Graduação - CABAE
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise bibliométrica sobre acidentes nucleares: um estudo na base de dados da Web of Science(2021-12-10) NASCIMENTO, Marciel de Sousa; REIS, Marcos Allan Leite dos; http://lattes.cnpq.br/8252507933374637; https://orcid.org/0000-0003-2226-2653Este trabalho mostra a importância da bibliometria para a análise das publicações científicas indexadas, especificamente sobre acidentes nucleares, haja vista de ser um tema ainda pouco explorado no meio cientifico, porém de grande relevância, por conta disso procurou-se enfatizar os principais países que mais publicam sobre o assunto, quais os tipos de acidentes nucleares de maior interesse nas publicações. Destacando ainda, quais as áreas de maior importância nas pesquisas sobre acidente nuclear, os registros mais citados, os periódicos com maior fator de impacto, autores e instituições que são referências neste assunto no meio científico mundial, depois da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). A presente pesquisa auxiliará futuros trabalhos na área da ciência da informação quando se tratar do tema acidente nuclear. A presente pesquisa consistiu em uma análise bibliométrica e cienciométricas, na base de dados da Web of Science (WoS), considerada uma das mais antigas e maiores bases de trabalhos científicos do mundo, nela foram selecionados artigos científicos dos últimos 53 anos (1965 a 2018), selecionando-se trabalhos relacionados ao termo de busca “nuclear accident”, palavra chave em inglês que foi utilizado na base para seleção dos trabalhos científicos. Por meio da pesquisa concluiu-se que, o Japão e Estados Unidos foram os países que lideraram no ranking de publicações sobre acidente nuclear com 30% e 15% das publicações totais respectivamente, percebeu-se ainda, que as instituições japonesas foram as mais produtivas em questões de registros sobre o tema pesquisado comparando com instituições argentinas e portuguesas. Por conseguinte, o acidente mais estudado foi o que aconteceu na usina nuclear de Fukushima, cidade japonesa. Também foi observado que a maior parte dos autores responsáveis pelos registros publicados na base de dados WoS são de origem japonesa. Nota-se ainda, que uma das áreas de maior preocupação dos autores está relacionado às questões ambientais e de segurança. Por fim, foi possível perceber que, países onde ocorreram acidentes nucleares de grandes proporções foram os que mais investiram em pesquisas relacionadas ao tema citado, visando tomar medidas protetivas, para que tais acidentes não ocorram novamente causando danos potenciais e socioambientais sem precedentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análises elétrica e morfológica do efeito de revestimento de cobre sobre condutores elétricos de alumínio Liga 1350(2023-12-22) MELO, Mauri Silva; MOTA, Elder Augusto Viana; http://lattes.cnpq.br/9918962099819860; https://orcid.org/0000-0001-5873-4865Este trabalho investigou os efeitos que o revestimento de cobre (Cu) causa em fios de alumínio (Al-1350) através do processo de eletrólise. Esses fios são utilizados na fabricação de cabos para serem comercializados nas linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica. A realização do trabalho tem o intuito de utilizar esse processo de eletrodeposição para diminuir a resistência elétrica dessa liga de Al e consequentemente aumentar a condutividade elétrica do material. Utilizando o processo de exposição eletroforética com uma solução de sulfato de cobre dissolvido em água, como solução eletrolítica, sob uma corrente que varia entre 1(A) a 1.5 (A) e uma tensão fixa de 1 V, foram adotados parâmetros que mais se adequem com o aumento da condutividade do material. A técnica de microscopia eletrônica de varredura foi utilizada para fazer a caracterização morfológica do material, e medidas de resistência elétrica foram utilizadas para verificar a eficiência da eletrodeposição na condutividade do fio. Os resultados mostram que houve uma diminuição na resistência elétrica de aproximadamente 7% em relação ao condutor padrão de alumínio. Portanto, a partir desses resultados, pode-se dizer que esse processo de eletrodeposição pode se tornar uma ferramenta promissora no avanço da busca por condutores elétricos nanoestruturados, que