Curso de Matemática - CABAE
URI Permanente para esta coleção
Campus de Abaetetuba /
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando Curso de Matemática - CABAE por Orientador "ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz"
Agora exibindo 1 - 15 de 15
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Cards como recurso didático no ensino de matemática no contexto do programa residência pedagógica(2023-12-21) DÓRIA, Francileide Valente; CARDOSO, Marcilene Fagundes; SANTOS, Gleise Farias; http://lattes.cnpq.br/8914122432473341; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Construções geométricas na arte do ladrilhamento(2023-12-21) DIAS, Darlene do Socorro Miranda; VILHENA, Simone Quaresma; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385; SANTOS, Gleise Farias; http://lattes.cnpq.br/8914122432473341Este estudo aborda a importância do ensino da Geometria por meio de experiências práticas utilizando as construções geométricas, de modo a explorar os conceitos de uma maneira mais visual, criativa e dinâmica, criando um ambiente participativo e de aprendizagem significativa. Com uma abordagem qualitativa, o presente relato de experiência consiste na aplicação de uma oficina a alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino do município de Abaetetuba/PA, com o intuito de promover uma melhoria no processo de ensino da Geometria por meio da arte do ladrilhamento. Os resultados obtidos sugerem o aprimoramento da compreensão da Geometria, além de estimular o desenvolvimento de habilidades motoras e o raciocínio lógico dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A contribuição do programa residência pedagógica na formação inicial de professores que ensinarão matemática(2023-12-21) PEREIRA, Graziela Vilaça; NAHUM, Nélio Santos; http://lattes.cnpq.br/2474290454840252; https://orcid.org/0000-0002-1208-127X; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385Este texto visa descrever o relato de experiência das atividades do Programa de Residência Pedagógica, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA) no município de Abaetetuba. O trabalho tem como intuito abordar e descrever as práticas adotadas e metodologias utilizadas pelos residentes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Benvinda de Araújo Pontes nas turmas da 2ª série do Ensino Médio. Nesse sentido, destaca-se a construção de vivências que possibilitam ampliar o conhecimento teórico e prático dos residentes, fundamental para o aperfeiçoamento profissional e formação docente. Assim, objetivamos compreender a formação inicial dos residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) que ensinarão matemática, pautada nos objetivos referentes ao programa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Contribuições do programa de residência pedagógica na formação docente dos licenciandos em matemática(2022-07-11) CORDEIRO, Ananda Ferreira; NUNES, Delma Conceição Gomes; NAHUM, Nélio Santos; http://lattes.cnpq.br/2474290454840252; https://orcid.org/0000-0002-1208-127X; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385O presente trabalho consiste na exposição das experiências vivenciadas pelos graduandos do Curso de Licenciatura em Matemáticada Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Abaetetuba, denominados residentes. A pesquisa se baseou nos relatos de experiência produzidos pelos residentes a cada semestre. Apesar do contexto pandêmico, o programa proporcionou aos residentes dezoito meses de inserção docente em turmas do Ensino Médio de uma escola da rede estadual do Pará, situada no município de Abaetetuba, com produção de materiais didáticos, regência de aulas, formações pedagógicas, reuniões de planejamento e elaboração de trabalhos para eventos científicos, sob orientação ativa do professor preceptor. A partir dosrelatos, o estudo tem como objetivo mostrar as contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na formação do futuro professor de matemática, promovendo a reflexão sobre o ser docente na perspectiva de associar a teoria à prática. Conclui-se mostrando-se as atividades desenvolvidas durante o programa que possibilitaram aos residentes conhecer e vivenciar o dia a dia da escola da educação básica, tão importante no processo de formação de futuros docentes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Contribuições do software GeoGebra no ensino de funções algébricas em tempos de ensino remoto(2022-03-11) SILVA, Bárbara Gaia Barreto da; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385Em março de 2020, escolas e universidades brasileiras suspenderam as aulas presenciais devido a pandemia da COVID-19, obrigando estudantes e professores à uma mudança abrupta no processo de