Faculdade de Etnodiversidade - CALTA
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Navegando Faculdade de Etnodiversidade - CALTA por Orientador "HENCHEN, Mário José"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Casa familiar rural de Medicilândia: possibilidades e limites na implantação do projeto(2020-09-10) LIMA, Franciscleide Santos; HENCHEN, Mário José; http://lattes.cnpq.br/7054703095338583Neste artigo/ensaio analisa-se os motivos pelos quais foi tomada a decisão que resultou no fechamento da escola Casa Familiar Rural, do município de Medicilândia, estado do Pará, bem como os desafios enfrentados desde a sua abertura até o seu fechamento, assim como o legado sócio cultural que a mesma “deixou” para o campesinato local, dentre outras questões. Desta forma, tomo por base a análise de informações acerca do processo educativo que este modelo de educação denominado pedagogia da alternância trouxe para o interior do município e região, a partir da implementação da primeira turma de CFR na região, destacada na condição de experiência piloto a época de sua implementação. Portanto, a partir de questionários/roteiros de entrevistas realizadas tanto com os pais de alunos, tanto quanto com funcionários, educadores e entidades que contribuíram na formação desta instituição, buscamos informações que tinham por objetivo esclarecer o/ou motivos pelos quais deu-se a suspensão ou encerramento de suas atividades, na tentativa de encontrar elementos substanciais que levaram aos resultados apresentados nesse artigo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Casa Familiar Rural Dorothy Stang e a Educação do Campo no município de Anapu-PA(2020-09-25) MEDEIROS, Markdione Silva de; HENCHEN, Mário José; http://lattes.cnpq.br/7054703095338583O presente artigo/ensaio consiste em um estudo de caso realizado na Casa Familiar Rural Dorothy Stang, localizada no município de Anapu, estado do Pará, e se propõe fazer uma análise de parte da literatura acerca de como se deu o processo de idealização, fundamentação e implantação das CFRs de um modo geral e, uma apreciação, junto aos atores sociais envolvidos na efetivação e funcionamento da mesma, considerando, notadamente, o grau de importância atribuída a esta, bem como sua representatividade junto a sociedade campesina da região. Para tanto, considera-se o papel que a referida CFR exerce junto aos camponeses, para além dos aspectos ligados a formação pedagógica e a busca por políticas públicas, pois que esta se propõe a desenvolver atividades que dizem respeito a busca da melhorias da qualidade de vida do campesinato regional/local, na formulação de políticas básicas de saúde, lazer, educação, entretenimento, etc. Além disso, a proposta se pretende emancipadora para com os jovens estudantes do campo, valorizando sua cultura, seus conhecimentos, visando constituir estes na condição de protagonistas. Nesse sentido, iremos discutir ao longo deste trabalho, até que ponto se efetiva esta proposição na vida cotidiana do campesinato local/regional, considerando-se o universo das famílias que participam direta ou indiretamente do referido projeto, trazendo para debate parte do processo de idealização e construção da CFR, bem como os ideais que fundamentaram a constituição da mesma, a partir das percepções dos envolvidos no referido projeto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da educação ambiental para formação do cidadão do campo: uma reflexão sobre as práticas produtivas na escola caminho do saber de um assentamento no município de Pacajá-PA(2019-06-07) OLIVEIRA, Rubens Silva; HENCHEN, Mário José; http://lattes.cnpq.br/7054703095338583Este texto traz uma breve interpretação do modo de vida de camponeses assentados em um assentamento de reforma agrária no município de Pacajá no sudoeste do estado do Pará. Em uma análise que integra as dimensões produtivas, pedagógicas e ambientais em espaços educacionais não formais. Consideramos que a educação esteja presente em espaços e momentos diversos: em casa, no roçado, na lida com gado, na produção artesanal, enfim, nas práticas produtivas, como também na articulação dos camponeses com movimentos socias. Nesse sentido, lugares comuns são lidos como espaços sócio culturais, o qual tanto as relações sociais quanto os saberes e as experiências dos atores necessitam ser reconstruídas ou res-significadas em suas interfases com os saberes de educação formal, na perspectiva de um currículo em ação que considere a relação de convivência dos assentados com as práticas ambientais e produtivas, na sua relação com as demandas de um modelo de educação do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do estágio supervisionado e as experiências vivenciadas pelos acadêmicos do curso de Educação do Campo no município de Medicilândia(2020-08-10) VIANA, Maria das Dores; HENCHEN, Mário José; http://lattes.cnpq.br/7054703095338583O presente ensaio/artigo tem por objetivo apresentar e analisar as experiências vivenciadas pelos estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Pará, Polo de Medicilândia, estado do Pará, no transcorrer do estágio supervisionado nas disciplinas de química, física e biologia, considerando as dificuldades enfrentadas e as contribuições que os estágios proporcionaram a formação docente destes alunos, tendo em vista que foram desenvolvidos nas escolas do campo, preferencialmente, nas suas comunidades de origem. As experiências dos acadêmicos durante os estágios se constituíram em objeto de análise na escolha do tema. A pesquisa é baseada numa investigação qualitativa, na qual foi necessário realizar a sistematização das informações reunidas e organizadas pelos discentes com vistas a produção de seus relatórios, e