Curso de Língua Espanhola - CABAE
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Navegando Curso de Língua Espanhola - CABAE por Orientador "LIMA, Maria José Souza"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alfonsina Storni: Análisis de la representación de la mujer en los poemas capricho, tú me quieres blanca y bien pudiera ser(2024-06-27) RODRIGUES, Cássia Núbia Celso; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662O presente trabalho pertence a área da literatura e pretende analisar a representação da figura feminina nas composições poéticas Capricho, Tú me Quieres Blanca e Bien Pudiera Ser de Alfonsina Storni, o estudo será desenvolvido através de uma análise da escrita, do estilo e da forma da autora nos poemas em questão, incluindo a exposição de aspectos importantes na literatura e na poesia que contribuem para esta pesquisa. Por essa razão, o objetivo principal deste trabalho é analisar a representação da mulher nos poemas de Alfonsina Storni, contextualizando o período de sua produção, a fim de compreender a influência de suas visões sobre o papel da mulher na sociedade. Também examina os poemas de Alfonsina Storni e sua relevância na literatura latino-americana, além de identificar a voz poética feminina expressa nos poemas supracitados e descrever a representação e sua importância. Assim, a abordagem é de natureza qualitativa e bibliográfica para o conhecimento do objeto de estudo. Com base nisso, serão mencionadas as contribuições de Rocha (2013), Retamar (2020), Borges (1988), Paz; Stanton (1998), Beauvoir (2009), Bourdieu (2017), Martínez (1998) entre outros. Como resultado, foi possível perceber que a representação da mulher nos poemas de Alfonsina Storni contribui para um olhar mais crítico e reflexivo sobre o papel da mulher na sociedade desde a contribuição literária da autora, tendo em vista que a forma como ela expressa através da crítica sua experiência pessoal como mulher no contexto de sua época e a realidade que outras mulheres viviam.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análisis de la eroticidad en poemas de Pabo Neruda y Julia Santibáñez: una propuesta aplicada a un grupo del nivel superior en el campus de Abaetetuba-Pa(2023-06-30) ALMEIDA, Joelma Trindade de; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Este trabalho discute sobre a importância de utilizar poemas com temáticas eróticas para auxiliar no ensino da literatura aos docentes em formação do curso de língua espanhola, no ensino superior (E/LE). Inicialmente, observamos a carência que existe em se analisar e refletir sobre os poemas que contenham uma visão acerca das temáticas do erótico na Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus de Abaetetuba, que necessita ter um contato maior com esse tipo de texto literário. Para essa reflexão, nos baseamos em Cândido (2009), que trata do estudo da literatura como processo de formação do cidadão, a partir do ponto de vista social, Rodríguez (2005), que esclarece sobre o erótico e Chiama de Jones (2010), que nos mostra uma visão da importância de apresentar a literatura de uma maneira mais dinâmica para os estudantes, trazendo propostas de aplicação de atividades que despertem o interesse do aluno em aprender. A metodologia utilizada partiu da percepção em trabalhar textos eróticos no curso de Licenciatura em Letras – Língua Espanhola na UFPA os textos literários, logo realizamos a aplicação de um questionário com dez perguntas (três objetivas e sete discursivas) em uma turma do sétimo período do curso de Letras – Língua espanhola, na disciplina de textos literários, na UFPA, composta por 13 alunos, com a intenção de comprovar se os alunos tem consciência de como dos poemas “Cuerpo de mujer”, de Pablo Neruda e “Las dos”, de Julia Santibáñez. Como resultado, foi possível observar como a exploração de poemas com temáticas eróticas pode favorecer o processo de ensino dos estudantes, fazendo com que ampliem seus conhecimentos, conseguindo assim, analisar outros poemas eróticos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Androginia: la deconstrucción de género en Alejandra Pizarnik, un análisis de la obra Diarios (2013)(2019-12-06) REIS, Francidalva