Graduação - CABAE
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Navegando Graduação - CABAE por Orientador "ARAYA, Marco Antonio Chandía"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Bibiana y la representación de resistencia contra la explotación en Torto Arado de Itamar Vieira(2023-03-01) SANTOS, Ivanda Costa dos; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317Ao longo da história da sociedade as mulheres negras foram representadas por vozes que não lhes pertenciam; muitos textos revelam um peso notável de preconceito relacionado a elas. Portanto, este trabalho tem como objetivo refletir a respeito da representação da mulher negra na literatura. Dessa forma, foi necessário realizar uma busca bibliográfica acerca da história, silenciamento e o protagonismo dessas mulheres. A pesquisa é de cunho qualitativo. Para a fundamentação teórica, a investigação está baseada em autores com: Dussel (1993); Certeau (2000); Foucault (2005); Evaristo (2005); Vargas e Wambier (2016); Sampaio (2017); Miranda (2019); Sampaio (2017) e outros.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Drama y anticomedia del absurdo em el Brasil actual(2023-06-13) CARDOSO, Eva Nátalia Rodrigues; BRANDÃO, Michele Sarges; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317; https://orcid.org/0000-0002-6262-595XO potencial autodestrutivo gerado pela humanidade devido aos avanços tecnológicos do último século chegou ao seu ápice, apresentando como sintomas as frequentes crises econômicas, as guerras civis e de escala mundial e as epidemias que vem se tornando mais frequentes. Dentro do conceito de necropolítica, discute-se quem são os soberanos que atribuem a si a capacidade de definir a quem cabe viver e quem deve morrer. As duas grandes guerras e o holocausto fizeram com que alguma coisa desta quadra sombria da história se cristalizasse no presente, resultando em um desassossego que não cessa. Neste sentido, é possível dizer que o cenário cultural, social e político da segunda metade do século passado influenciou significativamente a produção teatral, que apresenta como características narrativas que vão do pessimismo beckettiano a propostas paródicas das teorias estéticas, e diante deste cenário, texto e encenação trazem consigo a fragmentação do corpo cênico, flertando com o acaso, o jogo, a euforia, a própria existência e o absurdo. Partindo destas considerações, este estudo traz como proposta a possibilidade de abordar dramas atuais, à exemplo da pandemia do novo coronavírus e a guerra na Ucrânia por meio do Teatro do Absurdo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El discurso de las mujeres através de la poesía: una mirada latino-americana(2023-03-01) BRAGA, Sílvia Letícia da Cruz; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317O foco principal desta pesquisa é propor uma reflexão sobre o pensamento da mulher como sujeito de sua própria história. Com isso, apresenta os resultados a partir de uma visão ampla e aberta em relação à voz da mulher por meio da poesia. Dessa forma, entende-se que é fundamental abrir a possibilidade de discussões e sugerir alternativas para trazer o referido tema para o ambiente escolar, no intuito de resgatar ideias que podem estar silenciadas ou simplesmente desconhecidas. A metodologia de pesquisa está relacionada principalmente a estudos teóricos, bibliográficos, baseados em autoras que demonstram suas lutas para conquistar direitos feministas e valorizar suas histórias. Também foi realizada uma pesquisa de campo para saber como esse tema é trabalhado na escola. No primeiro momento, traçou-se a trajetória referencial desenvolvida pela crítica poética feminista. Em seguida, foram apresentadas as discussões teóricas desses pensamentos e fatos poéticos, posteriormente em forma de palestra, pesquisas que viabilizem e aproximem os alunos com o objetivo de despertá-los para conhecer o universo da poesia. Portanto, pode-se concluir que a investigação é de grande importância para entender como ocorre a expressão da voz da mulher por meio da poesia. Em suma, foi uma chance de aumentar o interesse poético.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) El pícaro y el malandro: estudio comparado entre Lazarillo de Tormes y Macunaíma de Mario de Andrade(2018-12-21) SILVA, Lucinaldo de Souza; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317O presente trabalho de pesquisa consiste na análise comparativa entre dois personagens anti-heroicos novelescos presentes na novela picaresca anônima Lazarillo de Tormes e na novela brasileira Macunaíma de Mario de Andrade. A investigação proposta pretende expor e aproximar por meio deste estudo comparativo os dois protagonistas das obras, enfatizando analogias capazes de criar uma abertura para debates e diálogos entre textos literários de épocas distintas, enfatizando-se o contexto histórico de produção de cada obra e as características do movimento literário e cultural que determinaram e influenciaram na produção artística deste período. Por esses motivos, para contextualização e fundamentaçao teórica, iniciaremos discutindo sobre o movimento artístico, cultural e literário barroco na Europa, Espanha y América Hispânica, fundamentando-se nas postulações de Arnold Hauser em “El concepto de barroco”, em Historia social de la literatura y el arte (2004) como principal obra para compreender y ter uma visão ampla do barroco em Europa. E em Historia de la literatura Española. Tomo III. El siglo XVII (1995), de Jean Canavaggio, para compreender a manifestação literária