possibilitem aumentar a qualidade dos cabos de alta tensão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comparação entre as soluções analítica e numérica da equação da onda(2018-12-21) BARROS, Leandro Pereira; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378Um dos problemas fundamentais da física é a ondulatória, a qual envolve equações diferenciais parciais. Dentre os métodos empregados na solução da equação da onda unidimensional, destacam-se os métodos de separação de variáveis e diferenças finitas. Para isso, realizou-se uma descrição dos conceitos fundamentais sobre ondas com ênfase em ondas mecânicas. Para a equação da onda unidimensional foram feitas três demonstrações distintas para sua obtenção, a qual se trata de uma equação diferencial de segunda ordem dependente de uma variável temporal e uma espacial. Através dos métodos de separação de variáveis e diferenças finitas, encontrou-se suas soluções analíticas e numéricas, respectivamente. Foram feitas as comparações entre elas em dois problemas, e apresentou-se um problema para a análise de estabilidade do método numérico. Verificou-se pelos gráficos um ajuste satisfatório entre as soluções analítica e numérica, tornando uma alternativa a utilização do método numérico, em especial para resolver problemas que não exista solução exata pelo método analítico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construção de um forno tubular elétrico alternativo e de baixo custo(2021-10-13) RAIOL, Wesley Richeley da Cunha; PASCA, Gabriel Adolfo Cabrera; http://lattes.cnpq.br/5642784995274060Este trabalho de conclusão de curso consiste na construção de um forno tubular elétrico de baixo custo financeiro. O forno tem como características principais seu custo/benefício e sua temperatura de trabalho, podendo atingir dentro de uma margem de segurança 1000ºC, sendo operado em rampas de temperatura, de acordo com as necessidades dos trabalhos executados. Outro grande diferencial na construção deste forno, além do custo/benefício, seu projeto permite que o mesmo seja operado nas posições vertical e horizontal. Com similar atividade de funcionamento, mas com custo/benefício muito abaixo dos fornos industriais e tradicionalmente comercializados, o forno tubular apresenta-se como alternativa para tratamentos térmicos em análises metálicas, calcinação de amostras, produção de óxidos e em inúmeros trabalhos onde se faz necessário uso gradual de temperatura. Foram utilizados para construção do forno controlador CONTEMP CTM 45, chaveamento, cabos de alimentação elétrica, sensor de temperatura (termopar do tipo K), relé de estado sólido (SSR), resistência de aquecimento (Nicromo V) e componentes eletroeletrônicos requeridos para a construção deste trabalho. Para reduzir o aquecimento térmico nas imediações da máquina, foi aplicando o isolamento térmico no cilindro de resistência (câmara de trabalho). Além disso, foram descritas características do equipamento, e dos circuitos de potência. Por fim, foi apresentada a conclusão, que destaca o trabalho como alternativa de baixo custo financeiro em comparação com fornos industrializados e de mesmo porte.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um desenho de luz: o princípio físico da câmera fotográfica(2017) GONÇALVES, Nadiane Pantoja; PASCA, Gabriel Adolfo Cabrera; http://lattes.cnpq.br/5642784995274060Neste trabalho estudamos um dos principais conceitos fundamentais da ciência, que é a LUZ, utilizando um instrumento muito popular em nossa sociedade, chamado de CÂMERA FOTOGRÁFICA. O objetivo deste trabalho é apresentar um breve resumo do contexto histórico do seu desenvolvimento, como se deu seu aprimoramento, as relações com os fenômenos físicos da óptica e da física quântica, sendo a luz, um dos principais conceitos que permeiam nosso conhecimento científico moderno, como também as tecnologias utilizadas. Assim, podemos chamá-la de “Coluna Cervical” da ciência. Este conceito é utilizado em diversos níveis da educação, desde a educação básica ao superior. Ao mesmo tempo, compreendemos que a fotografia surge como um contexto importante para o ensino do conceito de luz e suas propriedades. Desta forma, este trabalho apresenta uma discussão conceitual sobre a luz e suas propriedades, além de trazer alguns episódios da história