Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CBRAG
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Navegando Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CBRAG por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem de uma aluna com TDAH: reflexões sobre inclusão a partir de uma experiência de Estágio Supervisionado(2024-07-09) ROSÁRIO, Gabriele Bastos do; CARDOSO, Himylle Jordana de Abreu; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este estudo resultou de uma experiência vivenciada durante a realização de um estágio supervisionado, em uma escola da rede pública do município de Bragança, PA. A experiência aconteceu em uma turma do 3° ano do ensino médio, na qual foi observado e analisado o perfil dos alunos, identificando suas dificuldades, sobretudo as de uma aluna diagnosticada com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O presente trabalho tem como objetivo geral refletir sobre as dificuldades no processo de ensinoaprendizagem de Língua Portuguesa da aluna com TDAH. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo baseada em observação participante e realização de anotações em diário de campo, partindo de uma abordagem qualitativa. Para fundamentar esse trabalho, recorreu-se a algumas contribuições teóricas: Lopes (2018), que aborda o contexto histórico da educação inclusiva; Antunes (2003), que discute o ensino de Língua Portuguesa; Mollica et al (2012), que abordam o letramento de sujeitos caracterizados em típicos e atípicos; Pereira (2016), que discorre sobre o progresso da prática leitora de crianças e adolescentes com TDAH. Recorreuse ainda à Lei 13.146/2015, que ampara os direitos fundamentais da pessoa com deficiência e à Lei 14.254/2021, que garante o acompanhamento dos educandos com TDAH. Quanto aos resultados, a prática pedagógica desenvolvida com a aluna durante o estágio foi bem-sucedida, embora compreenda-se que a inclusão não se limita a esse processo, porém, a abordagem didática mostrou-se conveniente ao momento e às circunstâncias. Infere-se que essa experiência fomentou o desenvolvimento pessoal e profissional das estagiárias, assim como possibilitou aproximação dos desafios e imprevistos que estão imbuídos no ambiente escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Caipira, brabo e matuto: xenofobias aos migrantes sertanejo-amazônicos em A selva (1930), de Ferreira de Castro(2024-07-02) CORREA, Maria Fernanda Teixeira; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371Na literatura, é possível ver o entrelace entre dois cenários geograficamente distintos: o sertão e a selva. No romance A Selva (1930), de Ferreira de Castro, os sertanejos embarcam em uma busca obstinada por melhores condições de vida, desbravando os seringais e a floresta amazônica, no entanto, encontram diversos desafios, dentre eles: a exploração, a desumanização e o preconceito social. À vista disso, objetivamos, neste trabalho, refletir sobre as manifestações de xenofobia sofridas pelos sertanejos, além do processo de construção da xenofobia internalizada. Utilizamos uma pesquisa bibliográfica analítica, na qual iremos cartografar e analisar tais termos e situações que evidenciam a xenofobia nesse contexto. Desse modo, desfrutaremos dos estudos de Erving Goffman (2004), no que diz respeito a estigmas e criações de estereótipos que influenciam a identidade social de determinada pessoa ou grupo, Gancho (2006), que aborda a respeito dos elementos da narrativa, entre outros que contribuíram para a pesquisa no geral. Como resultado, o presente trabalho apresenta uma vasta representação das manifestações de xenofobia praticadas contra os sertanejos no romance estudado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “A Cartomante”, um conto de Machado de Assis para incentivar a competência leitora e a escrita de alunos do ensino fundamental(2024-07-15) CORREA, Ana Carolina Pinheiro; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Este trabalho relata as experiências vivenciadas durante a realização do Estágio Supervisionado II: Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Seguindo isto, tem como objetivo observar e refletir a respeito de questões referentes à leitura e escrita de alunos do ensino fundamental, tendo como base as experiências obtidas durante a realização do Estágio. A metodologia se desenvolveu a partir da pesquisa bibliográfica