Araújo; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Tendo em vista a necessidade de contribuir com os escassos trabalhos que abordam a vertente: androginia-literatura, relacionados entre si e a relevância em tratar da luta das mulheres contra os estereótipos patriarcais, tanto em sociedade quanto no âmbito literário. Esta investigação objetiva abordar o carácter andrógino presente na poeta Alejandra Pizarnik, a qual realiza por meio deste elemento uma desconstrução de gênero manifestada em si própria como escritora e como mulher. Assim, o corpus analítico trabalhado será a segunda edição da obra Diarios (2013) constituída por 934 páginas, em que devido a tal extensão serão analisados especificamente os cadernos pertencentes aos anos de 1954; 1955; 1958; 1959; 1960; 1963; 1965;1968 y 1970. Os quais correspondem a momentos da vida de Pizarnik, onde os aspectos andróginos se encontram mais evidentes. De este modo, a presente pesquisa é de carácter qualitativo e tem como suporte teórico autores como Molina (2009), Butler (2003), Flores Depardieu (2017), entre outros. Se buscará evidenciar a aversão que a poeta demonstra aos estereótipos que a sociedade molda para o papel do homem e da mulher, onde rechaça em seu diário as mulheres que aceitam as imposições. Assim, o estilo andrógino de Alejandra Pizarnik constitui em uma forma de resistência às convenções sociais, em uma época na qual a mulher ainda ocupa um espaço de inferioridade tanto em sociedade quanto na literatura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aspectos de la decolonialidad en la visión de los vencidos de Miguel Léon-Portilla(2023-06-30) VIEIRA, Evair de Oliveira; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da decolonialidade na obra La visión de los vencidos de 1959, do autor mexicano Miguel Luis León Portilla. A obra retrata o processo da conquista do México, desde a chegada dos europeus até a queda do império Azteca que estava localizado na região. Utilizando uma abordagem de caráter qualitativo, buscamos identificar aspectos da decolonialidade, especificamente dando ênfase aos capítulos I, II, III, IV, V, IX e XV da obra, mostrando assim outra visão em relação a conquista da América Latina; sendo assim a investigação inclui a teoria de Bethell (1990) que também retrata a relação entre nativos e os europeus, além de Esteves e Zanoto (2010) que relata como se construiu o imaginário em relação o continente latinoamericano a partir da concepção europeia, assim como o autor O'Gorman (2006), entre outros que vão contribuir nesse estudo de análise teórica a partir de passagens da obra, com Avila (2021) que descreve a decolonialidade como uma proposta para confrontar o pensamento moderno, na atualidade tem grande importância na desconstrução dos conceitos impostos sobre povos marginalizados. Com isso, acreditamos que La visión de los vencidos é uma obra relevante, levando em consideração sua estrutura e relatos presentes em cada capítulo, que de acordo com Corrêa (2019) Léon-Portilla propõe a inversão da lógica eurocêntrica através de aspectos da decolonialidadeTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aura: la novela fantástica del autor Carlos Fuentes(2019-12-06) DINIZ, Poliana Serrão; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Culturele: una propuesta de juego de tablero para el aprendizaje de los contenidos culturales en ele(2023-06-30) CARVALHO, Obeden Ferreira de; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778O objetivo deste trabalho es una propor um jogo de tabuleiro cultura com setenta e duas fichas de perguntas e respostas para o ensino das culturas dos países de língua oficial espanhola. Estudos anteriores mostraram que o jogo é um dos meios de exploração de hábitos que se manifestam em todos os seres humanos. No entanto, as salas de aula poderiam ser espaços lúdicos de obtenção de conhecimento e cultura com atividades mais prazerosas e significativas. O professor deve recorrer a diferentes técnicas e métodos de ensino para transmitir e construir o conhecimento dos seus alunos. Então o jogo se constitui em um recurso didático com alto nível de riqueza que carrega informação, cultura, direitos