Curso de Língua Espanhola - CABAE
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Navegando Curso de Língua Espanhola - CABAE por Orientador "BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aspectos interculturales em el proceso de enseñanza de lengua española: análisis del libro didáctico “entre lineas” 8º año(2021-06-16) BITENCOURT, Eslen Quaresma; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299A interculturalidade tem o potencial de ser utilizada como uma ferramenta para o ensino de línguas, pois possui muitos benefícios para a educação, no qual pode ser trabalhada com vários elementos metodológicos e pedagógicos dentro das aulas. Desta forma, a presente investigação tem como objetivo principal observar como são introduzidos os aspectos interculturais dentro do livro didático entre líneas. Para isso, desenvolveu-se no texto uma explanação estreita mediante o cenário e as transfigurações do ensino de línguas no Brasil, a continuação reflete termos e compreensões sobre cultura, assim como sua relação com a educação, por conseguinte, analisa-se a obra didática de espanhol entre líneas, pautada no contexto intercultural. O trabalho apoia-se numa abordagem de natureza de levantamento de exploração documental, pois é um corpus de análise, e embasa-se também fundamentações teóricas e bibliográficas, estes que agregam e desenvolvem em seus estudos a interculturalidade, cultura e ensino de línguas. Foi possível verificar, através da análise do exemplar, que as autoras do livro contemplam o aspecto intercultural, por meio das manifestações culturais do mundo hispanohablante, bem como as destrezas comunicativas. A partir desses resultados pode-se concluir que, as elaboradoras do livro moldaram a construção da obra didática de acordo com a competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por conseguinte, introduzindo o aspecto intercultural na coletânea.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) El análisis de la presencia de la identidad cultural hispanoamericana en las secciones “nos…otros” de los libros didácticos de la colección “enlace” de la enseñanza secundaria(2018) GOIS, Rayza Pereira; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Em decorrência da relação entre ensino e aprendizagem de línguas é observável que quando se aprende uma língua se aprende também alguns aspectos relacionados à cultura do idioma estudado. Partindo destes pressupostos procuramos dar nesta pesquisa a devida atenção ao conhecimento relacionado à cultura e a identidade cultural hispano-americana. Esta pesquisa tem como objetivo mostrar como a coleção “Enlaces – Español para jóvenes brasileños” escolhida no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015, retrata a identidade cultural hispano-americana nos livros de nível 1, 2 e 3 direcionados ao ensino médio, mais especificamente em uma parte dos mesmos, na seção “Nos...Otros”. Além de reconhecer quais são os aspectos culturais hispano-americanos presentes nos livros, demostrar a importância de trabalhar a cultura nas aulas de E/LE, além de tentar fazer uma ponte para a competência intercultural. Assim que o referencial teórico utilizado para realizar esta investigação respalda-se nos estudos sobre cultura (DECLARACIÓN DE, 1982; CLIFFORD GETTZ, 2003; MIQUEL Y SANS, 2004; LARAIA, 2004), também foram inseridos estudos sobre identidade (HALL, 2005; MARTÍNEZ, 2006; SILVA, 2000) e também sobre a questão da identidade cultural (LARRAÍN, 1994; CELY Y QUIÑONES, 2008; SOSA FUENTES, 2009), além de fazer uma breve reflexão sobre a importância de trabalhar a cultura nas aulas de Espanhol (PRIETO, 199; COUTO, 2016; CELY Y QUIÑONES, 2008), foi mencionada a questão da interculturalidade (EHRICHS, 2010; SIERRA, 2008; PRIETO, 1999; FERNÁNDEZ, 2005) também foram utilizados fontes como o MEC, ONLD, o guia de livros didáticos, entre outras fontes e teóricos. Para fazer esta pesquisa se utilizou uma abordagem qualitativa (DENZIN Y LINCOLN, 2006; OLIVEIRA, 2014) de cunho documental (CAJUERO, 2015; GIL, 2002), a analise dos dados foi de caráter interpretativo (OLIVEIRA, 2014). Na analise foi comprovado que esta coleção tem algo das identidades culturais hispano-americanas, mais com o objetivo principal de trabalhar questões gramaticais relacionadas com a interpretação de texto, a pouco interesse em mostrar verdadeiramente os aspectos culturais dos povos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El celular como herramienta didáctica en la enseñanza/aprendizaje de E/LE(2017) FERREIRA, Darilene Pantoja; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299O presente trabalho analisa o uso do celular como ferramenta para o ensino/aprendizagem de uma nova língua, mas especificamente o espanhol. Esta analise reflete sobre a possibilidade do uso do celular como ferramenta pedagógica, evidenciando que seu uso nas aulas de línguas, ainda que muitos educadores sejam contrários à ideia, pode trazer grandes vantagens para a aprendizagem do aluno, como, por exemplo, em sua autonomia e inclusive ajudar aos estudantes que possuem alguma dificuldade, até mesmo física, na aquisição de novos conhecimentos, alcançando assim, um melhor desenvolvimento educacional e a inclusão social dos aprendizes. A fundamental teórica foi baseada em diversos teóricos que relatam sobre o tema como Almeida (1999), Marques (2016), Matos (2013) e Tedesco (2016) entre outros autores.