da ciência sobre o desenvolvimento deste campo da Física. Assim, podemos perceber que ela vai e está muito além daquilo que imaginamos, sendo ela, nosso guia de instruções para compreendermos o funcionamento do universo dentro e fora do nosso planeta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Divulgação científica nas redes sociais dos laboratórios de Física do campus de Abaetetuba: uma análise metodológica netnográfica(2022-12-19) PEREIRA, Reinaldo de Lima; PASCA, Gabriel Adolfo Cabrera; http://lattes.cnpq.br/5642784995274060A divulgação científica, vem se destacando atualmente no meio virtual, pois devido a pandemia do covid-19, que vitimou cerca de 14,9 milhões de pessoas, até o ano de 2020. E com os meios de comunicação em massa se mobilizaram para ajudar no isolamento social, provocando a disseminação de notícias científicas por meio da internet rapidamente. Conseguintemente o processo de ensino-aprendizado precisou se adaptaram ao ensino remoto com o uso de tecnologias disponíveis e acessíveis para os alunos. Diante disso, houve também a necessidade de criar plataformas virtuais nas páginas dos Laboratórios de Física do Campus de Abaetetuba, e em redes sociais como Facebook e Instagram, visando promover a difusão científica. Inicialmente, conscientizando a comunidade sobre os cuidados com a saúde e repassando informações verdadeiras com fontes confiáveis. Conseguindo abranger aproximadamente quase 30 mil pessoas. E com a criação das páginas do LFCA começaram a observa-se materiais audiovisuais de qualidade disponibilizados pelas redes sociais, tornou-se necessário elaborar estratégias para engajar o público para mais perto da cultura científica. Nesse sentido, no presente trabalho foram criados materiais para a divulgação científica, proporcionando um maior engajamento e atingindo um público cada vez maior. A análise do alcance das páginas criadas fora através de estudos netnográficos o que possibilitou um melhoramento dos projetos e estratégias de divulgação. Assim, é possível concluir que as tecnologias existentes, como as redes sociais podem ser ferramentas que contribuem para a tomada de decisões, divulgação científica e ainda permitem a inclusão de todos, tornando-se assim um ótimo instrumento para o ensino e aprendizagem nas áreas de ciência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Efeito do ângulo de impressão nas propriedades elétricas e mecânicas de peças poliméricas impressas em 3d(2019-06-28) OLIVEIRA, Dhonata Sebastião Caldas; REIS, Marcos Allan Leite dos; http://lattes.cnpq.br/8252507933374637Este trabalho estuda o efeito causado pelo ângulo de impressão por modelagem de deposição fundida (FDM) na resistência elétrica e mecânica de peças feitas de poli(ácido lático) (PLA) e poli(acrilonitrila-butadieno-estireno) (ABS). Para isso, são apresentados os aspectos gerais sobre polímeros e alguns detalhes sobre o PLA e o ABS, bem como sobre métodos de impressão como a estereolitograa (SLA) e a sinterização seletiva a laser (SLS), além da FDM. Após isso, são apresentados os parâmetros utilizados para a impressão dos corpos de prova, como formato e dimensões do modelo tridimensional e as temperaturas do bico e da mesa da impressora 3D e a sua velocidade de impressão. Além disso, são apresentados os métodos de caracterização elétrica e mecânica utilizados, respectivamente pela medição da resistência com duas pontas, com um picoamperímetro, e da tração e deformação máximas suportadas pelas peças antes de se partirem, com uma máquina de ensaio de tração.Esses testes mostraram que o PLA tem maior resistência tanto elétrica quanto mecânica quando impresso com o ângulo de 0o, atingindo máximos de 2; 9471 0; 0541 G e 62; 2694 MPa, respectivamente. Por sua vez, o ABS resiste melhor a tração quando impresso a 90o, até 30; 3704 MPa, e apresenta maior resistência elétrica a 45o, de até 2; 6626 0; 0327G. Comparativamente, o PLA é superior ao ABS nesses dois quesitos, porém este último se mostrou mais elástico, o que se buscou explicar brevemente com base nas estruturas desses dois polímeros, em virtude da fase de borracha existente dentro da blenda polimérica do ABS. Por m, os resultados indicam que os efeitos de parâmetros de impressão, como ângulo de impressão, afetam diretamente as propriedades físicas desses