Curso de Língua Espanhola - CABAE
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Navegando Curso de Língua Espanhola - CABAE por Orientador "PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Censura y resistencia en la literatura infantil argentina: reflexiones sobre los cuentos de Laura Devetach y Elsa Bornemann(2016) FARIAS, Laura da Silva; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361No presente trabalho se fará uma investigação acerca dos mecanismos de resistência identificados nas obras La torre de Cubos, (1966), de Laura Devetach e Un elefante ocupa mucho espacio, (1975), de Elsa Bornemann, especificamente nos contos “La torre de cubos” e “La planta de Bartolo”, da primeira autora, e “Un elefante ocupa mucho espacio” e “Caso Gaspar”, da segunda. Neles é possível identificar a presença de uma linguagem simples que ao mesmo tempo consegue abordar temas muito complexos, como por exemplo: a exploração, o preconceito e o desrespeito. O objetivo central é analisar, em perspectiva histórica, um conjunto de contos pertencentes a livros censurados pela Ditadura Argentina (1976-1983), procurando refletir sobre os mecanismos éticos e estéticos de resistência ao autoritarismo. O estudo tem como base teórica principal o ensaio Narrativa e resistência”, capitulo do livro Literatura e Resistência (2002), de Alfredo Bosi.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El estudio de la Lengua Española a través de las leyendas de Amazonía: una secuencia didáctica en clase con los estudiantes de la EJA(2016) COSTA, Lilian Nunes da; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361A Cultura amazônica é extensa, e já sofreu uma desvalorização significativa, devido à influência de outras culturas. Por esta razão, o trabalho das lendas da Amazônia em nossas escolas é uma forma atraente para descobrir e voltar a esta cultura, acreditamos que, com sua magia e encanto possamos despertar a vontade de adquirir um forte e um melhor conhecimento da região, e também fazer com que seja possível a realização de atividades dinâmicas que promovem a compreensão dos textos e do mundo da Amazônia a partir da perspectiva de cada aluno das turmas de educação de jovens e adultos (EJA). A pesquisa em questão pretende mostrar como a nossa cultura é rica e tem de ser avaliada, assim como estimular o interesse pela leitura, permitindo o conhecimento de lendas da região com o objetivo de despertar nos alunos uma visão crítica da realidade utilizando a sequência didática como suporte.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El imaginário del hombre Amazónico: La explicación de la realidad por el fantasioso(2017-04) SANTOS, Vicente de Paulo Rodrigues dos; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361O presente trabalho tem o objetivo de apresentar e analisar o comportamento do homem amazônico mediante a explicação de sua própria realidade, por intermédio do imaginário proveniente do contato com a natureza e suas experiências de vida. O mundo fantástico e misterioso da Amazônia se tornou fonte das criações abstratas do homem dessa região, entretanto, buscando reaproximá-la dos acontecimentos reais do cotidiano. O conto “Acauã”, de Inglês de Souza, elucida de maneira fiel esse imaginário do homem amazônico, buscando explicar pelo fantasioso a origem e porque das coisas, definindo desse modo, a passagem atemporal de uma cultura rica em saberes da floresta, passada de geração a geração.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El papel de la literatura y de la cultura en la enseñanza de lengua española: la leyenda como herramienta(2016) VASCONCELOS, Alessandra dos Santos; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Este artigo tem como objetivo apresentar a importância que a cultura e a literatura ocupam no ensino de língua espanhola. Pretende mostrar também que a utilização de textos literários em sala de aulas, permitem ao aluno conhecer valores que estão incluídos em seus conhecimentos culturais. E que a lenda é uma ferramenta fundamental para esse ensino, pois suas características são capazes de desenvolver nos alunos as competências linguísticas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La autonomia del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española(2017) FERREIRA, Eraldo do Couto; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Neste artigo busca-se enfatizar a importância da autonomia do estudante no ensino e aprendizagem de língua espanhola, na rede básica de educação. Para a elaboração deste artigo foram selecionadas e analisadas as ideias de autores como Paiva (2006), Silva (2008), Monteiro (2012), Filho (2002), Moita Lopes (2005), e outros mais que discorrem a respeito da importância do trabalho cooperativo na busca de uma aprendizagem mais eficiente, embasado na autonomia do aluno. Apoiado nesses autores buscou-se conceituar ensino, aprendizagem e autonomia, distinguir o papel de professor e do aluno nesse processo, para alcançarem o objetivo esperado, e sugerir algumas ferramentas importantes que contribuirão para o exercício da