CBRAG - Campus Universitário de Bragança
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Navegando CBRAG - Campus Universitário de Bragança por Orientador "AZEVÊDO, Maria da Conceição"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem de uma aluna com TDAH: reflexões sobre inclusão a partir de uma experiência de Estágio Supervisionado(2024-07-09) ROSÁRIO, Gabriele Bastos do; CARDOSO, Himylle Jordana de Abreu; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este estudo resultou de uma experiência vivenciada durante a realização de um estágio supervisionado, em uma escola da rede pública do município de Bragança, PA. A experiência aconteceu em uma turma do 3° ano do ensino médio, na qual foi observado e analisado o perfil dos alunos, identificando suas dificuldades, sobretudo as de uma aluna diagnosticada com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O presente trabalho tem como objetivo geral refletir sobre as dificuldades no processo de ensinoaprendizagem de Língua Portuguesa da aluna com TDAH. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo baseada em observação participante e realização de anotações em diário de campo, partindo de uma abordagem qualitativa. Para fundamentar esse trabalho, recorreu-se a algumas contribuições teóricas: Lopes (2018), que aborda o contexto histórico da educação inclusiva; Antunes (2003), que discute o ensino de Língua Portuguesa; Mollica et al (2012), que abordam o letramento de sujeitos caracterizados em típicos e atípicos; Pereira (2016), que discorre sobre o progresso da prática leitora de crianças e adolescentes com TDAH. Recorreuse ainda à Lei 13.146/2015, que ampara os direitos fundamentais da pessoa com deficiência e à Lei 14.254/2021, que garante o acompanhamento dos educandos com TDAH. Quanto aos resultados, a prática pedagógica desenvolvida com a aluna durante o estágio foi bem-sucedida, embora compreenda-se que a inclusão não se limita a esse processo, porém, a abordagem didática mostrou-se conveniente ao momento e às circunstâncias. Infere-se que essa experiência fomentou o desenvolvimento pessoal e profissional das estagiárias, assim como possibilitou aproximação dos desafios e imprevistos que estão imbuídos no ambiente escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Avaliação da produção textual no material didático de Língua Portuguesa do Programa Brasil na Escola: a perspectiva de monitores(as) de instituições de ensino em Capanema, PA(2023-10-30) QUADROS, Andreia Queiroz; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Desenvolvido com o intuito de auxiliar a garantir a permanência e as aprendizagens de forma isonômica e na idade adequada, o Programa Brasil na Escola dirige-se a estudantes dos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas estaduais e municipais do país. Como parte da proposta do programa, o corpo docente é formado por monitores(as) voluntários(as) que ocupam funções administrativas e/ou pedagógicas. Ao atuar como docentes, esses(as) monitores(as) recebem um material didático personalizado, previamente elaborado a partir dos resultados de avaliações governamentais, de acordo com os níveis em que os(as) alunos(as) se encontram. O material didático de Língua Portuguesa fundamenta-se em uma concepção de língua, ensino e texto de base sociointeracional e compreende os eixos de leitura, oralidade, análise linguística e produção textual. Assim sendo, neste trabalho, objetivou-se verificar como algumas propostas de produção e avaliação textual estão apresentadas nesse material e quais são as perspectivas dos(as) monitores(as) voluntários(as) sobre o processo de produção textual no âmbito do programa, considerando o contexto educacional em que as práticas textuais se inserem na realidade das escolas estaduais e municipais onde atuam. Para o alcance desses objetivos, realizou-se um levantamento de dados por meio da aplicação de um questionário a três monitores(as) que atuam no Programa Brasil na Escola, em instituições de ensino diferentes da região de Capanema, PA, a partir da sua experiência com a utilização do material didático em sala de aula. Verificou-se que o material didático fornecido pelo programa referido, no eixo da produção textual, conflitua com as concepções de língua e texto adotadas e com as condições da estrutura escolar das instituições de ensino em que atuam os(as) monitores(as) respondentes do questionário de pesquisa e, dessa forma, encontram percalços na sua efetiva orientação e aplicação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Desafios e perspectivas referentes ao letramento acadêmico na transição do ensino médio para o ensino superior: percepções de alunos ingressantes no campus da UFPA em Bragança(2024-07-09) SANTOS, Adriane Reis da Silva; COSTA, Ana Paula; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578A entrada na Universidade é marcada por diversos desafios, levando os alunos ingressantes a vivenciarem momentos de apreensão, pois a transição entre ensino médio e ensino superior exige mudanças culturais e intelectuais para as quais muitas vezes não estão preparados. