Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA
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Navegando Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA por Orientador "REDIGOLO, Franciele Marques"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As atribuições da biblioterapia desenvolvida em projetos(2018) PASSOS, Sandy Larissa Souza dos; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236Este trabalho aborda o tema da biblioterapia desenvolvida em hospitais, tendo em vista que o ramo da leitura terapêutica ainda é um assunto pouco explorado pelos profissionais da área. A pesquisa se constitui em reunir e estudar os conceitos de biblioterapia hospitalar reconhecendo os benefícios causados por meio do uso da literatura como atividade terapêutica que auxilia no tratamento médico convencional, identificar a contribuição do bibliotecário como biblioterapêuta e apresentar projetos biblioterapêuticos no Brasil e no Reino Unido, analisando os detalhes das atividades que são desenvolvidas em cada projeto e apontando a metodologia que utilizam para desenvolver a biblioterapia seja em unidades hospitalares, abrigos, unidades de ressocialização ou ambientes escolares. Através da base de dados BRAPCI, foram recuperados artigos científicos que serviram para fundamentar o trabalho, reunindo ideias dos principais autores da área, reunindo as informações obtidas para elaborar esta pesquisa bibliográfica e documental, identificando fatores os quais possu em características pertinentes como a mediação da leitura; estímulo ao hábito da leitura; encorajamento ao debate e participação do bibliotecário como agente transformador.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliar a representação temática da informação pela recuperação da informação: análise pelos elementos de exaustividade e especificidade com usuários em biblioteca da UFPA(2019) MOREIRA, Rosana Patrícia dos Santos; GARCIA, Valdenise César; http://lattes.cnpq.br/3970784226069256; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236; https://orcid.org/0000-0001-6277-2960A pesquisa busca avaliar a representação temática da informação na biblioteca universitária, por meio de análise dos elementos de política de indexação na recuperação da informação, para que se avalie a qualidade da indexação na representação dos assuntos, portanto tem como proposta avaliar a indexação a partir dos elementos de política de indexação: exaustividade e especificidade nos resultados obtidos nas buscas dos usuários, visando contribuir para a reflexão e discussão sobre a representação da informação e sua interferência na recuperação da informação. O objetivo geral busca contribuir para a área de Tratamento Temático da Informação (TTI) em discussão referente aos elementos de política de indexação para a indexação e análise de assunto, e seus reflexos diretamente na recuperação da informação. Logo, os objetivos específicos são: a) Fazer o levantamento teórico sobre a indexação na representação temática da informação em bibliotecas universitárias e recuperação da informação pelo usuário final; b) Estudar os elementos de Política de indexação: exaustividade e especificidade e c) Investigar os documentos recuperados na busca no catálogo da Biblioteca Prof.ª Elcy Rodrigues Lacerda/ICED/UFPA sob a avaliação de pertinência dos usuários a partir dos elementos de política de indexação: exaustividade e especificidade. A metodologia utilizada foi o procedimento metodológico observacional e aplicação de entrevista semiestruturada como os usuários da biblioteca. Os resultados obtidos quanto à avaliação da indexação, consideraram a partir dos elementos de exaustividade e especificidade que a indexação está sendo em grande parte realizada de acordo com as necessidades dos usuários. Também pôde-se observar a insatisfação apresentada por poucos usuários em relação a determinado termo atribuído para representar o assunto de determinado documento, portanto, dado a importância que a avaliação da indexação apresenta nos resultados das buscas dos usuários, pôde-se inferir que a pesquisa é bastante relevante para o aperfeiçoamento da indexação em catálogos on-line. Pois, assim como os outros serviços disponibilizados pela biblioteca, esta avaliação deve ser realizada continuamente para aprimorar a tarefa de indexar com o propósito de satisfazer o usuário que busca informação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A biblioterapia como uma prática de incentivo à leitura para idosos(2018) SANTANA, Isabela