autonomia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La Ciudad de las Bestias: literatura para la comprensión lectora del 1º año de la enseñanza media en clase de E/LE(2017) DIAS, Érica Conceição Silva; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361As leituras de obras literárias revelam ser um eficiente instrumento de aprendizagem, conhecimento, mudança de pensamento e assim por diante para alunos, professores e para a sociedade. Esse artigo tem como objetivo mostrar a importância e as vantagens que a leitura em geral e das obras literárias em específico trazem para a vida de um individuo, pois quando realizada de forma correta se torna uma das maneiras mais eficaz para a formação, crescimento pessoal e intelectual, para a atuação ativa e crítica frente à sociedade e aos diversos contextos no qual se encontrar, ainda adquire uma coisa que é muito importante em todo esse processo conhecida como compreensão leitora, adquirida a partir do costume de ler, em outras palavras a compreensão leitora é o ato de ler bem e interpretar o que está escrito nos livros, é saber decifrar o que está nas entrelinhas, compreender o mundo dos personagens e o seu próprio. Falar de literatura é um pouco complexo e se torna difícil porque cada pessoa tem seu próprio conceito do que é, assim como trabalhar as mesmas em sala de aula se torna um desafio ainda maior para os professores tanto pela falta de interesse dos alunos como pela falta de costume dos professores com a leitura, também pela maneira como trabalham, tornando um pesadelo para todos, por isso se deve saber que obra utilizar para cada público.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La figura femenina en la obra “Bodas de Sangre” de Federico Garcia Lorca(2016) ALVES, Géssica Alanna dos Santos; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361A presente pesquisa tem por finalidade fazer uma reflexão sobre qual o papel da mulher na sociedade. A partir da analise da obra Bodas de Sangre de Federico Garcia Lorca, que é uma obra onde o autor nos apresenta a mulher de uma maneira muito distinta; adiante mostrar qual é a visão do autor a respeito da figura feminina, como ele expõe na obra o género feminino. Os resultados deste estudo revelam que Lorca nos apresenta a mulher de uma forma muito para a época que a obra foi lançada, uma vez que o machismo impera na sociedade a décadas ate nossa atualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La importancia de la leyenda en las clases de Español como LE(2016) CARDOSO, Edinaldo Negrão; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361O propósito desta pesquisa está baseado em analisar a importância da lenda na aula de língua espanhola como LE, uma vez que o interesse por este tema também se dá porque queremos estimular os alunos a conhecerem melhor as lendas por meio da aula de língua espanhola, apresentando para eles, propostas didáticas e, que se constituam significativas para sua aprendizagem, estimular leituras, escrita e discursões dos fatos sobrenaturais que são parte dos enredos destes textos, estimular pesquisas a de novas lendas, da região onde vivem os alunos. Por meio da leitura e discursão da lenda, os alunos poderão identificar traços que são referentes à sua cultura para, em seguida, estabelecer diversos diálogos em grupos. Espera-se que a partir das atividades desenvolvidas com elas, os alunos se identifiquem com a língua e se transformem em agentes pesquisadores de sua própria história e de seu próprio conhecimento, que ele tem e não sabem de onde se originam y como buscá-los. Este trabalho está apoiado como base teórica de alguns autores como Jonathan Culler (1999), Cámara Cascudo (1993), Thompson (1998), Geertz (2008), e outros. Esses que têm grande contribuição para o estudo de conceitos como, lenda, cultura e Literatura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La música como herramienta de apoyo para el abordaje de temas transversales en clase de Español(2017) BARROS, Joel Nunes de; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361O seguinte trabalho tem o objetivo de apresentar música/canção como material autêntico na abordagem de temas transversais, sendo estes importantes para desenvolver o senso crítico dos alunos nas aulas de espanhol como língua estrangeira (ELE) para o ensino fundamental e médio. Tal ferramenta de aprendizagem possibilitaria a incorporação de novos conceitos, produção de opiniões dos alunos e, consequentemente, fazer com que os mesmos possam refletir sobre os acontecimentos em sociedade. Os temas transversais associados às músicas/canções serviriam para criar ambientes mais atrativos e motivadores, ao mesmo tempo em que se aproveitariam novas formas de aprender língua espanhola.