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El cuento como herramienta para desarrollar la comprensión lectora de los estudiantes del séptimo año de la enseñaza(2018) FERREIRA, Maria do Espirito Santo Cardoso; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Neste trabalho será abordado a importância da leitura e sua compreensão leitora no ensino / aprendizagem de línguas mais precisamente o espanhol, destinado para todos nível de ensino. Será exposto sobre os gêneros literários de forma simples e em especifico o gênero conto suas características no qual daremos mais atenção no decorrer trabalho. Será falado também da compreensão leitora e suas estratégias o habilidades de leitura que ajudam os estudantes conseguir tal conhecimento no processo de leitura. A investigação se sustente na teoria de compreensão leitora e estratégias de aprendizagem, como base dessa investigação abordaremos autores como Alonso Tapia (2005) que aborda leitura e estratégias de compreensão leitora, Pérez Torres (2014) que fala de gêneros literários, Martinez (2015) e Gotlib (2006) abordarão sobre conto y Rosana Acquaroni (2007) e Cassany (1994) que comentam sobre compreensão leitora entre outros. O proposito deste trabalho e mostrar as possibilidades que o conto traz para o ensino língua. A literatura dispõe de muitos recursos no qual podem auxiliar os professores no ensino/aprendizagem de línguas estrangera. Para finalizar será apresentada uma proposta didática para ser realizada pelos alunos a onde ajudem os mesmos desenvolver a compreensão de texto, por isso que o gênero escolhido foi o conto.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El genero textual “charge” como recurso didáctico en la enseñanza de Español como lengua extrangera (ELE)(2017) SOARES, Ian Mario da Silva; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Este presente trabalho por meio de investigações bibliográficas, hace um estúdio del gênero textual “charge”, como ferramenta para o ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE). Realizando um estudo deste e sua importância para o ensino de línguas, evidenciando como os professores de língua espanhola podem desenvolver as competências y habilidades em ELE, e para isso, discorrerei sobre algumas características deste gênero para melhor compreender a construção de uma interpretação e as funcionalidades das charges nas aulas de ELE. Ademais, utilizarei como fundamento as concepções de Bakhtin (1981,2003) sobre os gêneros textuais; RAMOS (2009) leitura critica da charge; os estudos de gênero textual segundo as teorias de MARCUSHI (2008).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El programa HagáQuê: la creación de cómics para desarrollar los aspectos cognitivos en E/LE(2018) SENA, Odineia dos Santos; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Para o ensino de línguas se tem buscado métodos que proporcionem uma aprendizagem mais interessante para o aluno e que ao mesmo tempo ajude neste processo de modo significativo. Assim o género narrativo das histórias em quadrinhos, muito presentes em revistas, propagandas, etc. Também, pode ser utilizado com uma finalidade educativa, como o ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. E quando somados com a tecnologia, possibilitam o uso prático e interativo da língua alvo. Por isso, pretende-se nesta pesquisa fazer uma análise do programa HagáQuê (editor de histórias em quadrinhos) criado pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação- NIED-UNICAMP. Com a finalidade de realizar um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa y bibliográfica dos aspectos mais relevantes do software e avaliá-los. E como ponto principal responder a seguinte questão: Como ou de que maneira o programa HagáQuê contribui para o ensino/aprendizagem de E/LE, com foco no desenvolvimento dos aspectos cognitivos. Em contribuição a essa pesquisa temos, ALONZO (2012); GELABERT; BUESO; BENÍTEZ (2002); CASSANY (1998, 2002, 2004). Entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Enseñanza de español con el uso de juegos divertidos: una propuesta didáctica estudiantes del 7º grado de educación básica de la EMEF Bom Jardim/Cametá-PA(2023-03-03) PRAZERES, Joelma do Socorro Pompeu dos; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La contribuición de la tecnologia “Whatsapp” en