Faculdade de Nutrição - ICS
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Navegando Faculdade de Nutrição - ICS por Orientador "DIAS, Ivanira Amaral"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ações municipais para oferta de alimentação escolar durante a pandemia da covid 19 no ano de 2020: um retrato da região imediata de Abaetetuba/Pa.(2021) CAMPOS, Jenifer Lopes; DIAS, Ivanira Amaral; http://lattes.cnpq.br/9277043318765721; https://orcid.org/0000-0003-1928-523XA alimentação escolar é um direito assegurado na Constitucional Federal do Brasil, sendo dever do Estado garantir a todos os estudantes matriculados na rede pública de educação básica. Desde março de 2020, com a declaração da pandemia da COVID19 pela infecção viral do SarsCov 2, medidas diversas têm sido tomadas para o controle da doença, dentre elas a suspensão de aulas presenciais, colocando em risco a garantia do direito humano à alimentação escolar na rede pública de ensino. Diante disto, este estudo teve por objetivo descrever as ações municipais implementadas na região intermediária de Abaetetuba para garantir a alimentação escola r durante o período da crise sanitária da COVID19. Tratase de um estudo transversal e quantitativo. As informações foram obtidas através de um banco de dados, onde o mesmo foi padronizado, limpo de duplicatas e realizado a estatística nos programas Excel e software Epi Info 7. Os resultados demonstraram que as Entidades Executoras dos municípios da região imediata de Abaetetuba executaram ações para distribuição de alimentos adquiridos com os recursos do PNAE. Embora importantes, essas estratégias têm alcance limitado. Neste período de crise sanitária da COVID 19 e em função do aumento da vulnerabilidade social, o PNAE assume um papel fundamental de enfrentamento da fome. Portanto, os governantes devem preservar e ampliar as ações do PNAE.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alimentos para o mercado institucional da alimentação escolar: um estudo a partir das chamadas públicas(2021) BARROS, Laura dos Santos; DIAS, Ivanira Amaral; http://lattes.cnpq.br/9277043318765721; https://orcid.org/0000-0003-1928-523XObjetivo: tem como objetivo realizar, um levantamento do perfil dos alimentos oriundos da agricultura familiar, a partir das chamadas públicas, para o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Métodos: Foi aplicada uma análise transversal quantitativa descritiva dos dados secundários (chamadas públicas), disponíveis nos sites do tribunal de contas dos municípios e sites de prefeituras municipais (portal da transparência). A pesquisa ocorreu de forma on line no período de agosto de 2019 e janeiro de 2020 sendo feito o download de 34 editais de chamadas públicas de 24 municípios referentes aos anos de 2017, 2018 e 2019. Resultados: Após a análise, observouse que o alimento mais solicitado foi a couve. No grupo das frutas e polpas os itens mais frequentes foram a goiaba, acerola, cupuaçu, maracujá e açaí. Na categoria das hortaliças e verduras, destacase, a couve, abóbora, cheiro verde e cariru. A macaxeira e batata doce são predominantes no grupo dos cereais, castanhas, tubérculos e raízes. No grupo de açúcares e doces o produto mais solicitado foi o mel de abelha. O conjunto das proteínas houve a prevalência de ovos de frango caipira . Conclusão: em suma os alimentos mais solicitados caracterizamse como de origem vegetal, e níveis de processamento: in natura e minimamente processados, promovendo segurança alimentar e nutricional aos escolares e incentivo a promoção da agricultura familiar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alimentos para o mercado institucional da alimentação escolar: um estudo a partir das chamadas públicas na região do Arquipélago do Marajó(2018) MARTINS, Jamilly Lopes; DIAS, Ivanira Amaral; http://lattes.cnpq.br/9277043318765721; https://orcid.org/0000-0003-1928-523XO objetivo deste estudo foi analisar o perfil das chamadas públicas do Marajó, identificando os principais entraves na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Foram analisados 13 editais de chamadas públicas disponíveis em sítios eletrônicos oficiais. Avaliando o repasse e a aplicação dos recursos destinados à agricultura familiar, bem como o perfil dos alimentos encontrados. Com o auxílio de um checklist, avaliou-se as inconformidades dos editais. Dentre os principais resultados obtidos, destacou-se a inexistência de cronograma com local e horário das entregas, descrição do período de abertura dos editais inadequada, ausência de definição dos preços, ausência de descrição da periodicidade das entregas, solicitação da data de validade, teste de amostras, e de menção à substituição de alimentos. O perfil dos alimentos encontrados estava adequado às especificações do PNAE (Lei 11.947/2009). Conclui-se que os dados obtidos foram satisfatórios em sua maioria. Uma das metas a ser alcançada é a qualificação do setor de compras das Entidades Executoras, visando o aprimoramento na elaboração dos editais, para um processo de compra mais justo e transparente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da adequação normativa de chamadas públicas