e valores em uma aula de E/LE. Assim, esta análise tem como objetivo conhecer a influência das metodologias lúdicas na aprendizagem da cultura dos alunos de língua estrangeira, a pesquisas e baseia em uma abordagem qualitativa de hipóteses descritivas, comum a amostra de 20 alunos da instituição de ensino Universidade Federal Campus Abaetetuba Pará , para o qual foi aplicado o jogo de tabuleiro culturele e uma pesquisa com a atividade voltada para a cultura dos países de língua espanhola. Os efeitos indicaram significativos quanto ao interesse demonstrado pelos alunos quanto ao uso de jogos de tabuleiro para o ensino da cultura, portanto, conclui-se que as metodologias lúdicas favorecem o aprendizado cultural e promovem o desenvolvimento integral do indivíduo, tanto no aspecto físico, aspectos emocionais, sociais e intelectuais, favorecendo a observação, a reflexão e o espírito crítico, enriquecendo o vocabulário, fortalecendo a autoestima e desenvolvendo a criatividade. Para o desenvolvimento deste artigo, foram necessários autores que indagassem sobre cultura, brincadeiras e jogos de tabuleiro, bem como fundamentassem os temas discutidos. “Cultura”,Durão, (1999), López (2004), “Lúdico” Huizinga (2004), Fuentes (2008), Benítez(2010),“Board Game” De Paula Chaugurif (2008), Fernández games (1997), "Motivação" Friedmann(1970) Fringerman (1996) que foram fundamentais para o resultado deste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) De la literatura al cine: el amor en los tiempos del cólera y su adaptación cinematográfica(2018-08-30) RODRIGUES, Selma Suely Miranda; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778O propósito desta pesquisa é relacionar literatura e cinema através da análise da obra El amor en los tiempos del cólera de Gabriel García Márquez, e sua adaptação cinematográfica, dirigida pelo diretor Mike Newell. O principal objetivo, é demostrar de que forma foi tratada a obra no contexto cinematográfico, observando pontos como a narrativa, o narrador, os personagens, o tempo e espaço. Para isso, levamos a cabo uma abordagem de natureza bibliográfica, focalizando textos que abordam teorias que tratam do tema, como os estudos de Bautista (2001), Brito (2006), Noriega (2001), Pino (2005). A pesquisa desenvolveu-se em três momentos: Primeiramente presentou-se uma descrição detalhada sobre o autor e seu realismo mágico. No segundo capítulo foram feitas considerações sobre a obra. No terceiro momento, foi feita a análise da obra e sua adaptação. Esta análise nos permitiu constatar que alguns pontos divergiram da narrativa original. Porém, esta análise foi importante porque nos proporcionou significativos conhecimentos sobre vários temas tratados na obra de García Márquez. Além do que foi exposto na obra escrita, a adaptação permite ainda, a valorização da obra original, de seu autor e por consequência sua cultura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El criollismo en el cuento caballero carmelo de Abraham Valdelomar(2023-06-30) SARGES, Leidiane Lobato; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778O artigo a ser apresentado, tem como objetivo mostrar a importância da literatura em uma narrativa mais específica, no caso, o conto, bem como analisar o gênero literário do conto "el caballero carmelo" (1913) do autor Abraham Valdelomar, que se refere aos contos crioulos e por isso também abordará o “criollismo” em diversos contextos através das visões, conceitos e características e o que influenciou a literatura regionalista da época em que esses povos celebravam sua independência, especificamente o primeiro século. Essa investigação está estruturada em seções, nas quais veremos a importância do criollismo latino-americano, onde o autor modernista Abraham Valdelomar faz sua representação através de suas obras. Neste artigo especificamente, o conto El caballero Carmelo, no qual Valdelomar expressa toda sua admiração ruralista, mostrando as características criollas, a partir do momento em que enfatiza com riquezas de detalhes a descrição da natureza e dos ambientes onde se passa a narrativa. Além disso, com a análise, observaremos as características do criollismo contidas no conto, a obra também envolverá escritores que terão seu protagonismo nas seções que conceituam a literatura peruana, o gênero do conto e seu protagonismo em seus estudos literários, autores como: Terry Eagleton (2006) que fala sobre a importância de conhecer a literatura, Édouard Glissant,(2005) o filósofo da 'crioulização', Iván Égüez (1996) que nos mostrará o que é o conceito de curta histórias é e as diferenças entre esse gênero e os demais gêneros que podemos encontrar na literatura, além de Abraham Valdelomar, autor da própria história que será trabalhada.