Faculdade de Etnodiversidade - CALTA
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Navegando Faculdade de Etnodiversidade - CALTA por Orientador "LOPES, Ana Débora da Silva"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educaçao e as insatisfações das famílias em relação ao ensino ofertado em uma escola rural no município de Anapu(2019-06-18) SILVA, Vera Lúcia Machado da; LOPES, Ana Débora da Silva; http://lattes.cnpq.br/2359083893572769O presente artigo trata da educação escolar e as insatisfações das famílias em relação ao ensino que vem sendo ofertado aos seus filhos em uma escola rural no município de Anapu. O principal objetivo desse trabalho é analisar o modelo de ensino que vem sendo ofertado na escola da comunidade e as questões apontadas pelos pais para colaborar na construção de práticas educativas, que possam diminuir as insatisfações das famílias. Para isso, apresentaremos instrumentos, baseados na proposta da Educação do Campo, como possibilidade de contribuir para alcançar métodos de ensino que contemplem os saberes e necessidade local. Os elementos utilizados para análise e reflexão serão: a vontade dos pais em relação ao que almejam como ensino produzido na escola, a função da escola na comunidade e pensar em maneiras para que a participação dos pais possa colaborar no planejamento e construção de ensino que tenha a identidade da comunidade. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi observação participante e entrevistas com uso de questionário semiestruturado, realizadas nos Tempos Comunidade - TC e estágios, além da posterior interlocução com os pais de alunos. Foram realizadas também pesquisas bibliográficas em livros e artigos científicos de autores que discutem essas temáticas, como: Hage (2013), Sikora (2013), Coelho (2011), Augusto et al. (2004), entre outros, que mostram que o planejamento e a gestão democrática podem abrir caminhos para a busca de possíveis soluções para os desafios e problemas enfrentados na escola, que ao se articular com a comunidade através de ações por meio do conselho escolar, por exemplo, podem a partir dos amparos legais buscar recursos junto aos programas governamentais que fomentam a estruturação da escola, tais como, o transporte escolar, a merenda escolar e a formação de educadores . Como efetivação da Educação do Campo, como política pública que contribui nesse processo, o curso de Licenciatura em Educação do Campo com ênfases em ciências da natureza veio como multiplicador na formação de profissionais docentes que estarão capacitados a lutar por esta causa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fortalecimento da assistência básica de saúde na comunidade Santa Maria do Arraiolos no município de Melgaço, Pará(2019-08-01) BARBOSA, João Paulo Pinto; LOPES, Ana Débora da Silva; http://lattes.cnpq.br/2359083893572769; https://orcid.org/0000-0001-9442-8558O presente trabalho tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da assistência básica de saúde na comunidade Santa Maria do Arraiolos no município de Melgaço - Pará, além de colaborar para minimizar as lacunas da assistência básica em saúde que é ofertada no Posto de Saúde Alcivaldo R. Peixoto, localizado no rio Tajapuru na comunidade extrativista São Francisco. Dessa forma se propõe uma participação não só da comunidade extrativista Santa Maria do Arraiolos, mas das demais que são beneficiárias do atendimento no referido posto de saúde, para que junto com a gestão municipal possam dialogar, por meio de seus representes legais e as entidades e instituições parceiras para que seja possível melhorar o serviço ofertado e que haja implementação das políticas de saúde voltadas para povos e comunidades tradicionais. Nesse sentindo, através deste plano de ação nós reivindicamos que o Estado possa cumprir com seu dever, ofertando melhores condições de acesso aos serviços básicos de saúde. O trabalho utiliza como fonte para discussão as informações obtidas através da pesquisa-ação realizadas nos tempos comunidades, dialogando com as referências bibliográficas pertinentes à temática abordada, além da legislação brasileira e a Convenção169 da OIT que amparam o direito à saúde de Povos e Comunidades Tradicionais. Entre os resultados esperados, os extrativistas almejam, a partir do plano de ação, a melhor qualidade dos serviços de assistência básica da saúde ofertados para as comunidades extrativistas incluindo Santa Maria do Arraiolos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do diálogo na relação escola-comunidade(2019-06-06) SANTOS, Ismael Ramos dos; LOPES, Ana Débora da Silva; http://lattes.cnpq.br/2359083893572769; https://orcid.org/0000-0001-9442-8558O presente artigo reflete sobre a importância do diálogo na relação escola-comunidade como instrumento de planejamento coletivo para a promoção de uma educação que faça sentido aos sujeitos do campo. O objetivo do texto é considerar a proposta da Educação do campo, desde os marcos e amparos legais, bem como a sua história para compreender a dificuldade de diálogo enfrentada na escola e a comunidade em seu entorno no município de Anapu-PA, e utilizar o exemplo da Casa Familiar Rural – CFR do município como possibilidade de algumas experiências que podem ser replicadas pelas escolas do campo, levando em consideração que a mesma tem um papel importante na representatividade local. A escola pode contribuir para o fortalecimento dos povos do campo e é, a partir de contribuição dos vários autores, como, Caldart (2009, 2007), Coelho (2011), Hage, et al (2017), Bezerra et al (2010), Zirmmermann: Vendruscolo e Dorneles (2013), dentre outros, que se propõem possibilidades de desenvolver uma educação diferenciada, que respeite as especificidades do campo, utilizando o saber local no diálogo com a escola como contribuição para fortalecer a qualidade do ensino a partir da identidade das populações que vivem no campo. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi a observação participante e entrevistas com uso de questionários semiestruturados. As entrevistas aconteceram em momentos de participação coletiva e individual, feitas com pais, mães, avós, alunos, professores e representes da comunidade e esse material está disponível nos relatórios de Tempo Comunidade. Ficou evidente que é possível avançar, no sentido de alcançar uma relação que fortaleça o processo da aprendizagem que valorize a cultura local, se permitindo ao diálogo, onde todos tenham poder de voz e de decisão, e que o bem comum prevaleça, no caminho de se educar para o exercício da cidadania.