Graduação - CABAE
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Navegando Graduação - CABAE por Orientador "AVIZ, Larissa de Nazaré Carvalho da"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A distorção idade-série nos 5º anos do ensino fundamental em uma escola no município de Barcarena(2018-07-23) ANJOS, Lucinda Dias dos; AVIZ, Larissa de Nazaré Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/1981446092851473O presente trabalho tem por objetivo compreender as ações mobilizadas pela equipe gestora e pelos professores para a resolver a problemática da distorção idade- série presente nas turmas do 5º ano do ensino fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jarbas Passarinho, em Barcarena-Pará. Como objetivos específicos, considera-se: Identificar o perfil dos estudantes com distorção idade-série das turmas do 5º ano; Compreender por meio da percepção da gestão escolar e dos docentes quais fatores têm contribuído para a ocorrência da distorção idade série; Verificar se a escola adota programa/projeto específico para a correção de fluxo. A metodologia constou, de obras de teóricos como Menezes & Santos (2002), Santos (2012), Saviani (2011), Silva (2014), Soares (2015), entre outros que tratam da temática. O segundo passo foi a realização da pesquisa de campo na escola acima citada, e a população pesquisada constou de um professor, um coordenador e doze alunos. Foi possível identificar que um dos fatores da DIS é a repetência constante desses alunos, levando-os a distorção idade- série, o segundo está no fato de muitos sentirem dificuldades no processo de aprendizagem. Compreendemos a partir da concepção docente e gestão escolar que a ausência da família na escola é um fator contribuinte para a ocorrência da DIS. Verificou-se, que a escola adota os programas Novo Mais Educação e Mais Alfabetização como formas de combate a DIS, a equipe gestora realiza encontros voltados para a discutir a problemática da distorção, dá suporte e autonomia para que os professores busquem selecionar o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula. Concluiu-se, que apesar da escola não possuir nenhum programa específico para a correção de fluxo, tais como: o Avança Brasil e Acelera Brasil, a instituição está toda articulada e empenhada em combater esse quadro e busca diminuir esse índice na escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos: a metodologia de ensino personalizada do centro de educação de jovens e adultos – CEEJA Prof. Maria Oscarina Silva Pereira, no município de Abaetetuba-PA(2019-07-11) SOUZA, Tays Pereira de; AVIZ, Larissa de Nazaré Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/1981446092851473O presente estudo trata-se de um trabalho de conclusão do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Baixo Tocantins, o qual tem como problema de pesquisa saber qual a influência da metodologia de ensino personalizada desenvolvida no Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEEJA Prof.ª Maria Oscarina Silva Pereira, no Município de Abaetetuba/PA para a formação dos educandos? bem como, discorrer sobre a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos; refletindo, assim, sobre as especificidades desta modalidade de ensino. Sendo esta uma pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, em que realizei análise do Projeto Político Pedagógico da instituição, partindo de concepções tais como de ARROYO (2017), FREIRE (2014), entre outros autores, além de apostilas, artigos científicos e monografias as quais auxiliaram na apropriação, compreensão e aprofundando de conhecimentos e conceitos teóricos referentes à temática abordada. Assim, por tanto, a metodologia personalizada desenvolvida pelo CEEJA é pautada por três pilares: presença flexível do aluno, atendimento individualizado e eliminação por disciplina, cujo objetivo é de facilitar o processo de ―aprendizado‖ e se adequar ao ritmo do educando, dispondo de diversos métodos para acelerar esse processo ansiando a certificação do mesmo num curto período. Deste modo, conclui-se que esse processo viabiliza apenas a certificação, não proporcionando ao educando uma relação de trocas de saberes, experiências, e conhecimentos que os façam questionar e intervir em vários segmentos, âmbitos e aspectos da sociedade, uma educação emancipatória e humanizada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel da gestão no cotidiano escolar na perspectiva inclusiva(2018-07-17) SILVA, Waléria Almeida; AVIZ, Larissa de Nazaré Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/1981446092851473O objetivo da pesquisa deste Trabalho de Curso (TCC) é contribuir para uma reflexão sobre o papel da gestão escolar frente ao processo da educação inclusiva, não apenas de alunos com deficiência, mas de todos, independentemente de raça, questões religiosas, gênero e ideologias. Desse modo, o objetivo principal está pautado em analisar o papel da