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El microrrelato en el aula de ELE: una propuesta didáctica con “Revolucionario del siglo XXI” de david roas y “La mujer” de Ana María Shua con alumnos del 1º año en la escuela del campo “Benedita Lima Araújo”(2023-12-19) BATISTA, Adiel de Jesus; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662Este trabalho desenvolvido com alunos do primeiro ano, da escola do campo “Benedita Lima Araújo”, tem como objetivo geral reflexionar a importância da literatura nas classes de ELE, especificamente, conceber e aplicar uma proposta didática com uma abordagem do género Microrrelato a partir dos Microrrelatos “Revolucionario del siglo XXI” do autor espanhol David Roas e “La Mujer” da autora Argentina Ana María Shua. Frente o dito, para o desenvolvimento do artigo se fez uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo, com enfoque nos temas de “Literatura”, Silva, (2023), Eagleton, (1998), “literatura en clases de ELE” Singh y Villasol (2015), Ferreira, (2012), “Microrrelato” Blanco, (2020), Funez, (2012), “Lúdico” Labrador e Moreto (2008), Benitez (2008), que foram importantíssimos para a construção teórica do trabalho, e além disso, a aplicação em uma classe de espanhol da atividade “Microrrele” (Microrrelato em língua espanhola) fomentando a interpretação e produção textual, seguida de dois questionários, uma inicial e uma final. Como resultado se percebeu que o Microrrelato é um género literário que merece destaque, pois se comprovou na classe e nas enquetes que o gênero teve aceitação e interesse dos alunos, o que comprova que é uma ferramenta muito importante e potente no ensino de língua espanhola como língua estrangeira.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) El uso de envases para el desarrollo de la lectura en las clases de ele: una experiencia en la clase del 7º año de la escuela Terezinha de Jesus Ferreira Lima Abaetetuba-PA(2019-07-08) SOUZA, Roseli Rodrigues de; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778O presente trabalho consiste em usar as embalagens como ferramenta para o desenvolvimento da leitura, a investigação busca acrescentar interesse por esta destreza e chamar atenção dos alunos para textos que vão além da sala de aula, a partir disso vamos fazer uso desta ferramenta. O trabalho tem como aporte teórico, diversos autores como: Bajtín (1992), Marchuschi (2012), Solé (2012), Santos (2012), Martinez (1991), Avellaneda (2014), Brasil (2012),que sarão usados também para, fundamentar a pesquisa de campo onde faremos uma investigação sobre a prática da leitura e usaremos as embalagens como elementos fundamentais no processo de ensino aprendizagem do espanhol, em uma escola da cidade de Abaetetuba. Na introdução apresentaremos alguns pontos gerais do trabalho, na primeira seção falaremos dos gêneros textuais, na seção dois falaremos sobre a importância do desenvolvimento da leitura nas aulas de ELE, na última seção vamos tratar sobre o uso das embalagens como ferramenta de ensino/aprendizagem de ELE, logo depois falaremos da sequência didática e sua importância para nosso trabalho assim como a metodologia empregada para a aplicação da prática, por último falaremos dos resultados y da discussão, falaremos si nossa hipótese se confirmou, e depois faremos a conclusão do trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El uso de la leyenda del açaí como herramienta para el desarrollo de la escrita en e/le para alumnos del 9º año en la escuela Leonidas Montes en Abaetetuba-PA(2019-07-08) QUARESMA, Juliete Brandão da Costa; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El