polímeros. Portanto, o conhecimento dessas variáveis será de grande importância para fabricações de peças de alto desempenho na manufatura aditiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Efeito fotoelétrico e fotovoltaico: um estudo de caso no processo de ensino-aprendizagem experimental no ensino médio(2021-10-08) SANTOS, Josiel Ferreira; PASCA, Gabriel Adolfo Cabrera; http://lattes.cnpq.br/5642784995274060Nos últimos anos as Energias Renováveis (ER) vêm ganhando destaque no cenário mundial devido à conscientização da população em relação a preservação do meio ambiente e ao uso de energia. Desse modo, este trabalho objetivou propor e desenvolver experimentos de física fundamentados em conhecimento sobre as energias renováveis com ênfase na energia solar, em particular dos processos fotovoltaicos de forma vivencial e didática em sala de aula, a fim de auxiliar as aulas de ensino aprendizagem dos professores de ensino médio. E notório que a sociedade no mundo vem buscando novas formas de se obter energia, em particular, as energias de fontes renováveis são de especial interesse a nível global o que tem impulsionado a construção e evolução de sistemas visando o uso deste tipo de fontes de energia. Nesse sentido, o ensino e a divulgação do conhecimento sobre as fontes de ER no ensino médio são de vital importância para o uso de fonte alternativas de energia. Portanto, neste trabalho foi utilizada uma pesquisa qualitativa descritiva em sala de aula com a utilização de levantamento bibliográfico, questionários e montagens de experimentos juntamente com os alunos. Consequentemente, foi notório o interesse dos alunos, os quais abrilhantaram seus conhecimentos a partir da contextualização sobre os assuntos abordados, os mesmos passaram de 43,5% para 72,8% na turma de 3º Ano A e de 48,9% para 60,5 por cento na turma de 3º Ano B o que está atribuída a metodologia utilizada, a qual buscou apresentar experimentos e a tecnologia de forma didática e significativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A epistemologia da ciência segundo Thomas S. Kuhn(2023-07-06) PASSOS, Dirceu Rodrigues dos; REIS, Marcos Allan Leite dos; http://lattes.cnpq.br/8252507933374637; https://orcid.org/0000-0003-2226-2653Na concepção kuhniana, a ciência se desenvolve por meio de episódios que testam diferentes modos ou qualidades de pesquisa. Esses episódios são cíclicos e alternados ao longo da história do desenvolvimento científico. De acordo com esse ponto de vista, a ciência não pode ser cumulativa ou linear; ao contrário, seu desenvolvimento é descontínuo e marcado por revoluções científicas. O conjunto de idéias apresentadas nas obras de Thomas Samuel Kuhn sobre o desenvolvimento do conhecimento científico contribuiu para uma melhor compreensão da ciência como construção histórica e social de uma comunidade científica. Kuhn propôs a noção de “revolução científica” para explicar como as novas teorias científicas surgem e substituem as antigas. Ele argumentou que o desenvolvimento do conhecimento científico não ocorre de forma linear, mas em saltos ou “revoluções”. Isso ocorre quando uma nova teoria científica (“paradigma”) é aceita pela comunidade científica, permitindo um salto significativo no conhecimento científico de uma área. Os paradigmas estabelecem padrões de raciocínio, métodos e princípios básicos para a realização da pesquisa científica. Nessa perspectiva, este trabalho investiga a concepção do desenvolvimento científico de Thomas Kuhn, que pode ser tirada de seu livro A Estrutura das Revoluções Científicas. Nesse aspecto, procura-se introduzir os conceitos pré-kuhnianos e tenta-se explicar termos usados por Kuhn em seu livro, como por exemplo interpretação histórica da ciência, paradigmas, ciência normal e extraordinária, e revoluções científicas e suas soluções, bem como suas implicações para a ciência moderna.