Curso de Língua Espanhola - CABAE
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Navegando Curso de Língua Espanhola - CABAE por Orientador "FREITAS, Lorena Lopes de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Creencias de aprendizaje de lenguas de alumnos principiantes de un curso de Letras-Español(2013) SILVA, Conceição de Maria Machado; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El cuento literario como herramienta didáctica para el desarrollo de la lectura en las clases E/LE(2017) COSTA, Marlena Pinheiro da; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Este artigo tem como objetivo estudar a importância dos contos como uma estratégia para adquirir-se o hábito da leitura e que servirá como ferramenta didática neste processo de aprendizagem dos estudantes de E/LE, sendo esta uma das destrezas muito importante no processo de ensino e aprendizagem de uma língua. Desta forma, pretendemos mostrar uma maneira diferente de trabalhar a leitura com os alunos, ou seja, uma condição que lhes proporcione prazer y com isso instigá-los para que tenham interesse por novas leituras, pois o conto é um meio útil para a aprendizagem de línguas e pode considera-lo uma fonte de informações culturais. Partindo deste ponto, estaremos elaborando uma proposta para que o professor possa estar inserindo-as em suas aulas, com a intenção de melhorar o estudo do espanhol como língua estrangeira. Este artigo teve como base teórica os autores: Mário de Andrade(1972), Cortázar(2006), Piaget(1986), Mizukami(1986), Lajolo(1996), Dohme(2003), Gómez(2010), Molina(2013), Pullin y Moreira(2008).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El profesor y la lengua española: propuestas didácticas para auxiliar en el proceso de enseñanza y aprendizaje E/LE(2017) MELO, Rayane Santos de; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O complexo processo de ensino/aprendizagem de línguas, requer de nós professores, habilidades e competências que podem ajudar na aprendizagem dos alunos. Com este pressuposto, temos de apresentar a Lei 11.16/2005 que tornou-se obrigatório nas escolas brasileiras, os métodos como aliado em aprender a língua espanhola, o professor e sua importância, ademais acentuar, a importância do professor reflexivo e as propostas didáticas, que favorecem de maneira positivas, auxiliando o professor em aulas de E/LE. Nossa discussão terá como base teórica, Almeida Filho (1998-2003), Selma Pimenta (2002), Pilleti (1985) cujas teorias inter-relacionam com o professor e sua prática docente. Com metodologias na ajuda do professor em aula de E/LE.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El uso de la novela grafica mangá como herramienta didactica en la enseñanza de la oralidad y escrita em español como lengua extrajera(2018-06-04) FIEL, Luis Sidney Nascimento; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente trabalho oferece ao professor de espanhol como língua estrangeira (ELE) a possibilidade de considerar o gênero mangá como uma ferramenta didática que pode abrir portas para o ensino de uma segunda língua, a grande diversidade de temas como: aventuras, amor, esporte, sexualidade e outros, faz do mangá acessível a todas as idades e gêneros. Além de possuir uma particularidade notável para sua aplicação em aulas, que é sua incontestável popularidade atualmente. Outro ponto relevante do comic japonês é, a presença de imagens com características muito reais, o que confere um ensino fundado também no “lúdico’, visto que o mangá concede aos estudantes motivação e interesse para desenvolver os exercícios propostos. O mangá pode também englobar as quatros destrezas linguísticas (leitura, escrita, oral e auditiva). Utilizamos em este trabalho autores como, ALONSO (2010), PARADA (2012), POMATA (2012), que nos possibilitam falar do mangá no ensino de línguas. Por conclusão, o comic japonês pode ser utilizado como suporte para os professores de espanhol, em busca de bons efeitos no processo de ensino e aprendizagem de seus estudantes, além de criar um ambiente favorável ao ensino, visto que conta com elementos de humor y riso, coisas que podem tranquilizar os alunos os deixarem mais relaxados, também propomos atividades para trabalhar a escrita e a oralidade utilizando o manga.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El uso de las leyendas amazónicas como recurso didáctico, para el desarrollo de la comprensión lectora en las clases de Español como lengua extranjera (ELE)(2018) MARQUES, Karina Lobato; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Este trabalho tem como principal objetivo apresentar a importância da literatura nas aulas de espanhol como língua estrangeira (ELE), e alguns conceitos que tentam responder à seguinte pergunta: o que é literatura Amazônica? No decorrer dele, mostraremos como é possível usar as lendas Amazônicas como material didático para o desenvolvimento da compreensão leitora, com o objetivo de facilitar a aprendizagem dos alunos no processo de ensino/aprendizagem. Onde suas vantagens são muitas: o desenvolvimento da imaginação dos alunos, utilizando a leitura como ponto principal que lhe fortalece no processo ensinoaprendizagem, estimula a curiosidade, favorece no conhecimento da cultura Amazônica e na valorização de obras e autores regionais. Assim, na introdução abordaremos de maneira geral qual é a intenção deste trabalho. Em seguida será feito de modo sensível à fundamentação teórica com as visões de alguns autores como: Bossa ﴾2014﴿, Kleiman﴾2008﴿ Pradelli ﴾2013﴿, em continuação abordaremos em tópicos sobre: a inserção da literatura amazônica no ensino aprendizagem de língua estrangeira, as lendas amazônicas nas escolas como recurso didático e as propostas didáticas com a utilização das lendas amazônicas, e finalmente as considerações finais com uma visão geral da pesquisa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Juego y enseñanza de lenguas : propuesta educativa para enseñar y aprender lengua española como L.E.