e investigativa do contexto escolar, logo, o campo de pesquisa foi uma escola pública do município de Bragança-PA, em uma turma do 9º E.F. Para isso, ocorreu a elaboração de um plano de aula a ser implementado, sendo embasado em estudos e referências teóricas de autores como: Pimenta (2004, p.99), Normanda Bezerra (2004), Beth Marcuschi (2000), entre outros que discutem a temática. Com isso, espera-se que a perspectiva abordada pelo presente estudo, contribua para uma melhor compreensão sobre questões relacionadas ao espaço educacional no contexto do trabalho com literatura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Desafios e perspectivas referentes ao letramento acadêmico na transição do ensino médio para o ensino superior: percepções de alunos ingressantes no campus da UFPA em Bragança(2024-07-09) SANTOS, Adriane Reis da Silva; COSTA, Ana Paula; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578A entrada na Universidade é marcada por diversos desafios, levando os alunos ingressantes a vivenciarem momentos de apreensão, pois a transição entre ensino médio e ensino superior exige mudanças culturais e intelectuais para as quais muitas vezes não estão preparados. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva identificar os desafios e as perspectivas que alunos ingressantes da Universidade Federal do Pará no Campus de Bragança enfrentam com o letramento acadêmico, a fim de compreender que fatores interferem nesse primeiro contato com o ensino superior. O estudo foi feito por meio da análise de dois questionários que foram disponibilizados para alunos dos variados cursos do Campus, após dois minicursos ofertados como uma ação da área de Linguagem do “Programa Nivelamento da Aprendizagem nas Áreas de Linguagem, Ciências Exatas e da Natureza para os Discentes do Campus de Bragança – Pará”, iniciado em 2020 e encerrado em 2023. Este estudo foi fundamentado teoricamente em contribuições de alguns estudiosos, como Carlino (2017), Coulon (2017), Ferreira e Lousada (2016), Oliveira e Araújo (2017) e Pinho et. al (2015), entre outros. Quanto à metodologia, aproxima-se da pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam dois fatores principais na transição de estudantes do ensino médio para o ensino superior: o primeiro, interno, está relacionado à relação professor/aluno e ao formato da oferta de disciplinas adotado pelas faculdades; o segundo, externo, relaciona-se ao ensino básico defasado e a consequências da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Do sertão à escravidão: reflexões do trabalho análogo à escravidão na Amazônia no romance A Selva (1930), de Ferreira de Castro(2024-06-19) ARANHA, Ana Celia Costa; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371O romance A Selva (1930), de Ferreira de Castro é um importante testemunho das perversidades do trabalho nos seringais da Amazônia e denuncia as inúmeras injustiças sociais enfrentadas pelos trabalhadores da borracha, muitos deles provindos do sertão nordestino. Diante disso, a partir de pesquisas bibliográficas, com abordagem qualitativa e de caráter analítico e reflexivo, buscaremos analisar no romance as condições de trabalho em que os migrantes sertanejos estavam submetidos nos seringais da Amazônia. E, a partir das reflexões, constatamos como essa condição corresponde ao que reconhecemos como trabalho análogo à escravidão, uma vez que esses migrantes eram submetidos a condições de trabalho que depreciavam a sua dignidade e restringiam muitos dos seus direitos básicos. Para a realização da pesquisa, recorreremos às contribuições teóricas de Gancho (2002); Silva (2010); Lacerda (2006) e dentre outros autores que versam sobre o tema.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino de língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos: uma vivência do PIBID no laboratório de inclusão em Bragança - PA(2024-06-24) SILVA, Patrick Ferreira da; ALVES, Nazaré do Socorro Monteiro; MOTA, Leila Saraiva; http://lattes.cnpq.br/5730330796384022; https://orcid.org/0000-0003-3666-0812; SILVA, Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511Este artigo é resultado das experiências de bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de práticas interdisciplinares entre Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Esta pesquisa tem como objetivo relatar e refletir sobre as práticas