ensino e aprendizagem em meio a necessidade do isolamento social. Com a autorização do Ensino Remoto Emergencial (ERE) houve a necessidade de incluir as tecnologias digitais na educação. O presente trabalho visa discutir sobre as contribuições do Geogebra no ensino de funções algébricas por meio de oficinas virtuais, a partir da análise de questionários aplicados aos discentes do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Universitário de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará. O método de estudo utilizado foi a pesquisa-ação com o desenvolvimento de duas oficinas pedagógicas via Google Meet em que foi apresentado uma aula/revisão dos conteúdos de funções e aplicação de atividades de visualizações de gráficos construídos por meio das ferramentas do software Geogebra. Os resultados apresentam a motivação da utilização das tecnologias no ensino de conteúdos matemáticos propostos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível(2023-12-22) MARQUES, Richr da Silva; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385Este trabalho se propõe apresentar uma análise das leis e decretos que amparam o processo educacional da pessoa com deficiência, especificamente no que se refere ao desenvolvimento da aprendizagem da pessoa surda, dito isto, percebemos a importância que o mesmo traz em apontar que a inclusão é realizada por meio do tripé: Estado, Instituição e família, evidenciando a responsabilidade que cada um e que estas são indissociáveis. Para tanto, como complemento deste processo levanto em consideração a atual conjuntura sanitária que nos encontramos o projeto “Matemática Inclusiva: o uso de recursos digitais no ensino da matemática em LIBRAS” traz alternativas adequadas a mudanças que o processo de ensino e aprendizagem sofreu durante esse período e vêm sofrendo ao longo do tempo, contudo, podemos identificar resistência quanto a isso.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Equações diferenciais ordinárias: um estudo sobre problemas de autovalores(2022-08-11) SILVA, Ângelo Felipe Machado; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385As Equações Diferenciais é um importante ramo de pesquisas na Matemática, tanto pelo seu rigor matemático, quanto por sua multiplicidade de aplicações em diversos campos científicos, tais como, Física, Biologia e Engenharias. Em todas essas áreas do conhecimento nos deparamos com fenômenos modelados a partir de equações diferenciais, tal fato justifica a importância do seu estudo ao longo dos últimos três séculos. No presente trabalho, investigaremos a existência de solução para um problema de autovalores na reta envolvendo uma equação diferencial com valores de contorno. A ideia consiste em encontrar todos os valores para os quais a solução do problema é não-trivial, chamados de autovalores, e as autofunções associadas a esses autovalores. Tal problema relaciona as equações diferenciais com conceitos da Álgebra Linear e do Cálculo Diferencial e Integral, bem como está incluso em uma grande classe de problemas de valores de contorno, chamada Problemas de Sturm-Liouville, a qual possui propriedades relevantes para o seu estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Experiências no projeto OBMEP da escola estadual de ensino fundamental e médio professor Bernardino Pereira de Barros(2023-12-21) SILVA, Jhonatar de Jesus Cardoso da; MONTEIRO, Hélio Carvalho; SANTOS, Gleise Farias; http://lattes.cnpq.br/8914122432473341; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formas bilineares: reconhecimento de cônicas em R2 e quádricas em R3(2021-10-18) PEREIRA, Rivaldo de Lima; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385Este trabalho consiste no estudo de formas bilineares, funções que a cada par de vetores em um espaço vetorial associa um número real de modo que uma vez fixado o primeiro vetor, a função seja uma transformação linear em relação ao segundo vetor, e vice-versa, para o reconhecimento de cônicas em R2 e superfície sem R3, a partir da diagonalização da matriz associada à forma bilinear e mudanças de coordenadas. Para isto, veremos a teoria básica da Álgebra Linear dando, sempre que possível, um enfoque geométrico aos conceitos apresentados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Modelagem matemática e tecnologias: o uso de softwares na aplicação do teorema do fundamental do cálculo para o cálculo de área(2023-12-21) MAIA, Josué Moraes; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385A pesquisa aborda a inserção do uso de Tecnologias Digitais articuladas aos pressupostos da Modelagem Matemática (MM) no ensino. Tem como objetivo descrever o processo de modelagem matemática envolvendo os softwares GeoGebra e LANDSAT no Teorema