Graduação - CABAE
URI Permanente desta comunidade
Campus de Abaetetuba /
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando Graduação - CABAE por Autor "ALMEIDA, Aline Rocha de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso das mídias digitais como ferramenta de ensino da Língua portuguesa(2019-02-04) ALMEIDA, Aline Rocha de; NONATO, Rejane Santos; http://lattes.cnpq.br/6031334183229142Este trabalho tem por objetivo verificar de qual forma as mídias digitais são utilizadas para o ensino de língua portuguesa, tendo como cenário de pesquisa uma turma de 9º ano da Escola de Ensino Fundamental São Francisco Xavier no município de Barcarena-PA. Dentre os objetivos específicos pretende-se verificar as metodologias de ensino que incluem as mídias digitais nas aulas de Língua Portuguesa, identificar os gêneros digitais que são trabalhados em sala de aula e avaliar o nível de domínio dos alunos sobre as tecnologias digitais. O estudo foi realizado com base em uma pesquisa bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica, enfocando as ideias de diversos pesquisadores da área, como KENSKI (2012) e SOARES (2002), e realização de pesquisa qualitativa que utilizou como instrumentos de coleta de dados: Questionário elaborado e aplicado aos alunos e realização de entrevista com a professora de português da turma e como fonte documental o plano de ensino de Língua Portuguesa. Na realização da pesquisa qualitativa do processo do ensino da língua portuguesa, há três vertentes que devem ser consideradas, a primeira é o plano de ensino da disciplina de língua portuguesa e como é feita sua aplicabilidade em sala de aula; a segunda vertente são os alunos que estão no processo de transição do ensino fundamental para o médio e compõem uma atual geração orientada pela tecnologia e por todos os fatores emergentes nas redes sociais e; a terceira são os professores, analisando como as mídias digitais participam do ambiente escolar e quais metodologias são utilizadas como ferramenta de ensino. Observou-se que o plano de ensino compõe na sua grade curricular a inclusão de gêneros digitais, tais como: textos multimodais, slogan e infográficos. Os alunos possuem acesso as mídias digitais através do seu aparelho celular pessoal, no entanto, são utilizadas de forma meramente instrumental, entretanto, aspiram por escolas que capacitem seus professores nas tecnologias digitais, tornando-os dispostos a ultrapassar as barreiras que a escola pública enfrenta, levando-os a se desconectarem das práticas pedagógicas obsoletas, conectando esses alunos à nova era, novos gêneros e novas tecnologias.