Curso de Matemática - CABAE
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Navegando Curso de Matemática - CABAE por Orientador "COSTA, José Francisco da Silva"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aspecto histórico e desenvolvimento de números complexos: aplicação das fórmulas de Moivre na área da geometria plana(2022-02-25) OLIVEIRA, Jefferson Nahum de; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O presente artigo traz como temática aspecto histórico e desenvolvimento de números complexos e cálculo das raízes a partir de rotação de polígono regular inscrito na circunferência e procura fazer uma breve abordagem histórica sobre o surgimento dos números complexos no período do renascimento que resultou no desenvolvimento do conjunto complexo e de propriedades algébricas de equações quadrática e cúbicas. Outra abordagem se concentra no plano de Argand-Gauss e fórmulas de Moivre com aplicações em polígonos regulares inscritos na circunferência de raio unitário e centro na origem. Inserido nesse contexto, dedica-se e enfatiza-se um processo analítico relacionado a rotações de polígono regulares numa circunferência de raio unitário para obter coordenadas de um polígono de n lados sem a necessidade de utilizar a 2ª fórmula de Moivre. Aplicam-se esse processo de ensino em polígonos regulares de n lados, mostrando como encontrar todas as raízes de cada um de seus vértices. Conclui-se a pesquisa considerando que o procedimento analítico utilizado sem a necessidade de envolver a 2º fórmula de Moivre, representa uma interessante estratégia de ensino para calcular raízes enésimas de um número complexo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Cálculo de regra de três e proporcionalidade com aplicação na dosimetria no direito do apenado(2022-07-11) CAVALCANTE, Elielson Piteira; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641Esse trabalho de conclusão de curso apresenta uma discursão a respeito da matemática no direito do apenado, ou seja, mostra um panorama da disciplina na vida do apenado até sua liberdade. Destaca-se a interdisciplinaridade do Direito e Matemática e a relação no direito de punir conferido ao Estado. Ressalta-se, também, que no Brasil em comparação ao Estados Unidos da América no viés matemático e sua (in) eficácia enquanto estratégia célere no processo criminal. Percebe-se o conhecimento matemático no papel decisivo na vida de um individuo no processo, inclusive a necessidade de inserção do conteúdo de matemática no currículo do curso de direito, para melhor preparação do profissional de direito com certa dificuldade em encarar o desafio de compreender a Matemática inclusa no Direito diante da profissão. Conclui-se a pesquisa considerando que a matemática enquanto ciência tem relevância na área do Direito servindo de base para equacionar e determinar o tempo certo de acordo com a pena e a progressão do apenado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Comercialização de pescado na feira municipal de Abaetetuba com a utilização da função afim(2022-07-11) MELO, Biatriz Fonseca de; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O estudo descreve sobre a comercialização de pescado na feira municipal de Abaetetuba com a utilização da função afim, buscando avaliar 04 espécies de pescado mais comercializadas nesta feira. Foram realizadas duas visitas semanais à feira no mês de maio 2022 que contou com a participação de um balanceiro que comercializa o pescado com os peixeiros que vendam o pescado no mercado municipal. Primeiramente, buscou-se compreender os valores do pescado que o balanceiro comercializa e após a coleta desses dados, procurou-se saber os valores do pescado comercializado pelos peixeiros. Das diferentes espécies vendidas, a pesquisa concentrou em apenas em 04 tipos de pescado que são os mais comercializados e consumidos por parte da população abaetetubense. A pescada-branca, o mapará, a dourada e o filhote foram as espécies inclusas na pesquisa para estudo do lucro obtido pela venda tanto para o balanceiro e peixeiro que comercializam o produto. Conclui-se a pesquisa considerando que a venda do produto comercializado, possui um maior lucro para o balanceiro que vende durante a semana uma maior quantidade de pescado, enquanto os peixeiros de maior número adquirem um lucro menor com a venda do pescado para a população local.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conhecimentos físicos e matemáticos presentes nas ferramentas manuais da construção civil(2022-07-11) SERRÃO, Joel Rodrigues; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641Esse trabalho de conclusão de curso, tem como tema conhecimentos físicos e matemáticos presentes nas ferramentas manuais da construção civil. Para desenvolver essa abordagem, utiliza-se uma pesquisa de caráter bibliográfica e de campo com três profissionais da construção civil no sentido de avaliar o conhecimento que possuem das teorias da Física e da Matemática presentes nas ferramentas manuais que utilizam no cotidiano. Busca-se comparar a ligação entre o empírico oriundo das experiências desses profissionais com os conhecimentos cientifico para constatar o elo entre os dois conhecimentos. Conclui-se a pesquisa considerando que apesar dos entrevistados não conhecerem a parte cientifica (ligada aos conceitos