Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Navegando Curso de Língua Portuguesa - CABAE por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades de aprendizagem na interpretação de textos escritos dos alunos da turma do 6° ano da escola professor Bernardino Pereira de Barros(2013) PINHEIRO, Bernadete do Socorro da Silva; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente estudo foi realizado no município de Abaetetuba do Estado do Pará, visando identificar as dificuldades encontradas no processo de Ensino Aprendizagem referente a interpretação de textos escritos dos alunos do 6º ano Ensino Fundamental da Escola Professor Bernardino Pereira de Barros. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a importância da interpretação de textos escritos no Ensino Fundamental. Em um segundo momento realizou-se uma Pesquisa de campo, utilizando como instrumentos duas entrevistas aplicadas ao professor e aos alunos da turma do 6º ano da referida Escola. O questionário aplicado ao Professor encontra-se dividido em três etapas, que abordam questões relacionadas ao Ensino aprendizagem, no intuito de apontar as dificuldades que os docentes e discentes alegam enfrentar em seu cotidiano escolar, bem como a necessidade de uma reflexão por parte dos mesmos sobre o uso de metodologias inovadoras, como estratégia eficiente para que possam desenvolver um raciocínio para compreensão dos textos. O outro questionário utilizado nesta pesquisa foi direcionado aos alunos, com o objetivo de indagá-los sobre a aceitação da referida metodologia e as contribuições trazidas ao processo de Ensino/Aprendizagem ocasionadas pelo uso da mesma. Ainda como parte do processo de levantamento de dados, foram desenvolvidas com os alunos atividades de interpretação de textos relacionadas aos conteúdos já abordados neste ano letivo. As atividades foram realizadas em sala de aula. As análises dos resultados da Pesquisa estão informados nos Resultados e Discussões deste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades no processo da leitura e escrita dos discentes do 1º ano do ensino médio da escola Esmerina Boa-Habib no município de Abaetetuba-PA(2013) CARDOSO, Rosinete de Lima; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Este trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Esmerina Boa-Habib, com os alunos do 1° ano do ensino médio, com o objetivo de evidenciar um dos problemas que mais afeta os alunos na idade acadêmica: Dificuldades no processo da leitura e escrita dos discentes do 1º ano do ensino médio da Escola Esmerina Boa-Habib no município de Abaetetuba-PA. Pode-se acrescentar, ainda, que apesar de muitos alunos passarem para séries posteriores estes ainda muitas vezes não sabem se expor através da oralização da leitura de textos escritos, apresentando um insuficiente desenvolvimento diante de seminários, entrevistas, debates, apresentações teatrais, entre outros. No decorrer da execução deste trabalho pode-se observar que outros fatores também influenciam para esta realidade, dentre eles está o descaso de algumas famílias em incentivar a leitura de seus filhos. Além disso, a escola que também deveria dar suporte aos docentes, deixa muito a desejar, esquecendo-se do compromisso perante a essa problemática no ensino-aprendizagem. Contudo, há aqueles que buscam novas práticas pedagógicas e, consequentemente, conseguem atingir um resultado favorável perante seus alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino da língua portuguesa para os alunos surdos do ensino fundamental maior da escola municipal “Dr. Anthódio Barbosa” em Tomé Açu/PA(2017) GONZAGA, Marlene de Nazaré da Silva; CARVALHO, Márcia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955O presente trabalho foi desenvolvido numa escola pública regular de ensino fundamental maior no município de Tomé-Açu/PA, que tem em suas turmas alunos surdos. Pretende analisar o processo de ensino- aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos através da coleta de dados por meio de um questionário aplicado aos professores de língua portuguesa e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE); bem como explicitar as possibilidades e dificuldades vividas tanto pelos alunos surdos quanto pelos professores no que concerne o ensino da língua portuguesa para alunos surdos observando-se as metodologias para o ensino desta. Como aporte teórico para este trabalho temos: Quadros (1997; 2004; 2006 e 2008), Reily (2007), Goldfeld (1997), Perlin (1998), Silva (2002), publicações do MEC (1979, 1997, 2002), entre outros da