uso de la “fábula del Erizo” como herramienta didáctica en clases de ele: una propuesta pedagógica de enseñanza con alumnos de 1ª año de la escuela São Francisco Xavier en Abaetetuba-PA(2023-12-19) SOUZA, Sheila Teixeira; LIMA, Maria José Souza; https://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662É notorio que as tecnologias estão cada vez mais presentes no ambiente escolar, tornando cada vez mais um desafio captar a atenção dos alunos durante as aulas, principalmente nas aulas de línguas, por isso o artigo tem como objetivo refletir sobre o uso das tecnologias. e apoio aos professores no ensino da língua espanhola. Como metodologia utilizou-se uma abordagem qualitativa, conciliando com a pesquisa de campo, realizando uma abordagem investigativa nas aulas de LE do primeiro ano do ensino médio da Escola São Francisco Xavier, no município de Abaetetuba - PA, onde foi possível observar as aulas., para posteriormente aplicar uma proposta de ensino com a utilização da fábula do Ouriço como ferramenta didática. Também foi realizada pesquisa bibliográfica com base em Paulo Freire (2002), José Filho (2006), Zilberman (1991), entre outros, bem como na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que ajudou a desenvolver o tema proposto. Como resultado, podemos observar a ausência de textos literários no ensino da língua espanhola, como as fábulas, gênero literário de histórias com linguagem acessível, e além de oferecer contribuições éticas e morais, também podemos esclarecer que a ausência da utilização de textos literários no ensino da língua estrangeira, e na aplicação com o uso da fábula nas aulas de ELE, contendo um maior desenvolvimento dos aspectos textuais no ELE, pois são textos curtos, com linguagem compreensível, que atraem a atenção dos alunos, que acabam por compreender o que lhes é proposto, além de refletirem sobre questões éticas e morais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Elemprende: una propuesta de cartilla didáctica para la enseñanza de E/LE con el uso de las herramientas digitales y/o educacionales Canva, Jamboard, Padlet y Quizlet.(2024-06-27) CARDOSO, Ana Claudia Barreto; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662Durante o processo de ensino de espanhol como língua estrangeira, é perceptível a dificuldade de muitos professores em conseguir manter um processo de ensino proveitoso durante as aulas. Com base nesta observação, o presente trabalho, visa discorrer sobre a construção e evolução de um material didático voltado para auxiliar professores no processo de aprendizagem de alunos do curso de língua espanhola. A elaboração dessa pesquisa se fez necessária para o enfrentamento dos desafios atuais, produzindo um recurso prático para auxiliar professores a atender as demandas de uma pratica educacional eficaz e dinâmica, promovendo atividades interativas. Além disso, incentivar a participação ativa de docentes e alunos, contribuindo para um aprendizado mais significativo, adaptado aos contextos contemporâneos. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é refletir e elaborar uma cartilha didática utilizando aplicativos digitais e/o educacionais como o Canva, Jamboard, Padlet e Quizlet no ensino de espanhol. Onde o propósito é facilitar o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas: falar, ouvir, ler e escrever. Destacar a importância do ensino do espanhol como língua estrangeira, assim como o papel das ferramentas, na melhoria do ensino do idioma. Neste trabalho, foi utilizada a metodologia de pesquisa descritiva para explorar o tema proposto. Essa metodologia nos permitiu observar e descrever com precisão os fenômenos analisados sem influenciá-los. Baseamo-nos em autores como Trujillo Sáez (2022), González Valencia (2015) e Lima (2023), entre outros, usando fontes secundárias/terciárias e combinando uma abordagem qualitativa/quantitativa. Durante o desenvolvimento descrevemos a estrutura, o conteúdo e as perspectivas da cartilha ELEmprende, avaliamos sua eficácia através da aplicação de um questionário semiestruturado, composto por 18 perguntas relacionadas a viabilidades da cartilha didática a professores de espanhol, os quais possuíam os mais