Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBRAG

URI Permanente para esta coleção

Campus de Bragança / Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves Fax: (91)3425-1593 E-mail: bibbraganca@ufpa.br

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 72
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Fitoterapia tradicional na comunidade de Caratateua (NE-Pará) Amazonia, Brasil
    (2025-11-04) SOUSA , Daniel do Rosário; CORREA , Gilvan Velozo; http://lattes.cnpq.br/5212643873308699; SILVA , Iracely Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/5393264898435715
    A pesquisa buscou valorizar e preservar saberes tradicionais sobre o uso de plantas medicinais em comunidades amazônicas. Teve como objetivo mapear espécies vegetais com fins terapêuticos na comunidade de Caratateua, contribuindo para o reconhecimento da medicina popular e da biodiversidade local. Utilizou-se abordagem qualitativa descritiva, no âmbito do projeto “Bacia do Caeté”. A coleta de dados envolveu free listing, entrevistas semiestruturadas, registros fotográficos e coleta botânica, com participação de pelo menos 10% das famílias, priorizando informantes-chave. Foram identificadas 51 espécies distribuídas em 25 famílias botânicas, com destaque para Lamiaceae, Asteraceae e Euphorbiaceae. A maioria é herbácea, de fácil cultivo e uso cotidiano. As folhas são a parte mais utilizada, principalmente em chás e banhos, para tratar doenças respiratórias, dores e distúrbios circulatórios. Observou-se forte protagonismo feminino na transmissão oral dos saberes, fortalecendo a autonomia local diante das limitações dos serviços de saúde. Conclui-se que os quintais medicinais de Caratateua são um importante patrimônio biocultural, unindo biodiversidade e saberes ancestrais, configurando-se como territórios de resistência e cuidado coletivo essenciais para estratégias de saúde integrativa e conservação socioambiental na Amazônia.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso tradicional e potencial hipoglicêmico de Morus nigra L. em Caratateua, Pará, Brasil.
    (2025-11-04) MONTEIRO , Marcos Gabriel de Sousa; CORREA, Gilvan Velozo; http://lattes.cnpq.br/5212643873308699; SILVA , Iracely Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/5393264898435715
    Este estudo analisa o uso tradicional da Morus nigra L. (amora-preta) no tratamento do Diabetes Mellitus na comunidade amazônica de Caratateua, Pará, Brasil, e discute seu potencial hipoglicemiante à luz da literatura científica. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa, com aplicação do método Free Listing e entrevistas semiestruturadas junto a 10% das famílias locais. As folhas foram identificadas como a parte mais utilizada, preparadas em infusão para controle glicêmico. A presença da planta nos quintais domésticos favorece a autonomia terapêutica e a preservação de saberes etnobotânicos. Estudos farmacológicos indicam a presença de compostos bioativos como flavonoides, estilbenos, adutos do tipo Diels–Alder e 1-deoxinojirimicina, responsáveis pela ação antioxidante e hipoglicemiante. Ensaios in vivo confirmam baixa toxicidade e eficácia no controle da hiperglicemia. Conclui-se que o conhecimento tradicional da comunidade possui respaldo científico, reforçando a importância de pesquisas pré-clínicas e clínicas para validação e inclusão segura da M. nigra na fitoterapia moderna.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Qualidade da água do Rio Cereja, Bragança-Pará
    (2025-11-05) COSTA, José Ailton da Paixão; PEREIRA, Luci Cajueiro Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9883400404823218
    O Rio Cereja, localizado no município de Bragança-PA, é uma Área de Preservação Permanente (APP) com aproximadamente 4 km de extensão. A qualidade de suas águas tem sido comprometida pela ausência de saneamento básico e pela ocupação desordenada de suas margens. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da água ao longo do rio, desde sua nascente até a foz, buscando compreender os impactos das atividades antrópicas sobre esse ecossistema. Foram analisadas variáveis hidrológicas como temperatura, pH, turbidez, clorofila-a e oxigênio dissolvido e microbiológicas incluindo enterococos, coliformes termotolerantes e coliformes totais em sete pontos distintos ao longo do curso do rio. As análises seguiram os parâmetros estabelecidos pela Resolução CONAMA nº 357/2005, que regulamenta a qualidade das águas doces de classe 2. A metodologia adotada envolveu a coleta de água superficial nos meses de junho, agosto, outubro e dezembro de 2022, além de março e julho de 2023. Para as medições in situ de pH, temperatura e oxigênio dissolvido, foi utilizado o multiparâmetro AKSO-AK88. A turbidez foi determinada com auxílio de um CTD; a clorofila-a, por espectrofotometria; os enterococcus, por meio da técnica de membranas filtrantes de acetato de celulose; e os coliformes, pela técnica de fermentação em tubos múltiplos. Os resultados indicaram que, dos pontos de coletas estudados, tiveram 99% das concentrações de oxigênio dissolvido e 29,26% dos valores de pH abaixo dos padrões exigidos pelo CONAMA. As maiores concentrações de clorofila-a e os níveis mais elevados de turbidez foram observados nas estações de coleta situadas em áreas mais urbanizadas. Todos os pontos analisados apresentaram colônias típicas de enterococcus nas amostras de 1, 10 e 100 ml de água. De modo geral, verificou-se uma alta taxa de contaminação por coliformes totais e termotolerantes em todos os trechos do rio. Com base nos critérios estabelecidos pelo CONAMA, conclui-se que o Rio Cereja encontra-se com todos os tipos de uso da água comprometidos, devido às elevadas concentrações de coliformes termotolerantes ao longo de seu curso. Diante desse cenário, torna-se urgente a implementação das medidas previstas no plano diretor municipal para a recuperação e preservação da qualidade hídrica do rio.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dinâmica florística e estrutural de uma floresta inundada reavaliada após 11 anos no nordeste do Pará
    (2025-11-04) LEITE , Brenda Maria O’Grady; DERGAN, Jessica Conceiçao Nascimento; http://lattes.cnpq.br/5069104281554608; MEHLIG, Ulf; http://lattes.cnpq.br/5899434743926944; https://orcid.org/0000-0002-0142-4505
    As florestas inundáveis amazônicas exercem papel importante na manutenção da biodiversidade e nos processos ecológicos que regulam os ecossistemas tropicais. Este estudo teve como objetivo avaliar mudanças na composição florística e estrutural de uma floresta inundada às margens do igarapé Cururutuia, afluente do baixo rio Caeté, no município de Bragança-PA, após 11 anos do primeiro levantamento realizado em 2014. O monitoramento foi conduzido em uma área permanente de 0,36 ha, onde foram registrados todos os indivíduos arbóreos com diâmetro à altura do peito (DAP) ≥ 4,48 cm. Foram analisados parâmetros estruturais como densidade, frequência, dominância e valor de importância e taxas de mortalidade dos indivíduos. Foram identificadas 24 espécies e 15 morfoespécies distribuídas em 36 gêneros e 20 famílias, com destaque para Fabaceae, Arecaceae e Meliaceae. A densidade arbórea reduziu de 1.433 para 1.075 ind./ha e a área basal de 37,4 m²·ha-1 para 32,3 m²·ha-1. A distribuição diamétrica manteve o padrão de “J” invertido, indicando continuidade na regeneração natural. As espécies Ilex inundata, Symphonia globulifera e Virola surinamensis apresentaram maior dominância e frequência, evidenciando alta tolerância a condições de alagamento. Contudo, Carapa guianensis e Richeria grandis mostraram declínio em densidade e dominância, possivelmente ao prolongamento do período de inundação. A mortalidade total foi estimada em pelo menos 13%, sendo mais elevada em Fabaceae e Phyllanthaceae, enquanto Arecaceae demonstrou maior resistência. Os resultados indicaram que a floresta inundada do presente estudo passa por um processo de reestruturação, possivelmente associada a variações no regime hidrológico local. Apesar da redução na densidade e riqueza de espécies, a manutenção da regeneração natural e a persistência de espécies adaptadas sugerem resiliência do ecossistema. O monitoramento contínuo é essencial para compreender as respostas ecológicas de longo prazo e subsidiar estratégias de conservação e manejo das florestas inundadas na região costeira amazônica.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Universidade de portas abertas: um projeto de extensão universitária que atua na popularização científica no nordeste do Pará
    (2025-10-27) DURANS, Ana Paula Pereira; SAMPAIO, Dioniso de Souza; http://lattes.cnpq.br/2193736281754259; https://orcid.org/0000-0002-2688-6001; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743