área, bem como as vertentes mais correntes atualmente encontradas por meio de leituras de artigos científicos e outras publicações disponíveis que possibilitaram o desenvolvimento do estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para o aluno surdo: uma análise na escola E. E. F. E M. Cristo Trabalhador em Abaetetuba-PA(2019-12-17) FERREIRA, Naylane da Costa; MELO, Rosileide de Jesus de Sousa; http://lattes.cnpq.br/3386237933997482A referida pesquisa visa conhecer quais os procedimentos didáticos pedagógicos são utilizados no ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos, especificamente, os alunos do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cristo Trabalhador, localizada no município de Abaetetuba/PA. Para tanto, utilizou-se do procedimento técnico denominado pesquisa participante. Na qual uma pesquisa parte do contato entre pesquisadores e membros das situações investigadas. A coleta de dados foi através da entrevista e observação. A pesquisa está organizada em capítulos, onde o primeiro trata do percurso histórico educacional dos surdos; o segundo capítulo vem trazer inovações para o ensino do Português para alunos tais alunos; e por fim, relato no último capítulo os métodos utilizados atualmente no ensino do Português.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O gênero conto nos anos finais do ensino fundamental: leitura e produção de texto(2023-08-03) SANCHES, Murilo Henrique da Cruz; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859Este trabalho apresenta como tema O gênero conto nos anos finais do ensino fundamental: leitura e produção de texto. O estudo tem como objetivo geral analisar o gênero conto como estratégia de aprendizagem no desenvolvimento de habilidades de leitura e produção de texto e objetivos específicos: Identificar as características do gênero conto; compreender a importância do gênero conto para os processos de leitura e produção textual; desenvolver uma proposta de intervenção didática para o desenvolvimento de habilidades de leitura e produção de texto, com alunos do 9º. ano por meio do gênero conto. O referencial teórico-metodológico está baseado na visão de sequência didática segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Zabala (1998); nos gêneros do discurso na visão de Bakhtin (1997) e Antunes (2002); no gênero conto embasado em Costa (2014) e Gotlib (1990); nos trabalhos sobre tipologias textuais de Marcuschi (2008) e em orientações da Base Nacional Comum Curricular BNCC (2018), que traz propostas para o ensino de língua pautado no estudo dos gêneros. Posteriormente, após a aplicação da SD, a segunda parte do trabalho, será comprovado que o aluno alcançou o conhecimento da estrutura, características e função social do gênero conto; compreendeu a relevância desse gênero como estímulo à leitura e escrita; e foi capaz de produzir um conto de forma competente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Gênero tirinha: propostas de intervenção didática para alunos do 6° ano do ensino fundamental(2023-07-19) ANJOS, Cibele Menezes dos; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098O trabalho em questão se insere na subárea ensino-aprendizagem tendo como objeto de pesquisa o gênero tirinha. Além da pesquisa qualitativa houve também a pesquisa bibliográfica e metodológica que é uma pesquisa objetiva em que apresenta caminhos, métodos e técnicas utilizando a tirinha como recurso pedagógico. Este trabalho foi fundamentado nas contribuições dos pensamentos de alguns teóricos como: Marcuschi (2008); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); Koch e Elias (2008); nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1998) e por fim Ramos (2017). Nessa pesquisa, as propostas de atividades para o ensino-aprendizagem foram divididas em eixos, em que cada um contará com um total de 2 aulas, sendo que haverá uma tirinha em cada eixo para o desenvolvimento das atividades. Com isso, o objetivo geral dessa pesquisa será desenvolver proposta de intervenção didática para o ensino de língua portuguesa com o gênero tirinha para alunos do 6°ano do ensino fundamental, a considerar os eixos de leitura transversal, gramática e produção do gênero. Dessa forma, as propostas foram divididas em três eixos: a) leitura transversal; b) gramática e c) produção do gênero tirinha em que os alunos serão convidados a produzir o gênero em tela. Sendo assim, esse trabalho se deu pela ampla possibilidade de utilizar o gênero tirinha no ensino e espera-se que essa pesquisa possa despertar novas perspectivas de explorar o gênero