(2016-10) SILVA, Cledilson Lima da; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Pensa-se geralmente que o uso de jogos é restrito a educação infantil, hoje muitos professores podem planejar suas aulas e jogos recursos contextualizados que possam contribuir para um conteúdo de aprendizagem pedagógica. A escola pode oferecer aos alunos atividades lúdicas, para ser usado no contexto escolar não como algo em si mesmo, mas como uma ferramenta de aprendizagem. Este artigo mostra o jogo como um recurso educativo para o ensino de língua espanhola, tornando o emprego e forma da linguagem não é mecânica, mas de acordo com o contexto social. Neste artigo, os autores é feita referência Moura (1991). Antunes (2004). Piaget (1971). Vygotsky (1984). Brougère (2008). Kishimoto (1997). Huizinga, (1951).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) La importancia de la cultura de la América Hispanófona en la formación crítica de los profesores de Español como lengua extranjera (E/LE)(2018) PINHEIRO, Betânia Pinheiro e; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente trabalho tem como objetivo, identificar como a cultura da América Hispanófona pode contribuir na formação crítica dos professores de espanhol como língua estrangeira (ELE) no contexto brasileiro. Pois, no decorrer do texto se verificará que a cultura é uma forte ferramenta que poderá ajudar na formação crítica do docente de espanhol e na superação do ensino hegemônico europeu (Espanha), e assim possibilitar uma formação para a diversidade da língua desenvolvendo o ensino crítico do espanhol. Para alcançar tal objetivo, se observará que a respectiva pesquisa foi desenvolvida a partir de uma pesquisa bibliográfica, onde se buscou os mais influentes autores no assunto, dentre eles, Santos (1996), Laraia (2005), Hall (2006), Silva, Hall e Woodward (2014), Irineu (2014) Lessa (2013), Zolin-vesz (2013), Liberali (2010), Lessa (2010), Dias (2016), e outros.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La importancia de la implantación de E/LE en la enseñanza primaria: una propuesta de enseñanza(2017) SOUSA, Karoline Lima de; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Com o objetivo de compreender a importância que o estudo por uma língua estrangeira pode ter quando estudada desde muito cedo (ensino primário), através deste artigo serão expostas teorias e propostas de como pode ocorrer o ensino-aprendizagem de línguas, mostrando principalmente, este processo diretamente com as crianças e o estudo de espanhol nas escolas brasileiras. Primeiramente, devemos passar por todo o contexto histórico do ensino de língua espanhola no Brasil, desde a lei sancionada, até os PCN’s. Portanto, para uma melhor compreensão de todos os processos vividos pela criança, serão estudados todos os períodos de aprendizagem durante a infância para que desta maneira seja desenvolvida uma proposta de ensino, tendo como base as teorias vistas, com a intenção de compreender de forma mais precisa a relação entre espanhol como língua estrangeira e as crianças do ensino primário, através de atividades desenvolvidas com o objetivo de mostrar toda a importância de desenvolver o espanhol ao decorrer da infância. Esse artigo teve como referência os seguintes autores: Piaget (1998), Vygotsky (1988), Bruner (1991), Kramer (2005), Guillen (1998) e outros.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La influencia de los juegos en la enseñanza-aprendizaje en la lengua extranjera (Español)(2016) RODRIGUES, Alberto dos Reis; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente artigo tem por objetivo discutir a importância e a influência que os jogos como didática para o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (espanhol). A partir da leitura de trabalhos de pesquisadores que abordam essa temática primeiramente foi observada a história dos jogos com base nas correntes teóricas de Friedmann (1996), que aponta para os períodos em que cada teoria passou e suas concepções, depois Piaget (1975) e Vygotsky (1984 - 1989), mostrando o papel do lúdico no desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos, fisco-motor y moral dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La interferencia fonética de la lengua portuguesa en aprendices del español como lengua extranjera (ELE): propuestas didacticas para mejorar la enseñanza y aprendizaje(2017) NUNES, Sueila de Abreu; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Neste trabalho será discutida a interferência fonética da língua portuguesa nos aprendizes brasileiros de espanhol como língua estrangeira. Como metodologia, utilizou-se o levantamento bibliográfico, tendo como base teórica Santos e Silva (apud Actas XIII 2005) e Neto (2014) em que o referente tema é abordado pelos