CBRAG - Campus Universitário de Bragança
URI Permanente desta comunidade
Campus de Bragança /
Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves
Fax: (91)3425-1593
E-mail: bibbraganca@ufpa.br
Navegar
Navegando CBRAG - Campus Universitário de Bragança por Orientador "BENCHIMOL-BARROS, Silvia Helena"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Methods of teaching the English language(2022-12-23) AIRES, Maria Valdilene Ferreira; BENCHIMOL-BARROS, Silvia Helena; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8002163769688750; https://orcid.org/0000-0002-7177-1502O presente trabalho tem como tema: Métodos do Ensino da Língua Inglesa. A presente investigação tem como problema central: quais os métodos e técnicas que são aplicadas ao ensino de língua inglesa e como esses métodos e técnicas estão sendo utilizadas dentro das salas de aulas pelos professores que tende a contribuir para a formação do aluno A partir deste problema de pesquisa, o trabalho objetivou realizar um estudo acerca dos métodos de ensino da língua inglesa e das mudanças ocorridas ao longo do tempo, em relação a esses métodos e sua aplicabilidade nas escolas brasileiras. O ensino dessa língua já passou por diferentes procedimentos conhecidos como método tradicional, direto, audiolingual e sociointeracionista. Mas ainda nos dias de hoje, esses métodos ainda são existente nas salas de aula; mesmo que tenha surgido novos métodos, novas abordagens, mas as técnicas antigas não deixaram de existir. A gramática era o método tradicional, ou método da tradução, era a abordagem do ensino e da aprendizagem, por esse método é que eram lidos e explicados os textos literários de uma língua para a outra, já que esse método era usado para dar assistência aos alunos na leitura e tradução de textos em língua estrangeira, porém hoje, esses métodos são voltados para a comunicação como se pode observar nos PCNs-LE (1998), sendo introduzida como alvo central no processo de ensino-aprendizagem. Também foi feito uma análise em um capítulo de um livro didático de inglês do ensino fundamental, verificando quais desses métodos de ensino da língua inglesa serão utilizados. Para tanto foi realizado pesquisa bibliográfica e exploratória, baseada em vários autores, como por exemplo, Faraco (2007) e Crystal (2005), Izidro (2008) e outros alusivos ao tema. Além da pesquisa bibliográfica, esta pesquisa analisou documentos referentes à legislação brasileira, e a política de educação. O presente trabalho permitiu identificar uma área específica que necessita de aprofundamento no que diz respeito ao ensino da língua inglesa dentro das salas de aula e à qualificação do exercício profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Prática reflexiva no ensino de língua estrangeira: reflexões docentes(2022-12-19) FERREIRA, Synndy Emilly dos Santos; FERREIRA, Ellen Cristina da Silva; BENCHIMOL-BARROS, Silvia Helena; http://lattes.cnpq.br/8002163769688750; https://orcid.org/0000-0002-7177-1502Este artigo tem como objetivo abordar aspectos da prática reflexiva da ação docente – reflective teaching – e propor análises das possíveis mudanças que tal prática pode provocar no fazer docente em contexto de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. A motivação para esta pesquisa origina-se no projeto de extensão ABC English: opening doors, no qual a formação de professores é aspecto prioritário e a prática da reflexão destaca-se como ferramenta para promover a melhoria da qualidade de ensino. O estudo desenvolve-se por meio de pesquisa bibliográfica e utiliza como referenciais teóricos de suporte Nóvoa (1992), Schön (1992, 2000), Soisangwarn e Wongwanich (2014), Zeichner (2008), dentre outros. Espera-se que os resultados deste trabalho possam contribuir com outras pesquisas nesta área e com a formação de discentes dos cursos de licenciatura ao fomentar a importância da autocrítica e da autoreformulação baseada na lógica reflexiva.