Faculdade de Língua Portuguesa - CCAST
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Navegando Faculdade de Língua Portuguesa - CCAST por Orientador "AQUINO, André Luís Valadares de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Além do amor”, além da poesia: a música da linguagem em Vinicius de Moraes(2018-10-09) MODESTO, Adriel Nadson da Silva; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578O presente trabalho apresenta uma abordagem sobre o tema amoroso na obra de Vinicius de Moraes no que toca a relação entre poesia e música. Essa dialética na obra de Vinicius tem como síntese a vida. Isto é, a poesia pública - palavra cantada - de Vinicius associa de uma maneira inseparável a vida e a arte. A tese principal do estudo: a inconstância é um motor da criação de Vinícius, na medida em que são intercambiáveis as artes, a poesia e a música, a busca amorosa e a melancolia, a vida e a criação. Para tal leitura, foram importantes os ensaios de Eucanaã Ferraz (1991), José Castelo (1991;1994). Para pensar a relação entre as artes, poesia e música, na história, utilizou-se Segismundo Spina (1996), Giuliana Ragusa (2013), Massaud Moisés (1992), entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A completude do ser: vivendo o amor em “Amor – pois que é palavra essencial” e “Era manhã de setembro” de Drummond(2019-02-15) PEREIRA, Luanna Heloisa Silva; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578O presente trabalho tem por objetivo compreender a maneira de formar o conteúdo sexual em poemas do livro O amor natural de Carlos Drummond de Andrade. Para tanto, levantou-se aspectos gerais da obra do poeta mineiro e aspectos particulares debatidos nos estudos críticos em torno daquele seu livro póstumo. As noções de erotismo, obscenidade e pornografia foram levantadas na teoria literária e cultural para ao fim e ao cabo de uma análise de poemas drummondianos poder classificar e situar a sua criação libertina numa tradição de uso da palavra interdita. A presente leitura dialoga com os ensaios de José Guilherme Merquior, Eliane Moraes, Lynn Hunt, entre outros estudiosos, que permitem entender o recurso às noções de obsceno, erótico e pornográfico na história da literatura e do pensamento. A poesia de Drummond joga com as noções de obsceno, pornográfico e erótico de uma maneira cambiante e inquieta (uma inquietude na poesia de Drummond, como defende Antonio Candido), elevando a linguagem libertina, desempenhando no leitor uma função de formação do desejo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As formas do mal nas galáxias de Haroldo de Campos(2019-07-18) MOURA, Naedson Rodrigues; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578Este estudo resultou de uma pesquisa intitulada As formas do mal nas Galáxias de Haroldo de Campos que teve como principal objetivo analisar as obras Galáxias (2004) e Un coup de dés (2006) no sentido de averiguar a hipótese de uma tradução literária, e como objetivos secundários caracterizar a dissipação da autoria do texto. Além disso, analisar a presença de um modo operante do mal presente na tradução literária e verificar até que ponto Haroldo de Campos é submisso a Mallarmé na poesia. Dessa forma, foi realizada uma análise de dados, com caráter qualitativo, das obras Galáxias, de Haroldo de Campos, e Un coup de dés, do poeta francês Stéphane Mallarmé. Os resultados foram analisados à luz dos teóricos, como Walter Benjamin, o próprio Haroldo de Campos e Augusto de Campos, além de críticos, citados durante o trabalho, que discutem a temática investigada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O legado de Vicente Sales: critérios e métodos de abordagem literária em seu chão(2017-12-29) COSTA, Márcio Bruno Reis da; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578Esta pesquisa tem por objetivo identificar os critérios e os métodos de análise da literatura e da vida amazônica na obra de crítica literária de Vicente Salles, intelectual paraense de atuação científica multifacetada do ponto de vista disciplinar. Para tanto, o ponto de partida é um de seus ensaios mais conhecidos no meio acadêmico/literário, o Chão de Dalcídio (1978), com o intuito de identificar qual a herança deixada por Vicente Salles para os estudos da literatura no Pará. Para tal empreendimento, o aporte teórico consistiu na Estética da Recepção, escola de teoria literária que visou destacar a atividade de leitura historicamente constituída, basicamente os volumes publicados no Brasil sob os seguintes títulos: A História da literatura como provocação à Teoria literária (2002), de Hans Robert Jauss; A literatura e o leitor (2002), org. de Luiz Costa Lima; e Estética da Recepção e História da Literatura (1989), de Regina Zilberman. Sobre a obra de Vicente Salles, foram úteis os estudos de Karla Aléssio Oliveto, dissertação de mestrado Vicente Salles: trajetória pessoal e procedimentos de pesquisa em Música (2007); e os estudos de Roseane Silveira de Souza, artigo Vicente Juarimbu Salles (1931-2013): o tempo vence o homem, não a obra (2013), entre outros. Levanta-se que os principais critérios de Vicente Salles em seu Chão são os elementos locais da Amazônia paraense e a apropriação do material folclórico observado pelo crítico no romance de Dalcídio Jurandir; os métodos são híbridos e interdisciplinares, operam uma dialética entre o estético e sociológico, tipo de operação da crítica literária mais importante do século XX, na medida em que, por esse método, a história é analisada no seio da linguagem e os processos sociais são analisados em processo de formalização estética.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “O sentimento do mundo”: Drummond e a melancolia(2018-12-10) ALCÂNTARA, Brena Tayná Costa; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578Estudo sobre a encenação da melancolia em poemas de Carlos Drummond de Andrade. O sentimento do mundo como sentimento de tristeza, revolta e esperança é uma linha de força da poesia moderna em geral e da poesia de Drummond em especial. Reconstituímos uma história cultural do sentimento melancólico nas artes e no pensamento, com ênfase na modernidade, para constituir uma imagem da melancolia figurada na poesia de Drummond. Para tanto, lançamos mão dos estudos de Walter Benjamin, Sigmund Freud e Jean Starobinsk. Em nossa leitura, a poesia de Drummond é escrita com a tinta da melancolia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) "Teu meu corpo": Max Martins ou o amor das palavras(2019-07-05) ARÁUJO, Jackeline Alves de; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578O presente trabalho é uma análise da função do desdobramento do significante linguístico como corpo no poema, pelo entrelaçamento erótico que se delineia na poética de Max Martins, mais precisamente dos seus aspectos imanentes de uma poético-imagética, poéticosimbólica, poético-ideogrâmica. A teoria erótica que se define na poética de Max, leva em conta a relação do autor-leitor previstos nas estruturas de sedução do texto de Max Martins. Tem-se em jogo, uma operação de linguagem propriamente semiótica, com efeito, nos é útil a teoria do texto desejante de Roland Barthes, uma vez que o autor de O prazer do texto (1973), na relação que estabelece entre linguagem e corpo opera pela finalidade do gozo. O objetivo estético de ilustrar - ultrapassando os limites de forma e conteúdo- a relação erótica das palavras em cópula, da relação entre autor- leitor- texto, as palavras fazem amor.