de pressão para as ferramentas cortantes, a hidrostática inserida na lei de Stevin utilizada no nível de mangueira, o compasso, esquadro e a linha de nylon relacionadas com o conceito de ângulos, círculo, circunferência e retas), conseguiram a partir do conhecimento empírico mostrar os mesmos resultados previstos pelas formulações matemáticas e teorias físicas inseridas nas ferramentas usadas na construção civil por esses profissionais entrevistados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As construções gráficas das funções do 1º, 2º grau, exponencial e logarítmica com a utilização do software GeoGebra(2022-02-25) BARRETO, Rafael da Trindade; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641Este trabalho aborda como compreender as construções gráficas das funções do 1º, 2º grau, exponencial e logarítmica com a utilização do software GeoGebra. Procura-se explicar algumas propriedades dessas funções e os esboços gráficos com auxílio do GeoGebra. Tornar-se-á possível estudar o comportamento geométrico de cada função, compreendendo as variações das grandezas tabeladas para realização do esboço gráfico. Desenvolve-se as etapas com o software GeoGebra, indicando um estudo preliminar com o uso de ferramentas, restringindo-se o estudo tão somente nas construções gráficas das funções supracitadas. Verifica-se que a funções podem ser utilizadas de forma contextualizada, as funções logarítmica e exponencial por exemplo podem ser traçadas para chegar a resultados visualmente aproximados da curva de crescimento e decrescimento do número de óbitos cometidos pela pandemia, porém esse trabalho se permite apenas fazer essa aproximação visual, com o comportamento do número de óbitos em função do tempo em meses utilizando os dados certamente irá obter-se melhores resultados, porém ao que esse trabalho se propõe, já oferece um melhor entendimento das curvas traçadas no plano cartesiano. Conclui-se que é importante utilizar um recurso na melhoria da metodologia e de pesquisa em si e apesar de tudo, é preciso compreender que seja qual for a finalidade, não se pode deixar de entender os conhecimentos matemáticos, sem os quais podem dificultar o entendimento do programa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento analítico da função quadrática e aplicação(2022-02-23) ALMADA, Nilson Gonçalves de; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O presente trabalho de conclusão de curso objetiva desenvolver um estudo da função quadrática considerando duas diferentes abordagens. Na primeira é destacada o formalismo analítico da função quadrática considerando os principais elementos que a caracteriza tanto do ponto de vista analítico quanto geométrico. Após essa abordagem, realiza-se o estudo a partir de aplicações que contextualizam o ensino da função do 2° grau. Na segunda abordagem, desenvolve-se um segundo formalismo analítico com demonstrações que evidenciam o surgimento de uma grandeza A como função entre a altura máxima correspondente ao ponto da ordenada do vértice com diferença entre as abscissas do vértice com a variável x. Em todo o caso, a partir desses resultados, torna-se possível estabelecer uma relação entre a grandeza A, a abscissa do vértice com as raízes da função quadrática. Aplicam-se esse formalismo alternativo em três problemas que podem ser encontrados em situações do cotidiano. Conclui-se a pesquisa considerando que com os formalismos analíticos/geométricos desenvolvidos tendo em vista as aplicações apresentadas em ambos, que o estudo da função quadrática pode receber um novo “olhar” cientifico, tendo em vista que a teoria não se restringe apenas em técnicas separadas do contexto do cotidiano, sendo esse último fundamentalmente necessário para aproximar a teoria da prática o que é de caráter essencial para um processo de ensino e aprendizagem eficaz.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento do estudo de funções exponenciais e logarítmicas e suas aplicações interdisciplinares(2023-01-03) FARIAS, João Paulo de Azevedo; SANTOS, Welington Lima dos; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641A Matemática passou por diversas transformações, que nos proporcionaram melhor entendimento, métodos e aplicações dela, pela ciência moderna. E essas transformações estão diretamente ligadas com a necessidade do homem de compreender fenômenos, situações e a própria coexistência das relações homem-natureza. Sendo assim, o desenvolvimento dos logaritmos e exponenciais, ou melhor, das funções logarítmicas e exponenciais, tiveram um papel fundamental para esse desenvolvimento, em vista de que, para o homem dos séculos passados, realizar operações de multiplicação, divisão, potenciação e radiciação, era uma tarefa árdua, que sem o uso de ferramentas computacionais as quais conhecemos hoje, levar-se-ia anos para a realização de um trabalho como este. Em relação a metodologia é de caráter teórico tendo em vista um formalismo detalhado sobre propriedades, formulações matemáticas e gráficos de funções exponencial e logarítmica e com base na contextualização e interdisciplinar com problemas voltados ao cotidiano do aluno. Dessa maneira, esse artigo enfatiza o desenvolvimento do estudo de funções exponenciais e logarítmicas e suas aplicações interdisciplinares considerando que seja relevante para