gestão escolar na perspectiva inclusiva na EEEFM Francisco Xavier no município de Abaetetuba- PA. A metodologia está pautada na pesquisa qualitativa, tendo como passos para alcançar tal objetivo foi o estudo bibliográfico e análise documental. Primeiramente, foram realizadas consultas em artigos, periódicos e livros, entre os quais destacamos Mantoan (2003), Oliveira (2005), Aranha (2000), bem como alguns documentos e declarações que normatizam as questões voltadas para educação inclusiva. Já referente ao que diz respeito à gestão escolar, o estudo foi fundamentado em Luck (2001), Sousa (2002), Navarro (2004), Pacheco (2006), entre outros. As entrevistas, in lócus, foram realizadas com seis profissionais (diretor, dois vices diretores e três coordenadores pedagógicos), onde foi possível chegar em algumas análises. Os resultados evidenciaram que frente à inclusão de todos os alunos, cabem as escolas de ensino regular desenvolver uma nova cultura escolar, pautada nos direitos humanos, em especial, ao direito de todos os alunos se beneficiarem de um ensino de qualidade. Neste contexto o papel do gestor escolar será promover a transformação nas formas organizacionais da escola, eliminando as barreiras que possam impedir o processo de escolarização dos alunos, envolvendo neste processo toda a comunidade escolar, visando à construção de práticas inclusivas, por meio de reflexões de modo compartilhado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos: uma experiência na escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na comunidade quilombola Piratuba(2018-07-24) PEREIRA, Maria das Graças da Silva; AVIZ, Larissa de Nazaré Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/1981446092851473Este trabalho traz uma pesquisa realizada com a 1ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos da Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro da Comunidade Quilombola Piratuba localizada na PA, há 150km do município de Abaetetuba/Pa. É uma pesquisa que busca compreender um pouco mais sobre ensino que vem sendo desenvolvido nessa comunidade. Esta pesquisa tem como objeto de pesquisa a prática pedagógica da EJA, especificamente, nas práticas de ludicidade, desenvolvidas na turma de primeira etapa da Educação de jovens e Adultos da Escola Nossa Senhora do Perpetuo. Tem como objetivo geral compreender a prática pedagógica desenvolvida na 1ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos da Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro da Comunidade Quilombola Piratuba, localizada na PA. Metodologicamente a pesquisa está baseada na abordagem qualitativa, onde foi possível ir no lócus para compreender a prática pedagógica desenvolvida pela professora titular, foi possível também realizar as atividades práticas com os alunos da turma da 1ª Etapa da EJA na perspectiva lúdica com objetivo de enfatizar a valorização e a consolidação da cultura local. Desse modo, acreditamos que é a pesquisa de suma importância não só por questões pessoais, mas também, por nos dá a oportunidade de socializar saberes e conhecimentos que nos leva a reflexão sobre tal temática e sua contextualização na Amazônia Paraense.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A tecnologia da informação e comunicação dentro do ambiente escolar e sua utilização no processo de ensino aprendizagem(2019-07-09) MACHADO, Thiago Rodrigues; AVIZ, Larissa de Nazaré Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/1981446092851473O presente trabalho tem como finalidade discutir sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar e sua utilização no processo de ensino aprendizagem. Visto que, nos últimos anos ocorreram diversas transformações na sociedade e os avanços tecnológicos tiveram um papel fundamental, desta forma através deste trabalho buscaremos refletir sobre a aplicação desses recursos tecnológicos dentro das escolas uma vez que existe a possibilidade dessas ferramentas auxiliarem tanto os professores quanto os demais participantes do sistema educacional. O texto também abordará algumas políticas públicas que estiveram voltadas para a expansão da utilização dos recursos tecnológicos tanto dentro, quanto nos espaços fora das escolas. Para nos ajudar a entender melhor como ocorre essa relação entre educação e tecnologia, realizamos uma pesquisa numa Escola Municipal da cidade de Abaetetuba-PA e através do questionário foi possível entender como se da o uso das TICs no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Na sequência, através dos resultados desta pesquisa pudemos perceber que elaborar um projeto educacional no qual as tecnologias aliadas às atividades pedagógicas podem impulsionar o processo educacional e as tecnologias da informação e comunicação ajudam tanto os professores quantos os alunos a ampliarem as suas possibilidades de ensinar e aprender. Dando a possibilidade para construírem cada vez mais conhecimentos satisfatórios.