(2024-11-28) PINTO, Adriano Sanderson Ramos; RODRIGUES, Odileuza dos Santos; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480
Este artigo tem como objetivo desenvolver um protótipo que utiliza
aprendizado de máquina e visão computacional para auxiliar psicólogos a
reconhecerem as expressões faciais e analisarem as emoções durante o
atendimento de pacientes. A pesquisa de campo realizada foi de cunho
qualitativo, desenvolvida em uma Instituição de Ensino privada no Município
de Canaã dos Carajás-PA. Participou da pesquisa uma psicóloga que presta
atendimento para alunos e familiares na instituição. Os dados do teste foram
coletados e analisados a partir de uma avaliação aderente a norma ISO/IEC
25010 conduzida pela profissional. Espera-se que essa ferramenta possa
auxiliar os psicólogos a reconhecerem as expressões e emoções que seus
pacientes estejam sentindo, visando buscar meios para ajudá-los efetivamente.