uma melhor compreensão da teoria além de acrescentar um breve relato histórico do desenvolvimento dos conceitos de exponenciais e logaritmos até a forma como conhecemos hoje, destacando-se alguns dos grandes matemáticos que contribuíram com o tema abordado. Quanto as aplicações das funções inserem alguns problemas contextualizados (ENEM, anos 2012, 2016 e 2017) relacionados com o cotidiano. Conclui-se a pesquisa considerando que a abordagem realizada sobre as duas vertentes teoria e prática, podem ser realizadas e aplicadas no contexto da sala de aula e que podem contribuir para um melhor processo de ensino e aprendizagem, uma vez que o aluno passa a compreender o campo de aplicação com problemas ligados ao seu cotidiano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo e aplicação da função polinomial do 1º grau: uma metodologia de ensino com batedores de açaí no município de Barcarena - PA(2022-07-11) MELO, Marcus Vinícius de Sousa; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O presente trabalho de conclusão de curso visa apresentar uma metodologia para o ensino de Função Polinomial do 1° Grau, que surgiu da hipótese de mostrar que o conteúdo dela pode ser vinculado à realidade do alunado, destacando e direcionando para uma aprendizagem em que o assunto abordado venha ser compreendido pelos alunos em situações em que o uso e aplicação estejam pautados num processo de ensino e aprendizagem eficaz e contextualizado. A aplicação da função será realizada a partir da pesquisa com batedores de açaí pertencentes ao município de Barcarena onde a atividade pode ser empregada a teoria da função na venda do suco de açaí. Isto é, na comercialização, buscando avaliar a aplicabilidade do conteúdo da função em situações-problemas, enfatizando os lucros ou balanço financeiro com a venda do produto. O conhecimento pode ser compartilhado não somente de forma abstrata na sala de aula, mas introduzido no dia a dia do aluno. A partir das informações obtidas, serão utilizados dois exemplos ao nível do conhecimento do aluno, a saber: o comércio do suco do açaí e o extrativismo da palmeira, além de tratar a fundamentação teórica a partir da definição, conceito de coeficientes angular e linear, construção de gráficos, condições de crescimento e decrescimento e inequações do 1º grau. Conclui-se a pesquisa considerando que o processo de ensino e aprendizagem poderá ser mais bem compreendido no contexto da sala de aula quando o professor buscar uma metodologia que esteja ligada com a teoria e a prática.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estudos de determinante e sistema linear: uma metodologia de ensino contextualizado(2022-07-11) LIMA, Denise Silva de; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641Esse trabalho de conclusão de curso, tem como abordagem os estudos determinante e sistema linear com ênfase numa metodologia de ensino contextualizado. Tratando-se de contextualização, procura-se desenvolver do ponto de vista teórico o formalismo matemático com as (propriedades) desenvolvidos analiticamente. Para aplicar o estudo teórico, considerase uma metodologia em que seja possível mostrar aplicabilidade em (situações) problemas que evidenciam a prática em que o aluno poderá averiguar e compreender como equacionar e resolver questões de determinantes e sistemas lineares. Nesse caso, direciona-se a pesquisa para uma metodologia em que estejam presentes a teoria e a prática de modo que seja possível constatar que a aprendizagem apenas se completa quando o aluno consegue entender os temas no ambiente escolar e, seja capaz de associar em situações do seu cotidiano. Conclui-se a pesquisa considerando que a metodologia desenvolvida com base na contextualização poderá facilitar desde que seja aplicado no contexto da sala de aula e associar com o cotidiano para que o ensino e aprendizagem sejam muito maias promissores, tendo em vista que aproxima o aluno de uma maneira dinâmica, curiosos e motivadora devido a associação entre a teoria e prática.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Função afim aplicada na produção e comercialização da palmeira Euterpe oleracea(2022-07-11) COUTO, Rosenildo Couto do; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O açaí como um fruo do açaizeiro tem sido uma das principais economia paraense devido ao significativo da comercialização do mercado regional, nacional e internacional. Diante dessa abordagem o presente trabalho de conclusão de curso propõe como temática função afim aplicada na produção e comercialização da palmeira euterpe oleracea (açaizeiro). Nesse sentido, usa-se a afim para compreender a sua aplicabilidade em problemas associados a comercialização do fruto considerando uma pesquisa de campo na comunidade baixo Itacuruçá localizada na ilha pertencente a cidade de Abaetetuba. Para uma melhor compressão do trabalho, utiliza-se uma pesquisa exploratória de um produtor morador da comunidade para verificar o balanço financeiro que adquire nos períodos da safra e entressafra avaliando as despesas adicionais e viagens do fruto da comunidade até a área urbana onde ocorre a venda. Um questionário qualitativo e quantitativo é direcionado ao produto para averiguar o espaço territorial onde acontece o plantio das palmeiras. Conclui-se a pesquisa considerando que o produtor