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo da radiação ultravioleta e consequência nos agricultores da comunidade Guarumã no município do Acará-PA(2019-12-19) AMARAL, Charleson Cruz; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O presente trabalho procura tratar de um estudo sobre a radiação ultravioleta (UV) e efeitos nos agricultores pertencentes a vila do Guarumã no município de Acará e a partir desse estudo, procura abordar a importância da prevenção contra a radiação, evitando possíveis lesões causadas por excesso de exposição que proporcionam queimaduras, manchas no corpo e o câncer de pele. Dessa maneira o estudo é desenvolvido levando em consideração os valores de energias para cada intervalo de comprimento de onda que compõe as radiações UVA, UVB e UVC, os principais problemas que os raios UV podem proporcionar, prevenção contra a incidência excessiva e a partir de uma pesquisa de campo com entrevistas de caráter qualitativa com 7 agricultores pertencente a comunidade. A questão da escolha da temática pode ser considerada devido ao fato de que a radiação UV representa um perigo para ser humano e que é importante o conhecimento da radiação UV tendo em vista as consequências que podem ocasionar. Conclui-se a pesquisa mostrando que os entrevistados são afetados pela radiação UV e que a exposição tem provocado lesões no corpo, envelhecimento precoce, queimaduras e que embora utilizam roupas claras para evitar a exposição direta, ainda sofrem com a exposição sem o uso de protetores solares que poderiam proteger contra os raios nocivos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo de sistemas dinâmicos não-lineares com softwares matemáticos(2017) CARDOSO, Débora Cristina de Matos; RODRIGUES, Manuel Eleuterio; http://lattes.cnpq.br/9488132180680912; https://orcid.org/0000-0001-8586-0285Neste trabalho é feita uma abordagem de sistemas dinâmicos não-lineares com aplicações em sistemas não-lineares que se comportam de forma caótica ou não. O objetivo deste trabalho é observar a dinâmica dos sistemas escolhidos por meio de simulações matemáticas para que possam ser feitos estudos mais completos. Os conceitos utilizados abordam denições sobre espaço de fase, sistema dissipativo, atratores, solução em equilíbrio, estabilidade linear em duas dimensões, ciclos limite, bifurcações e cálculo do expoente de Lyapunov. A aquisição de dados foram obtidos através de pesquisas acadêmicas como livros, artigos e dissertações de interesse e, também, os softwares Maple, Maxima e Mathematica que foram muito úteis para o desenvolvimento dos cálculos e plotagem dos grácos utilizados no presente trabalho, principalmente nas aplicações. Espera-se que outros trabalhos possam ser desenvolvidos a partir deste para complementar os estudos existentes nesta área, servindo de suporte para mais pesquisas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo sistemático de nanopartículas de óxido de cobalto através da espectroscopia Raman(2019-07-04) VIEIRA, Emerson Patrick dos Santos; PASCA, Gabriel Adolfo Cabrera; http://lattes.cnpq.br/5642784995274060; COSTA, Cleidilane Sena; http://lattes.cnpq.br/4274598374126989A espectroscopia Raman aplicada aos óxidos metálicos nanoestruturados é bastante eficiente, visto que, os modos Raman ativos evidenciados nos espectros destes materiais são diretamente relacionados com à simetria da estrutura cristalina deles, o que fornece informações precisas dos sólidos. No entanto, na literatura há uma divergência sobre as posições das Bandas dos espectros Raman referentes as fases: CoO-fcc, CoO-hcp e o Co3O4. Assim, este estudo apresenta a caracterização e análise dos espectros Raman de nanopartículas de óxido de cobalto sintetizadas através do método de decomposição térmica utilizado oleilamina, óleo de bacaba e ácido oleico em diferentes proporções. Além disso, caracterizou-se uma amostra bulk de Co3O4, sintetizada pelo método de sol-gel, como referência. Realizou-se medidas dos espectros Raman, em temperatura ambiente, com o espectrômetro Raman modelo T64000 da Jobin Yvon, laser na potência de 1.2 a 12 mW e lente objetiva de 20 mm. Efetuou-se ajustes nas Bandas através do método de soma e decomposição de picos em funções lorentzianas e avaliou-se o deslocamento Raman e a simetria dos espectros em relação a amostra de Co3O4. Com os resultados, constatou-se que a amostra bulk teve 5 Bandas correspondem aos modos vibracionais Eg, A1g e 3F2g prevista teoricamente para o Co3O4, apresentou também uma Banda indicada como contribuição do CoO-fcc na escala bulk. Com isto, amostras sintetizadas com 10% com 10 lavagens e 5% de óleo de bacaba possuem bandas nas posições próximas ao Co3O4. No entanto, amostras com 10% de óleo de bacaba