autores por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa. No primeiro momento conceituaremos pontos importantes para essa pesquisa como aprendizagem de uma língua estrangeira, fonética, analise contrativa, interlíngua e fossilização dos erros, baseando em autores como Durão (2010), Santos (2004), Quilis (2010), Quilis e Fernández (1972) e Silva (2005). Em segundo são levados em conta os resultados das pesquisas de Santos e Silva (apud Actas XIII 2005) e Neto (2014) com o objetivo de compreender tal interferência fonética da língua portuguesa na aprendizagem do espanhol e em quais momentos da pronuncia são mais evidentes. No final deste trabalho são feitas propostas de atividades com o objetivo de contribuir com a aprendizagem e prevenir ou corrigir interferências negativas da língua portuguesa nos aprendizes de espanhol.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) La obra Aura de Carlos Fuentes y sus contribuiciones em la constitucion de la identidad de los aprendientes de E/LE(2021-06-11) PIRES, Hernandes Baia; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente estudo objetiva identificar, na obra Aura de Carlos Fuentes, cargas de identidade – histórica, social e/ou cultural – que possam influenciar na constituição identitária de um/a aprendiz de espanhol como língua estrangeira (E/LE) e, com a finalidade de alcançá-lo, a organização desta pesquisa é a seguinte: inicialmente construímos uma compreensão do que é identidade ou, melhor dizendo, discutimos sobre os escritos de Hall (2006), Woodward (2003) e Da Silva (2003) sob a perspectiva da identidade como parte da construção do sujeito y como mutável no período da pós-modernidade; em seguida falamos da literatura no que diz respeito a sua concepção segundo Culler (1999) e Eagleton (1998) e logo tratamos de nos aprofundar na literatura Hispano Americana. Conforme os aportes de Peña (2018), Fuente (2005) e Ángel Rama (1982 apud ROJO, 2001) mencionamos, as características identitárias que as obras literárias hispano-americanas demarcam desde uma visão cultural, periodizada e temática; depois disso teorizamos, apoiados por Carranza (2016), sobre a relação existente entre a literatura e a constituição identitária de todos/as os/as que tem contato com obras literárias carregadas de singularidades que podem atuar como agentes descentradores e também discutimos sobre a tese de Freitas (2020) onde a capacidade da literatura de influenciar a constituição identitária de um grupo de aprendizes de E/LE, a nível de graduação, foi comprovada por uma pesquisa etnográfica, que é uma de nossas bases principais; após isso mencionamos o escritor mexicano Carlos Fuentes e as representações identitárias presentes em seus escritos já que estes dados são imprescindíveis para que possamos analisar as caragas de identidade que o autor transpões em suas obras; posteriormente, tratamos da obras Aura de Carlos Fuentes, como nosso objeto de estudo y analisamos trechos desta em que se demarcam elementos da identidade mexicana – nos âmbitos histórico, social e cultural – capazes de atuar como agentes do “descentramento” da identidade de um/a apre3ndiz de E/LE e isso comprovamos pelos resultados da entrevista realizada com as turmas de 2017 e 2018 de estudantes do curso de licenciatura da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus de Abaetetuba. E, finalmente, em nossas considerações finais do trabalho aportamos que as identidades dos/as estudantes que participaram da entrevista demarcam mudanças em sua constituição identitária cuja origem se localiza no contato com a literatura hispano-americana e as cargas identitárias que estas possuem. Todavia, também destacamos que a identidade no é algo fixo e que esse fato no faz conscientes de que a obra Aura de Carlos Fuentes, representa apenas um dos agentes de mudanças identitárias com os quais os/as aprendizes de espanhol como língua estrangeira entram em contato ao longo de seu processo de formação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Licenciatua en Letras - Lengua Española en el municipio de Abaeteuba (PA): desafíos en el ejercicio del trabajo docente(2017) BARBOSA, Aluízio Batista; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Ao desenvolver o tema “O curso de licenciatura em Letras - língua espanhola no município de Abaetetuba (Pa): desafios no exercício da docência” o presente trabalho buscou conhecer quais as dificuldades apresentadas pelos docentes, no exercício do trabalho docente, no contexto do sistema educacional vigente. Apesar da inserção do espanhol nas escolas, são observadas de modo empírico, que existem ações que inviabilizam o desenvolvimento integral dessa língua na educação brasileira. Assim, identificar quais são os desafios e onde eles podem ser situados, é o foco principal do trabalho. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a questão do ensino da língua espanhola no Brasil, entre eles é destacado Bellott, 2010; Bittar (2012); Sedycias (2005) o qual destaca o ensino do espanhol no Brasil, através da organização de vários artigos. Após essa abordagem foi realizada aplicação de entrevistas a docentes de língua espanhola que atuam no município de Abaetetuba para a obtenção de uma diagnose mais efetiva, já que parte da percepção e conhecimento dos profissionais que atuam e convivem diretamente no contexto escolar, tanto público e particular.