que dizem respeito as percepções de professoras regentes e membros de direções das escolas estagiadas. O estágio se mostra relevante na formação docente, uma vez que proporciona aos professores em formação vivenciar situações reais do campo de trabalho, a parti disso, estes constituem aprendizagens que lhes auxiliarão na sua atuação profissional docente, e, permite ainda, relacionar a prática com os conhecimentos adquiridas na academia, bem como também o desenvolvimento de habilidades e competências para a construção da sua identidade docente e para lidarem com diversas situações que abrangem o espaço escolar. E, para alguns acadêmicos este é o primeiro contato com a sala de aula, e, desta forma, o estágio qualifica o estudante para atuar nas escolas do campo, despertando nestes o pensamento acerca de possíveis ações que contribuam na melhoria do ensino e aprendizagem, apesar das dificuldades enfrentadas no interior de tais atividades e relações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As mudanças nos sistemas de produção e de saberes na agricultura familiar na comunidade Santo Antônio localizada no km 115 Norte(2020-08-10) BORGES, Rosileide Alves; HENCHEN, Mário José; http://lattes.cnpq.br/7054703095338583O artigo/ensaio que ora apresentamos se constitui e ganhou corpo a partir da relação entre um conjunto de pesquisas de campo e elementos de análises surgidos durante as leituras e debates teóricos realizados em sala de aula, no percurso ou trajetória da formação acadêmica. A parte da pesquisa foi realizada com famílias camponesas que residem, em média, há cerca de 30 ou mesmo 40 anos na localidade e trabalham na vicinal do km 115 Norte, na comunidade Santo Antônio, distante aproximadamente vinte km da rodovia Transamazônica, município de Medicilândia, localizada está entre os municípios de Altamira e Uruará, estado do Pará. Esta temática foi ganhando contornos mais evidentes a partir de uma reflexão acerca dos dados coletados com os entrevistados cujo objetivo inicial era a organização dos relatórios dos tempos comunidades com a finalidade de interpretar, de forma objetiva, o surgimento da comunidade, sua organização, as atividades produtivas e reprodutivas das famílias nesta residentes, dentre tantas outras que dizem respeito ao mundo de vida e de trabalho camponês. Interessou saber acerca dos fatores que influenciaram a vinda destas famílias camponesas para esta região, notadamente para aquela comunidade, acerca das mudanças na agricultura familiar que estas acompanharam no percurso de suas trajetórias familiares, considerando-se o tempo e as condições de sua chegara até os dias atuais, bem como as transformações no universo das técnicas e práticas utilizadas pelas famílias camponesas no sentido de garantir sua produção e reprodução social no local, e, por conseguinte, como estes saberes ligados a agricultura familiar precisam ser res-significados a cada mudança nos sistemas de produção.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A nucleação de escolas do campo e o enfraquecimento das relações sociais nas comunidades camponesas(2020-10-22) MENEZES, Luciano de Souza; HENCHEN, Mário José; http://lattes.cnpq.br/7054703095338583O presente artigo tem como objetivo principal analisar o processo de nucleação das escolas do campo a partir da realidade de uma escola do campo na condição de anexa a uma escola polo, no município de Medicilândia, estado do Pará, e, por conseguinte, as possíveis modificações nas relações sociais no interior desta comunidade, bem como o processo de agrupamento destas, e, como os desdobramentos de tal decisão de intervenção da ação governamental afetam o conjunto dos comunitários. E os objetivos específicos apontam para compreender o processo de nucleação da escola da comunidade Agrovila Belo Horizonte; discutir sobre as relações sociais intrínseca na comunidade do campo; averiguar se houve melhorias de ensino/aprendizagem que contemplasse os objetivos do poder público como argumento para o agrupamento da escola. Neste sentido, trazemos para o debate as percepções dos atores sociais educacionais diretamente envolvidos ou impactados pela referida tomada de decisão dos agentes estatais, notadamente os/as secretários/as de educação municipais, familiares de alunos, alunos e professores das comunidades camponesas envolvidas e/ou impactadas com tal decisão. Assim, interessa saber se, e em que medida, as determinações legais previstas constitucionalmente são levadas em consideração, e como estas afetam direta ou indiretamente os membros da comunidade, e, notadamente, como e/ou se coletivamente, se constitui o espaço e as condições adequados para o diálogo entre os agentes do poder público e as lideranças da comunidade visando a tomada de decisão conjunta que anteceda a decisão final acerca do fechamento das escolas do campo, regra ou princípio jurídico previsto em legislação especifica sobre a referida temática. No decorrer da pesquisa foi possível identificar algumas questões relativas as percepções dos gestores municipais que dizem respeito ao uso dos recursos financeiros aplicados na educação, e que, na apreciação destes estimulam ou favorecem os processos de nucleações, que ocorrem no meio camponês. O fechamento das escolas, e, as vezes associado ao fechamento da “igrejinha” da comunidade, frutos da forma de organização social vigente, da oferta de políticas públicas e sociais, acabam por fragilizar as relações sociais das famílias que permanecem no lugar, muitas vezes, cercados, de todas as formas, pelos fazendeiros agropecuários, que vão incorporando novas parcelas de terras as suas atividades produtivas, fragilizando a agricultura familiar e os laços comunitários de convivência.