barroca na Espanha e as considerações sobre a novela picaresca. E também de José Manuel Cabrales Arteaga e Guillermo Hernández García, em Literatura española y latino-americana 1. De la Edad Media al Neoclasicismo (2009) que fala sobre a picaresca. O estudo de Pedro Henríquez Ureña em Las corrientes literarias en la América Hispánica (1994), em que fala sobre a cultura e a literatura barroca na América Latina. Também faremos um breve percurso sobre a presença do herói nos estudos hispano-americanos mais atuais utilizando a obra A falta de épica buenas son las historias. El “héroe” en la narrativa latinoamericana actual (2013) de Claudio Maíz. Por último, utilizamos as obras de Horst Nitschack Mario de Andrade: Macunaíma, un héroe sin carácter. Una parodia en busca de la descolonización cultural (2016) y Dialéctica del malandraje. Caracterización de las Memorias de un Sargento de Milícias (1977) de Antônio Cândido para falar sobre Macunaíma e fazer considerações importantes sobre o pícaro e o malandro nas referidas novelas. A investigação também contemplará os aportes de outros autores que serão abordados para o desenvolvimento do trabalho. A investigação busca também fomentar o gosto pela literatura, abrindo espaço para novos trabalhos investigativos que possam contribuir para a formação dos alunos de letras e leitores em geral.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La presencia de lo erotismo en el elogio de la madrastra de Mario Vargas Llosa(2018) SOUSA, Jacilene Almeida de; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317; https://orcid.org/0000-0002-6262-595XO presente trabalho possui como objetivo de demonstrar como esta apresentado o erótico na obra El elogio de la madrastra de Mario Vargas Llosa, através dos estudos de autores como Georges Btaille e seu livro O erotismo de 1957, María Angélica Casadiego Sarmiento (artigo sobre o erotismo e literatura, 2008), entre outros, que trabalhem com o conceito de erotismo na literatura latino-americana. Buscaremos compreender o que entendesse por erotismo e amor sexual, destacando as características eróticas na obra em questão. Se afirmara a presença do erótico através da leitura e interpretação da obra de Vargas Llosa. Destacando na obra citações, que facilite o destaque das principais características distintas do erótico para esclarecer e romper com as barreiras prejudiciais que envolve o tema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) La resistencia y la representación del sistema patriarcal: un análisis del sujeto femenino en la obra la casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca(2022-04-28) CORREIA, Edilma Pantoja; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317O enfoque da presente pesquisa analisar as posições, atitudes e representações do sujeito feminino frente ao contexto patriarcal apresentado na narrativa La casa de Bernarda Alba (1936). Para isso, se faz necessário examinar o ambiente onde se constrói a história, configurando-se como espaço opressivo; analisar como ocorre o silenciamento e se existe uma atitude de resistência do sujeito feminino na obra; além de, considerar as simbologias presentes na trama; por último, refletir a respeito do contexto histórico e social que circundam a história mostrando a ligação e base de analise em prol de nossa própria realidade a partir de uma produção literária. Desse modo, a presente produção é uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, onde os autores utilizados para fundamentar o trabalho são Alves (2011), Bosi (1996), Dutra (2017), Ramon (2011), Almeida (2010), entre outros. Considerando o que foi dito, a partir dessa obra, se verifica a importância de Federico García Lorca no meio literário e sua força para representar os povos oprimidos em sua sociedade. Isso demonstra que os personagens analisados na presente pesquisa destacam as vivencias e perspectivas de mulheres com vidas marcadas pela repressão. Estas são silenciadas em uma sociedade que restringe suas vontades e abala suas identidades criando, assim, conflitos que resultam em um final trágico na obra. Isso, por sua vez, permite observarmos um paralelo com a vivencia do sujeito feminino ao longo do tempo e valorizar sua luta por direitos que permanece até os dias de hoje.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Lo fantástico en el cuento "El Aleph" de Jorge Luis Borges(2018) SOUSA, Zilda Lima de; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317; https://orcid.org/0000-0002-6262-595XEste trabalho apresenta uma breve revisão sobre a literatura contemporânea, e abrange os movimentos literários e as vanguardas hispano-americanas que surgiram dela e seus representantes. Também faz um passeio pela literatura fantástica hispano-americana falando do desenvolvimento dela no movimento mais significativo dos anos sessenta: o “boom” latino-americano. Reflete sobre o fantástico no conto “El Aleph” do escritor argentino Jorge Luís Borges, com a intenção de difundir sua importância para as letras latino-americanas. O conto foi selecionado por pertencer ao gênero fantástico e por ser um relato de grande expressividade do gênio criativo de Borges. Para explicar o gênero fantástico se utilizou no corpus desta investigação as obras de vários teóricos e escritores que falam sobre literatura fantástica. Entre elas, tendo como suporte teórico-crítico, estão as obras: La literatura fantástica en la prensa del romanticismo de Montserrat Trancón Lagunas (2000) e Historia de la literatura hispanoamericana: de Borges al presente de José