variados graus de instrução, sendo eles graduados, mestres e doutores. Com isso, os resultados da pesquisa revelam que a cartilha conseguiu demonstrar relevância e interesse nos professores, além da qualidade das propostas e organização com a abordagem dos quatro aplicativos como facilitadores, abrindo novas possibilidades e oferecendo suporte prático e acessível para o ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Identidad afrodescendiente y orgullo negro en el cuento la muñeca negra (2012) de Mary Grueso Romero(2019-12-06) BRANCO, Adrielle Sena; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Esta investigação objetiva evidenciar a construção das questões de identidade afrodescendente colombiana e o orgullo negro abordados através da personaje principal do conto La muñeca negra (2012), de Mary Grueso Romero. Uma vez que, a obra que é parte da literatura infantil feita em Colômbia, busca ressaltar os aspectos que exaltam e valorizam a infância negra deste país, apresentando essas crianças desempenhando papéis de protagonismo, orgulhosos de suas raízes ancestrais e de sua identidade afrodescendente colombiana. Assim que, o corpus analítico trabalhado será a segunda edição da obra La muñeca negra (2012) constituída por 16 páginas, que incluem 9 ilustrações. Em termos metodológicos, a presente pesquisa é de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa, composta por seis seções, para tanto, serão utilizados os autores Ferreira (2018), Hall (2015), Díaz (1999), Valencia (2018), entre outros. Se identificou na obra, como os aspectos referentes à identidade e o orgulho negro presentes na personagem principal, enaltecem a cultura afrodescendente reconhecendo, por intermédio de seus traços, a força do negro no Afro Pacífico. Além disso, como a literatura infantil colombiana, mediante o uso do conto infantil da referida autora, se converte em um importante meio ao ensino-aprendizagem e para o trabalho com a formação identitária afrodescendente e o sentimento de orgulho nas crianças, pois valoriza o negro e seu papel social.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Juego “Cruzando Fronteras”: una propuesta didáctica para trabajar la cultura de los países hispanoamericanos en las clases de E/LE(2023-12-19) PINHEIRO, Darilene Almeida; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662A cultura dos países latino-americanos é diferente e muito interessante, e a relação jogo/cultura pode promover o ensino da cultura da língua alvo. Assim, os jogos têm grande importância no âmbito educacional, pois através deles os alunos aprendem de forma divertida e interativa. Nesse sentido, a educação não pode ficar alheia a esta realidade, principalmente quando se trata da E/LE, que ao utilizar esta ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, aproxima as aulas da realidade vivenciada pelos alunos e mostra o Brasil através do jogo “Cruzando Fronteiras”, permitindo assim que o aluno conheça a cultura dos países que estão ao nosso redor. Assim, os aspectos explorados são: comidas típicas, danças típicas, datas comemorativas, pontos turísticos e expressões idiomáticas. Cabe ressaltar que as fronteiras são as linhas que separam territórios geográficos dominados por diferentes grupos, ou seja, são as fronteiras que dividem um país de outro. A metodologia do trabalho consiste em uma revisão bibliográfica com foco na Cultura, em especial, utilizando os pensamentos de teóricos como Álvarez (2002) Bourdieu (2008) Candau (2003) Eagleton (2011), García, Escarbajal y Escarbajal (2007) Méndez (2000) Piaget (1971) Skopinskaja (2003) Vygotsky (1989), os PCN’s entre outros. Além da aplicação do jogo “Cruzando Fronteiras”,seguida de uma pesquisa que serviu para ver o que aprenderam na aula e com o jogo. Como resultado desta pesquisa tivemos uma aula muito proveitosa, os alunos ficaram muito curiosose demonstraram muito interesse em aprender o conteúdo e o jogo. Por fim, o objetivo do jogo foi alcançado porque os alunos aprenderam de forma dinâmica e divertida sobre a cultura dos países que conseguiram associar à sua, ampliando assim o seu conhecimento cultural.