e 5 lavagens apresentou a contribuição das fases CoOOH e CoO-fcc. As amostras com 10, 4 e 1% de ácido oleico apresentaram o perfil do espectro semelhante ao Co3O4, contudo, o descolamento Raman das Bandas ocorre conforme a concentração de ácido oleico na solução, onde duas hipóteses foram sugeridas para este efeito. Além do mais, a amostra com 4% apresentou a contribuição do CoO-fcc. Para as amostras com 100% oleilamina, suas bandas apresentaram valores próximos as do Co3O4. Porém, foi verificada para a Banda 5 de maior intensidade (modo ativo A1g) que uma função lorentziana não compensava os dados experimentais. A Banda 5 foi decomposta em três lorentzianas onde se comprovou a contribuição das fases CoO-fcc e CoO-hcp na sua formação. Portanto, através da espectroscopia Raman pode-se avaliar a influência dos diferentes métodos utilizados na síntese de material bulk e óxidos nanoestruturados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A experimentação em sala de aula promovendo a associação entre teoria e prática(2019-12-23) SOUSA, Félix Júnior Pantoja de; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641Este estudo teve como objetivo inserir a experimentação em sala de aula para promover a associação entre teoria e prática de conceitos de Hidrostática. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Estatual Pedro Teixeira – Anexo I/ Abaetetuba – PA, com os alunos do 1º ano do ensino médio e o professor de Física da turma. Junto a esse grupo amostral, foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: entrevista com o educador, pré-teste, duas aulas teóricas, oficina, pós-teste e questionário investigativo. Na oficina foram realizadas experiências com materiais acessíveis e de baixo custo junto aos alunos para auxiliar no entendimento dos conceitos estudados nas aulas teóricas. Como a instituição de ensino não possuía laboratório de ciências, as demonstrações foram feitas na própria sala de aula e contou com a participação de todos os discentes. Além do aspecto motivacional verificado, notou-se que o uso das experiências ajudou na compreensão significativa dos conceitos lecionados, uma vez que houve um melhor rendimento dos alunos no pós-teste e os próprios alunos relataram no questionário investigativo que a oficina teve papel importante na compreensão do conteúdo trabalhado. Para além disso, esta pesquisa mostrou que as condições estruturais e materiais da escola afetam o trabalho docente, principalmente no que se refere à realização de atividades experimentais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formulação lagrangiana e hamiltoniana para sistemas dissipativos: aplicada no lançamento oblíquo sujeito a resistência do ar(2021-10-05) GOMES, Marcos Paulo Pinheiro; RODRIGUES, Manuel Eleuterio; http://lattes.cnpq.br/9488132180680912; https://orcid.org/0000-0001-8586-0285No presente trabalho, buscamos obter as equações de movimento para o lançamento oblíquo de uma pequena esfera sem sofrer rotação sujeita a força de resistência do ar através dos formalismos lagrangiano e hamiltoniano para sistemas dissipativos. Para esse fim, fizemos uma revisão dos formalismos newtoniano, lagrangiano e hamiltoniano da mecânica clássica para sistemas conservativos, já que estes servem como base para a formulação lagrangiana e hamiltoniana para sistemas dissipativos. Além disso, fizemos uma sucinta discussão sobre o cálculo fracionário, onde fizemos uma breve abordagem histórica sobre esse ramo da matemática, em seguida, destacamos o cálculo fracionário promovido por Riemann-Liouville e Caputo, tendo em vista que estes cálculos foram utilizados no método da lagrangiana dependente de derivadas fracionárias, que é um dos métodos utilizados na obtenção das equações de movimento. Por último, encontramos as equações de movimento que estávamos buscando através dos formalismos lagrangiano e hamiltoniano para sistemas dissipativos utilizando a função de dissipação de Rayleigh, a função lagrangiana equivalente e o método da lagrangiana dependente de derivadas fracionárias.