de Almeida Coelho; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236A biblioterapia é um aprendizado sobre terapia da leitura que ajuda as pessoas a controlarem seus sentimentos e assim buscar maneiras de deliberar seus problemas quanto de ordem psicológica quanto física. Deste modo, essa afirmativa necessita ser gerida a fundo nos estudos da mesma, realizar-se um estudo sobre as práticas da biblioterapia. A partir disso, teve como foco uma pesquisa bibliográfica direcionada oferecer um referencial teórico acerca da biblioterapia voltada aos idosos com baixa autoestima e a memória dos mesmos e tratar como função terapêutica da leitura. Tem por objetivo geral discutir como a terapia da leitura pode reativar a memória e motivar os idosos. E objetivos específicos: buscar na literatura estudos sobre biblioterapia e biblioterapia para idosos; argumentar como a biblioterapia pode influenciar no cotidiano dos idosos.; identificar qual a relação da Biblioteconomia na aplicação da biblioterapia para idosos. A metodologia aplicada neste estudo foi a da pesquisa bibliográfica em periódicos e neste caso, pesquisaram-se dissertações, monografias, artigos científicos, artigos de congressos e livros em diferentes bancos de dados (Scielo, Portal Capes, bibliotecas físicas e virtuais, Google acadêmico e outros) e com o apoio das obras de Clarice Fortkamp Caldin e Marc-Alain Ouaknin, autores responsáveis por boa parte da produção desta temática. Pode-se apresentar como resultados, a partir da pesquisa, uma carência no que se diz respeito à Biblioterapia como um segmento da Biblioteconomia, voltada ao público idoso, destacando neste sentido a baixa participação de projetos específicos de biblioterapia para terceira idade. Finaliza-se este estudo com o enfoque sobre os idosos possuem um lugar especial na sociedade e precisam de uma assistência e um ambiente humanizado no qual eles sintam-se bem ao chegarem a terceira idade, a família é o verdadeiro e principal suporte aos idosos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Biblioterapia no âmbito hospitalar: projeto turma da leitura(2018) VIEIRA, Nilcidelia dos Santos; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236Ressalta a importância das atividades biblioterapêuticas na humanização da ambiência hospitalar e sua contribuição para o tratamento oncológico de crianças hospitalizadas. O objetivo geral busca investigar a partir das percepções dos voluntários do projeto Turma da leitura do Hospital Oncológico Infantil de Belém sobre como a biblioterapia pode auxiliar na recuperação dessas crianças. Tem como objetivos específicos identificar na literatura como a biblioterapia pode contribuir no tratamento de crianças hospitalizadas, verificar in loco as técnicas biblioterapêuticas aplicadas pelos voluntários no projeto e questionar os voluntários do projeto Turma da Leitura a partir das suas percepções sobre como a terapia por meio de livros pode ajudar no tratamento de crianças com câncer. Apresenta-se como pesquisa exploratória quantitativa, para o levantamento de material bibliográfico foi realizada pesquisa em sites, artigos, livros e base de dados, juntamente com a pesquisa de campo na coleta de dados através de uma ficha de observação e questionários direcionados aos voluntários do projeto Turma da Leitura. Como resultado, se evidencia a partir da perspectiva dos voluntários que a biblioterapia contribui para amenizar o stress, dor, sofrimento e angústia causada pelo processo de internação e através dos dados coletados e expostos por meio de gráficos se conclui ainda que o projeto tem obtidos resultados positivos frente ao pouco tempo de desenvolvimentoTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Biblioterapia: vivência e percepções dos voluntários do projeto de extensão Turma da leitura.(2019) PAES, Priscila Silva; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236; https://orcid.org/0000-0001-6277-2960Estudo sobre a biblioterapia consiste no uso da leitura para fins terapêuticos. Objetiva, em nível geral, levantar conceitos biblioterapêuticos em âmbito hospitalar a fim de utilizar a leitura para torná-lo humanizado e acolhedor; e em nível específico visa: a) levantar conceitos dos processos cognitivos para compreender como a leitura e emoção interferem no tratamento médico; b) analisar o papel do bibliotecário como mediador da biblioterapia e o objetivo c) teve a intenção de discutir as dificuldades e estratégias da aplicação das sessões de biblioterapia vivenciadas no hospital. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e qualitativa. Foi adotado como instrumento de pesquisa um questionário aplicado aos voluntários do projeto Turma da Leitura (TL). Constatou-se que a maior parte dos voluntários participou da pesquisa por cerca de um ano e atendia dois internos por sessão. Detectou-se durante as sessões dificuldades como falta de motivação dos internos que complicavam a atividade, mas que os voluntários contornavam brincando e adquirindo a confiança para chamar a atenção e aplicar a biblioterapia. Conclui-se que apesar das diversidades a biblioterapia ainda é uma alternativa para minorar o sofrimento dos pacientes e incentivar a leitura em pessoas que tem poucas condições de acesso a materiais bibliográficos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Blogs literários no incentivo à leitura(2016-09-30) SILVA, Carliene Cristina Oliveira da; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236As mídias sociais e as novas tecnologias estão presentes no dia-a-dia da sociedade, sendo usadas como meios de interação entre usuários assim como utilizadas no compartilhamento de informações relevantes nos mais diversos assuntos na web. Esta pesquisa aborda como objetivo principal o uso dos blogs literários como incentivadores de leitura mostrando os métodos usados por estas mídias sociais na pratica e divulgação da literatura nacional e estrangeira. A metodologia utilizada baseou-se na revisão de literatura sobre leitura e as tecnologias de informação e comunicação (TICs) correlacionando os dois temas além da aplicação de questionário aos blogueiros literários. Identificaram-se os meios de interação que os blogueiros possuem com seus leitores. Os dados coletados e analisados basearam-se de acordo com os objetivos específicos proposto nesta pesquisa. Os resultados obtidos mostraram pontos positivos e negativos em relação à interatividade do leitor com o blogueiro e vice-versa Espera-se que esta pesquisa venha contribuir e mostrar aos profissionais de Biblioteconomia, Letras, Pedagogia entres outras áreas afins que o uso desta e de outras redes sociais podem colaborar com uma sociedade mais interessada no hábito de leitura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Classificação na arquivologia e biblioteconomia: similaridades e diferenças(2017) WANZILIER, Fabíola Ferreira; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236Aborda as principais similaridades e diferenças entre a Classificação de documentos da Arquivologia e Biblioteconomia. A pesquisa contou com os seguintes objetivos específicos: identificar conceitos e características das duas profissões; demonstrar respaldos teóricos sobre técnicas relacionadas à Classificação desenvolvida por cada uma e apresentar o relato de profissionais que exercem nessas duas áreas, a fim de conhecer as discussões que circundam esse assunto. A partir da metodologia aplicada, qualitativa com entrevistas realizadas com dois profissionais de cada área, cujo o intuito foi discutir a Classificação a partir dos fazeres profissionais de Arquivistas e Bibliotecários. Visto que ambos possuem muitas semelhanças dentre elas, como o uso do documento como ferramenta principal para a disseminação da informação, porém se diferenciam quanto a maneira de classificá-los e nas finalidades. Como resultado, destaca-se que apesar dos pontos de interseção, os instrumentos utilizados em cada área para classificar são distintos. No Arquivo as informações são privadas, dão suporte às necessidades da instituição a qual pertence, permitindo a elaboração de manuais próprios, para auxiliar a representação de seus documentos. Na Biblioteca não há necessidade de outro suporte complementar, pois seus instrumentos permitem classificar todos os assuntos referente a qualquer área do conhecimento, atendendo ao seu objetivo e proporcionando acesso a informação a quem interessar. Sendo assim, tanto na biblioteca ou arquivo fica evidente que a classificação de documentos é peça fundamental no que diz respeito a organização e recuperação da informação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma discussão sobre a política de indexação para a Biblioteca Setorial da UFPA Profº. Dr. Francisco Gemaque Álvaro(2019) RAMOS, Carolina Leão; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236; https://orcid.org/0000-0001-6277-2960Consiste em um estudo acerca do processo de indexação no tratamento temático da informação, mais especificamente sobre os elementos que podem compor