    O projeto de Extensão “Universidade de Portas Abertas: divulgação e popularização da Ciência no Instituto de Estudos Costeiros (IECOS/UFPA/BRAGANÇA)” pretende trabalhar através do princípio do fortalecimento das parcerias e do diálogo, que deve ser constante e efetivo com a sociedade, a divulgação e a socialização dos trabalhos realizados no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS). Este projeto tem como objetivo estimular a visitação das escolas de educação básica no intuito de discutir as pesquisas desenvolvidas nos laboratórios do IECOS, e a formação de monitores capacitados para visitação aos ecossistemas costeiros para apresentar a importância desses ambientes aos estudantes. A experiência desenvolvida ao longo do projeto nos mostra o quanto é importante a parceria que se estabelece entre os dois níveis de ensino, e entendemos que a universidade e a escola têm que andar de mãos dadas para que as parcerias para a divulgação da ciência sejam maiores e que a troca de conhecimento seja mais abrangente e eficiente.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento e avaliação sensorial de nuggets de camarão tigre (penaeus monodon) com diferentes proporções de macaxeira e batata
    (2025-08-13) RODRIGUES, Kevin Lisboa; RAMOS, Jhoab Fernandes; http://lattes.cnpq.br/2610656983249520; CORDEIRO , Carlos Alberto Martins; http://lattes.cnpq.br/5010139685215361
    Este estudo investigou o desenvolvimento de nuggets à base de carne do camarão tigre (Penaeus monodon), combinada com diferentes porcentagens dos tubérculos: macaxeira (Manihot esculenta) e batata comum (Solanum tuberosum). Os nuggets foram avaliados por meio de análise sensorial com 45 provadores não treinados, utilizando uma tabela contendo uma escala hedônica de nove pontos. A formulação com maior concentração de macaxeira se destacou nos atributos de aparência, textura e aceitação global, obtendo o maior índice de aceitabilidade (92,84%), seguida pelo de concentração mista (88,64%) e pelo de maior concentração de batata (78,02%). Os resultados mostraram que os nuggets à base de pescado são uma opção nutritiva, rica em proteínas e ácidos graxos essenciais, representando uma escolha mais saudável e nutritiva em comparação com os nuggets de frango tradicionais. Esses resultados sugerem que a introdução de nuggets à base de camarão tigre, em especial com o maior porcentagem de macaxeira, pode ser uma estratégia promissora para a diversificação de produtos no setor alimentício, além de incentivar o consumo desse crustáceo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Teoria da Evolução: desafios e concepções dos alunos do ensino médio da rede pública no município de Santa Luzia do Pará
    (2024-02-17) FARIAS , Valdilene Costa; SILVA, Adam Rick Bessa da; http://lattes.cnpq.br/6415904655659166; https://orcid.org/0000-0002-6093-6180
    Este trabalho teve por objetivo analisar os desafios e concepções de estudantes de Ensino Médio da rede pública em Santa Luzia do Pará (Pará, Brasil), a respeito da Teoria da Evolução. Por meio de questionários, observou-se uma certa tendência na aceitação da teoria da evolução. Notou-se que um dos principais obstáculos é o desconhecimento ou incompreensão dos aspectos teóricos fundamentais da evolução. Os alunos demonstraram entender conceitos da teoria de Lamarck, como a lei do uso e desuso e a herança de caracteres adquiridos. Na teoria Darwinista, os alunos apresentaram certas dificuldades em conceitos como seleção natural e variação genética. No que diz respeito à especiação, nota-se uma tendência à adoção da teoria criacionista, negando assim que os seres humanos tenham um ancestral comum com os macacos. Ao se referir à evolução humana, os alunos tendem a adotar concepções religiosas em vez de científicas. Observa-se um panorama complexo e multifacetado sobre a aceitação e compreensão da teoria da evolução. A pesquisa revelou que, embora haja uma tendência geral na aceitação da teoria da evolução, existe uma resistência substancial. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de uma abordagem pedagógica mais eficiente e integrada no ensino da evolução biológica. É fundamental aprimorar os materiais didáticos e as estratégias de ensino para superar os obstáculos epistemológicos, filosóficos, ideológicos e teológicos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Caracterização dos resíduos sólidos domiciliares na Vila dos Pescadores em Ajuruteua, Bragança, Pará.