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As leis newtonianas e aplicações nos acidentes fluviais na comunidade do rio Quianduba no município de Abaetetuba-PA(2018-11-01) RIBEIRO, Aline Dias; MEDEIROS, Robson André Barata de; http://lattes.cnpq.br/8857811579956287; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641De acordo com estudos e pesquisas realizadas sobre os índices de acidentes fluviais ocorridos nas ilhas ribeirinhas, mas precisamente na comunidade do rio Quianduba e com base no desenvolvimento de uma pesquisa de campo exploratória com um questionário de perguntas semiestruturadas de caráter qualitativa e quantitativa sobre os altos índices de acidentes. Este artigo faz uma abordagem sobre a aplicação das leis newtonianas no combate aos índices de acidentes fluviais ocorridos na referida comunidade, evidenciando as causas dos acidentes e propondo medidas de intervenção. Conclui-se a pesquisa mostrando que os entrevistados afirmam que os índices de acidentes fluviais ocorrem devido à falta de fiscalização, sinalização dos rios, falta de palestras de conscientização envolvendo as leis newtonianas que podem contribuir, significativamente, para a diminuição das causas de acidentes fluviais ocorridos na comunidade do rio Quianduba.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modelagem e resolução de problemas oscilatórios utilizando equações diferenciais de segunda ordem(2018-03-08) SACRAMENTO, Assis Maciel; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272Apesar da grande utilidade, nem sempre equações diferenciais ordinárias possuem solução analítica e exigem, portanto, uma abordagem numérica. Um dos métodos numéricos mais utilizados é o de Runge-Kutta de 4ª ordem e, neste trabalho, é analisada a sua eficiência ao comparar seus resultados com os obtidos analiticamente. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica para elucidar os conteúdos fundamentais relevantes, para o estudo de oscilações em três casos, no oscilador harmônico simples, no circuito RLC em série e no pêndulo amortecido e forçado, sendo realizado posteriormente um tratamento computacional e numérico destes sistemas. Da comparação entre os resultados numéricos e analíticos, pode-se constatar que o método de Runge-Kutta apresenta eficácia e robustez para estes casos e a sua implementação computacional fornece resultados confiáveis mesmo em situações onde as soluções analíticas não se aplicam (Pêndulo amortecido e forçado), onde a solução é caótica em alguns casos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepção de estudantes sobre a física no ensino médio: o eletromagnetismo em estudo(2024-09-26) PASSOS, Luiz Vinicius Silva dos; GOMES, Maria de Lourdes Sousa; http://lattes.cnpq.br/5252402593548796Esta pesquisa analisa a percepção de estudantes e professores do ensino médio sobre o ensino de Física na cidade de Abaetetuba-PA, com foco na metodologia Consensual Qualitative Research - CQR, abordagem construtivista de perspectiva ontológica que reflete a matriz epistemológica caracterizada pela não separação entre sujeito e objeto do conhecimento, sendo o papel do(a) cientista, o de buscar comunalidades experienciais entre os participantes da investigação (HILL et al., 2005). Foram aplicados questionários semiestruturados a dois professores de Física e a 64 alunos(as) do 3º ano do ensino médio e considerou uma amostra geral e variáveis de gênero. A análise, baseada em categorias de Hill et al. (1997), abrangeu a percepção do ensino de Física, sua relação com o cotidiano, o uso de materiais didáticos e laboratórios. Os resultados mostram que os estudantes relacionam a Física ao cotidiano e, que encontram dificuldades na compreensão dos conteúdos, principalmente pela falta de demonstrações práticas ou pelo fato de não entenderem muito bem as explicações dos professores. Tanto homens quanto mulheres, estudantes do ensino médio participantes da pesquisa sugerem que a Física é mais bem explicada com recursos experimentais, laboratórios e projetos. Os professores reconhecem que as dificuldades dos(as) alunos(as) é com a teoria e desejam usar metodologias mais dinâmicas, mas a falta de recursos limita o acesso a materiais básicos, o que compromete o processo de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de experimentação de baixo custo no ensino de física(2021-10-13) PEREIRA, Josimara Lobato; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O objetivo deste trabalho é abordar e analisar a questão do uso da experimentação no ensino de física, com propostas de