uma política de indexação, cujo problema de pesquisa pensado a partir da ausência de uma política de indexação formalizada oficialmente na Biblioteca da Faculdade de Odontologia da UFPA, o que suscitou na seguinte questão: é possível identificar elementos de política de indexação mesmo não existindo um manual de política de indexação na instituição? Tem por objetivo geral discutir sobre os elementos de política de indexação a partir do processo de indexação da Biblioteca da Faculdade de Odontologia, que motivou o desenvolvimento de dois objetivos específicos, a) Realizar busca na literatura sobre procedimentos da indexação, política de indexação e seus elementos; e b) Investigar os possíveis elementos de política de Indexação presentes durante o processo de indexação na Biblioteca da Faculdade de Odontologia da UFPA. Assume assim, a pesquisa como qualitativa de caráter exploratório, através de um estudo de caso e para a coleta dos dados foi utilizado o questionário como instrumento. Obteve como resultado a presença de 16 elementos (indicados e identificados) dos 17 que foram postos como referência, e dentre eles, alguns merecem destaque por necessitarem de reflexões mais específicas, tendo como base o que apresenta a literatura, os elementos identificados e indicados como presentessão: indexador (formação); exaustividade; correção; e 1 elemento que não foi indicado e nem identificado como presente: a avaliação da recuperação por assunto. Considera assim a caracterização de uma política, o que permite inferir que por a instituição conceder orientações para a realização da atividade de indexação de assunto, entendido como condutas, possui uma política de indexação. Constatação esta que não invalida a necessidade de elaboração e implementação de um manual de política de indexação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A disseminação da informação: o bibliotecário como mediador da informação especializada(2018-01-30) SILVA, Raquel Carvalho da; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236A informação é fundamental para adquirir conhecimento, esse por sua vez proporciona novos caminhos em direção ao que se busca na vida profissional, pois, só através de muita leitura pode-se ter como argumentar e descrever sobre novos estudos. A respeito disso a pesquisa trouxe a relevante profissão do bibliotecário, esse profissional que teve de se reinventar ao passar do tempo, mudando sua forma de interagir com o meio de trabalho e com os indivíduos, com a forma de trabalhar antes era apenas tratar a informação para guardar nos acervos, hoje deve tratar e pensar em como vai fazer para disseminar para o seu público ou público em potencial. Através da pesquisa bibliográfica, em documentos selecionados em bases de dados, periódicos científicos e sites acadêmicos nas áreas de Biblioteconomia e Nutrição, conteúdos dos artigos mais relevantes para desenvolvimento dessa pesquisa, para biblioteconomia mediação e disseminação da informação, para nutrição conteúdos como o aproveitamento integral dos alimentos e o direito a alimentação. Portanto através desse estudo multidisciplinar foi possível identificar como esse profissional da informação pode contribuir com suas habilidades, competências e trabalho social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um estudo de caso do conceito de Clube do Livro a partir de uma obra literária(2018) FIGUEIREDO, Jessica Andrade; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236Esta pesquisa tem por objetivo analisar as influências do Clube do Livro em seus leitores participantes. Para tanto, a partir da pesquisa bibliográfica foram identificados pontos históricos da formação das bibliotecas, da chegada da Biblioteca Real ao Brasil e da consolidação do mercado livreiro em vista de montar um perfil de leitores e o impacto da leitura e o estudo de caso de uma obra literária por meio de análise textual. A análise se baseou na estrutura de Moraes (2009), que se caracteriza por preparar, unitarizar, categorizar, descrever e interpretar a leitura da obra A sociedade literária e a torta de casca de batata. Os resultados indicaram que a partir de uma experiência literária e as fundações sociais, econômicas e culturais, o leitor irá ter diferentes influências dentro do Clube do Livro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A indexação automática no processo de recuperação da informação: técnicas de análise de assunto operadas pelos softwares de indexação SISA, MHTX e o buscador