(2023-03-02) CARMO, Maria do Pilar Melo do; PASCOAL, Rosana Moraes; http://lattes.cnpq.br/0935591532586126; https://orcid.org/0000-0002-1321-0045
Este estudo tem por objetivo compreender os desafios enfrentados por professores e alunos no processo de ensino aprendizagem em espanhol na escola pública ribeirinha Maria Regina Aquime no município de Cametá/Pá. Para desenvolver este estudo, realizamos um trabalho de investigação de pesquisa qualitativa e quantitativa utilizando questionários que se aplicou a uma professora da rede publica municipal de ensino e aos alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola lócus de investigação. Os dados coletados, juntamente com a fundamentação teórica, revelam que professores e alunos enfrentam desafios e dificuldades de caráter material e pedagógico. Para sustentar teoricamente este estudo, optamos pela teoria humanista de Paulo Freire (1996), Marciel (2006), Chaves (2009), Hage (2010) e Loureiro (2015), entre outros estudiosos.