    (2024-02-24) CAVALCANTE, Regina Luz; SANTOS , Seila Melo dos; SAMPAIO, Dioniso de Souza; http://lattes.cnpq.br/2193736281754259; https://orcid.org/0000-0002-2688-6001
    O aumento desordenado na produção e descarte incorreto do lixo, e a falta de políticas eficazes nos deixam em alerta devido aos danos gerado ao meio ambiente, o presente trabalho buscou analisar a produção de resíduos e a classificação gravimétrica em uma comunidade costeira localizada a 36km da cidade de Bragança Pará, a Vila dos Pescadores em Ajuruteua. Observou-se a forma adotada pelos moradores em relação ao descarte dos resíduos sólidos. Por meio da pesquisa, buscou-se sensibilizar os moradores sobre a importância de ações sustentáveis que possam beneficiar os moradores e o meio ambiente. A metodologia utilizada está pautada em levantamento bibliográfico, visita a comunidade, entrevista com os moradores e coleta dos resíduos sólidos domiciliares. Foi aplicado um questionário para conhecer mais afundo o perfil dos colaboradores do estudo. A coleta ocorreu no período sazonal de setembro a novembro. Os resíduos foram separados durante sete dias em cada coleta, após a coleta os dados foram tabulados e analisados para fins estatísticos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - RelatórioAcesso aberto (Open Access)
    Ações de ensino desenvolvidas na disciplina de Ciências no 6°ano: um relato de experiência
    (2025-04-01) SILVA, Naely Gomes; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916
    O texto relata a experiência vivida por mim durante minha participação no Programa Residência Pedagógica (PRP), destacando a importância das vivências em sala de aula para minha formação docente. Durante minhas atividades, foram trabalhados dois conteúdos: O criacionismo e O formato da terra, com um planejamento prévio e abordagem centrada no aluno. As regências foram realizadas de forma a contribuir para o melhor desempenho dos alunos, com aulas dialogadas-expositivas. Apesar das dificuldades encontradas, principalmente devido às mudanças comportamentais citadas na BNCC sobre alunos do 6° ano, a maioria dos alunos demonstrou interesse em estudar ciências. Por fim, o relato ressalta os desafios da profissão docente, a importância da autonomia em sala de aula e os benefícios do PRP para a minha formação.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas pedagógicas no ensino de ciências voltado para promover a inclusão escolar de alunos surdos
    (2025-02-07) SANTOS, Rebeca Natalina dos; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649
    O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada no Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Ciências Naturais sobre o tema: Práticas pedagógicas no ensino de ciências voltado para promover a inclusão escolar de alunos surdos. Objetivo geral contribuir tanto para a reflexão sobre a produção do conhecimento a respeito do ensino de Ciências no contexto da Educação Inclusiva, e, como objetivos específicos sistematizar o que os teóricos do ensino de ciências, têm discutido a respeito da inclusão; identificar as práticas pedagógicas no ensino de ciência voltado para promover a inclusão escolar de alunos surdo. Na metodologia desenvolveu-se a partir de uma análise de Revisão Integrativa da Literatura (RIL), a partir de dois descritores temáticos: as práticas pedagógicas no ensino de ciências voltado para promover a inclusão escolar de alunos surdos; a inclusão do aluno surdo no ensino regular. Base de dados disponíveis no acervo da Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e na Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Nos resultados encontrados, apontam elementos que subsidiam processos avaliativos e reflexões dos avanços acerca da inclusão, mas também olhares críticos de que apesar das existências de práticas inclusivas, ainda se faz necessário um grande esforço para que o paradigma da inclusão possa de fato ser hegemônico. Na conclusão compreendeu-se que as mudanças advindas com a inclusão e seus consequentes efeitos pedagógicos variam de acordo com a forma que elas estão sendo percebidas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise dos bancos naturais de ostras do mangue e diversidade de fauna associada em Curuçá e São João da Ponta, Pará
    (2024-11-18) BRITO, Regiane dos Santos; BEASLEY, Colin Robert; http://lattes.cnpq.br/6310836748316181; https://orcid.org/0000-0003-1413-1469
    O presente trabalho aborda a abundância de ostras do mangue (Crassostrea gasar) e a diversidade de fauna associada, sua importância ecológica, econômica e os efeitos das mudanças climáticas para o ecossistema. Tem como objetivo discutir a abundância de ostras do mangue e da fauna associada nos 11 bancos analisados, da Resex Mãe Grande de Curuçá e da RESEX São João da Ponta, Pará considerando fatores com a diversidade de espécies e a relação entre as ostras e o ambiente. O trabalho de amostragem foi realizado nos anos de 2021 e 2022, nos períodos seco e chuvoso, respectivamente. Foram contabilizadas as ostras vivas, ostras mortas e as espécies de fauna associada, o que também inclui análises de densidade das populações de ostras, variações na abundância em diferentes estações do ano. As ostras têm uma grande importância para o ecossistema, como o seu papel de filtragem da água, a formação de habitat para outras espécies e a sua importância econômica, já que movimenta as comunidades locais. No entanto, há também grandes impactos gerados pelas atividades humanas, como a degradação ambiental.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento e aplicação de jogo para o ensino de Química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino fundamental (anos finais)
    (2024-10-03) ROZARIO, Ester Silva do; ROSARIO, Samuel Antônio Silva do; http://lattes.cnpq.br/7909649057832090; CORDEIRO, Carlos Alberto Martins; http://lattes.cnpq.br/5010139685215361
    As dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino da Química resultam na falta de familiaridade dos alunos com esse conteúdo, o que compromete seu aprendizado. Para revitalizar a dinâmica da sala de aula e despertar o interesse dos alunos, é fundamental que os educadores adotem abordagens pedagógicas distintas das tradicionais. Este trabalho apresenta uma análise da implementação do jogo didático "Que Elemento Eu Sou?" em uma turma do 9º ano, com o objetivo de avaliar o impacto dessa estratégia no aprendizado em Química. Os dados foram coletados por meio de formulários, observações e indagações, e analisados qualitativamente, evidenciando que o jogo estimulou a busca ativa por conhecimentos prévios. Ao final da atividade, 65% dos alunos expressaram interesse pela matéria, sugerindo uma conexão positiva entre a abordagem lúdica e a aprendizagem. Esses resultados indicam que a adoção de metodologias ativas pode ser eficaz na promoção do interesse e na compreensão de conceitos químicos, contribuindo para a formação de alunos mais engajados.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação de nuggets á base de pescada Gó (Macrodon Anylodon) com diferentes tubérculos: análise sensorial, econômica e potencial sustentável.