Google(2018) SILVA, Patrícia Teixeira da; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236A pesquisa apresenta a temática no contexto de linguagens documentárias, na qual o problema identificado para o desenvolvimento desta está em descobrir como é desenvolvida a análise de assunto pelos softwares de indexação: SISA, MHTX e o buscador Google. Apresenta como objetivo geral em descobrir diferentes propostas da realização de análise de assunto na indexação automática; quanto aos objetivos específicos: a) apresentar o levantamento histórico da indexação automática e manual; b) identificar diferentes formas de Consistência da indexação automática; c) demonstrar quais são os critérios e instrumentos utilizados para representação nos softwares SISA, MHTX e o buscador Google. Para o desenvolvimento metodológico utilizou-se do método dedutivo e o caráter é exploratório e faz-se uso de levantamento bibliográfico para análise dos dados. Na análise dos dados constata-se diferentes formas para aplicação dos critérios e instrumentos para análise de assunto à indexação automática entre os softwares SISA (Sistema de Indización SemiAutomático) e MHTX e o buscador Google. Desta forma conclui-se que o uso de controle terminológico propicia melhor indexação tanto de forma manual quanto automática, tais controles dar-se por intermédio dos tesauros, vocabulários controlados e ontologias. Assim a aliança entre estudiosos de diferentes áreas do conhecimento empenhados neste propósito, proporcionará uma recuperação da informação com eficiência e eficácia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Investigação sobre política de indexação: bibliotecas da área da saúde da UFPA(2018) FONSECA, Luciana di Paula Andrade; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236Trata-se da investigação sobre políticas de indexação em bibliotecas da área da saúde da Universidade Federal do Pará (UFPA). E constata-se a relevância de uma política de indexação para o processo de indexação a partir de etapas que caracterizam a análise de assunto: leitura documentária, identificação e seleção de conceitos para a representação da informação. Analisa a não padronização dos procedimentos de indexação nas bibliotecas da área da saúde da UFPA. Neste âmbito, tem-se como objetivo geral: Contribuir com discussões e reflexões sobre política de indexação nas bibliotecas universitárias; e divide-se em três objetivos específicos: a) Realizar levantamento teórico sobre indexação e política de indexação em bibliotecas universitárias; b) Investigar os elementos de política de indexação de bibliotecas setoriais da área da saúde da UFPA; c) Discutir as estratégias de uso dos elementos de política de indexação entre as bibliotecas setoriais da área da saúde e biblioteca coordenadora do SIBI-UFPA. Para o desenvolvimento metodológico, divide-se em duas etapas, usando-se como instrumentos para a coleta de dados o questionário e entrevista semiestruturada numa pesquisa de campo com quatro bibliotecários de quatro bibliotecas setoriais da área da saúde. O questionário como instrumento de pesquisa de campo é rápido e objetivo, a partir dele obteve-se a primeira etapa metodológica e a segunda etapa é a entrevista semiestruturada, aplicada com a unidade de informação que coordena o Sistema de Bibliotecas da UFPA. Os resultados obtidos na coleta de dados evidência a ausência de política de indexação nas bibliotecas setoriais da área da saúde da UFPA e na biblioteca coordenadora do SIBI-UFPA. Dessa maneira, a criação de diretrizes para nortear o processo de indexação nas bibliotecas universitárias é importante para a padronização nas etapas do processo de indexação, otimização do sistema de recuperação da informação e o avanço no desenvolvimento de estudos acerca da temática de indexação e política de indexação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Lei 12.244: perspectiva e realidade em escolas privadas e públicas municipais de Ananindeua/PA(2017-03-29) NEWAR, Christiani Lourdes Melo; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236O presente trabalho aborda um tema que coloca a biblioteca escolar em pauta. Trata da Lei 12.244 de 24 de maio de 2010 que discorre sobre a Universalização das bibliotecas com determinação para seu cumprimento até 2020. Tendo em seus objetivos específicos explanar aspectos históricos da biblioteca escolar no Brasil partindo da chegada dos Jesuítas ao Brasil a fim de compreender as influências e características deixadas à biblioteca escolar, descrever e