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La casa de Bernarda Alba: la casa como representación de la ley y de la opresión, simbologías y metáforas del teatro lorquiano(2023-06-30) DIAS, Cláudio José; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Este trabalho tem como objetivo analisar a obra La casa de Bernarda Alba (1936) do autor espanhol Federico García Lorca, em seu gênero trágico a partir dos aspectos simbólicos e linguísticos de seu estilo presentes na obra. Desta forma, o corpus analítico desta pesquisa será a edição do ano (1985), com cento e quarenta e três páginas, de uma peça teatral na qual emergem elementos característicos da literatura trágica espanhola do século XX, que vem crescendo desde o século VI quando teve seu surgimento e desenvolvimento inicialmente na Grécia e posteriormente em vários países. Em compensação, reconhecendo a extensão desse gênero, a presente investigação delimitou-se em três temas: um ambiente de lei e opressão, a presença de diálogos carregados de símbolos e metáforas, e as características do estilo teatral de Lorca. Nesse sentido, a abordagem é de natureza qualitativa e bibliográfica según indica Marconi y Lakatos (2003), se trabalhará as teorias sobre a literatura trágica de Álvarez (2009), Lesky (2021), Autoridade e liberdade (GONZÁLEZ, 2012), Realidad y simbolos (MARTINEZ, 1965)., além dos estudos sobre a peça La casa de Bernarda Alba (1936), e diversos outros autores que contribuirão para este estudo de análise teórica. Assim, por meio desta investigação, busca-se demonstrar a presença do trágico lorquiano na obra. Uma vez que a tragédia é um gênero dramático e teatral criado na Grécia antiga no século IV aC, atingindo seu máximo esplendor nos séculos VI, mas através de Lorca se empreendeu uma profunda renovação teatral na Espanha. Seus principais argumentos giram em torno da combinação de verso e prosa, elementos cultos, expressão de sentimentos humanos, aproximação com o popular, ambientes opressores que condicionam a liberdade das personagens, protagonistas femininas, linguagem simples e direta, bem como a presença de símbolos e metáforas de extraordinária plasticidade, atribuindo ao teatro um papel profissional de integração social. Outro argumento importante é a liberdade que aparece exercida nos dramas del autor. Pretendo que este trabalho possa contribuir para fornecer novos dados sobre o estilo teatral trágico de Lorca e assim deixar novos recursos para serem utilizados por outros acadêmicos em seu crescimento no estilo de lorquiano.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La enseñanza del Español como lengua extranjera enfocada a alumnos(as) de la educación secundaria con discapacidad visual: una propuesta didáctica a través del juego de tablero “Más allá del arco iris”(2024-07-19) MOREIRA, Eraldo Alcantara; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662O presente trabalho centra-se no campo de estudo do ensino-aprendizagem de ELE e inclusão e tem como objetivo refletir o ensino do espanhol como língua estrangeira voltado para alunos da educação secundaria com deficiência visual, com vistas a expor uma proposta didática por meio do jogo de tabuleiro intitulado "Mas Allá del Arco Iris", aplicado para um aluno com deficiência visual. Na verdade, além disso, outros objetivos são discutir a deficiência visual, especificamente, a aprendizagem de E/LE, bem como, compreender a importância do brincar em sala de aula, expor aspectos da literatura através do gênero literário conto, conteúdos como humores e cores no idioma em questão. Assim, no que diz respeito à metodologia do trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica utilizando autores como Freire (1987), Pedraza Jiménez (1996), Vigotski (1997), Gil (2000), Cortázar (2006), Albaladejo García (2007), Nunes e Lomônaco (2010), Vitores (2022), entre outros, além de uma análise qualitativa e uma pesquisa de campo onde buscamos observar, aplicar e analisar o jogo aplicado a um aluno com 1 Aluno de la carrera de Letras- Español (UFPA) Universidade Federal do Pará- Campus Universitario de Abaetetuba. Correo electrónico: alcantaraheraldo20@gmail.com 2 Mestra em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES- UFPA). Profesora de la carrera