tirinha na sala de aula, contribuindo com o professor (a) nas formulações de propostas didáticas na disciplina de língua portuguesa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A leitura dos contos de fadas como processo de reflexão no ensino e aprendizagem de qualidade aos escolares do 5º ano(2015) SANTOS, Ana Maria Azevedo dos; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Este trabalho tem como objetivo geral mostrar que o processo de leitura infantil com dinamismo possibilita que a criança adquire um maior interesse e curiosidade para uma melhor compreensão no processo de ensino e aprendizagem. Ligado à leitura dinâmica constitui um importante recurso para que o aluno do 5º ano consiga despertar a motivação e tenha condições de desenvolver com habilidades e competências as atividades desenvolvidas pelo professor de Língua Portuguesa. Quanto o objetivo específico é de mostrar que o recurso metodológico relaciono a leitura dinâmica, pode ser útil no sentido de desenvolver, interpretar e contextualizar melhor o processo da mesma; verificar que a criança tem um melhor a aproveitamento no processo de ensino e aprendizagem quando incluem diversos personagens que desperta nela a curiosidade, a motivação e o interesse pelo aprender e ainda, buscar e analisar que a criança aprende melhor vivenciando atrelada numa metodologia que seja capa de despertar nela a interpretação com teatro de personagens como cinderela, Branca de Neve, a bela e a fera e outros contos de fadas, onde seja possível inseri-la nesse contexto para que aguce sua curiosidade. Nesse sentido, introduz como metodologia uma pesquisa de caráter bibliográfico como Solé (1987), Kleiman (2001), Lajolo (2002) , Teicher (1941), Scoz (1994) e Patto (1990 .). Outros autores, também, são abordados ao longo do texto cujas citações e considerações enfatizam e enriquecem ainda mais o tema referente à leitura dinâmica. Quanto à justificativa, o tema supracitado mostra que os educadores devem levar para a sala de aula uma metodologia voltada para o processo de leitura com dinamismo de modo a envolver a criança num mundo em que venham aflorar nela motivação, interesse e curiosidade, adquirindo o habito de leitura a fim de que possa desenvolver outras habilidades que todo esse processo metodológico pode favorecer.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A literatura infantil no ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista(2019-12-17) MOURA, Jacyara do Socorro de Campos; MELO, Rosileide de Jesus de Sousa; http://lattes.cnpq.br/3386237933997482É crescente o ingresso de pessoas com deficiência na escola regular, graças aos processos de inclusão que tornaram esses ambientes reestruturados e adaptados para receber a diversidade dos estudantes, entre eles as pessoas com Transtorno do Espectro Autista, que tem sua incidência cada vez maior. Por isso, é preciso discutir metodologias para que esse ingresso em sala de aula ocorra com sucesso. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como a literatura infantil é relevante no ensino-aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório realizado, através de estudos bibliográficos e qualitativos, na Creche Municipal Aldenora Ribeiro Araújo, na cidade de Abaetetuba-Pará. O estudo estabelece a importância da contação de história, da exploração de literaturas de forma deleite ou direcionada e ainda da importância do meio cultural e social para a pessoa com TEA. Por meio da rotina de atividades que incluía diariamente a leitura e a literatura infantil foi possível analisar o desenvolvimento do aluno alvo afetado pelo transtorno e seu notável desenvolvimento de sociabilização e oralidade, que era sua área mais prejudicada. A literatura infantil então se destaca como facilitadora no processo de ensino-aprendizagem de alunos autistas de forma a desenvolver processos cognitivos nas áreas afetadas estimulando o conhecimento e proporcionando maior interação do individuo para com o mundo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A obra “o doador de memórias” como artifício de sedução didática no processo de ensino-aprendizagem para o aprimoramento das práticas de leitura(2018-06-28) QUARESMA, José Wilker Machado; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Este estudo buscou evidenciar a literatura distópica como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem no âmbito do Projeto Universidade Aberta de Abaetetuba (P.U.A.A.), com o intuito de instigar os alunos a ampliarem a prática de leitura, uma vez que estarão se preparando para realizar provas