comentar cada parágrafo da Lei a fim de levantar as questões que implicam em seu cumprimento, expondo o processo de adaptação em que as bibliotecas escolares terão durante todo o período para que a Lei entre em vigor, a partir da sociedade de profissionais e comunidade escolar. Apresenta a Lei com intuito de conhecimento e entendimento dentro de suas atribuições, mostrando cada parágrafo. Levanta as questões da responsabilidade em fiscalizar e cobrar a aplicabilidade da Lei e quais mecanismos estão sendo elaborados para que até o prazo esta seja cumprida de forma absoluta. Mostram resultados a partir das visitas as escolas públicas e privadas com levantamento de dados que geram o entendimento da funcionalidade e realidade da biblioteca escolar, com apresentação em gráficos que trazem porcentagens a partir dos questionários aplicados a respeito das atividades, materiais, frequência e conceitos dos alunos nas bibliotecas de suas escolas. Torna-se então a abordagem deste tema de extrema relevância na contribuição em tornar visível a biblioteca escolar brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O marketing na biblioteca escolar: aplicação na Biblioteca George T. Colman (CCBEU)(2017-04-03) NASCIMENTO, Ariane Nazaré Cardoso do; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236Evidencia as atividades de marketing em bibliotecas escolares, destacando ações e atitudes organizacionais que podem fazer a diferença,de maneira positiva, nesses ambientes, por meio de um estudo de caso na Biblioteca George T. Colman, do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU). Visa, de maneira geral, a incentivar análises e estudos sobre o marketing em bibliotecas escolares por meio de sua aplicação na Biblioteca do CCBEU. Especificamente, objetiva identificar as principais tendências do marketing da informação; investigar como o marketing tem sido planejado e executado nas bibliotecas escolares brasileiras; e analisar como a Biblioteca do CCBEU aplica o marketing, quais estratégias utiliza e quais resultados tem obtido. Apresenta-se como uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, tendo como lócus a Biblioteca George T. Colman, da escola de idiomas CCBEU, unidade Padre Eutíquio, em Belém (PA). Para a coleta de dados, utiliza pesquisa documental, observação participante e entrevista semiestruturada com a gerente da Biblioteca. Analisa os dados a partir do modelo proposto por Honorato (2004) e Kotler e Keller (2006), identificando os principais elementos do planejamento de marketing e examinando sua aplicação à Biblioteca do CCBEU. Discute os resultados a partir da teoria levantada, destacando os principais aspectos relacionados ao ambiente interno e externo, segmentação, posicionamento, planejamento estratégico e tático e ao composto de marketing, tendo como principais resultados a maior visibilidade da Biblioteca dentro e fora do CCBEU e uma participação mais ativa da unidade de informação no planejamento geral da instituição mantenedora.Conclui que a unidade de informação opera em consonância com o planejamento estratégico do CCBEU e que, embora o marketing possa ser aplicado de forma subconsciente em alguns aspectos, os resultados advindos da busca pela oferta de valor têm sido positivos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A mediação da biblioterapia por bibliotecários em ambiente hospitalar: relatos do projeto de extensão “Turma da Leitura"(2019) SILVA, Osimara da Silva e; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236Admite-se a biblioterapia pelo uso da leitura como ferramenta terapêutica. Este trabalho caracteriza-se por responder a seguinte pergunta “como a o uso da biblioterapia através do projeto Turma da leitura contribuiu com as crianças e adolescentes hospitalizados no Hospital Oncológico Infantil de Belém?”. Dessa forma, têm-se como objetivo geral avaliar a contribuição e os resultados da aplicação da Biblioterapia em pacientes oncológicos. Além disso, em relação aos objetivos específicos, isto é, investigar a biblioterapia como efeito terapêutico e discutir sua eficácia enquanto incentivo à prática da leitura no Projeto Turma da Leitura, identificar os resultados da interação da aplicação da Biblioterapia pelos voluntários do projeto Turma da Leitura aos pacientes oncológicos do Hospital Oncológico Infantil da cidade de Belém por meio da pesquisa-ação. Sendo assim, discutiu acerca da mediação da leitura realizada por bibliotecários, fundamentando-se na pesquisa bibliográfica dos estudiosos da