experimentos de baixo custo, com o intuito de estimular os professores a utilizar os experimentos nas aulas de física, e também de promover a participação ativa dos alunos nas aulas. Para obter esses objetivos propostos foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica em artigos, teses, dissertações, voltados para esta temática. De acordo com as pesquisas analisadas o ensino de física enfrenta uma realidade muito difícil, pois as aulas ainda são predominantemente teóricas, com aulas expositivas, pouco atrativas e longe da realidade dos alunos, fazendo com que eles não se interessem pela disciplina, pois as aulas se resumem a aplicação de fórmulas e conceitos. Em função disso, pesquisadores e educadores tem defendido o uso da experimentação, como uma ferramenta eficaz por estimular o interesse do aluno pela disciplina. Em geral, a experimentação raramente está presente nas aulas de física, devido à falta de laboratório, de equipamentos, e de preparo dos professores, ou quando é utilizada é de forma equivocada. Com isso, uma das alternativas defendida pelos autores para enfrentar a ausência de equipamentos e também a falta de laboratório, está no planejamento e na execução de atividades experimentais de baixo custo. A experimentação no ensino de física ainda é um desafio a ser vencido. Apesar disso, a maioria dos trabalhos analisados demonstraram uma visão mais positiva do que negativa para a experimentação no ensino de física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de sequência didática para o ensino de eletrostática na rede regular de ensino(2024-11-01) BARBOSA, Arisandra Cristina Corrêa; MOTA, Elder Augusto Viana; http://lattes.cnpq.br/9918962099819860; https://orcid.org/0000-0001-5873-4865Em muitos casos, o ensino de Física nas escolas tem desafios a serem enfrentados, carecendo não apenas de aulas expositivas mas também contextualizadas. Deste modo a abordagem com novos aspectos de ensino e novas metodologias vêm sendo implementadas por professores para diversificar o ensino da Física. Este trabalho propõe uma sequência didática com metodologias usuais para escolas de ensino médio, utilizando jogos interativos, experimentos construídos com materiais alternativos e simulações computacionais, todos estes aplicados ao ensino de eletrostática em turmas do terceiro ano do ensino médio. A proposta foi aplicada em três turmas de uma escola da rede regular de ensino do município de Abaetetuba-PA, com o objetivo de ensinar eletrostática e aumentar o engajamento dos alunos, promovendo sua participação ativa no processo de aprendizagem. Com base nos resultados obtidos através de questionários aplicados antes e após a aplicação da sequência didática, observamos que o aprendizado dos alunos melhorou consideravelmente, mostrando que a utilização de diferentes abordagens para um mesmo tópico é fundamental no ensino, pois a implementação destas ações promoveram uma aprendizagem mais eficaz, sendo uma grande alternativa para professores da educação básica, de forma a ajudar na minimização das dificuldades de aprendizagem dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relações de gênero na história da ciência: a presença da mulher na física(2019-06-27) SANTOS, Aline Lobato; COSTA, Cleidilane Sena; http://lattes.cnpq.br/4274598374126989No desenvolvimento deste trabalho buscou-se um aprofundamento na questão da mulher na Física, essa abordagem consta de duas partes, sendo que na primeira é desenvolvido uma análise histórica em relação ao gênero e suas implicações no desenvolvimento das Ciências Exatas, especialmente a Física e na vida das mulheres. Também é proposto um olhar mais realístico do fato de que as mulheres estão inseridas nos meios acadêmicos e profissionais. A segunda é uma abordagem atual, onde foi aplicado questionários a docentes do curso de Física, o mesmo estava disponível na plataforma do Google drive. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é conhecer, por meio dos questionários, a realidade atual das mulheres que optaram em termos profissionais pela física e fazer um paralelo com a evolução ocorrida nas mentalidades do gênero feminino. Assim, foi possível conhecer de que forma as mulheres estão inseridas nos cursos de física e de que maneira se dá relação no que concerne a relação de gênero.