Faculdade de Computação - FACOMP/ICEN
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Abordagens para o ensino e aprendizagem de algoritmos ou equivalente com base em elementos de jogos: um estudo a partir do mapeamento sistemático da literatura(2018) MENEZES, Julio de Pádua Lopes; ELIASQUEVICI, Marianne Kogut; http://lattes.cnpq.br/6655468164115415O uso de abordagens baseadas em elementos de jogos (metodologias, técnicas, ferramentas, entre outras) que auxiliam o ensino de algoritmo e afins, apesar de recente vem ganhando destaque em publicações acadêmicas. Isso porque, o uso dessas abordagens pode contribuir para aumentar o envolvimento e o engajamento de estudantes em disciplinas elementares das áreas de Tecnologia de Informação (TI). O objetivo deste trabalho é investigar, a partir de um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL), as principais abordagens baseadas em elementos de jogos que vêm sendo empregadas como apoio ao processo de ensino e aprendizagem de algoritmo e introdução à programação, no contexto dos cursos de nível superior na área de TI. Ou seja, construir um mapeamento das principais tendências de pesquisas desenvolvidas que envolvam abordagens baseadas em elementos de jogos voltados ao ensino de algoritmo e programação, com o objetivo de validar os resultados por meio de evidências científicas. Realizou-se um estudo a partir do Mapeamento Sistemático da Literatura para identificar estudos primários voltados ao ensino de algoritmo e programação. Foram identificados 10.027 estudos primários, publicados entre 2006 e 2016. Os estudos preliminares mostram uma crescente preocupação em desenvolver experiências a partir de abordagens baseadas em elementos de jogos distibuidos em pelo pelos 23 países nos diversos continentes do mundo, pois em 61 artigos selecionados foram identificadas abordagens baseados em elementos de jogos, sejam eles, pelo uso de jogos sérios, elementos de jogos e de gamificação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Adição de ensinos da matemática ao jogo educativo “as aventuras de amaru”(2018-02-08) FARIAS, Abner Gillet; NASCIMENTO, Márcio Lima de; MONTEIRO, Dionne Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/4423219093583221Este trabalho visa ampliar o projeto “As Aventuras de Amaru”, para complementar o ensino de conceitos matemáticos básicos, como adição e subtração, através da inserção de jogos para que a experiência do aprendizado seja divertida. A disciplina de matemática é considerada por muitas pessoas tediosa e de difícil aprendizagem, e esta opinião reflete principalmente nas crianças e adolescentes. Esta falta de interesse pelos números acaba colocando países subdesenvolvidos como o Brasil em péssimas colocações nos rankings mundiais de educação. Um dos principais fatores para estes resultados se dá pela forma como é lecionada onde muitos professores simplesmente colocam seus alunos para fazerem cálculos abstratos, sem nenhuma contextualização à vida real ou alguma forma de elemento lúdico para manter a atenção e o aprendizado dos mesmos. Contudo existem novas metodologias que buscam mudar esta realidade, e uma delas é a da gamification, que busca integrar elementos de jogos lúdicos à cenários onde estes normalmente não se encaixam. Esta técnica vem se provando bastante eficiente, e o projeto “As Aventuras de Amaru” é um fruto dessa técnica. Com uma narrativa simples e usando uma estrutura educacional feita por psicólogos, este jogo complementa as aulas de língua portuguesa das crianças do 1º ano do ensino fundamental. Devido aos seus resultados positivos, sentiu-se então a necessidade de expandir este projeto. Após as mudanças forem realizadas, este projeto pode servir como uma ferramenta de apoio ao ensino da matemática nas escolas, de modo que possa melhorar a qualidade do ensino no Brasil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Agile game development process: um processo para o desenvolvimento de jogos(2021) NETO, TUBY D'OLIVEIRA; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427A procura por processos e boas práticas que apoiem o desenvolvimento de jogos eletrônicos está cada vez mais comum. Entretanto, embora existam muitas informações de tais metodologias voltadas para sistemas computacionais tradicionais, há poucos dados na literatura sobre essas abordagens para o contexto dos jogos digitais e, quando existem, são insuficientes ou muito prolixas, inviabilizando a aplicação em ambientes reais. Esse trabalho apresenta o Agile Game Development Process, uma proposta de um processo para o desenvolvimento de jogos digitais a qual combina aspectos de outros processos encontrados em levantamentos bibliográficos com algumas práticas ágeis. Por conseguinte, foram examinados os modelos identificados na literatura, extraindo as melhores práticas para o contexto dos jogos eletrônicos de modo a construir o processo proposto. O artigo elucida os fluxos, atores, tarefas, artefatos e tecnologias de modo sucinto com o intuito de oportunizar a implementação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Amazonize: uma ferramenta para promover a