para aquisição de alimentos da agricultura familiar destinados ao programa nacional de alimentação escolar nos municípios do estado do Pará(2019) SILVA, Mário Luiz Oliveira da; DIAS, Ivanira Amaral; http://lattes.cnpq.br/9277043318765721; https://orcid.org/0000-0003-1928-523XINTRODUÇÃO: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é a política pública mais antiga em vigor no Brasil, a qual atualmente é responsável pela alimentação de mais de 41 milhões de alunos da rede pública de ensino e desde sua criação tem avançado em vários aspectos. Com a promulgação da Lei 11.947/2009, foi garantido o investimento de no mínimo 30% dos repasses federais para a aquisição de produtos da agricultura familiar. OBJETIVO. O objetivo do presente trabalho foi analisar a adequação normativa das chamadas públicas para aquisição de alimentos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de municípios paraenses. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo analítico descritivo com analise de 43 Chamadas Públicas disponíveis no site do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA) referente ao período de publicação de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2018. RESULTADOS: Os resultados mostraram diversas inconformidades e faltas de informações detalhadas sobre aspectos de logísticas de distribuição, cronograma de entrega, preços pagos, critérios de seleção de projetos de venda, anexos do edital e cláusulas contratuais nos editais de chamadas públicas. CONCLUSÃO: Os resultados mostraram que, após 10 anos de promulgação da lei, as Secretarias de Educação dos municípios, Entidades Executoras, ainda não conseguem elaborar o edital de chamada pública que atenda todas as normativas que orientam o processo de compra de alimentos da agricultura familiar para o programa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise das especificações dos alimentos contidos nos editais de chamada pública do programa nacional de alimentação escolar – PNAE no estado do Pará(2019) PEREIRA, Emilli Roberta Sousa; BARROS, Flavio Bezerra; http://lattes.cnpq.br/4706140805254262; https://orcid.org/0000-0002-6155-0511; DIAS, Ivanira Amaral; http://lattes.cnpq.br/9277043318765721; https://orcid.org/0000-0003-1928-523XIntrodução: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), regulamentado pela Lei nº 11.947/09, estabeleceu a oferta de alimentação saudável e educação alimentar e nutricional. É também estabelecido que, no mínimo, 30% do recurso advindo do FNDE deve ser destinado a compra de alimentos oriundos da agricultura familiar. Objetivo: Verificar o cumprimento do inciso 1º do artigo 14, da Lei nº 11. 947/2009, e do artigo 33, da Resolução CD/FNDE nº 26/2013, e demais legislações vigentes. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal com análise quantitativa realizado em 15 municípios do estado do Pará, através de pesquisa on line de editais de chamada pública, sendo descartados os municípios que não disponibilizaram o edital nos meios de busca. Resultados: Os resultados demonstraram inconformidades em todos os municípios pesquisados, observando a ausência de informações necessárias para adequação do produtor rural sobre a qualificação dos alimentos nas chamadas públicas. Conclusão: A maioria dos gestores e responsáveis técnicos não tem considerado as legislações vigentes para descrição das especificações dos alimentos em suas chamadas públicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estrutura física das unidades produtoras de refeições de escolas públicas do estado do Pará(2019) SILVA, Wdson Oneyl Martins da; DIAS, Ivanira Amaral; http://lattes.cnpq.br/9277043318765721; https://orcid.org/0000-0003-1928-523XEste estudo teve por objetivo avaliar a estrutura físico funcional de escolas municipais localizadas no Estado do Pará. Trata-se de estudo analítico transversal, quantitativo e descritivo, cuja coleta de dados foi realizada no período de março de 2017 a setembro de 2018, tendo como universo 52 escolas municipais do estado do Pará, 26 delas localizadas na zona urbana e as outras 26 escolas localizadas na zona rural de 13 municípios das diversas regiões geográficas intermediárias do Estado do Pará. As informações foram coletas por meio de aplicação de um formulário semiestruturado adaptado, tipo check-list. Os dados do formulário de verificação foram organizados e tabulados utilizando-se o Microsoft Office, Excel 2010, Microsoft Windows, onde foi adotada a análise descritiva para subsídio das figuras. Os dados mostraram que a maioria das escolas municipais apresentavam inadequações quanto a estrutura física nos aspectos de ambiência, controle integrado de vetores e pragas urbanas, manejo de resíduos (lixo), abastecimento de água, recepção dos alimentos, armazenamento de alimentos não perecíveis e armazenamento de alimentos congelados. As Unidades Produtoras de Refeições Escolares das escolas municipais cumpriram apenas parcialmente as exigências legais, uma vez que o nível de não conformidade encontrado configura maior porcentagem de itens analisados não garantindo assim, a segurança desejada para a qualidade da alimentação ofertadas nas escolas municipais.