CBRAG - Campus Universitário de Bragança
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Navegando CBRAG - Campus Universitário de Bragança por Orientador "BASTOS, Sandra Nazaré Dias"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Como era a minha escola: narrativas dos futuros professores de Ciências e Biologia(2022-06-24) LIMA, Rita de Cássia Pinheiro; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743Esse trabalho tem como objetivo discutir memórias escolares trazidas por licenciandos em Biologia no sentido de mapear em suas narrativas as relações que são estabelecidas entre as memórias escolares e a formação docente. Com isso, buscamos identificar e mapear nesses episódios narrados, elementos e sentimentos que possam nos dizer como veem a escola e as relações que ali se estabelecem e o que trazem dali para o futuro profissional. Tomamos como fontes de pesquisa as narrativas individuais de graduandos do 5º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas produzidas no contexto do Estágio Supervisionado I, quando produziram um exercício de reflexão um texto narrativo com o título “Como era a minha escola?” Tomamos como elementos norteadores os seguintes questionamentos: Como descrevem a estrutura física da escola? Quais personagens aparecem nas narrativas? Quais sentimentos destacam? Após a análise das narrativas mapeamos a presença de alguns lugares favoritos na escola, pois é bastante recorrente nas narrativas dos licenciandos. O refeitório, as quadras de esportes e as salas de leitura são lugares apresentados como uma espécie de fuga da sala de aula ou como refúgio diante de situações difíceis vivenciadas pelos alunos. Observamos também que as chamadas “aulas diferenciadas” como as aulas práticas, de campo e as excursões são trazidas como uma alternativa para as aulas ditas “tradicionais” e como estratégia que contribui e facilita o aprendizado. Também são mencionados nesse caminho as Feiras de Ciências. As narrativas trazem ainda as lembranças dos professores que marcaram a vida e até influenciaram, de certa forma, a conduta dos licenciandos. Se por um lado algumas lembranças remetem a experiências ruins, outras trazem professores que foram lembrados pela forma de ensinar, e pelo vínculo estabelecido por um gesto, uma conversa, um momento de atenção, ou até mesmo uma canção que foram recordações acionadas como referências positivas da vida escolar. Nossos resultados nos permitem inferir como a vida na escola é parte importante do repertório que o futuro professor irá dispor em sua vida profissional. É também daí que ele vai retirar subsídios para sua prática pedagógica, pois a forma como, no presente, ele vê a escola pode nos dar pistas de como ele poderá lidar com esse ambiente quando for professor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental, resíduos sólidos e fotografias: experiências formativas no Programa Residência Pedagógica(2023-10-31) SOARES, Sheila de Cássia da Silva; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743O presente trabalho tem como objetivo apresentar o relato das experiências de uma professora em formação vivenciadas em uma escola da rede pública de ensino, em Bragança, Pará, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES/UFPA). Nesse caminho, as atividades foram desenvolvidas no âmbito do Projeto Integrado de Ensino (PIE) com o planejamento de ações de investigação voltadas para a temática dos resíduos sólidos. Os estudantes foram orientados a registrar, por meio de fotografias, o descarte de resíduos ao longo do trajeto de casa para a escola para, posteriormente montagem de um painel. Apesar de algumas dificuldades, os alunos demonstraram compreensão sobre o tema, associando-o à vida cotidiana. Julgamos os resultados positivos, dada a ampla participação dos alunos na elaboração do trabalho. A oportunidade de orientar essa atividade no âmbito do PRP possibilitou observar a resposta dos alunos à metodologia desenvolvida, bem como os diversos desafios que permeiam a prática docenteTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisonado na Educação de Jovens e Adultos: construindo saberes e experiências formativas(2023-10-10) COSTA, Ronayra Silva; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743Este trabalho traz o relato de experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades foram desenvolvidas em três etapas: a) Apresentação e reconhecimento das turmas; b) Planejamento e organização das Atividades e c) Regência das aulas. A observação participante nos permitiu compreender o contexto escolar: as turmas continham alunos de diferentes idades e alguns trabalhavam ao longo do dia. Percebemos alto índice de evasão e a baixa interação com a professora em aulas expositivas. A aula prática/experimental, ministrada pelas estagiárias, teve melhor receptividade despertando interesse e curiosidade nos alunos. Vivenciar a dinâmica de uma sala de aula e as dificuldades que poderemos lidar no futuro quando formos profissionais, de forma compartilhada e assistida por profissionais mais experientes, foi de grande importância para nossa formação profissional. Especialmente nessa modalidade de ensino que atende um público diferenciado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Manguezando: utilização do kahoot como ferramenta pedagógica para o ensino de Ecologia(2023-10-30) SOUZA, Andreza Lima de; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Menstruação