adotadas pelo projeto no espaço Laboratório de Inclusão, que teve como objetivo atender alunos surdos no contexto do ensino de português como L2. Portanto, neste trabalho é adotada uma metodologia de abordagem qualitativa, descritiva-reflexiva, com ênfase na análise crítica da experiência em questão. Para tanto, a fundamentação teórica deste trabalho baseia-se nos esportes para a educação de surdos, como Campello (2018), Doziart (2009), Gonçalves (2020), Skliar (2013) e Strobel (2019). O estudo destaca a importância de recursos e metodologias adequadas para promover a inclusão e práticas eficazes de letramento em Língua Portuguesa para pessoas surdas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado IV: o uso do gênero textual glossário como recurso didático para o processo de letramento.(2024-07-09) QUEIROZ, Keise Samanda Lima; QUADROS, Suzane de Oliveira; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este artigo tem o intuito de relatar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado IV: Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Médio, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Integral Profª Argentina Pereira, em Bragança-PA. O estudo foi realizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, composta principalmente por alunos oriundos do campo. A proposta pedagógica escolhida foi trabalhar o tema “Farinha de mandioca”, devido à sua relevância social, cultural e econômica na região Norte. Utilizando o gênero textual glossário, o objetivo para o plano de aula foi promover o letramento, desse modo valorizando a cultura local, e permitindo que os alunos se tornassem protagonistas na construção do conhecimento. A fundamentação teórica baseou-se em algumas contribuições de estudiosos, como: Marcuschi (1996, 2004), Kleiman (2005, 2007), Rodrigues (2015), Pimenta e Lima (2008), entre outros. Do ponto de vista metodológico, adotou-se uma abordagem qualitativa, a partir da utilização de observação participante e diário de campo (Prodanov; Freitas, 2013). Os resultados mostraram a participação ativa dos alunos, evidenciando seu orgulho pela transmissão de saberes e tradições e o sentimento de pertencimento ao campo. Destaca-se também a importância do estágio na formação profissional, ressaltando a necessidade de práticas pedagógicas adaptadas à realidade e ao contexto social dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Explorando a palavra falada nas aulas de Língua Portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade(2023-12-18) LIMA, Antonia Samires do Rosário; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este artigo resulta de estudo em que se buscou investigar os desafios encontrados na abordagem da oralidade e sua avaliação nos anos finais do ensino fundamental, na percepção de professores de Língua Portuguesa. O estudo se concentrou em compreender a forma como os docentes definem e ensinam a oralidade, quais gêneros orais são abordados em sala de aula e como se dá sua avaliação. A pesquisa, de base qualitativa, foi desenvolvida por meio de questionários e os dados coletados evidenciaram diferentes perspectivas entre os sujeitos colaboradores. Como referencial teórico, utilizaram-se as contribuições de Melo e Cavalcante (2007), Antunes (2003), Suassuna (2006), bem como consulta à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018). Os resultados mostram a importância de considerar tanto os aspectos linguísticos quanto os contextuais ao enfocar a oralidade em sala de aula, bem como a necessidade de abordagens diversificadas para promover uma aprendizagem eficaz.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental(2023-12-18) COSTA, Bianca Lima; OLIVEIRA, Vagner Teixeira de; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este trabalho se originou de uma pesquisa realizada durante atividades desenvolvidas na disciplina “Oficina de Avaliação do Ensino-aprendizagem de Língua Materna” e envolveu duas turmas do 9° ano do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Capanema/Pará. O estudo teve como objetivo geral investigar as percepções de estudantes sobre a leitura e sua importância, bem como sobre a avaliação da sua compreensão leitora. A abordagem adotada tem base qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013) e o método utilizado para coleta de dados foi a aplicação de questionário. Quanto à fundamentação