Curso de Língua Espanhola - CABAE
URI Permanente para esta coleção
Campus de Abaetetuba /
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando Curso de Língua Espanhola - CABAE por Orientador "SOARES, Ana Cláudia Melo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Las películas literarias como estrategia para el desarrollo del componente sociocultural en la enseñanza y aprendizaje del español como lengua extranjera (e/le)(2018-05-28) MELO, Luiza Antônia Cardoso de; SOARES, Ana Cláudia Melo; http://lattes.cnpq.br/9329463403223387Este trabalho tem como tema “o uso de filmes e textos literários no ensino/aprendizagem do E/LE”. A abordagem é na Linguística Aplicada com ênfase no ensino/aprendizagem E/LE. O problema que norteia este trabalho está na questão: Por que o uso de filmes e textos literários nas aulas de E/LE são importantes estratégias para o desenvolvimento da competência sociocultural? Assim, o objetivo consiste em propor a reflexão a respeito de estratégias com o uso de filmes e de textos literários nas aulas de E/LE para desenvolver a competência sociocultural. Apresenta base teórica de conceitos de: Ensino/aprendizagem de E/LE baseado em Moraes (2010), López (1997) entre outros; O uso de filmes e de textos literários no ensino aprendizagem de E/LE foi baseado em Cândido (1995), Jiménez (1996), entre outros; O Componente Sociocultural foi baseado em Eagleton (1943/2011), Sganzerla (2013), entre outros. É uma pesquisa bibliográfica e de natureza qualitativa. As propostas de atividades foram desenvolvidas baseadas nos filmes “O Labirinto do Fauno” e “Pantaleão e as visitadoras”. Por fim, se concluiu que o trabalho com o uso de filmes e de textos literários pode ser uma ferramenta fundamental, já que nos permite utilizar, adaptar e criar atividades de grandes obras literárias; é válido ressaltar que a leitura gera prazer e que se bem aplicada no ensino de línguas potencializa a aprendizagem.