Graduação - CABAE
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Navegando Graduação - CABAE por Orientador "AMARAL, Glória Regina Gomes"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A ironia como produção do humor em charges políticas: uma análise da quebra das máximas conversacionais(2018-06-28) CARDOSO, Hérika Cristina dos Santos; AMARAL, Glória Regina Gomes; http://lattes.cnpq.br/0376638030309710O presente trabalho tem como objetivo analisar a ironia e o humor veiculados através da linguagem de charges politicas. Partindo da noção de ironia como afirmação de algo diferente daquilo que se deseja comunicar, na qual o emissor deixa transparecer uma afirmação contrária por meio do contexto em que se envolve a situação. E apresentar como o humor pode ser construído a partir de uma perspectiva pragmática. Mais especialmente, buscaremos explicar a forma como o humor é construído nas charges a partir do cancelamento de implicaturas e da quebra das máximas conversacionais. Para tanto, o trabalho foi embasado na Teoria das Implicaturas de Grice (1982) e, consequentemente, utilizou-se dos conceitos de Princípio de Cooperação e Máximas Conversacionais do mesmo autor para dar suporte à análise. Para tal, utilizamos como corpus de análise 11 charges políticas publicadas na internet de diferentes autorias. Como metodologia, foram apontadas as quebras das máximas conversacionais de cada charge analisada, e como o cancelamento da possível implicatura faz surgir o humor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Textos multimodais: ilustração ou interpretação?(2019-12-26) DIAS, Valdete Pereira; AMARAL, Glória Regina Gomes; http://lattes.cnpq.br/0376638030309710Assim como os textos verbais, os textos visuais também possuem estruturas específicas em sua construção. Essas especificidades requerem letramento para a construção e leitura dessa modalidade de texto. A presente pesquisa de cunho descritivo-analítico, objetiva realizar uma análise qualitativa sobre a abordagem de textos multimodais em três livros didáticos de língua portuguesa. Os mesmos são elaborados por diferentes editoras, e utilizados por alunos do 3° ano do ensino médio de escolas públicas do município de Abaetetuba- Pa. Nosso foco é observar se os livros colaboram para o letramento visual do aluno, trabalhando as especificidades requeridas por este gênero. Para tanto, este trabalho se encora em pressupostos teóricos metodológicos da multimodalidade preconizados por Kress e Van Leeuwen (1996, 2006). A relevância de se estudar a abordagem de textos multimodais nos livros didáticos, se dá pela funcionalidade que o livro didático possui, servindo de subsídio para o ensino de língua portuguesa, e ainda pela presença constante dessa modalidade de texto na sociedade, assim como em provas seletivas. Os resultados da pesquisa apontam que a contribuição dos livros analisados para a aprendizagem e o desenvolvimento do letramento multimodal do aluno ainda se dá de forma ineficiente, justamente pela pouca explanação da parte visual dessa modalidade de texto. Evidencia ainda, que os aspectos não verbais do texto necessitam ser mais explorados.