la enseñanza y aprendizaje de E/LE(2017) FERREIRA, Romulo Belo; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La música en las clases de español como un recurso didáctico para el desarrollo de la comprensión auditiva : un análisis a partir de la escuela Ernestina Pereira Maia(2016) PINHEIRO, Laiz de Souza; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida na Rede Pública de Ensino, no Município de Moju, que objetivou analisar a relação entre a prática pedagógica docente e a utilização da música como ferramenta de ensino para desenvolvimento da compreensão auditiva da língua espanhola no ensino Médio. Metodologicamente, além da revisão bibliográfica realizamos uma pesquisa de campo na EEEM Ernestina Pereira Maia e coletamos os dados através de observação do plano anual e entrevistas para os professores da disciplina Espanhol. Teoricamente, nos pautamos em: Cabral (2014), Martins (2010), Moleiro (2011), Loweinstein (2012), Loureiro (2013), entre outro.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La utilización de la música en las clases de e/le: un recurso didáctico motivador y cultural(2021-06-16) CAVALCANTE, Welen Raiane Cardoso Ferreira; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Este artigo tem como objetivo discutir sobre a utilização da música como um recurso lúdico alternativo capaz de apoiar os professores nas classes de espanhol como língua estrangeira (E/LE), como também, apresentar seu uso de uma forma diferenciada, envolvendo os aspectos sociais e culturais. Sabemos que esse recurso ainda é utilizado para repassar conteúdo de uma forma tradicional e o trabalho busca refletir sobre tais práticas pedagógicas, apresentando para os professores como a música pode ser uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido a parti de pesquisas bibliográficas qualitativa que adota a revisão bibliográfica de autores e suas obras para obtenção de informações para o desenvolvimento do trabalho, baseado em autores como LEFFA (2016), e CASSANY; LUNA; SANZ (1994), DUARTE (2008) e entre outros autores que somaram para o conhecimento deste artigo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Los desafíos de los profesores en enseñar E/ LE: Un análisis en las Escuelas públicas de enseñanza media de Barcarena/PA(2016) CORMINO, Maria da Conceição Santos; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Este trabalho tem por objetivo evidenciar os desafios enfrentados pelos professores ao ensinarem espanhol para o ensino médio das escolas públicas da cidade de Barcarena. Esta investigação de caráter qualitativo foi feita com o uso de uma pesquisa bibliográfica e aplicação de entrevistas para os professores das escolas José Maria Machado, José Maria de Moraes e Palmira Gabriel. Também apresenta documentos oficiais, como a lei 11.161/05 e as contribuições de Ramos (2007), além de outros autores, para compreender as dinâmicas ocorridas com a língua espanhola dentro do sistema educacional brasileiro e seu reflexo com relação aos desafios que os professores de espanhol enfrentam.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Un análisis de los desafíos enfrentados en la enseñanza remota en la turma de letras español 2018 de la universidad federal de Pará (UFPA)(2023-03-03) MARQUES, Leandra de Jesus Vieira; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299O presente artigo tem como objetivo relatar os principais desafios enfrentados pelos alunos em relação ao ensino remoto oferecido pelas Universidades no período de pandemia, apresentar as estratégias desenvolvidas pelos alunos para dar continuidade aos estudos diante do novo modelo de ensino. Em especial aos alunos do Curso de Língua Espanhola 2018, do Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) no município de Cametá/Pá. Para atingir tal objetivo, o trabalho contou com a execução de um questionário enviado para a turma, para a elaboração análise e execução no trabalho. Como metodologia foram utilizados estudos bibliográficos e de campo, com abordagem quantitativa que foi desenvolvido sob a elaboração de um questionário formulado com cinco questões fechadas e abertas para ser aplicado por meio de formulários do Google aos alunos do curso de graduação em Letras - Língua Espanhola 2018 da Universidade Federal do Pará- (UFPA), cujo objetivo foi relatar os principais desafios enfrentados pelos alunos em relação ao ensino remoto uma alternativa oferecida pelas universidades no período da pandemia. O trabalho foi fundamentado teoricamente em autores, como: Cordeiro (2020), Kenski, (2004), Leal (2020), Paraquett (2009), Souza (2020), entre outros. Por fim, vale destacar que o ensino remoto não foi suficiente para suprir as necessidades do ensino presencial, mas foi uma forma de minimizar as perdas no ensino e aprendizagem dos alunos durante o período de isolamento social devido a pandemia.