teórica, o estudo foi subsidiado por contribuições dos autores Normanda Beserra (2007), Gonçalves (2010), Almeida e Cerigato (2016) e Kramer (2010). A pesquisa revelou que os alunos percebem a leitura de forma positiva, porém, têm dificuldades variadas, seja em não saber explicar o que leram, em concentrar-se, como também não entender significados de algumas palavras. Esses dados podem ajudar a refletir sobre o que é necessário para um melhor aproveitamento da leitura em sala de aula e o êxito nessa atividade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A mãe escrava em "A lição do paleographo", de Marques de Carvalho, e "Mãe Preta", de Leão Pacífico Esaguy(2023-08-08) CRUZ, Marta Antonia Ribeiro da; SILVA, Alessandra Fabrícia Conde da; http://lattes.cnpq.br/8747999892547499; https://orcid.org/0000-0003-2731-8708No conto "A lição de paleographo", do escritor paraense Marques de Carvalho, publicado na coletânea Contos Paraenses (1889), conta a história da separação da escrava Josepha de sua filha Isaura, que promove a necessidade de Josepha aprender a ler, tornando qualquer outro aspecto externo, que não sejam os sentimentos maternais, indiferentes para a personagem. É o caso, por exemplo, no conto de Carvalho, da comemoração por ocasião da Abolição da Escravidão em 1888, em que Josepha isola-se dos demais na cozinha para continuar as lições do paleógrafo, no intuito de aprender a lição de leitura o mais rápido possível para se comunicar, através de cartas com a filha que está em outro país, ignorando a própria libertação. No poema "Mãe Preta", do judeu Leão Pacífico Esaguy, que integra a reunião de contos e poemas presente no livro Nas noites indormidas e na solidão (1995), os diálogos entre a ama de leite e a filha dos senhores manifesta, com intensidade, os laços afetivos e maternos gestados no âmbito das relações entre escravos e senhores de escravos nos idos do século XVIII e XIX, na Amazônia. Tanto o conto de Marques de Carvalho quanto o poema de Esaguy centralizam-se a partir das figuras femininas observadas sob o ponto de vista da maternidade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é verificar como se constrói, no contexto escravista brasileiro, a figura materna da escrava no conto "A lição de paleographo", de Marques de Carvalho, e no poema "Mãe Preta", de Leão Pacífico Esaguy. Dessa forma, utilizaremos Franco-Junior (2009), no que diz respeito ao estudos dos elementos da narrativa; para análise da estrutura do poema de Leão Pacífico Esaguy, utilizaremos os apontamentos sobre poesia feitos por Massaud Moisés (2000); e, no que concerne ao estudo do tema, apoiamo-nos em Kayser (1976) e Trousson (1988).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O olhar do narrador infantil sobre os amigos da escola no romance Bom dia, camaradas de Ondjaki(2023-12-21) TEIXEIRA, Larissa Oliveira; BARROS, Liliane Batista; http://lattes.cnpq.br/5105849089228320; https://orcid.org/0000-0002-4051-7579O escritor angolano Ondjaki apresenta um momento único e muito relevante na vida do ser humano no romance Bom dia, camaradas (2003): a infância. Neste artigo será observado através do olhar de um narrador infantil as nuances vividas pelas crianças no período da guerra civil angolana. As relações de amizade construídas na escola, e os momentos de crise e camaradagem que contribuirão para a mudança de perspectiva do jovem narrador no romance. É nesse aspecto que o presente artigo construiu a análise. Chamou a nossa atenção como o narrador protagonista retrata, através de um olhar infantil puro e inocente, os problemas econômicos e as desigualdades sociais destacadas através das relações afetivas no ambiente escolar e nos momentos de encontro das crianças fora da escola, demonstrando a dura realidade do país com humor e beleza. O método utilizado no estudo foi conduzido por meio de uma leitura atenta e sistemática do livro Bom dia, camaradas (2003). O presente artigo é uma análise crítica de cunho bibliográfico e utilizamos como suporte teórico principal as contribuições de Adorno (2003), Bosi (1996) e Auerbach (2002)Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O olhar sobre a identidade da criança negra: uma leitura do livro O Cabelo de Lelê e Amor de Cabelo(2023-12-21) SILVA, Alana Gandra da Luz da; BARROS, Liliane Batista; http://lattes.cnpq.br/5105849089228320; https://orcid.org/0000-0002-4051-7579O