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva identificar os desafios e as perspectivas que alunos ingressantes da Universidade Federal do Pará no Campus de Bragança enfrentam com o letramento acadêmico, a fim de compreender que fatores interferem nesse primeiro contato com o ensino superior. O estudo foi feito por meio da análise de dois questionários que foram disponibilizados para alunos dos variados cursos do Campus, após dois minicursos ofertados como uma ação da área de Linguagem do “Programa Nivelamento da Aprendizagem nas Áreas de Linguagem, Ciências Exatas e da Natureza para os Discentes do Campus de Bragança – Pará”, iniciado em 2020 e encerrado em 2023. Este estudo foi fundamentado teoricamente em contribuições de alguns estudiosos, como Carlino (2017), Coulon (2017), Ferreira e Lousada (2016), Oliveira e Araújo (2017) e Pinho et. al (2015), entre outros. Quanto à metodologia, aproxima-se da pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam dois fatores principais na transição de estudantes do ensino médio para o ensino superior: o primeiro, interno, está relacionado à relação professor/aluno e ao formato da oferta de disciplinas adotado pelas faculdades; o segundo, externo, relaciona-se ao ensino básico defasado e a consequências da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado IV: o uso do gênero textual glossário como recurso didático para o processo de letramento.(2024-07-09) QUEIROZ, Keise Samanda Lima; QUADROS, Suzane de Oliveira; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este artigo tem o intuito de relatar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado IV: Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Médio, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Integral Profª Argentina Pereira, em Bragança-PA. O estudo foi realizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, composta principalmente por alunos oriundos do campo. A proposta pedagógica escolhida foi trabalhar o tema “Farinha de mandioca”, devido à sua relevância social, cultural e econômica na região Norte. Utilizando o gênero textual glossário, o objetivo para o plano de aula foi promover o letramento, desse modo valorizando a cultura local, e permitindo que os alunos se tornassem protagonistas na construção do conhecimento. A fundamentação teórica baseou-se em algumas contribuições de estudiosos, como: Marcuschi (1996, 2004), Kleiman (2005, 2007), Rodrigues (2015), Pimenta e Lima (2008), entre outros. Do ponto de vista metodológico, adotou-se uma abordagem qualitativa, a partir da utilização de observação participante e diário de campo (Prodanov; Freitas, 2013). Os resultados mostraram a participação ativa dos alunos, evidenciando seu orgulho pela transmissão de saberes e tradições e o sentimento de pertencimento ao campo. Destaca-se também a importância do estágio na formação profissional, ressaltando a necessidade de práticas pedagógicas adaptadas à realidade e ao contexto social dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Explorando a palavra falada nas aulas de Língua Portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade(2023-12-18) LIMA, Antonia Samires do Rosário; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este artigo resulta de estudo em que se buscou investigar os desafios encontrados na abordagem da oralidade e sua avaliação nos anos finais do ensino fundamental, na percepção de professores de Língua Portuguesa. O estudo se concentrou em compreender a forma como os docentes definem e ensinam a oralidade, quais gêneros orais são abordados em sala de aula e como se dá sua avaliação. A pesquisa, de base qualitativa, foi desenvolvida por meio de questionários e os dados coletados evidenciaram diferentes perspectivas entre os sujeitos colaboradores. Como referencial teórico, utilizaram-se as contribuições de Melo e Cavalcante (2007), Antunes (2003), Suassuna (2006), bem como consulta à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018). Os resultados mostram a importância de considerar tanto os aspectos linguísticos quanto os contextuais ao enfocar a oralidade em sala de aula, bem como a necessidade de abordagens diversificadas para promover uma aprendizagem eficaz.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental(2023-12-18) COSTA, Bianca Lima; OLIVEIRA, Vagner Teixeira de; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este trabalho se originou de uma pesquisa realizada durante atividades desenvolvidas na disciplina “Oficina de Avaliação do Ensino-aprendizagem de Língua Materna” e envolveu duas turmas do 9° ano do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Capanema/Pará. O estudo teve como objetivo geral investigar as percepções de estudantes sobre a leitura e sua importância, bem como sobre a avaliação da sua compreensão leitora. A abordagem adotada tem base qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013) e o método utilizado para coleta de dados foi a aplicação de questionário. Quanto à fundamentação teórica, o estudo foi subsidiado por contribuições dos autores Normanda Beserra (2007), Gonçalves (2010), Almeida e Cerigato (2016) e Kramer (2010). A pesquisa revelou que os alunos percebem a leitura de forma positiva, porém, têm dificuldades variadas, seja em não saber explicar o que leram, em concentrar-se, como também não entender significados de algumas palavras. Esses dados podem ajudar a refletir sobre o que é necessário para