Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CBRAG
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Navegando Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CBRAG por Orientador "PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “A Cartomante”, um conto de Machado de Assis para incentivar a competência leitora e a escrita de alunos do ensino fundamental(2024-07-15) CORREA, Ana Carolina Pinheiro; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Este trabalho relata as experiências vivenciadas durante a realização do Estágio Supervisionado II: Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Seguindo isto, tem como objetivo observar e refletir a respeito de questões referentes à leitura e escrita de alunos do ensino fundamental, tendo como base as experiências obtidas durante a realização do Estágio. A metodologia se desenvolveu a partir da pesquisa bibliográfica e investigativa do contexto escolar, logo, o campo de pesquisa foi uma escola pública do município de Bragança-PA, em uma turma do 9º E.F. Para isso, ocorreu a elaboração de um plano de aula a ser implementado, sendo embasado em estudos e referências teóricas de autores como: Pimenta (2004, p.99), Normanda Bezerra (2004), Beth Marcuschi (2000), entre outros que discutem a temática. Com isso, espera-se que a perspectiva abordada pelo presente estudo, contribua para uma melhor compreensão sobre questões relacionadas ao espaço educacional no contexto do trabalho com literatura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ser feminino: comparações e diferenças em obras de Florbela Espanca e Conceição Evaristo(2024-07-15) SANTANA, Caroline da Silva; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361A análise abordada neste texto discute a evolução da representação feminina na literatura ao longo de diferentes séculos, evidenciando as mudanças no processo de autoria feminina. Tendo assim o objetivo falar sobre a ser feminino em obras literárias, destacado a imagem da mulher como o seu principal objeto de estudo. Esse trabalho é uma pesquisa bibliográfica, na área da literatura, que se deu de forma descritiva, onde foi feito o estudo sobre a representação das mulheres na literatura durante os séculos XIX até XXI, e por meios dos sonetos “Mulher I” e “Mulher II”, de Florbela Espanca e “Eu-Mulher”, de Conceição Evaristo. Onde foi evidenciado todo o processo histórico e análise das obras, com intuito de expor as mudanças e ligações que ocorreram durantes anos, sobre a forma que elas são apresentadas na sociedade, tirando a imagem de belo e mostrado o real sobre elas. E para que isso fosse provado, usamos alguns estudiosos que falam sobre o ser feminino e a imagem da mulher diante a sociedade e na literatura. Portanto, com a leitura dessa produção levaremos aos leitores a reflexão diante a forma que os sentimentos femininos eram descritos, que foi possível ser mais evidenciado somente com a chegada de autorias femininas, que escreviam sobre a verdadeira identidade da mulher real.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica(2024-06-19) COSTA, Pietra Gabrielle Fernandes da; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361A presente pesquisa objetiva discorrer sobre a necessidade de se desenvolver de forma mais acentuada, no processo de ensino-aprendizagem, o trabalho com temáticas/movimentos literários/textos que abordem a figura do indígena, suas lutas, desafios e preconceitos vividos, para que a partir dos inúmeros conhecimentos presentes nestes tópicos os estudantes possam compreender melhor alguns aspectos relevantes, tais como: de que forma se deu o processo de "descobrimento" do Brasil, como o indígena é mostrado dentro dos movimentos literários, os estereótipos construídos acerca desses povos ao longo do tempo e a relação que tudo isso tem com a contemporaneidade, vislumbrando, para que isso se faça possível na educação básica, abordagens didático contextualizadas. A metodologia deste trabalho se configura como uma pesquisa bibliográfica e a sua fundamentação teórica está respaldada em Libâneo (2013), Ferreira (2021), Souza (1999), Freitas (2020), Carvalhal (2006), Brito (2009) e Ribeiro (2022), que abordarão sobre a didática e as problemáticas que giram em torno do ensino de literatura, os estudos comparativos literários e a valorização da cultura indígena na educação. Além disso, a pesquisa também se utiliza de textos pertencentes a alguns movimentos literários para discutir sobre a imagem criada acerca dos povos tradicionais, a saber: “Carta de Pero Vaz de Caminha” (Quinhentismo), “Os Timbiras” (Romantismo), “Erro de Português” (Modernismo) e “As coisas como elas são” (Contemporaneidade). Dessa forma, pretende-se, com este estudo, fazer com que o passado, o presente e o futuro dos povos originários seja mais visto, entendido e inserido no ambiente da sala de aula, principalmente levando em consideração a ainda superficialidade e invisibilidade do seu trato na educação brasileira.