cultura amazônica(2019) MARQUES, Walder Lobo; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136Este trabalho apresenta uma ferramenta para promover a cultura amazônica usando jogos considerando como público alvo crianças a partir de 4 anos de idade. O projeto, chamado Amazonize, foi desenvolvido visando estimular os sentidos da criança, neste caso os sentidos da visão, audição e tato. O desenvolvimento da ferramenta visou a aplicação das boas práticas de usabilidade. O Amazonize apresenta módulos para crianças que saibam ler, que podem fazer uso dos e-books disponíveis assim como para crianças que ainda não consolidaram o seu processo de aprendizado utilizando de áudio books para conhecimento das histórias. A experiência pré-escolar de pintura para reconhecimento de figuras, objetos e animais é abordada no Amazonize com itens da fauna local, disponibilizando figuras monocromáticas para pintura, permitindo assim que a criança desenvolva sua identidade local. Também foi desenvolvido um módulo de reconhecimento de sons de animais, conjuntamente com um desafio de identificar o animal referente ao som em ação, visando promover a percepção auditiva e de memória dos envolvidos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise automática dos microdados do ENADE para prover melhorias em cursos de ciência da computação(2021) CUNHA, Renan Fonseca; SALES JÚNIOR, Claudomiro de Souza de; http://lattes.cnpq.br/4742268936279649; SANTOS FILHO, Reginaldo Cordeiro dos; http://lattes.cnpq.br/9157422386900321; https://orcid.org/0000-0002-0456-8547Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma análise automática com os microdados do ENADE para o curso de Ciência da Computação. O objetivo é fornecer informações úteis aos diretores de cursos, que podem ser convertidas em melhorias na qualidade do ensino. Os dados informam quais são as áreas deficientes do curso, qual a mudança de desempenho em determinado ´ assunto de um exame ao longo dos anos, se os alunos tem baixa participação na prova, e também o melhor curso em cada tema do ENADE. O fato de a análise de dados ser automática torna possível a geração de resultados para qualquer curso de Ciência da Computação do país.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa entre novos operadores genéticos incluídos no Framework Evolutionary Algorithms(2019) BARRETO, Adriano Silva; SOUSA, Thales Silva de; MELO, George Tassiano de; SALES JUNIOR, Claudomiro de Souza de; http://lattes.cnpq.br/4742268936279649Novos operadores para Algoritmos Genéticos estão sendo propostos diariamente pela comunidade acadêmica, para melhorar o desempenho dessa técnica. É necessário conhecer o desempenho dos mesmos afim de fazer bom uso dessas melhorias e conhecer suas limitação e pontos fortes. Este trabalho trata-se de uma análise comparativa sobre variantes de algoritmos genéticos que foram criados e implementados pela comunidade acadêmica. O objetivo desse estudo é realizar comparações entre as variantes de operadores genéticos para identificar as diferenças existentes de desempenho oferecido por eles. Os operadores genéticos que foram pesquisados neste trabalho são: o operador transgênico, o operador de diversidade de parasitas e o operador imune adaptativo baseado na entropia da informação. Tais operadores foram implementados e avaliados através de testes com funções multimodais. Uma análise foi feita entre os algoritmos genéticos com o objetivo de avaliar, se o algoritmo encontra a solução e a garantia de convergência. Algumas métricas que foram avaliadas nos operadores foram, a robustez para otimizar a função com uma dada tolerância de erro e uma análise de convergência. Foi considerado neste trabalho que a solução é encontrada de acordo com várias precisões definidas, sendo quando o erro é menor ou igual a 10−3, 10−2 e 10−1. Após os testes, a análise de desempenho feita entre os operadores implementados, mostrou que todos os operadores obtiveram bons resultados para as funções com uma convergência boa e o operador que obteve os melhores resultados foi o operador imune adaptativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de aderência de ferramentas de software para apoiar o controle estatístico de processos de software(2017) ABREU, Diego Oliveira; FURTADO, Julio Cezar Costa; http://lattes.cnpq.br/9175382702970383; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427O Controle Estatístico de Processos é um processo que se faz presente em modelos de qualidade como o CMMI-DEV e MR-MPS-SW nos níveis mais altos de maturidade. Ele tem como objetivo utilizar a Medição, a qual também é um processo presente nos modelos de qualidade mencionados, porém nos níveis mais baixos de maturidade, de forma a controlar os processos medidos e propor uma melhoria contínua dos mesmos. Este trabalho propõe a utilização de ferramentas de software disponíveis no mercado, para a implementação do Controle Estatístico de Processos de acordo com o modelo de qualidade MR-MPS-SW. Com isso, um guia para a implementação é proposto, seguindo os resultados esperados pelo MR-MPS-SW, de forma que as ferramentas de software sejam