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La música en la clase: un análisis del manual didáctico de Español de la enseñanza media(2018) FARIAS, Deuziane da Costa; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Este artigo é alicerçado em um estudo de cunho bibliográfico, que apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar, refletir e demonstrar o uso e a abordagem da música presente no livro didático da escola pública que são utilizados nas aulas de espanhol, se permitem ou não um aumento significativo da capacidade de interpretação e criticidade dos alunos. Além de saber se a metodologia utilizada é capaz de estimular uma reflexão social e desenvolvimento intelectual dos mesmos. Para isso, utilizamos como corpus de estudo, a coleção "confluência" de livro didático de Língua Estrangeira Moderna: Espanhol, aprovado pelo PNLD/2016. Nesta pesquisa foi utilizado como base teórica, autores que discutiram a importância da abordagem e presença da música nas escolas, tais como: Paulo Freire (1992), Georges Snyder (1994), Marcia Faria (2001), Martins Ferreira (2010), Julia Hummes (2014), Marisa Fonterrada (2014), Assim como aqueles que se ocupam em desenvolver e discutir estratégias que contribua para formação de estudantes mais autônomos e verdadeiramente libertos, como, por exemplo: Paulo Freire (2009),Casemiro Campos (2012), entre outros. Bem como os documentos oficiais que institui a educação em língua espanhola e o ensino médio: LDBEN, PCNEM, PCN+, y PNLDEM. Após a pesquisa realizada nos três volumes da coleção "confluência" se concretizou a ideia de que a música é um produto cultural favorável ao desenvolvimento crítico, reflexivo e sócio intelectual dos estudantes de língua espanhola na sala de aula e na sociedade Além disto, sua presença nos livros didáticos do ensino médio, incentiva os alunos a prática e desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira, tais como: ouvir, falar, ler, escrever e traduzir.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La producción del cortometraje como herramienta para trabajar la literatura en las clases de español como lengua extranjera (E/ LE) por medio de cuento dos palabras(2017) SILVA, Tacíla Balieiro da; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Este artigo tem a finalidade de propor o ensino da literatura como ferramenta de aprendizagem nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE) através da produção do curta-metragem baseado na relação entre literatura e cinema, tendo em vista o carácter motivacional de cada arte. Considerando que, para o estudante, aprender uma nova língua é um mundo a ser descoberto e também, essa produção deve despertar nos alunos a necessidade de aprender algo com prazer. Uma proposta para o professor, a fim de refletir a presença de textos literários nas aulas de espanhol, explorando diferentes perspectivas de desempenho da literatura para que os alunos possam ser motivados a buscar o conhecimento e, consequentemente, o gosto pela leitura, especialmente aqueles que olhama literatura desdém.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La representación de la resistencia femenina en la obra “La razón de mi vida y otros escritos”(2018) COSTA, Samuel Possidônio Monteiro; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Este estudo explora como se dá a representação da resistência feminina na obra La razón de mi vida y otros escritos de Eva Perón (1996), que é a principal referência para esta investigação. É composto de uma combinação da análise bibliográfica de teorias que se refere à temática inquirida, e da obra. Para isso, pretende-se buscar nas teorias de resistência, através dos estudos de Alfredo Bosi (2002); e gênero, com base em Joan Scott (2008), Judith Butler (2007) e Pierre Bourdieu (2000); argumentos que possam facilitar o entendimento da questão principal para a produção deste estudo, que é a resistência feminina. Para que se possa entender os detalhes do processo de nascimento e sedimentação de uma personalidade que, apoiada em valores, propõe-se a contrariar o sistema social, y, com isso, compreender em que ações e como um indivíduo se torna um ser resistente. Com base nas análises da obra e das teorias, há a comprovação de que foi o caminho tortuoso trilhado por Eva Perón que produziu as condições para que surgisse uma mulher de caráter revolucionário que, à sua maneira, buscou a justiça social para os humildes, principalmente, as mulheres.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La traducción de la poesía para los estudiantes sordos de Español como lengua extranjera(2018) NUNES, Valéria Lima; CARVALHO, Márcia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955; https://orcid.org/0000-0001-6278-2667; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Esse artigo tem por finalidade apresentar o gênero poesia espanhola para os estudantes surdos brasileiros, ressaltando sua importância para a poesia traduzida que permitirá aos estudantes o contato com uma terceira língua. A poesia para pessoas surdas é um fenômeno excepcional que permite o desenvolvimento crítico, uma vez que a língua viso-espacial e o gênero literário caminham juntos para compreender as emoções. Portanto, no momento em que eles possam compreender o sentido das poesias espanholas traduzidas para sua Libras (Língua Brasileira de Sinais), os sentimentos poéticos serão como um diálogo construtivo, desde que eles possam se amparar em sua