presente trabalho tem como objetivo geral analisar de que maneira o livro O Cabelo de Lelê, de Valéria Belém, e Amor de Cabelo, de Matthew A. Cherry, retratam as questões raciais. Enseja-se analisar nas obras literárias a questão da identidade e da valorização das crianças negras. É do conhecimento geral que as crianças negras sofrem preconceitos relacionados com os seus traços fisionômicos, por não estarem inseridas no padrão europeu. Nesse contexto, o cabelo crespo e cacheado é visto de modo estereotipado, sendo associado, portanto, à dupla significação de ruim e feio. Diante disso, este artigo realiza uma análise dos livros dos autores Valéria Belém e Matthew A. Cherry, a fim de refletir acerca dos preconceitos engendrados ao cabelo afro-brasileiro. Busca-se discutir, ainda, a importância da construção identitária das crianças por meio das obras literárias destinadas ao público infantil e presentes no contexto escolar. Para abordar as questões mencionadas, o aporte teórico utilizado baseia-se em: Marisa Lajolo e Regina Zilberman (2007), que trarão contribuições a respeito da formação da literatura infantil; Philippe Ariès (2004), o qual aborda a concepção de infância no decorrer dos séculos; Kabengele Munanga (1990), que reflete a respeito da valorização da identidade negra; e, por fim, Antonio Cândido (2007), vislumbrando a literatura como um bem que todos deveriam acessar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A produção textual escrita de estudantes de uma turma de sexto ano no município de Bragança-Pará: complexidades e perspectivas(2024-11-04) TAVARES, Amanda Farias; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre estudo baseado na aplicação de uma proposta de ensino com o gênero anúncio publicitário desenvolvida em uma turma do 6° ano do ensino fundamental, de uma escola pública de ensino do município de Bragança, PA. O tema que levou ao desenvolvimento do trabalho surgiu por intermédio de uma experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado II: Língua Portuguesa e suas literaturas no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), uma atividade curricular obrigatória do Curso de Letras Língua Portuguesa ofertado pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará, campus de Bragança. A proposta de ensino foi aplicada na turma após a conclusão do estágio e havia sido planejada para contribuir com a melhoria das capacidades dos estudantes, mediante as complexidades observadas em relação a sua produção textual escrita, considerando a realidade da sala de aula e da comunidade escolar, procurando utilizar recursos e estratégias para proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades essenciais para os alunos. Com isso, também se buscou contribuir para o processo de iniciação à docência, vivenciado na formação docente. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo se baseou em uma abordagem de viés qualitativo, incluindo pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Como embasamento teórico para desenvolvimento deste trabalho, recorreu-se a autores como: Koch (2003), Geraldi (2011), Leal e Brandão (2007) e Antunes (2003). Os resultados mostraram a participação e interação dos estudantes no decorrer da proposta de ensino, evidenciou-se além do mais, a relevância de propostas como esta, para o processo de iniciação à docência, de acordo com a realidade escolar e extraescolar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A realidade da mulher interiorana nortista no conto “Velas. Por quem?” de Maria Lúcia Medeiros(2024-07-02) BALDEZ, Gerlaine do Socorro dos Santos; CHAVES, Sérgio Welington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371Tendo em vista que violência contra a mulher é um assunto necessário e imediato, procuraremos evidenciar as variadas formas dessas violências encontradas no conto “Velas. Por quem?” a fim de enaltecer e estimular os estudos sobre a literatura paraense feminina que ainda são pouco conhecidas no Brasil, o trabalho poético de Maria Lucia Medeiros, uma mulher nortista, que usou sua obra para falar da realidade dura, vivida por mulheres nortistas. O conto de Maria Lucia Medeiros narra a luta de uma mulher, que ainda em sua infância sai do interior e vai para a capital do Pará em busca de uma vida melhor e acaba se deparando com uma realidade de violência, exploração e abusos. Com base nessa premissa, faremos uma abordagem bibliográfica para desenvolvermos uma visão crítico-reflexiva sobre a situação supracitada, onde destacaremos, as variadas formas de violência sofrida pela personagem, e seu conformismo diante de tal situação. Ressaltando que esse trabalho é importante para a área social e a área acadêmica, por expor tal situação vivenciada por essa mulher, quando em sua ida para capital, foi trabalhar em um ambiente onde seus direitos foram usurpados, dado sua condição de vulnerabilidade econômica e social.