temática, assim como o bibliotecário como mediador da informação. Portanto, foram utilizados relatos do projeto de extensão Turma da Leitura, além dos componentes biblioterapêuticos utilizados durante sua execução. A metodologia adotada caracteriza-se pela pesquisa descritiva, usando a pesquisa-ação para coleta de dados e análise dos resultados a partir das observações registradas em fichas. Por fim, com isto foi possível concluir os resultados e a contribuição dos resultados da leitura através da biblioterapia para crianças e adolescentes portadores de câncer assistidos pelo projeto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologias de pesquisa utilizadas nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT e UNESP nos anos de 2014 a 2016(2018) COSTA, Patrícia Danielle Souza; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236Apresenta um estudo sobre a importância das escolhas metodológicas para o desenvolvimento de pesquisas científicas, como ferramenta necessária para tornar o processo de pesquisa mais organizada, dinâmica e eficiente. O objetivo deste trabalho é identificar as escolhas metodológicas nas teses defendidas nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do IBICT e UNESP nos anos de 2014 a 2016. Dessa forma, os objetivos específicos traçados foram: apresentar conceitos básicos das metodologias de pesquisa; identificar os indicadores bibliométricos: instrumentos e abordagens metodológicas de vinte teses de doutorado dos PPGCI IBICT e UNESP nos períodos de 2014 a 2016; e aplicar a estatística simples a partir dos instrumentos e abordagens metodológicas levantados nos programas. A metodologia tem natureza exploratória-bibliográfica, com traços de pesquisa descritiva, e caráter qualitativo-quantitativo, pautada nas técnicas de análise bibliométrica. O resultado dessa pesquisa aponta que os instrumentos metodológicos mais frequentes pelo corpo discente do IBICT são as técnicas de entrevista, entrevista semi-estruturada e aplicação de questionário nas teses analisadas e da UNESP as técnicas são diversificadas. Quanto as abordagens metodológicas, predominou as pesquisas exploratórias. Com base nos resultados, conclui-se que, a importância da metodologia de pesquisa para elaboração de trabalhos científicos e devido ao caráter interdisciplinar, as pesquisas de pósgraduação em Ciência da Informação podem ser aplicadas aos estudantes de graduação como base para o desenvolvimento de novas investigações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Panorama temático e metodológico das monografias do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará apresentados nos anos de 2014 a 2016(2018-01-31) BARROS, Alberiny Carneiro; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236Aborda a produção científica das monografias do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará. O objetivo geral consiste em identificar os temas, as abordagens de pesquisa e os instrumentos metodológicos mais utilizados nas pesquisas dos formandos no período temporal de 2014 a 2016. Tem como objetivos específicos: discutir o universo da produção científica, analisar os indicadores bibliométricos nas monografias dos formandos do Curso de Biblioteconomia, no período de 2014 a 2016, e evidenciar quais os temas, as abordagens de pesquisa e os instrumentos metodológicos mais utilizados no respectivo período temporal. Apresenta-se como uma pesquisa bibliográfica, tendo como fontes de pesquisa artigos, livros e base de dados. Para a coleta de dados, utiliza pesquisa documental, com caráter quantitativo, usando o método bibliométrico, que consiste em uma estatística simples para tabular e quantificar os indicadores bibliométricos analisados no estudo. Como resultado, fica atestado que os formandos do respectivo período temporal, além de abordarem diversos temas de pesquisa ligados às raízes biblioteconômicas, possuem conhecimento das linhas de pesquisa do curso, contudo, é evidenciado que existe um déficit com relação a aprendizagem dos discentes sobre os instrumentos de coleta de dados e informações. Conclui que as produções científicas em forma de monografia precisam de melhorias, e que os discentes necessitam de maior acompanhamento no ensino-aprendizado sobre o assunto metodologia, a fim de desenvolver suas habilidades e competências através da boa aplicação das abordagens de pesquisa e instrumentos metodológicos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel do bibliotecário na formação de leitores na biblioteca