Curso de Língua Espanhola - CABAE
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Navegando Curso de Língua Espanhola - CABAE por Orientador "PASCOAL, Rosana Moraes"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Desafíos en la enseñanza y aprendizaje de E/LE de los estudiantes en la educación fundamental-de los años finales(2023-03-02) SANTOS, Suzana Américo dos; PASCOAL, Rosana Moraes; http://lattes.cnpq.br/0935591532586126; https://orcid.org/0000-0002-1321-0045A Espanhol como língua estrangeira estudada nas redes públicas de ensino vem sofrendo grandes impactos por parte das amplas problemáticas existente, seja ela educacional ou política. Em invés dessas divergências, este trabalho tem como objetivo compreender quais os obstáculos encontrados no desenvolvimento de ensino-aprendizagem de E/LE por alunos que estão cursando o ensino-fundamental-anos finais, dessa forma podendo identificar e analisar os motivos e as causas que sucedem para a ocorrência dessas dificuldades encontradas durante a aplicação desse ensino. Nesse aspecto, os procedimentos da metodologia desse estudo estão voltados para revisão bibliográfica de ordem qualitativa com o intuído de conhecer quais os conceptos de determinados autores como, Weiss (1997), Antunes (2008), Alexopoulou (2012), Leffa (2016), Souza (2018), que abordam assuntos relacionado a essa temática e apresentar suas contribuições a respeito da mesma. Em detrimento dos obstáculos encontrados, pode-se notar que os desafios que os alunos encontram no ensino-aprendizagem são fatores comuns referente as escolas públicas de ensino básico, e que não há uma garantia de que essas dificuldades não faram parte da vivencia do aluno durante a sua caminhada no âmbito escolar. Em suma, para que se tenha suportes para trabalhar a língua espanhola como disciplina relevante para o desenvolvimento do aprendiz inserido na sociedade, que tem direto de ter um ensino de qualidade, requer uma ampla rede de apoio, principalmente depois da revogação de sua lei 11.161/2005, que mudou completamente o cenário da língua espanhola no Brasil.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La importancia de la cualificación docente en el uso de las tecnologías para la enseñanza de E/LE(2023-03-02) WANZELER, Maria do Carmo Pinto; PASCOAL, Rosana Moraes; http://lattes.cnpq.br/0935591532586126; https://orcid.org/0000-0002-1321-0045Em nossa sociedade cada dia mais buscamos novos conhecimentos para um melhor desempenho pessoal e intelectual para que tenhamos mais êxito em nossa vida, nas escolas não é diferente, diante disso, a proposta deste trabalho é contribuir para a formação e qualificação de professores tendo em vista os recursos tecnológicos disponíveis para a utilização do ensino de espanhol como língua estrangeira, buscando refletir sobre a necessidade do professor está em contínua formação diante de tantos desafios no processo educacional e todavia cabe sinalar que este artigo apresentará a educação no Brasil cronologicamente de 1980, 1990, 2000, 2010 e atualmente nas escolas, mostrando as diversas realidades vivenciadas nas escolas públicas brasileiras, a falta de formação professores, resultando numa série de dificuldades no processo de ensino, as dificuldades e desafios a partir do uso das tecnologias como ferramentas de ensino, sua importância e seu uso na sala de aula, que meio é mais usual e mais indicado para o professor utilizar em suas aulas, contribuindo desta forma com à qualidade da educação. A pesquisa a ser realizada é de natureza bibliográfica, onde serão utilizados livros, jornais, artigos científicos, trabalhos acadêmicos que abordem o tema supracitado, diante disso serão apresentados os seguintes teóricos que serão utilizados para desenvolver a escrita e seus respectivos estudos, começando com Kenski (1999), Moran (2009), Barton et al (2015), e Vilassol (2017). Nesse prisma, poderá ter uma aula mais dinâmica e interativa, despertando seu interesse e motivação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La interculturalidad en el proceso de enseñanza y aprendizaje del español: algunas reflexiones(2023-10-04) SILVA, Ádria James da; PASCOAL, Rosana Moraes; http://lattes.cnpq.br/0935591532586126; https://orcid.org/0000-0002-1321-0045O presente artigo trata acerca da educação intercultural como um fator primordial no processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola, já que ela é vista hoje como um elemento fundamental na construção e desenvolvimento do sistema social e educativo, comprometido com a construção democrática e a equidade dos diferentes grupos sociais. Com base nisso, o trabalho atual objetiva, explorar o conceito de interculturalidade, enfatizando seus aspectos que contribuem para o processo de ensino, além de desenvolver uma compreensão crítica da convivência intercultural no âmbito escolar. Em vista disso, se realizou uma pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo que verifica a relação entre realidade e objeto de estudo. Por fim, será mencionada as contribuições de Albó (2005), Schemelkes (2008), Candau (2012), Velasquéz e Paes (2018), entre outros que foram de grande relevância para o desenvolvimento deste escrito.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Los desafios que enfrentan e docentes y estudiantes en el proceso de enseñanza-aprendizaje del español en la escuela pública ribereña(2023-03-02) CARMO, Maria do Pilar Melo do; PASCOAL, Rosana Moraes; http://lattes.cnpq.br/0935591532586126; https://orcid.org/0000-0002-1321-0045Este estudo tem por objetivo compreender os desafios enfrentados por professores e alunos no processo de ensino aprendizagem em espanhol na escola pública ribeirinha Maria Regina Aquime no município de Cametá/Pá. Para desenvolver este estudo, realizamos um trabalho de investigação de pesquisa qualitativa e quantitativa utilizando questionários que se aplicou a uma professora da rede publica municipal de ensino e aos alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola lócus de investigação. Os dados coletados, juntamente com a fundamentação teórica, revelam que professores e alunos enfrentam desafios e dificuldades de caráter material e pedagógico. Para sustentar teoricamente este estudo, optamos pela teoria humanista de Paulo Freire (1996), Marciel (2006), Chaves (2009), Hage (2010) e Loureiro (2015), entre outros estudiosos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Mitos Cametaenses: una propuesta didáctica para la enseñanza de E/LE(2023-03-01) SANTOS, Ranielle Ferreira dos; PASCOAL, Rosana Moraes; http://lattes.cnpq.br/0935591532586126; https://orcid.org/0000-0002-1321-0045A realização desta pesquisa buscou desenvolver uma proposta didática para o ensino de E/LE no nível fundamental a partir dos mitos cametaenses. Por meio deste estudo se mostrará a importância dos mitos na vida cotidiana do povo cametaense e que os mesmos podem servir como apoio para trabalhar didaticamente o ensino de E/LE, pois além de valorizar a cultura local e, a utilização dos mesmos possibilitarão ao aluno compreender a língua meta a partir de sua realidade, tornando assim, o ensino mais significativo. O boto namorador e Matinta Pereira foram os mitos selecionados para se desenvolver a proposta didática, os mesmos foram selecionados a partir de estudos bibliográficos. Autores como Eliade (1972), Vygotsky (1998), Mocbel (2009) serviram como embasamento teórico. Ressalta-se que esta será de grande relevância pessoal, pois trará uma gama de aprendizado diante do que foi pesquisado e, terá ainda importância no campo social, pois acredita-se que trará contribuições para o processo de ensino e aprendizagem.