PR (nome usado para não identificação do entrevistado) possui um lucro maior no período da safra pelo fato de possuir um plantio de 5.000 palmeiras o que assegura a ele um número de 15.000 rasas durante o período da safra e no período da entre safra que em que diminui o período do manejo, atinge um valor de 7.500 rasas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) MDC e MMC: uma ênfase a partir de um processo de ensino e aprendizagem contextualizado(2022-02-24) PRAXEDES, Luiz Eduardo; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O presente trabalho objetiva desenvolver um estudo do (Máximo Divisor Comum) MDC e (Mínimo Múltiplo Comum) MMC enfatizando-se a partir de um processo de ensino/aprendizagem contextualizado. No primeiro momento são apresentados o contexto histórico, definições de MDC e MMC e a relação entre eles, que servirão de pré-requisitos para o desenvolvimento da temática. A relevância da pesquisa concentra-se em aplicações com problemas voltados ao cotidiano para mostrar que podem ser usados nas situações práticas, principalmente em questões que relacionam o conhecimento teórico em problemas contextualizados. Visando esse aspecto, desenvolve-se como metodologia um ensino em que seja possível oferecer ao aluno um conhecimento que leve em conta a aprendizagem significativa do tema proposto. Assim sendo, percebe-se que o ensino sendo dinâmico e motivador proporciona uma maior curiosidade e interesse pelo conteúdo, tendo em vista que para conseguir valorizar a aprendizagem é preciso que o professor saiba construir um processo de ensino que não se enquadre apenas num método tecnicista o que pode ocasionar dificuldade na aprendizagem. Conclui-se a pesquisa considerando que o estudo do MDC e MMC quando aplicados em situações problemas contextualizados podem oferecer uma melhor compreensão para os alunos quando é considerada a aprendizagem da vida cotidiana.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O processo de fabricação da farinha de mandioca (manihot esculenta crantz) com ênfase na comercialização e aplicação da função afim(2022-09-09) FERREIRA, Patrícia Ferreira e; VASCONCELOS, Bianca da Gama; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O presente trabalho além de abordar a importância histórica da mandioca, descreve o processo de fabricação da farinha na comunidade quilombola Nossa Senhora de Nazaré, localizada no Rio Itacuruçá-Alto Ilhas de Abaetetuba com ênfase na comercialização e aplicação da função afim. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo geral primeiramente a compreensão a respeito do processo de fabricação da farinha de mandioca e as possíveis contribuições que esta função pode trazer, a partir da modelagem de problemas relacionados com a obtenção de lucros da farinha. Como metodologia foi realizada pesquisa de campo com agricultores da comunidade acima citada, através de questionário, além de buscas em trabalhos acadêmicos. Assim buscou-se demonstrar a relação entre o conhecimento teórico e prático, através de uma pesquisa descritiva com base em fontes primarias e secundarias e abordagem qualitativas e quantitativas dos dados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O software GeoGebra em conceitos básicos da geometria plana: uma metodologia de ensino para o fundamental maior(2022-02-25) SAGICA, Felipe Macedo; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O presente estudo tem como foco principal abordar como a utilização do software GeoGebra pode impactar positivamente na aprendizagem de conceitos básicos da geometria plana para o fundamental maior. O objetivo geral é analisar quais os principais impactos positivos da utilização do software GeoGebra em conceitos básicos da geometria plana: uma metodologia de ensino para o fundamental maior. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos, que serão apresentar os conceitos básicos da geometria plana, conceituar o aplicativo GeoGebra, relacionar conceitos básicos da geometria plana junto ao utilitário GeoGebra e assim promover a construção das principais figuras geométricas de maneira didática, analisar os principias benefícios da utilização do programa GeoGebra no ensino da geometria plana para o fundamental maior. Abordar a temática dessa pesquisa justifica-se pela necessidade de mostrar como a tecnologia pode facilitar no processo de ensinoaprendizagem geométrico, e que se torna notório a importância do utilitário GeoGebra na formação do discente, pela forma em que esse mecanismo computacional pode ser empregado para o ensino de noções básicas da geometria plana. O presente estudo consiste em uma pesquisa de caráter descritivo, com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de dados de fontes secundárias, incluindo revisão bibliográfica. Como fontes de busca serão utilizadas livros, artigos e sítios web, junto a autores que tratam da importância de conciliar tecnologia e a educação no mundo contemporâneo. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que as aplicações da geometria plana junto ao software GeoGebra, e dita de forma positiva por uma série de autores que foram referenciados nessa pesquisa, pois, o programa proporciona ao usuário uma experiência visual dos conceitos teóricos vistos em classe, e isso e um dos fatores significativos para o ensino da geometria.