Faculdade de Língua Portuguesa - CCAST
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Navegando Faculdade de Língua Portuguesa - CCAST por Orientador "SOUZA, Ivan Pereira de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As dificuldades do ensino de leitura e escrita no contexto pós pandêmico: um estudo bibliográfico(2024-08-27) GASPAR, Leidiane dos Anjos; SOUZA, Ivan Pereira de; http://lattes.cnpq.br/8428374955029323Um dos maiores desafios no contexto escolar está diretamente relacionado com as dificuldades de leitura e escrita, principalmente nos anos iniciais. Este desafio, que sempre esteve em evidência, após o período da Pandemia do Covid-19 ficou mais acentuado devido às circunstâncias de aulas remotas com grande precariedade, assim como a falta de preparo das unidades escolares para utilizar as ferramentas tecnológicas durante o processo de alfabetização. O objetivo desta pesquisa é discutir acerca das dificuldades enfrentadas pelos docentes para dar continuidade no ensino de leitura e escrita no contexto pós-pandêmico frente a todas as limitações humanas e psicológicas ocasionadas no contexto mundial devido ao isolamento social. Tal discussão será realizada por meio da contextualização do processo de alfabetização e do resgate bibliográfico de 3 (três) estudos concernentes com o tema, nos quais será possível visualizar o ponto de vista de autores distintos acerca dos impactos causados no ensino da leitura e escrita pós-pandemia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo toponímico dos nomes das comunidades de São Caetano de Odivelas-Pará: topônimos de etimologia indigena(2024-08-07) COSTA, Lívia Soares da; SOUZA, Ivan Pereira de; http://lattes.cnpq.br/8428374955029323Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma análise toponímica dos nomes das comunidades rurais do Município de São Caetano de Odivelas-PA, com foco especial nos topônimos de etimologia indígena. Metodologicamente, a pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica, fundamentada principalmente no pressuposto teóricos de Dick (1990). A coleta de dados incluiu a obtenção de um documento da Secretaria de Planejamento e Gestão, que registrava os nomes das 37 comunidades rurais. Os resultados revelaram a presença significativa de topônimos de origem tupi, evidenciando a influência indígena no município. Verificou-se que os nomes das comunidades não são apenas marcos geográficos, mas também refletem a identidade, a cultura e a história dos povos que habitam a região.