Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CBRAG
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Navegando Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CBRAG por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Avaliação da produção textual no material didático de Língua Portuguesa do Programa Brasil na Escola: a perspectiva de monitores(as) de instituições de ensino em Capanema, PA(2023-10-30) QUADROS, Andreia Queiroz; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Desenvolvido com o intuito de auxiliar a garantir a permanência e as aprendizagens de forma isonômica e na idade adequada, o Programa Brasil na Escola dirige-se a estudantes dos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas estaduais e municipais do país. Como parte da proposta do programa, o corpo docente é formado por monitores(as) voluntários(as) que ocupam funções administrativas e/ou pedagógicas. Ao atuar como docentes, esses(as) monitores(as) recebem um material didático personalizado, previamente elaborado a partir dos resultados de avaliações governamentais, de acordo com os níveis em que os(as) alunos(as) se encontram. O material didático de Língua Portuguesa fundamenta-se em uma concepção de língua, ensino e texto de base sociointeracional e compreende os eixos de leitura, oralidade, análise linguística e produção textual. Assim sendo, neste trabalho, objetivou-se verificar como algumas propostas de produção e avaliação textual estão apresentadas nesse material e quais são as perspectivas dos(as) monitores(as) voluntários(as) sobre o processo de produção textual no âmbito do programa, considerando o contexto educacional em que as práticas textuais se inserem na realidade das escolas estaduais e municipais onde atuam. Para o alcance desses objetivos, realizou-se um levantamento de dados por meio da aplicação de um questionário a três monitores(as) que atuam no Programa Brasil na Escola, em instituições de ensino diferentes da região de Capanema, PA, a partir da sua experiência com a utilização do material didático em sala de aula. Verificou-se que o material didático fornecido pelo programa referido, no eixo da produção textual, conflitua com as concepções de língua e texto adotadas e com as condições da estrutura escolar das instituições de ensino em que atuam os(as) monitores(as) respondentes do questionário de pesquisa e, dessa forma, encontram percalços na sua efetiva orientação e aplicação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Literatura, consciência social e reflexões no ensino de Língua Portuguesa: experiência de estágio docente vivenciada em uma turma de ensino médio da EJA-Pro do SESI/SENAI-Bragança(2024-06-19) ROSÁRIO, Juliane Alves do; AZEVEDO, Maria Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este trabalho é resultado das experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado III: Língua Portuguesa e suas literaturas em contextos de inclusão, em uma turma de Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante (EJA-Pro), ofertada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), situado no polo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), no município de Bragança-PA. O trabalho objetiva apresentar um recorte da proposta didática desenvolvida junto à turma, demonstrando que as atividades com os textos literários contribuem para a melhoria da criticidade dos discentes enquanto sujeitos sociais. Do ponto de vista metodológico, realizou-se a imersão na escola campo de estágio e a utilização dos seguintes procedimentos: observação participante, registro das experiências vivenciadas em um diário de campo e pesquisa bibliográfica. Considerando que o período de regência na classe coincidiu com o mês que celebra o Dia da Consciência Negra, foi elaborado um plano de aula evidenciando a importância da literatura como instrumento de denúncia do racismo, da violência e das injustiças sociais enfrentadas por pessoas negras, assim como, a partir da pesquisa bibliográfica, buscou-se enfocar o ensino da literatura numa perspectiva antirracista. Esta proposta foi fundamentada na Matriz de Referência Curricular/SESI (2022) e nas reflexões de autores como Cândido (2006), Campos (2023), Mota (2021), Pimenta e Lima (2010), entre outros. Dessa forma, é possível mostrar como a literatura assume formas de crítica e denúncia social, proporcionando um ensino engajado e capaz de provocar reflexões e mudanças nos indivíduos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Paradigma tradicional de ensino: analisando o presente para compreender o passado e mudar realidades futuras(2023-10-30) CAMPOS, Ariel Sharon de Castro; SILVA, Francisco Almir Lima; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Com as mudanças observadas no mundo contemporâneo, principalmente em razão do uso das tecnologias digitais, as escolas têm sido estimuladas a repensar suas práticas pedagógicas e adotar novos paradigmas para a superação do modelo de ensino tradicional, porém, em observações feitas durante experiências de estágio supervisionado na licenciatura em Letras Língua Portuguesa, são comuns os relatos de que este paradigma ainda é predominante na maioria das escolas públicas. Tendo isso em vista, este trabalho resulta de estudo realizado durante o Estágio Supervisionado II: Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano), com o objetivo de verificar quais fatores contribuem para as práticas de ensino ainda se pautarem em uma abordagem tradicional. As atividades do estágio foram realizadas em uma escola pública da rede estadual de ensino do município de Capanema, PA. Para o alcance do objetivo mencionado, os procedimentos metodológicos consistiram em utilização de observação participante, anotações em diário de campo, entrevista e análise de livros didáticos. Restou evidente que apesar de a revolução digital ter gerado mudanças significativas em diversas áreas, incluindo a educação, e as tecnologias terem alterado a forma de comunicar, portanto, de ensinar, aprender e avaliar, podendo contribuir para a gestão escolar, as práticas de ensino e a aprendizagem dos estudantes, ainda há enormes dificuldades relacionadas à utilização das ferramentas digitais, em virtude da complexidade da realidade escolar no contexto pesquisado, ainda distante das necessidades adequadas para que sejam colocadas em prática.