Curso de Matemática - CABAE
URI Permanente para esta coleção
Campus de Abaetetuba /
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando Curso de Matemática - CABAE por Orientador "CORRÊA, Genivaldo dos Passos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Benefícios de uma aula sobre prismas com a utilização de palitos e jujubas(2023-12-21) FERNANDES, David Lucas Gomes Leão; PINHEIRO, Roberto Vinícius Pinheiro; CARDOSO, Maria Nilzete Barreto; CORRÊA, Genivaldo dos Passos; http://lattes.cnpq.br/6321452953013620Este estudo objetivou verificar a eficácia de uma aula aplicada para os alunos do 1° B do Ensino Médio da E.E.E.F.M Professor Leonardo Negrão sobre prismas triangulares e quadrangulares a partir de suas construções utilizando jujubas para representar os vértices e palitos de (dente e churrasco) para representar as arestas. Para o arcabouço teórico, foi trazido as ideias de Torrione (2004), Lorenzato (2003) e (2006), dentre outros que defendem o uso de Materiais Didáticos Manipuláveis (MDMs) em sala de aula. Os dados foram coletados utilizando o método da observação participante e a câmera do celular para responder a dois indicativos que nortearam a pesquisa, sendo o primeiro denominado de ‘Eficiência da aula na visão dos autores’ e o segundo intitulado de ‘Eficiência da aula na visão dos alunos’, onde esta última foi solicitado para que os alunos escrevessem em seu caderno suas opiniões sobre essa abordagem pedagógica utilizada. Como resultados desses indicadores foi possível observar que os alunos sentiram interesse em aprender sobre prismas triangulares e quadrangulares como uso de jujubas e palitos, os mesmos se ficaram concentrados durante a explicação e construíram seus prismas com rapidez. Destarte, com a aplicação desse experimento nós presentes autores inferimos que utilizar MDMs no ensino de matemática é uma abordagem pedagógica válida e eficiente, onde a mesma deve ser implantada no ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma proposta de estudo de integral dupla com o auxílio do software Geogebra(2019-07-11) ALCANTARA, Yuri Castro; CORRÊA, Genivaldo dos Passos; http://lattes.cnpq.br/6321452953013620Este trabalho faz um estudo sobre as integrais duplas, usando como suporte o software Geogebra para construir as figuras planas e espaciais que surgem no decorrer do estudo. Ressalta-se a importância do software, nessas construções, pois os mesmos são difíceis de ser construídos a mão livre pelo aluno e pelo professor em suas aulas. Cabe ainda ressaltar que a visualização dessas figuras pelos alunos pode facilitar o entendimento da teoria das integrais duplas, diminuindo o teor abstrato do ensino de matemática, contribuindo significativamente com a aprendizagem dos alunos. Além disso apresenta-se um tutorial das construções desenvolvida, afim de que o mesmo sirva de suporte para outros alunos que desejarem estudar com o auxílio do software Geogebra.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização das tecnologias da informação no processo avaliativo na disciplina de matemática: uma abordagem do aplicativo plickers(2019-07-11) PASTANA, Delson Ferreira; CORRÊA, Genivaldo dos Passos; http://lattes.cnpq.br/6321452953013620No terceiro milênio o uso das tecnologias de informação traduziu perfeitamente a atual maneira de ver o mundo e de se relacionar com ele, como consequência natural, esses fatos trouxeram uma série de transformações sociais, comportamentais e econômicas que interagem, criando novas formas de compreender a educação e suas práticas realizadas em sala de aula. No presente trabalho foi usado as TDIC’s (tecnologias digitais de informação e comunicação) para realizar um processo de avaliação em sala de aula, por meio do aplicativo Plickers, que é o foco principal do trabalho. Assim, oferecer subsídios para que os professores desenvolvam o ajuizamento do ensino da matemática de maneira satisfatória. E para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a questão das TDIC’s no ensino-aprendizagem em matemática e a avaliação. Após essa abordagem, foi executada uma prática de aferição direcionada aos alunos do 9º ano da escola estadual Prof.ª Benvinda de Araújo Pontes, após, foi aplicado questionários aos alunos e professor acerca do método utilizado tendo como ferramenta o aplicativo Plickers, a fim de identificar a receptividade e eficiência de seu emprego na escola.