CBRAG - Campus Universitário de Bragança
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Navegando CBRAG - Campus Universitário de Bragança por Orientador "BARROS, Liliane Batista"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Escrita de Testemunho e Resistência de Carolina Maria de Jesus na obra Quarto de Despejo: Diário de uma favelada.(2023-12-21) SANTOS, Francyelle Ribeiro; BARROS, Liliane Batista; http://lattes.cnpq.br/5105849089228320; https://orcid.org/0000-0002-4051-7579O presente trabalho propõe-se a discutir sobre o testemunho e a resistência na escrita de Carolina Maria de Jesus, uma mulher negra e pobre, que rompeu com as barreiras sociais e culturais de sua época ao escrever de maneira muito simples a obra Quarto de Despejo: Diário de uma favelada. Esta obra, publicada pela primeira vez em 1960, é decorrência do testemunho convincente das vivências da escritora e dos moradores da favela do Canindé em São Paulo. Os relatos escritos no diário da catadora de papel são uma poderosa manifestação de resistência contra as condições adversárias nas quais ela e sua comunidade enfrentaram na época. Este artigo analisará como a escrita de Carolina Maria de Jesus representa uma forma significativa de testemunho e resistência explorando o contexto social e cultural em que a autora viveu, os temas envolvidos em sua obra e o impacto de sua escrita na literatura brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O olhar do narrador infantil sobre os amigos da escola no romance Bom dia, camaradas de Ondjaki(2023-12-21) TEIXEIRA, Larissa Oliveira; BARROS, Liliane Batista; http://lattes.cnpq.br/5105849089228320; https://orcid.org/0000-0002-4051-7579O escritor angolano Ondjaki apresenta um momento único e muito relevante na vida do ser humano no romance Bom dia, camaradas (2003): a infância. Neste artigo será observado através do olhar de um narrador infantil as nuances vividas pelas crianças no período da guerra civil angolana. As relações de amizade construídas na escola, e os momentos de crise e camaradagem que contribuirão para a mudança de perspectiva do jovem narrador no romance. É nesse aspecto que o presente artigo construiu a análise. Chamou a nossa atenção como o narrador protagonista retrata, através de um olhar infantil puro e inocente, os problemas econômicos e as desigualdades sociais destacadas através das relações afetivas no ambiente escolar e nos momentos de encontro das crianças fora da escola, demonstrando a dura realidade do país com humor e beleza. O método utilizado no estudo foi conduzido por meio de uma leitura atenta e sistemática do livro Bom dia, camaradas (2003). O presente artigo é uma análise crítica de cunho bibliográfico e utilizamos como suporte teórico principal as contribuições de Adorno (2003), Bosi (1996) e Auerbach (2002)Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O olhar sobre a identidade da criança negra: uma leitura do livro O Cabelo de Lelê e Amor de Cabelo(2023-12-21) SILVA, Alana Gandra da Luz da; BARROS, Liliane Batista; http://lattes.cnpq.br/5105849089228320; https://orcid.org/0000-0002-4051-7579O presente trabalho tem como objetivo geral analisar de que maneira o livro O Cabelo de Lelê, de Valéria Belém, e Amor de Cabelo, de Matthew A. Cherry, retratam as questões raciais. Enseja-se analisar nas obras literárias a questão da identidade e da valorização das crianças negras. É do conhecimento geral que as crianças negras sofrem preconceitos relacionados com os seus traços fisionômicos, por não estarem inseridas no padrão europeu. Nesse contexto, o cabelo crespo e cacheado é visto de modo estereotipado, sendo associado, portanto, à dupla significação de ruim e feio. Diante disso, este artigo realiza uma análise dos livros dos autores Valéria Belém e Matthew A. Cherry, a fim de refletir acerca dos preconceitos engendrados ao cabelo afro-brasileiro. Busca-se discutir, ainda, a importância da construção identitária das crianças por meio das obras literárias destinadas ao público infantil e presentes no contexto escolar. Para abordar as questões mencionadas, o aporte teórico utilizado baseia-se em: Marisa Lajolo e Regina Zilberman (2007), que trarão contribuições a respeito da formação da literatura infantil; Philippe Ariès (2004), o qual aborda a concepção de infância no decorrer dos séculos; Kabengele Munanga (1990), que reflete a respeito da valorização da identidade negra; e, por fim, Antonio Cândido (2007), vislumbrando a literatura como um bem que todos deveriam acessar.