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uma reflexão sobre as práticas avaliativas de produções textuais nas aulas de língua portuguesa: desafios e perspectivas(2023-12-07) TRINDADE, Brenna Camile Sousa; NASCIMENTO, Maria Daniela da Silva; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578O presente artigo evidencia uma reflexão sobre as práticas avaliativas da produção textual escrita nas aulas de Língua Portuguesa, abordando os desafios enfrentados pelos educadores e suas perspectivas. Foi realizado um estudo com o objetivo de compreender as percepções de professores sobre os métodos avaliativos utilizados e sua eficácia na avaliação de textos escritos, bem como seus impactos no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada adotou uma abordagem qualitativa, norteada por revisão bibliográfica da literatura baseada em pesquisas sobre avaliação no ensino básico e na área de Língua Portuguesa (LIBÂNEO, 1994; LUCKESI, 2008; HAYDT, 1998; MARCHUSCHI, 2004; 2007; SANTANA, 2005; ANTUNES, 2006; SUASSUNA, 2007) e na aplicação de questionário a professores que atuam no ensino fundamental. A pesquisa revelou informações pertinentes para a compreensão dos fatores que norteiam a avaliação de textos escritos no contexto educacional pesquisado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Relações de discurso e poder no processo migratório sertanejo-amazônico no jornal Folha do Norte e no romance A Selva (1930) de Ferreira de Castro.(2024-07-02) ALVES, Antonia Dirlen Pereira; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371O presente trabalho objetiva realizar um estudo comparado entre o jornal Folha do Norte e o romance A Selva (1930), de Ferreira de Castro, com foco nas relações de discurso e poder no contexto da migração sertanejo-amazônica. Para tal, foi necessário analisar que lugar os migrantes sertanejos tiveram, em ambos os objetos de estudo, durante o período de declínio da borracha, e como as questões econômicas, políticas e sociais envolvidas nesse processo influenciaram nas condições desses trabalhadores e a dinâmica da sociedade amazônica/paraense. Nesse estudo, a metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica com foco na análise crítico-reflexiva e com abordagem tematológica, amparada por Trousson (1988). A respeito do sertão e o processo migratório dos sertanejos para a Amazônia, serão considerados os apontamentos de Lacerda (2006), Costa (2015), Sarges (2002) entre outros estudiosos. Já os estudos literários serão amparados por Bakhtin (1998) e Gancho (2004). Como resultado, a pesquisa mostrou que tanto o jornal, quanto o romance, foram espaços de denúncias às mais variadas formas de exploração, mostrando o quanto esse processo influenciou humana e profissionalmente esses sujeitos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A solidão na novela “Tanta gente, Mariana”, de Maria Judite de Carvalho.(2024-06-19) MORAES, Keli Risuenho; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371A solidão é uma experiência humana que não faz distinção entre suas vítimas, atingindo inúmeras pessoas, de diversas idades, em diferentes épocas e lugares. E devido a isso, tem sido continuamente explorada na produção literária. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar esse tema na novela “Tanta gente, Mariana” (1959), de Maria Judite de Carvalho. Quanto à metodologia, este estudo é conduzido por meio de pesquisa bibliográfica, de caráter analítico da obra, de maneira crítico-reflexiva e tem como fundamentação teórica Freitas (2011), Gancho (2002), Pinheiro e Tamayo (1984), Cova e Pinto (1997), entre outros. Nos resultados, demonstra-se através de fragmentos da obra, o sentimento de isolamento que acompanha a protagonista Mariana e reflete-se sobre as causas que a levaram ao estado de extrema solidão.