de Letras – Licenciatura en Lengua Española, Faculdade de Ciências da Linguagem da UFPA –Campus Universitario de Abaetetuba. Correo electrónico: mariajoselima@ufpa.br 8 deficiência visual da Escola Santa Luzia no Algodoal bairro, município de Abaetetuba-PA. Ressalta-se que, logo após a aplicação do questionário de 12 perguntas seguiu-se a resposta do participante sobre o potencial da proposta do jogo. Assim, como resultados, a pesquisa revelou que a proposta apresentada é muito relevante pois favorece o desenvolvimento do ensino de espanhol como língua estrangeira de forma interativa, criativa e lúdica, o que proporciona aprendizagem e uma contribuição para os estudos de ELE para alunos deficiência visual.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La erotización y objetificación precoz del cuerpo femenino: análisis del personaje “delgadina” en “memoria de mis putas tristes” de Gabriel García Márquez(2019-12-06) FERREIRA, Daiana de Jesus Serrão; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778O principal objetivo deste trabalho é analisar os temas de erotização e objetivação precoces relacionados ao corpo da personagem “Delgadina” em “Memoria de mis putas tristes”, do escritor colombiano Gabriel García Márquez. A discussão se centralizará no personagem da menina e é resultado de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, onde as leituras e as pesquisas foram realizadas em livros, revistas, teses, dissertações, artigos, ensaios, etc. Terá a contribuição de teóricos como Lamas (1994); Pagun (2017); Bourdieu (2000); Foucault (1978); Vásquez (2014); Flores e tal. (2009); APA (2007); Nassbaun (1995); Frizzera e Pazó (2018); Trigos (2006); Bauldrillard (2014), entre outros, na busca de analisar e discutir como os conceitos mencionados estão representados no romance de Márquez (2004). Nessa perspectiva, verificou-se que a figura feminina tem seu cuerpo erotizado e objetificado mesmo em caráter precoce, resultado de uma construção social cultural em que perpetuam a idea que as mulheres e seus corpos são objetos eróticos que devem agradar e corresponder expectativas alheias.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La literatura en la clase de ELE: el libro “Tablón” como propuesta para el uso de leyendas Amazónicas en la enseñanza del Español a estudiantes de primaria en la ciudad de Abaetetuba-PA(2024-06-27) PANTOJA, Salomão Nascimento; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662Ensinar é ir além das possibilidades, é criar novos mundos para que os alunos possam conhecer as múltiplas maneiras de aprender. Partindo desse pensamento, o objetivo deste estudo é apresentar uma proposta de ensino de espanhol, direcionada a alunos do 8º ano do ensino fundamental II, desenhada a partir da utilização de lendas amazônicas que foram criadas a partir da imaginação dos estudantes, processo que resultou na criação do livro Tablón. É importante mencionar que esta pesquisa foi realizada na turma do 8º ano 01, do turno da manhã, na escola pública E.E.E.F.M. Esmerina Bou-Habib, localizada na cidade de Abaetetuba-PA. Quanto ao seu caminho metodológico, a pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, bibliográfica e documental sobre a importância da literatura no ensino e na aprendizagem, conforme propõem Jouini (2008), Coelho (1986), Candido (2004) e outros; e contribui para o desenvolvimento dos aspectos das lendas, sob as teorias de Magaton e Marques (2001), Lacerda (2015), Machado (1994) e entre outros. Além disso, destaca-se a condução da atividade “Quem sou eu?”, que foi aplicada sob a criação das lendas, estimulando-os à leitura, interpretação textual e ao desenvolvimento cognitivo através de suas próprias produções literárias, a qual foi seguida por um questionário sobre o processo de produção do livro. Como resultado, constatou-se que o livro Tablón é uma proposta didática eficaz para o ensino do espanholTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) La mujer negra: estudio comparativo entre las poesías “Mujer negra” de Nancy Morejón y “Me gritaron negra” de Victoria Santa Cruz(2023-12-19) CUNHA, Alessandra da Silva; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662