    (2024-10-31) SOUSA, Everton Ivan Lima de; PINHEIRO, Ainoã Stephanny Almeida; http://lattes.cnpq.br/2594204979520424; CORDEIRO, Carlos Alberto Martins; http://lattes.cnpq.br/5010139685215361
    Objetivo: Este estudo investigou o desenvolvimento de nuggets à base de Carne Mecanicamente Separada (CMS) de pescado, especificamente da espécie Macrodon ancylodon (pescada-gó), combinada com diferentes tubérculos: macaxeira, batata-doce e batata comum. Métodos: Os nuggets foram avaliados por meio de análise sensorial com 30 provadores não treinados, considerando atributos como aparência, aroma, sabor, textura e aceitação global. Resultados: A batata comum se destacou nos atributos de aparência, textura e aceitação global, obtendo o maior índice de aceitabilidade (78,15%), seguida pela macaxeira (74,44%) e batata-doce (63,33%). Além disso, foi realizada uma análise econômica baseada nos custos operacionais e indicadores de eficiência, como a Receita Bruta (RB), Lucro Operacional (LO) e Taxa Interna de Retorno (TIR). Os resultados indicam que o produto é viável economicamente e tem potencial para atingir o mercado como uma alternativa nutritiva e mais saudável aos nuggets tradicionais de frango.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de Ciências Biológicas
    (2024-09-16) SANTOS, Heloisa Rodrigues; SANTOS, Luana Thaís Chucre dos; SILVA, Andressa Oliveira da; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055; https://orcid.org/0000-0003-2935-1309
    Os espaços não formais são considerados grandes aliados da educação formal e para a formação científica dos estudantes, estimulando o interesse e curiosidade sobre o ensino através da sua potencialidade pedagógica. Diante disso, temos como objetivo analisar as narrativas memorialísticas de licenciandos a fim de discutir o papel dos espaços não formais nas suas vivências escolares da Educação Básica e na formação dos mesmos. O método de investigação foi a pesquisa narrativa, utilizando os relatos memorialísticos produzidos no contexto da disciplina de “Estágio I: Espaços Não Formais” com uma turma de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará–Campus Bragança. Os relatos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Discutimos os resultados sobre os significados das experiências desses licenciandos em três categorias de análise: i) Identificação dos Espaços Não Formais, que apresenta e discute os tipos de espaços que os estudantes visitaram em seus anos escolares; ii) Contribuições para aprendizagem, em que discutimos o papel dos espaços não formais para o fortalecimento da relação teoria e prática, percepção da realidade, contextualização e maior engajamento e participação dos estudantes; iii) Contribuição dos Espaços Não Formais para escolha da carreira profissional, na qual evidenciamos o quanto as vivências nos espaços não formais puderam contribuir para despertar o interesse em cursar Ciências Biológicas. A partir das memórias escolares é possível perceber e reafirmar o importante papel que os espaços não formais desempenham na vida escolar dos estudantes e sua forte contribuição nos processos de educação científica e formação social e acadêmica.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aulas práticas contextualizadas para o ensino de botânica na realidade dos alunos da comunidade do Japim-Viseu
    (2024-06-02) CONCEIÇÃO, Thays Oliveira da; MEHLIG, Ulf; http://lattes.cnpq.br/5899434743926944; https://orcid.org/0000-0002-0142-4505
    Este estudo investiga o efeito das aulas práticas no aprendizado de botânica em duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental em anos letivos distintos, numa comunidade rural amazônica de Viseu, Pará. A pesquisa foi realizada na escola Maria Raimunda Silva Oliveira, na Vila Japim, e envolveu a coleta de plantas à beira do Rio Piriá durante a estação chuvosa de 2023. Os alunos participaram de atividades teóricas e práticas sobre as características das angiospermas da beira do rio Piriá, que foram documentadas por meio de anotações e fotografias. Um plano de aula específico foi desenvolvido, incluindo uma apostila didática que cobria conceitos de botânica, fotossíntese, além da estrutura das plantas das espécies locais. A turma que cursava o 7° Ano em 2023, composta por 13 alunos, respondeu a um questionário no ano seguinte (2024). Sete alunos mencionaram a aula prática, indicando um impacto duradouro. Já a turma que cursava o 7° Ano em 2024 contou com a participação de 22 alunos que responderam ao questionário diagnóstico e 11 alunos que responderam a atividade pós-aula. A análise mostrou um aumento significativo nas respostas corretas após a aula prática, destacando a eficácia das atividades práticas no aprendizado. Os resultados demonstram que experiências práticas enriquecem o aprendizado teórico, proporcionando uma compreensão mais profunda e interativa dos conteúdos. A metodologia combinada de teoria e prática contribuiu para a consolidação e expansão do conhecimento dos alunos, evidenciando a importância das atividades práticas na educação científica.