Fundamental do Cálculo. Para alcançar o objetivo, a metodologia foi baseada em estudo sistemático de referenciais teóricos tais como: Burak (1987), Barbosa (2001), Araújo (2002), Borba (2002), Borba e Villarreal (2005) e outros. Esses recursos digitais auxiliaram no cálculo da área de uma região do mapa terrestre, especificamente da região da Vila de Beja, localizada no município de Abaetetuba no Estado do Pará. Visando obter um modelo matemático para cálculo de área, obtendo uma área próxima do real, além de fazer uma análise sobre o processo histórico da origem do Cálculo e sua aplicabilidade e potencialidade no processo de ensino. Os resultados apontaram que o uso das tecnologias digitais potencializa o trabalho de modelagem matemática, objetivando as aprendizagens de conceitos e representações matemáticas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teorema de Bolzano-Weierstrass: aplicações sobre funções reais contínuas em intervalos limitados e fechados(2024-03-06) TRINDADE, Flávio Ruan Conceição da; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385O Teorema de Bolzano-Weierstrass se constitui como uma das mais importantes ferramentas da Análise Matemática ao estabelecer uma relação entre as propriedades de sequências limitadas e a existência de subsequências convergentes. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar o Teorema de Bolzano-Weierstrass e apresentar duas de suas aplicações sobre funções reais contínuas definidas em intervalos limitados e fechados. A aplicação do teorema em questão reforça a sua relevância no estudo de funções contínuas e proporciona aprofudamento teórico na área.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso do jogo “jogada linear yoté” no ensino de sistemas lineares(2023-12-21) OLIVEIRA, Caroline Leão; SANTOS, Gleise Farias; http://lattes.cnpq.br/8914122432473341; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A utilização da criptografia no ensino de matrizes(2022-09-09) FERREIRA, Sávio dos Reis; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385O presente trabalho propõe uma alternativa metodológica ao ensino de matrizes baseada na utilização da criptografia, possibilitando uma abordagem diferenciada das comumente aplicadas em sala de aula. A partir dos processos de codificação e decodificação de mensagens, buscou-se proporcionar uma aprendizagem mais significativa de matrizes aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública de ensino no município de Belém/PA. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou um questionário avaliativo da oficina matemática desenvolvida na escola. Os resultados mostram que a aplicação da criptografia auxilia no entendimento dos conceitos básicos de matrizes de uma forma dinâmica e interessante.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Utilização do Geogebra na resolução de problemas contextualizados: uma proposta para o ensino de matrizes(2022-08-26) CASTRO, Adriane do Socorro Pires; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385O presente trabalho consiste em propor uma atividade diferenciada ao tradicional ensino de matrizes baseada no uso de tecnologias digitais. Buscou-se promover, a partir da utilização do software GeoGebra na resolução de problemas contextualizados, uma melhoria no processo de ensino de matrizes para alunos de duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública de ensino da cidade de Acará/PA. Com uma abordagem qualitativa e de natureza descritiva, utilizou-se dois questionários direcionados aos alunos, um de diagnóstico e outro de avaliação, e um questionário direcionado ao professor acolhedor. Os resultados da pesquisa demonstraram que é possível promover o uso de tecnologias digitais em sala de aula aliado a problemas contextualizados para auxiliar na compreensão de conceitos matemáticos, proporcionando uma aprendizagem mais significativa dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A utilização do GeoGebra no ensino de análise real: uma proposta para a aprendizagem de sequências numéricas(2022-12-23) GONCALVES, Francisca Sacramento; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385O presente trabalho tem como finalidade apresentar uma proposta diferenciada ao ensino tradicional de sequências numéricas, assunto abordado na disciplina Análise Real, baseada na utilização de tecnologias digitais. Buscou-se utilizar o software GeoGebra para mostrar o dinamismo e a visualização que o software possibilita a compreensão de algumas noções básicas sobre sequências numéricas. A pesquisa pretende demonstrar que é possível promover a adoção de recursos tecnológicos em aulas de Análise Real, dinamizando e facilitando o processo de ensino de sequências numéricas.