e pobreza menstrual, precisamos falar sobre isso! Experimentações didáticas no Programa Residência Pedagógica(2022-06-28) LIMA, Thaís Viana das Chagas; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743A ciência ainda é percebida pelos sujeitos como algo distante, aparentemente sem qualquer influência direta sobre sua realidade vivencial. Nesse sentido, faz-se necessário que o ensino de ciências seja abordado de forma inovadora, relacionando o ensino de ciências com o cotidiano. Muitos conteúdos trabalhados no Ensino de Biologia são difíceis de relacionar de forma clara e objetiva com o dia a dia dos alunos. Dentre eles podemos destacar os sistemas reprodutores, que é trabalhado de forma muito compartimentalizada e, muitas vezes, deixando de lado as questões sociais que evolvem esse tema. Nessa perspectiva, é necessário destacar que é compromisso da escola abordar o corpo humano de forma associada com a realidade e com os anseios e necessidades dos estudantes. Dessa forma, o presente artigo relata uma experiência educacional com uma turma do 9° ano do ensino fundamental, abordando conteúdos socais, os tabus sobre a menstruação e a pobreza menstrual. Assim, destacamos a reação dos alunos frente as discussões sobre a diversidade corporal feminina e os padrões corporais impostos pela sociedade. Discutimos o entendimento dos alunos acerca dos tabus sobre a menstruação e a pobreza menstrual, fazendo uso do conhecimento prévio dos alunos como material para as discussões. Propusemos uma atividade de escrita criativa e analisamos o desempenho dos alunos diante do cenário de aulas remotas e a necessidade de atividades que estimulem a criatividade e escrita dos alunos. Destacamos a importância de atividades lúdicas na construção do conhecimento dos alunos. Além disso, propõe-se uma sequência didática para trabalhar esse conteúdo de forma aprofundada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologias para o ensino de Ciências no sistema modular: com a palavra, os professores(2024-02-22) SOUSA, Alane de Oliveira; RAMOS, Dyellen de Lima; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743Diante da importância do ensino de Ciências da Natureza no contexto educacional, este trabalho tem como objetivo geral compreender como os professores de Ciências conduzem sua ação docente nas aulas de Ciências Naturais no Sistema Modular de Bragança, Pará. Traçamos como objetivos específicos: a) investigar quais são as metodologias de ensino empregadas pelo professor de ciências em sala de aula; b) Identificar o que pensam os professores sobre a eficácia das metodologias utilizadas para o aprendizado dos estudantes e c) Identificar e discutir quais as principais dificuldades para ensinar Ciências no Sistema Modular. A pesquisa é de cunho qualitativo, pois visa descrever, interpretar e discutir as respostas dos docentes. Para a coleta de dados, utilizamos um questionário elaborado na plataforma Google Forms, enviado a professores de Ciências do Ensino Fundamental que atuam no Sistema Modular vinculado à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Bragança, Pará. A pesquisa identificou diversas metodologias usadas pelos professores nesse sistema de ensino, sendo a aula expositiva citada como um dos principais métodos. Outras metodologias também são utilizadas por esses profissionais, tais como: aula passeio, ensino de ciências por investigação, uso de maquetes, livro didático, filmes e vídeos. Os professores afirmam que, de modo geral, os alunos aceitam bem as inovações em sala de aula e consideram suas metodologias eficientes. Quanto às dificuldades, os docentes mencionaram falta de estrutura e recursos nas escolas, dificuldades de leitura dos alunos, limitação de tempo para ministrar as aulas, transporte e até problemas de saúde mental. A execução desse estudo permitiu analisar a realidade dos professores atuantes no Sistema Modular, destacando o exercício profissional diferenciado mesmo diante de muitas dificuldades.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Música para ensinar Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um relato de experiência a partir do estágio supervisionado(2023-10-30) FREITAS, Adailson Silva de; SILVA, Kassio Raylander Sousa da; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743O presente trabalho busca investigar e compreender a música como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio de metodologias ativas que busquem trabalhar com a ludicidade envolvendo paródias e sua capacidade promissora de enriquecer o processo ensino aprendizagem. O referido trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e originou-se a partir de observações e regências desenvolvidas em sala de aula com turmas de EJA, ao longo do componente curricular Estágio Supervisionado, na escola municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria Natividade da Silva, localizada no município de Capanema, no estado do Pará. Foram trabalhadas duas paródias em sala de aula, a partir das quais os estudantes foram convidados a responder um questionário com cinco perguntas para avaliar a atividade. Poucos alunos participaram da aula, provavelmente porque o trabalho desenvolvido não “valia ponto” e porque aquela era a última aula do período letivo. De maneira geral, os estudantes sinalizaram que a música facilita o processo de aprendizagem porque “incentiva a pessoa a