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso fitoterápico de hortelãzinho (Mentha x Piperita L.), como tratamento para doenças gastrointestinais na comunidade de Caratateua
    (2024-10-10) FERREIRA, Arlete Silva; SILVA, Gabrielle de Nazaré Falcão da; http://lattes.cnpq.br/7976866863641704; SILVA, Iracely Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/5393264898435715
    Este estudo investiga o uso fitoterápico de Mentha x piperita L. como tratamento para doenças gastrointestinais na comunidade de Caratateua. A pesquisa visa explorar aplicações locais, identificar princípios ativos e avaliar potenciais efeitos terapêuticos, ao mesmo tempo em que examina a toxicidade da espécie por meio de literatura especializada. Foi empregada uma abordagem descritiva qualitativa, incluindo pesquisa de campo e revisão de literatura sobre os compostos ativos da espécie. Os resultados da revisão indicam que a hortelã-pimenta e seus principais constituintes (pulegona, mentona, mentol e mentofurano) apresentam evidências de toxicidade moderada. A espécie é bem documentada por suas propriedades espasmolíticas, antieméticas, estomacais, anti-helmínticas (uso oral) e antibacterianas. Concluindo, Mentha x piperita possui compostos ativos que abordam efetivamente os problemas de saúde da comunidade, sugerindo seu potencial como uma alternativa promissora e de baixo custo para populações tradicionais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Sintomatologia de ansiedade entre estudantes do ensino fundamental: impactos na aprendizagem e desempenho escolar
    (2024-08-26) SILVA, Thaise Karoline dos Santos; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181; https://orcid.org/0009-0005-6665-9128
    Este trabalho apresenta um estudo sobre a sintomatologia de ansiedade entre estudantes do ensino fundamental de escolas da rede pública da cidade de Bragança, no estado do Pará. O objetivo foi analisar os impactos da ansiedade na aprendizagem e no desempenho escolar de 62 estudantes do 7º, 8º e 9º anos de diferentes escolas. Esta pesquisa é de natureza bibliográfica e de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. A construção de dados foi realizada por meio de um questionário de múltipla escolha, com o intuito de identificar a presença, intensidade e frequência dos sintomas de ansiedade. Para suporte teórico, amparou-se nas reflexões de Barlow (2002), Hoffman et al. (2012), Lenhardt e Calvetti (2017), Nardi (2019), Bastardas (2020), Silva (2020), Fontoura (2021), entre outros. Os resultados sinalizaram a predominância de sintomas de ansiedade em nível leve, com frequência diária e, na maioria dos casos, de início espontâneo. Constatou-se que esses sintomas interferem significativamente tanto no desempenho acadêmico quanto nas interações sociais dos estudantes. Concluiu-se que este cenário demanda intervenções em várias esferas, incluindo práticas governamentais, ações escolares e apoio familiar.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Espaços não formais na prática pedagógica de professores de Ciências nos municípios de Primavera e Quatipuru - Nordeste Paraense
    (2024-09-24) OLIVEIRA, Hugo Edilberto Ramos de; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055; https://orcid.org/0000-0003-2935-1309
    O emprego dos espaços não formais vem sendo utilizado pelos professores da Educação Básica devido a esses ambientes possibilitarem para os estudantes um aprendizado prático e experimental, o desenvolvimento de habilidades sociais, o incentivo à criatividade e a inovação. Esta pesquisa faz uma análise do uso dos espaços não formais a partir da concepção e experiências de professores do Estado do Pará, Brasil. A investigação foi desenvolvida através da aplicação de questionário com seis professores de Ciências e Biologia atuantes nos municípios de Primavera e Quatipuru, situados no nordeste do Estado do Pará. Como resultados, verificamos que apesar do reconhecimento de que a utilização dos espaços não formais contribui