de vestibular, a exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o qual exige habilidades para analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a função e a estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e percepção, bem como desenvolver métodos de ensino tencionados a aguçar o senso crítico dos discentes para que possam refletir e intervir na sociedade. Para tanto, o objetivo central deste estudo pautou-se em utilizar o gênero distopia como artifício de sedução didática no processo de ensino-aprendizagem na aula de língua portuguesa, visando desenvolver habilidades crítico-reflexivas dos alunos a partir da análise da obra “O Doador de Memórias”. A pertinência desta pesquisa se ancorou em um plano de investigação mediante a abordagem qualitativa na perspectiva da Análise de Discurso Crítica (ADC), pois esta possibilita descrever e compreender os fatos sociais dando consistência e autenticidade, além de preocupar-se com um nível de realidade particular que, no caso dessa pesquisa, também pode ser quantificado. Destarte, para subsidiar o referido estudo, contamos com as contribuições dos aportes teóricos que vem discutindo a temática em foco, a saber: Adorno (1995), Freire (1989), Lowry (2014), Van Dijk (1998). Desse modo, tendo ciência da carência dos estudos de obras literárias não convencionais no âmbito escolar, nos lançamos no desafio de analisar como as literaturas distópicas contribuem para um aprendizado nevrálgico e emancipatório, suscitando o pensamento crítico dos alunos acerca da barbárie, do totalitarismo e dos demais regimes opressores, lançando sempre um enfoque reflexivo. Para tanto, a execução do projeto de intervenção pautou-se no aprimoramento das práticas de leitura dentro de um parâmetro contextualizado por meio de diferentes abordagens que objetivaram dar condições para que esses alunos se apropriassem do conhecimento e construíssem em suas próprias convicções e percepções acerca das realidades que os cercam.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um olhar reflexivo sobre a avaliação de aprendizagem no ensino de língua portuguesa em uma escola quilombola de Moju(2019-02-15) ESPÍRITO SANTO, Renata Ferreira do; NONATO, Rejane Santos; http://lattes.cnpq.br/6031334183229142O presente trabalho é uma abordagem do processo de avaliação no ensino de Língua Portuguesa da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Nossa Senhora da Conceição”, tendo como problema de pesquisa saber se o processo avaliativo é utilizado de maneira que facilite o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem do aluno quilombola de acordo com a Resolução CNE/CEB 08, de Novembro de 2012. – Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Além disso, tem como objetivo principal compreender o processo avaliativo do ensino de língua portuguesa de uma escola quilombola. Realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa definindo-se em um estudo de caso, no qual, foi efetivada uma pesquisa in lócus, e para coletar dados para análise foi realizado aplicação de questionário aberto com professor. Dessa forma, a análise dos dados coletados possibilitou uma compressão do processo avaliativo do aluno quilombola, compreendido como um processo de averiguação de apreensão de informação, que possibilita ao professor identificar o nível de aprendizagem do aluno, o qual utiliza a avaliação formativa demostrando conhecimento sobre a mesma, e os seguintes instrumentos avaliativos: exercícios, seminários, provas entre outros e critérios avaliativos com: iniciativa, assiduidade, resolução de atividades em classe e provas bimestrais, favorecendo o desenvolvimento do ensino aprendizagem do aluno quilombola por meio da intervenção e adaptação dos seus métodos avaliativos ao contexto sociocultural dos mesmos. Utilizamos como aporte teórico, Antunes (2011; 2003; 2008), Bloom (1983), Haydt (2008), Luckesi (1997; 2001; 2002; 2005; 2011), Rabelo (1998), entres outros autores que discorrem sobre a avaliação da aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita(2023-08-03) SANTOS, Elisama Oliveira dos; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O presente trabalho tem como título Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita. A autobiografia é um gênero textual de tipologia narrativa em que uma pessoa real faz uma retrospectiva de sua própria existência, enfatizando sua individualidade. O estudo é uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo geral apresentar uma proposta de intervenção didática para o desenvolvimento da leitura e da escrita no 9º ano do ensino fundamental a partir do gênero autobiografia. Para alcançar esse objetivo, pretende-se compreender as características do gênero textual autobiografia e mostrar como esse gênero textual pode contribuir para o desenvolvimento de leitura e escrita no ensino fundamental. Esta proposta didática certamente contribuirá de forma positiva oferecendo suporte aos professores em sala de aula e favorecendo o desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos. O estudo é fundamentado em estudos de Bakhtin (1997), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Lejeune (2008).