aprender melhor” e porque ajuda a “encaixar melhor as coisas na cabeça”. Acreditamos que seria preciso mais tempo para realização da atividade, para que os alunos pudessem se familiarizar às letras e para que provocássemos a turma com uma revisão dos conteúdos. Seria importante também convidá-los a produzirem suas próprias paródias. Com isso, eles poderiam se tornar mais ativos no processo de ensino aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As palavras cruzadas como recurso didático para o ensino de Química no 2° ciclo do Ensino Fundamental(2023-10-30) VASCONCELOS, Hozana Maria da Silva; PIRES, Saimo do Rosário; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743O objetivo principal deste trabalho foi analisar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado, no Ensino Fundamental, quando colocamos em operação atividades com palavras cruzadas em uma escola municipal no distrito de Mosqueiro, no estado do Pará. Nossos dados foram construídos a partir dos registros feitos no caderno de campo (diário de bordo), obedecendo às seguintes etapas: 1 - Apresentação e reconhecimento das turmas, 2 - Planejamento e organização das Atividades e 3 - Regência das Atividades elaboradas. Na fase de apresentação e observação das turmas pudemos identificar algumas problemáticas relacionadas ao ensino de Química, portanto houve a necessidade de se pensar, em uma metodologia alternativa para se trabalhar os conteúdos que ficaríamos responsáveis de ministrar nas turmas. Elaboramos um exercício com quinze perguntas, cujas respostas deveriam ser dispostas em forma de palavras cruzadas. Tal atividade despertou bastante a curiosidade dos estudantes envolvendo-os na realização da tarefa proposta. Todos eles entregaram o exercício respondido diferentemente do que havíamos inicialmente observado. A atividade despertou bastante a curiosidade dos estudantes envolvendo-os na realização da tarefa proposta. A correção da atividade nos mostrou ainda que, todos os alunos responderam corretamente às perguntas do exercício o que foi muito satisfatório e gratificante, para nossa formação docente. As palavras cruzadas promoveram maior participação entre professor e alunos, tornando as aulas mais interessantes em relação aos conteúdos por relacionar jogos com química. A mediação por meio desse jogo promoveu maior interesse pelas atividades extraclasse, uma vez que, segundo o professor supervisor, isso inexistia antes da atividade proposta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio(2022-07-15) NASCIMENTO, Neyson Andriew Torres do; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743Discutir questões de corpo e gênero nas escolas, por distintas razões, ainda é percebido como um desafio na prática docente. A temática, circundada por diversos tabus, comumente já encontra receios de docentes na sua abordagem. Isso se tornou ainda mais intenso em função do contexto de ensino remoto por conta da pandemia de COVID-19. O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, se propõe a discutir a experiência de trabalhar esta temática no Ensino Fundamental durante a pandemia. A construção dos dados foi realizada a partir das manifestações e produções dos estudantes que foram registradas em diário de bordo e organizadas em uma planilha para posterior análise. Foi possível verificar tanto a reprodução de alguns discursos, quanto a sinalização da superação de outros. Dessa forma, essa experiência nos permite defender que é possível fazer de nossas aulas de ciências um espaço de questionamento, reflexão e, principalmente, de ressignificação de pressupostos socialmente estabelecidos e internalizados como “normais” e, nesse contexto, o professor atua como o agente que promove a inquietação do olhar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vamos falar sobre suicídio? Ações extensionistas para formação continuada de professores de Ciências e Biologia(2022-03-28) SOUSA, Glauce Tayane Santos; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743Os trabalhos aqui reunidos relatam minha trajetória no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, mais especificamente como estagiária nos programas de iniciação à docência PIBID e Residência Pedagógica e como bolsista de Extensão PIBEX/UFPA. Meu envolvimento com o tema surgiu a partir de uma experiência vivenciada no âmbito do PIBID, com uma turma de 9º ano da Escola Padre Luiz da cidade de Bragança-PA em um projeto que foi apresentado na Mostra Pedagógica da Escola. Esse trabalho de conclusão de curso é composto por quatro artigos que descrevo a seguir: i) Artigo 1: Experimentações docentes: a importância do PIBID na formação de professores de Ciências e Biologia, apresentado no VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO); ii) Artigo 2: Vamos falar sobre suicídio? Abordagem do tema em uma escola pública do no contexto do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID, apresentado no I Encontro Paraense de Licenciaturas (EPALIC), evento que ocorreu em Bragança em 2020, pouco antes da pandemia; iii) Artigo 3: Necessidades formativas para discutir o tema suicídio na escola: planejamentos para o ensino remoto, que foi apresentado no IV Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (ELPED); iv) Artigo 4: Formação continuada de professores: possibilidades para discutir o tema suicídio na escola que será submetido à Revista Brasileira de Extensão Universitária.