contexto, utilizaremos as considerações de alguns autores como Cury (2006), Benchimol (2009), Buchabqui (2011) e Souza (2015), entre outros, para construir a base teórica e analisar historicamente os processos que ocorreram para a vinda dos imigrantes para a Amazônia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “Só os ingênuos acreditavam em felicidade”: estética e violência em Pssica, de Edyr Augusto e O cheiro do ralo, de Lourenço Mutarelli(2024-09-03) FERREIRA, Deyglyson Luan de Oliveira; TEIXEIRA, Everton Luís; http://lattes.cnpq.br/5956120424931508O presente artigo propõe um estudo comparativo entre os romances O Cheiro do Ralo (2002) e Pssica (2015) das lavras de Lourenço Mutarelli e de Edyr Augusto Proença, respectivamente, nos quais ambos os autores contemporâneos glosam, em suas narrativas, acerca das diversas formas de violências, sejam essas físicas e/ou psicológicas. Este estudo realiza um levantamento bibliográfico com o intuito de atingir o seu principal escopo, a saber: um exame de como a “Estética da violência” é representada nas páginas da ficção contemporânea brasileira, isto é, como as diversas formas de barbárie urbanas surgem estetizadas na literatura nacional, temática que se espraiou em nossas Letras principalmente a partir da década de 1970 com os contos de Rubem Fonseca (1925-2020). Para essa pesquisa, lançou-se mão de autores diversos, tais como: Hobsbawm e Steiner, dentre outros. No exame das ficções citadas, conclui-se que, por intermédio da “Estética da violência”, autores dos mais diversos lugares do país inscreveram a Literatura Brasileira no debate sobre as fraturas socioculturais, políticas e econômicas que afligiram sobretudo o homem comum na segunda metade do século XX e nas primeiras décadas do século XXI, com o cosmopolitismo plúmbeo da violência.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica(2024-06-19) COSTA, Pietra Gabrielle Fernandes da; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361A presente pesquisa objetiva discorrer sobre a necessidade de se desenvolver de forma mais acentuada, no processo de ensino-aprendizagem, o trabalho com temáticas/movimentos literários/textos que abordem a figura do indígena, suas lutas, desafios e preconceitos vividos, para que a partir dos inúmeros conhecimentos presentes nestes tópicos os estudantes possam compreender melhor alguns aspectos relevantes, tais como: de que forma se deu o processo de "descobrimento" do Brasil, como o indígena é mostrado dentro dos movimentos literários, os estereótipos construídos acerca desses povos ao longo do tempo e a relação que tudo isso tem com a contemporaneidade, vislumbrando, para que isso se faça possível na educação básica, abordagens didático contextualizadas. A metodologia deste trabalho se configura como uma pesquisa bibliográfica e a sua fundamentação teórica está respaldada em Libâneo (2013), Ferreira (2021), Souza (1999), Freitas (2020), Carvalhal (2006), Brito (2009) e Ribeiro (2022), que abordarão sobre a didática e as problemáticas que giram em torno do ensino de literatura, os estudos comparativos literários e a valorização da cultura indígena na educação. Além disso, a pesquisa também se utiliza de textos pertencentes a alguns movimentos literários para discutir sobre a imagem criada acerca dos povos tradicionais, a saber: “Carta de Pero Vaz de Caminha” (Quinhentismo), “Os Timbiras” (Romantismo), “Erro de Português” (Modernismo) e “As coisas como elas são” (Contemporaneidade). Dessa forma, pretende-se, com este estudo, fazer com que o passado, o presente e o futuro dos povos originários seja mais visto, entendido e inserido no ambiente da sala de aula, principalmente levando em consideração a ainda superficialidade e invisibilidade do seu trato na educação brasileira.