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A tradução interlingual de fábulas para o ensino de português escrito no fundamental maior(2021-10-08) SILVA, Adrielly de Kássia Silva da; CARVALHO, Márcia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955; https://orcid.org/0000-0001-6278-2667Este trabalho tem por objetivo promover a inclusão de discentes surdas e surdos de escolas públicas. Tendo como base teórica os estudos de Quadros e Karnopp (2004); Dizeu e Caporali (2005) que investigam a língua gestual-visual, ou seja, língua de sinais, sua importância no processo de construção da pessoa surda e sua definição como língua da comunidade surda brasileira. Esta pesquisa também expõe a necessidade de profissionais Tradutores e Intérpretes de língua de sinais no sistema educacional. A partir de Lacerda (2009, 2013); Fernandes e Rios (1998) enfatizamos que há carência, não somente no ambiente escolar, mas em vários espaços sociais. Como proposta pedagógica foi sugerida uma Sequência Didática Comentada (SDC) para trabalhar o ensino do gênero textual fábula o qual visa contribuir com o ensino do Português escrito para discentes surdas(os) do 6º ano do Ensino Fundamental Maior da escola Benvinda de Araújo Pontes no município de Abaetetuba-Pa. Esta proposta envolve a Tradução Interlingual Português-Libras de uma fábula infanto-juvenil ressaltando a importância do trabalho com a Literatura Surda como recurso pedagógico a favor da inclusão nas escolas favorecendo o resgate da história e da cultura surda.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso das mídias digitais como ferramenta de ensino da Língua portuguesa(2019-02-04) ALMEIDA, Aline Rocha de; NONATO, Rejane Santos; http://lattes.cnpq.br/6031334183229142Este trabalho tem por objetivo verificar de qual forma as mídias digitais são utilizadas para o ensino de língua portuguesa, tendo como cenário de pesquisa uma turma de 9º ano da Escola de Ensino Fundamental São Francisco Xavier no município de Barcarena-PA. Dentre os objetivos específicos pretende-se verificar as metodologias de ensino que incluem as mídias digitais nas aulas de Língua Portuguesa, identificar os gêneros digitais que são trabalhados em sala de aula e avaliar o nível de domínio dos alunos sobre as tecnologias digitais. O estudo foi realizado com base em uma pesquisa bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica, enfocando as ideias de diversos pesquisadores da área, como KENSKI (2012) e SOARES (2002), e realização de pesquisa qualitativa que utilizou como instrumentos de coleta de dados: Questionário elaborado e aplicado aos alunos e realização de entrevista com a professora de português da turma e como fonte documental o plano de ensino de Língua Portuguesa. Na realização da pesquisa qualitativa do processo do ensino da língua portuguesa, há três vertentes que devem ser consideradas, a primeira é o plano de ensino da disciplina de língua portuguesa e como é feita sua aplicabilidade em sala de aula; a segunda vertente são os alunos que estão no processo de transição do ensino fundamental para o médio e compõem uma atual geração orientada pela tecnologia e por todos os fatores emergentes nas redes sociais e; a terceira são os professores, analisando como as mídias digitais participam do ambiente escolar e quais metodologias são utilizadas como ferramenta de ensino. Observou-se que o plano de ensino compõe na sua grade curricular a inclusão de gêneros digitais, tais como: textos multimodais, slogan e infográficos. Os alunos possuem acesso as mídias digitais através do seu aparelho celular pessoal, no entanto, são utilizadas de forma meramente instrumental, entretanto, aspiram por escolas que capacitem seus professores nas tecnologias digitais, tornando-os dispostos a ultrapassar as barreiras que a escola pública enfrenta, levando-os a se desconectarem das práticas pedagógicas obsoletas, conectando esses alunos à nova era, novos gêneros e novas tecnologias.