escolar(2016) PIMENTA, Míriam Cunha; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236Este trabalho tem a obstinação de investigar o papel do Bibliotecário no âmbito da Biblioteca Escolar e como este utiliza suas competências para o incentivo a leitura. Aborda de forma sucinta o perfil Bibliotecário Escolar como um mediador de informação, onde este tem uma grande importância na formação literária do usuário da Biblioteca Escolar. O objetivo principal deste trabalho é ter a compreensão do papel do bibliotecário escolar onde a abordagem desta pesquisa pretendeu através de um trabalho de campo entre duas Bibliotecas Escolares uma pública e outra privada fazer um estudo comparativo onde foi analisado as diferenças entre as duas por meio de um questionário para os usuários e outro para os gestores de ambas as bibliotecas que tinham como objetivo alcançar resultados de em relação ao incentivo a leitura e novas abordagens tais como o uso de Redes Sociais e a promoção de E-Books no local. Os resultados obtidos apontaram ainda variadas divergências entre as Bibliotecas, mas que no geral mostrou que as Bibliotecas Escolares Brasileiras precisam de muitas melhoras e o perfil do Bibliotecário para esse espaço ainda tem que ser muito trabalhado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel do bibliotecário na promoção cultural: projetos culturais desenvolvidos na biblioteca “Desembargador Antônio Koury”(2018) ALCANTARA, Michelle Rocha; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236Aborda o papel do bibliotecário na promoção cultural como um instrumento de mediação da informação, partindo do pressuposto que o bibliotecário pode utilizar qualquer procedimento que viabilize o acesso à informação, logo trata especificamente sobre projetos culturais desenvolvidos na biblioteca do Tribunal de Justiça do Estado do Pará “Desembargador Antônio Koury”. Promove uma discussão sobre a atuação do bibliotecário enquanto agente cultural, ressaltando assim, a responsabilidade sociocultural do profissional, pois a função cultural em bibliotecas em sua maioria apresenta-se de forma tímida, logo a pesquisa surgiu a partir dessa perspectiva. Faz uma reflexão teórica sobre a definição de ação cultural, os conceitos de mediação da informação e o papel do bibliotecário na sociedade para a disponibilização da informação e geração de conhecimento. A pesquisa tem característica bibliográfica de abordagem qualitativa e natureza exploratória, pois tem a intenção de criar maior familiaridade com o fenômeno em questão. Mostra os resultados obtidos por através da entrevista aplicada com a bibliotecária coordenadora dos projetos, com a indicação dos projetos culturais desenvolvidos na biblioteca e identifica as estratégias e dificuldades para a realização. Enaltece a ideia, como modo de conclusão, que é possível realizar atividades culturais no desenvolvimento da mediação da informação diante da atuação do bibliotecário em bibliotecas especializadasTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Política de indexação: discussões sobre bibliotecas da UFPA(2017) SANTOS, Lain Mendonça dos; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236É de grande influência nos resultados provenientes da busca do usuário em uma unidade de informação, as diretrizes que norteiam o trabalho do bibliotecário/indexador, pois auxiliam na determinação da consistência na indexação. Os elementos, variáveis e requisitos da Política de Indexação contribuem para alcançar resultados de busca que melhor atenda as necessidades da comunidade de usuários, pois preza pelos interesses desta, satisfazendo as questões levantadas pela demanda. Nesse sentido, a presente pesquisa desenvolve o tema Política de Indexação: discussões em bibliotecas da UFPA. Intenciona discutir a Política de Indexação em Bibliotecas Universitárias, verificar se existe a adoção dessa política nas biblioteca da UFPA e a possível avaliação das práticas em Política de Indexação. Desenvolve estudo de identificação de aspectos da Política de Indexação praticados nas bibliotecas setorias e Biblioteca Central. Utiliza revisão bibliográfica para fundamentação teórica e o questionário como ferramenta de coleta de dados. A análise de dados obtidos revela a prática parcial da Política de Indexação nas bibliotecas estudadas, ressalta a iniciativa dos profissionais responsáveis por tais práticas. Conclui ressaltando a importância e necessidade da implementação da Política de Indexação no contexto da Biblioteca Universitária.