para o fortalecimento do ensino e a aprendizagem dos alunos, essa prática de ensino ainda é um desafio para os professores em exercício nesses municípios devido algumas dificuldades enfrentadas, como: liberação dos alunos para realização das aulas nos espaços não formais, o incentivo para realizar essa prática de ensino, lacunas na formação inicial e continuada; e ainda dificuldades com transporte. Ainda que esse método de ensino apresente alguns empecilhos, os professores consideram como essencial a utilização dos espaços não formais para a contribuição do ensino e aprendizado dos alunos e também consideram que eles proporcionam aspectos que facilitam práticas pedagógicas contextualizadas na disciplina de Ciências e Biologia.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educação ambiental crítica por meio do desenvolvimento do senso de pertencimento ao contexto local
    (2024-05-17) MIRANDA, Kessia Samile Pinheiro; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    A Educação ambiental visa induzir nos grupos humanos dinâmicas mais conscientes da realidade socioambiental. Visando construir conhecimentos e valores sobre o meio ambiente, desenvolvemos experiência com estudantes de uma escola pública da cidade de Bragança-PA, onde localiza-se a maior faixa contínua de manguezal do mundo. Por meio de pesquisa qualitativa, com técnica de observação direta intensiva, percebemos que os estudantes tinham pouco conhecimento sobre as relações que se estabelecem entre os constituintes físicos, biológicos e socioculturais do manguezal. Contudo, nossas ações de educação ambiental conduziram a ampliação dos conhecimentos sobre os aspectos ecológicos, percepção do pertencimento humano ao manguezal e do valor deste importante ecossistema, contribuindo para uma postura crítica sobre questões ambientais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo da contaminação da subsuperfície por hidrocarbonetos monoaromáticos nos principais postos de combustíveis das cidades de Bragança, Tracuateua e Augusto Corrêa (Pará)
    (2024-06-25) CARMO, Raerida da Silva do; OLIVA, Pedro Andrés Chira; http://lattes.cnpq.br/0224399927142671
    Os hidrocarbonetos monoaromáticos BTEX (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xileno) são produtos derivados do petróleo que podem se dissolver em água, altamente voláteis e possuem alta periculosidade para a saúde humana e meio ambiente. A detecção imediata de vazamentos é essencial para a remediação da área contaminada, uma vez que a exposição a estes compostos pode causar problemas irreversíveis ao meio ambiente, visto que, são altamente impactantes para o solo, ar e água e agridem diversas formas de vida. Os vazamentos provenientes dos postos de abastecimento de combustíveis contaminam a água subterrânea, ocasionando uma série de problemas ambientais. Antes as detecções de pequenas concentrações de BTEX reportadas em pesquisas anteriores na cidade de Bragança, no presente estudo foi analisado o estado de contaminação por BTEX nesta cidade como também nas cidades vizinhas de Tracuateua e Augusto Corrêa, aplicando a combinação das técnicas analíticas Cromatografia Gasosa (CG) e Espectrometria de Massas (EM). As amostras de água foram coletadas nos poços artesianos próximos e dentro dos principais postos de abastecimentos de combustíveis destas cidades, durante os períodos sazonais chuvoso e seco no triênio 2021-2023. Em cada campanha (05 em total) foram coletadas 29 amostras de água subterrânea (total de 145 amostras), sendo 14 amostras de água coletadas na cidade de Bragança, 03 amostras na cidade de Tracuateua e 12 na cidade de Augusto Corrêa. Foram detectadas 17 amostras contaminadas (11,72 %) nas cidades de Bragança, Tracuateua e Augusto Corrêa com tolueno, etilbenzeno e xilenos. Tolueno e xilenos foram os contaminantes mais predominantes. Os valores dos contaminantes mensurados estavam dentro dos valores máximos permitidos pela legislação vigente. O restante das amostras (88,28%) apresentou valores abaixo do Limite de Quantificação das técnicas analíticas combinada CG-EM. Estes resultados vêm agregar informações importantes para a saúde pública, tendo como intuito alertar os órgãos competentes, para iniciar um processo de conscientização ambiental com medidas de prevenção e cuidado antes a existência de uma possível contaminação da subsuperfície aonde o lençol freático esteja sendo comprometido nos locais das três cidades estudadas, colocando em risco a potabilidade da água para o consumo humano e a saúde da população.