nacionalidade para ter contato com uma língua latina nesse caso, o espanhol como língua estrangeira. Os teóricos selecionados são: Octavio Paz (1956) “La poesía revela este mundo; crea otro”, uma obra relevante para a sociedade que utiliza palavras que expressam, de acordo com a realidade, a explosão de sentimentos decorrentes do autor para o leitor. Bellini (1997), que mostra como o fenômeno poético está relacionado com a experiência do ser humano; Eagleton (1998) o qual afirma que o pensamento literário não é somente o real ou fantasioso e, sim, por meio de uma linguagem peculiar; Quadros e SuttonSpence (2006) reforçam que os surdos compreendem melhor por meio de produções surdas; Berman (2007) aborda que a tradução não significa somente traduzir palavras, mas o sentimento deve estar inserido. Todavia, se tratando dos surdos no Brasil é respaldo a utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), conforme a Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, e o Decreto 5.626/2005.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Literarura y sociedad: un analice de la obra platero y yo por una perspectiva social(2016) RIBEIRO, Áurea Chagas; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Não há uma essência da literatura, devido à flutuação de seu juízo de valor ter relação com a sociedade vigente. Porém seus produtos promovem representações necessárias ao mundo e na formação do individuo critico, responsável e atuante na sociedade. Esse trabalho se ocupa em apresentar a importância da literatura, com o foco na obra Platero e eu com uma perspectiva social. A elaboração desse artigo se justifica inicialmente por haver poucos estudos que hajam investigado o fenômeno da literatura e sociedade sobre a obra elegida e porque a mesma é respeitada dentro do cânon da literatura espanhola. Os passos para arquitetar a construção de respostas primordialmente foram conceituar de modo simples a literatura, adotando a analise do grande critico literário marxista Terry Eagleton. Subsequentemente contornar o ponto de vista da critica inglesa e de Antônio Cândido para cimentar evidencias que aprovam a viabilidade da literatura no caráter social. Por fim, mas não por ultimo, demonstrar como a obra, objeto de estudo, defende esses papeis, analisando os efeitos de sentido para a formação dos valores.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Narrativas literarias en la Amazonia: la perpetuación de las costumbres de la Amazonia hispanohablante(2017) NONATO, Simone Maciel; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Este trabalho objetiva deslumbrar as diversas facetas que as narrativas amazônicas apresentam diante da função de perpetuar os costumes dos países que utilizam a língua espanhola como canal de comunicação e difusão de uma narrativa oral inspirada no território essencialmente amazônico. Narrativas orais que necessitam de registros escritos para que tantos conhecimentos interdisciplinares e multiculturais sejam eternizados para as futuras gerações. Dessa maneira, os registros são responsáveis pela difusão de saberes multiculturais em diversos países que fomentam assim, um respeito necessário entre culturas muitas vezes diferentes, no entanto essenciais para a construção e valoração da identidade cultural de cada leitor. Portanto, para representar este universo culturalmente repleto de grandes experiências, este trabalho apresenta a identidade amazônica impressa nas narrativas de Juan Rodríguez Pérez, com sua visão particular analisada por dois contos do livro “Nunca… me han gustado los lunes”. Narrativas que possuem o cenário amazônico como inspiração para as exposições das temáticas e para desenrolar das ações dos personagens, ou seja, um contexto muito propício para grandes possibilidades de inserção da literatura no processo de ensino da Língua Espanhola, tanto em aulas em escolas regulares quanto em aulas de Espanhol como Língua Estrangera.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Trabajando cuestiones sociales a partir del cuento “Pedro y la Mora” de Nuria Gómez Benet(2017) SANTOS, Carine Rodrigues dos; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361O ensino de Literatura em E/LE é algo a se discutir, tendo em conta que uma língua não e só gramatica ou linguística. As aulas de espanhol não podem trazer apenas isso como conteúdo. Mas em verdade, nota-se certo desinteresse em trabalhar a literatura nas aulas, pois faltam textos e questões que proporcionem ao aluno uma visão geral da língua. Como ensinar uma língua sem introduzir a cultura e os demais aspectos da mesma? Na verdade, pouco se fala sobre isso, há uma comodidade, até mesmo por parte de alguns professores, que se protegem atrás de uma gramática para não serem postos em dúvida com relação ao assunto, afinal com um material estático em mãos que pouco se modifica é menos trabalhoso apresentar uma aula de língua estrangeira. Logo, isso precisa deixar de acontecer. Portanto em diversos pontos desta produção aborda-se a importância de ter a literatura na aula de E/LE, e as condições para que isso venha a ocorrer.