Miguel Oviedo (2001), e suas contribuições sobre o assunto. Se ira refletir o conceito do fantástico utilizando as obras: A literatura fantástica: caminhos teóricos da escritora Ana Luiza Silva Camarani (2014), Lo fantástico como desestabilización de lo real: elementos para una definición do crítico espanhol David Roas (2009) e como peça principal Introducción a la literatura fantástica do búlgaro naturalizado francês Tzvetan Todorov (1972), e suas considerações sobre esse gênero, entre outras obras. A pesquisa pretende assim demostrar características do realismo fantástico presentes na escrita do autor, explorando o contexto da obra. Espera-se a partir da análise criar um espaço de reflexão, com a finalidade de que o público leitor e em especial dos estudantes de espanhol e de literatura no contexto da cidade de Abaetetuba, se sintam motivados a conhecer e valorizar o trabalho dos autores de literatura fantástica, os quais aqui estão representados por Borges, quem foi um dos maiores escritores deste gênero no século XX. Espera-se também incentivá-los no prazer e no valor da leitura utilizando como instrumento um conto fantástico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prostitución y homosexualidad en el lugar sin límites de José Donoso(2019-12-04) SANTOS, Emily Abreu dos; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317Ao longo da história da sociedade, a prostituição segue gerando polêmicas em torno ao discurso da criação do estereotipo desse oficio perante a sociedade considerada padrão. As prostitutas regularmente são relacionadas à marginalidade presente nos bairros suburbanos das grandes cidades, e através dessa visão surge à abertura para a violência e erotização do corpo da mulher. Nessa perspectiva, o corpo da mulher é visto como objeto, não sagrado, submisso, excluído e reduzido para satisfazer os desejos masculinos. Dessa forma, surge a dificuldade da dissociação da simbolização do corpo da mulher, uma vez que esse é o resultado de uma construção histórica, dado que a prostituição é considerada a profissão mais antiga do mundo. Neste trabalho, se analisa como se constrói e atribui o estereotipo a prostituta como imagem presente na obra El lugar sin límites de José Donoso, e ainda, mostrando como é a forma de viver desses personagens. A investigação se faz importante por proporcionar uma análise sobre a representação da prostituição, visto que, faz-se presente na sociedade contemporânea, entretanto, existe a milhares de anos. A investigação é baseada nos autores como, Comandini (2013); Concha (2011); Ferrão (2017); Fernandes C. (2017); Sardenberg; Costa, (1994) dentre outros nomes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sumisión y resistencia de la mujer frente el autoritarismo: un análisis de arráncame la vida, de Ángeles Mastretta(2019-12-04) ALMEIDA, Cleuza Silva de; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317As normas sociais instituídas para as mulheres estabeleceram indiretamente suas identidades como classe feminina a margem de um domínio que predominou e que ainda predomina baixo um sistema de indiferenças de gêneros que afetam principalmente as mulheres. Esse sistema opressivo foi ainda mais intenso em meados do século XIX até o século XX e infligiu constantemente a autonomia feminina. No entanto, nesse contexto de opressão, surge a literatura, um meio pelo qual as mulheres poderão realizar seus protestos. Sucedeu-se a manifestação de muitas escritoras, defensoras e questionadoras femininas e feministas dos direitos que as mulheres deveriam e devem gozar. Nessa perspectiva, a escrita feminina busca demonstrar um novo ser; um ser humano livre e autônomo, destacando tudo o que as mulheres viveram e as conquistas que estão a alcançar. Dessa forma, o presente estudo, tem como objetivo demonstrar as marcas de subordinação e a construção da resistência da mulher contra o autoritarismo. Apresentando como objeto de investigação a obra Arráncame la vida (1985), da escritora mexicana Ángeles Mastretta. O estudo torna-se relevante, à medida que busca contribuir com reflexões e questionamentos sobre o papel da mulher na sociedade, dando visibilidade a um problema sociocultural e de gênero, que precisa ser constantemente debatido. Em relação aos termos metodológicos, o estudo baseou-se em pesquisas bibliográficas de autores como Lerner (1990), Beauvoir (1970), Butler (2015), Golubov (1994), Duby e Perrot (1991), Lamas (2000), Scott (1986), Canezin (2007) e outrosTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Teatro y feminismo(2023-06-07) SANTOS, Rosiane Cardoso; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317; https://orcid.org/0000-0002-6262-595XEste artigo tem como tema: Teatro e Feminismo, e tem como objetivo mostrar que as mulheres tiveram um papel muito importante no desenvolvimento do teatro, e que contribuem para a contínua evolução do teatro. A partir de estudos bibliográficos para saber a definição de teatro, tipos de teatro, gêneros teatrais, a definição de feminismo, o papel da mulher no teatro dramático, a fim de atingir o objetivo almejado. Grandes obras mostram que as mulheres não aceitavam o que a saciedade lhes impunha, e lutavam para que seus direitos fossem respeitados, como o livro Casas de muñecas del escritor de Henrik Ibsen (1879) e o livro La casa de Bernarda Alba do escritor Frederico García Lorca (1936), mostram que desde então as mulheres lutam para que seus direitos sejam respeitados diante de uma sociedade tão tradicional, que via as mulheres como donas de casa.