um melhor aproveitamento da leitura em sala de aula e o êxito nessa atividade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Paradigma tradicional de ensino: analisando o presente para compreender o passado e mudar realidades futuras(2023-10-30) CAMPOS, Ariel Sharon de Castro; SILVA, Francisco Almir Lima; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Com as mudanças observadas no mundo contemporâneo, principalmente em razão do uso das tecnologias digitais, as escolas têm sido estimuladas a repensar suas práticas pedagógicas e adotar novos paradigmas para a superação do modelo de ensino tradicional, porém, em observações feitas durante experiências de estágio supervisionado na licenciatura em Letras Língua Portuguesa, são comuns os relatos de que este paradigma ainda é predominante na maioria das escolas públicas. Tendo isso em vista, este trabalho resulta de estudo realizado durante o Estágio Supervisionado II: Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano), com o objetivo de verificar quais fatores contribuem para as práticas de ensino ainda se pautarem em uma abordagem tradicional. As atividades do estágio foram realizadas em uma escola pública da rede estadual de ensino do município de Capanema, PA. Para o alcance do objetivo mencionado, os procedimentos metodológicos consistiram em utilização de observação participante, anotações em diário de campo, entrevista e análise de livros didáticos. Restou evidente que apesar de a revolução digital ter gerado mudanças significativas em diversas áreas, incluindo a educação, e as tecnologias terem alterado a forma de comunicar, portanto, de ensinar, aprender e avaliar, podendo contribuir para a gestão escolar, as práticas de ensino e a aprendizagem dos estudantes, ainda há enormes dificuldades relacionadas à utilização das ferramentas digitais, em virtude da complexidade da realidade escolar no contexto pesquisado, ainda distante das necessidades adequadas para que sejam colocadas em prática.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A produção textual escrita de estudantes de uma turma de sexto ano no município de Bragança-Pará: complexidades e perspectivas(2024-11-04) TAVARES, Amanda Farias; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre estudo baseado na aplicação de uma proposta de ensino com o gênero anúncio publicitário desenvolvida em uma turma do 6° ano do ensino fundamental, de uma escola pública de ensino do município de Bragança, PA. O tema que levou ao desenvolvimento do trabalho surgiu por intermédio de uma experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado II: Língua Portuguesa e suas literaturas no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), uma atividade curricular obrigatória do Curso de Letras Língua Portuguesa ofertado pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará, campus de Bragança. A proposta de ensino foi aplicada na turma após a conclusão do estágio e havia sido planejada para contribuir com a melhoria das capacidades dos estudantes, mediante as complexidades observadas em relação a sua produção textual escrita, considerando a realidade da sala de aula e da comunidade escolar, procurando utilizar recursos e estratégias para proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades essenciais para os alunos. Com isso, também se buscou contribuir para o processo de iniciação à docência, vivenciado na formação docente. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo se baseou em uma abordagem de viés qualitativo, incluindo pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Como embasamento teórico para desenvolvimento deste trabalho, recorreu-se a autores como: Koch (2003), Geraldi (2011), Leal e Brandão (2007) e Antunes (2003). Os resultados mostraram a participação e interação dos estudantes no decorrer da proposta de ensino, evidenciou-se além do mais, a relevância de propostas como esta, para o processo de iniciação à docência, de acordo com a realidade escolar e extraescolar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uma reflexão sobre as práticas avaliativas de produções textuais nas aulas de língua portuguesa: desafios e perspectivas(2023-12-07) TRINDADE, Brenna Camile Sousa; NASCIMENTO, Maria Daniela da Silva; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578O presente artigo evidencia uma reflexão sobre as práticas avaliativas da produção textual escrita nas aulas de Língua Portuguesa, abordando os desafios enfrentados pelos educadores e suas perspectivas. Foi realizado um estudo com o objetivo de compreender as percepções de professores sobre os métodos avaliativos utilizados e sua eficácia na avaliação de textos escritos, bem como seus impactos no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada adotou uma abordagem qualitativa, norteada por revisão bibliográfica da literatura baseada em pesquisas sobre avaliação no ensino básico e na área de Língua Portuguesa (LIBÂNEO, 1994; LUCKESI, 2008; HAYDT, 1998; MARCHUSCHI, 2004; 2007; SANTANA, 2005; ANTUNES, 2006; SUASSUNA, 2007) e na aplicação de questionário a professores que atuam no ensino fundamental. A pesquisa revelou informações pertinentes para a compreensão dos fatores que norteiam a avaliação de textos escritos no contexto educacional pesquisado.