utilizadas para atender a estes resultados esperados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de impacto de ferramentas de gestão de ordens de serviço: um estudo de caso no hospital João de Barros Barreto(2018) RAIOL, Ingrid Furtado; SOUSA, Jeffson Celeiro; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427Diante do avanço da tecnologia e do aumento da competitividade entre as organizações, se faz necessário o auxílio de sistemas de informação, principalmente no setor de TI da organização, para gerenciar e controlar chamados e incidentes. A matriz SWOT é uma técnica de análise de impacto e está dividida em quatro partes: Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Neste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar a análise de impacto de três cenários do ambiente onde foi realizado o estudo de caso: quando utilizada a ferramenta SOS, quando utilizada a ferramenta CAU e quando utilizada a ferramenta GLPI para controlar chamados e incidentes. Este trabalho contribui para a área de gerência da informação do ambiente onde foi realizado o estudo de caso, uma vez que a qualidade do serviço pode ser medida, assim como é possível observar a evolução do ambiente. Serão apresentados conceitos sobre Sistemas de Informação, gestão de chamados e incidentes e as ferramentas de controle de chamados do ambiente onde foi realizado o estudo de caso, bem como os resultados, os quais serão apresentados em forma de gráficos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A análise de redes complexas como forma de identificar sintomas para a extração de dados clinicamente importantes na psicopatologia(2023) WANZELER, Yan Carlos Bragança; SAMPAIO NETO, Nelson Cruz; http://lattes.cnpq.br/9756167788721062; https://orcid.org/0000-0003-0408-4187Este trabalho tem como objetivo geral verificar as possibilidades de integrar a teoria de redes complexas com a psicopatologia para analisar transtornos mentais com base na experiência de mães de crianças pequenas. As redes de sintomas, como são conhecidas, podem oferecer uma perspectiva diferenciada desse tópico, ao relacionar transtornos mentais com os sintomas apresentados e mostrar que, na verdade, os sintomas afetam uns aos outros, descartando a ideia de uma causa comum. Algumas etapas foram realizadas no intuito de alcançar essa meta, são elas: (i) Estudar as redes complexas e entender como elas podem ser aplicadas na construção de teias de relacionamentos; (ii) Propor possibilidades de empregar as redes complexas na psicopatologia, mais especificamente, na análise de transtornos mentais; (iii) Usar as redes complexas como uma alternativa para a visualização de dados. Para esse fim, um questionário elaborado originalmente no Instituto de Psicologia da Universidade da Virgínia, EUA, foi respondido por 50 mães brasileiras de crianças pequenas. As perguntas do questionário, em sua grande maioria, buscam verificar o quanto o processo de criar um filho pode ser exaustivo ou até angustiante. Analisando os dados apresentados por meio de redes complexas, notou-se que houve mães afirmaram que seus filhos as irritam bastante para a maioria das perguntas do questionário, o que leva diretamente a um quadro de estresse alto. Infelizmente, neste trabalho, não foi possível relacionar tais níveis de tensão com algum transtorno mental por parte das entrevistadas. Porém, na revisão bibliográfica realizada, os autores mostram que os níveis de estresse altos são mais evidentes em mães de recém-nascidos e de crianças que possuíam algum tipo de distúrbio ou doença. O exame de distúrbios mentais é uma problemática complicada e a análise dos resultados obtidos apenas fortalecem a importância de dar aos profissionais e interessados no campo novas perspectivas de como estudar tais desordens. Contudo, a complexidade de tais transtornos e funcionamento da mente humana são os principais desafios a serem combatidos para a implementação de redes na psicopatologia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de sentimento com rede neural convolucional: uma investigação do fator motivacional da metodologia de aprendizagem criativa(2022) BRAGA, Max Filipe Macedo; TORRES, Renato Hidaka; http://lattes.cnpq.br/7469949213441010Este artigo investiga a utilização da plataforma Scratch no desenvolvimento e monitoramento de ensaios de imersão criativa com alunos da educação básica. Acredita-se que propostas interativas como o Scratch proporcionam a motivação do aluno e contribuem no desenvolvimento das habilidades e competências. Para verificar essa hipótese, desenvolvemos três roteiros experimentais, no intuito de realizar a análise de expressão facial dos participantes. Os sentimentos foram analisados a partir de um de uma rede neural convolucional e os resultados demonstram que o sentimento de felicidade e neutralidade foram predominantes. A observação desses sentimentos permite concluir que o Scratch contribui no fator motivacional do aprendizado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de um algoritmo paralelo de otimização por enxame de partículas semi-autônomas(2019) SILVA, Abner Cardoso da; SANTOS FILHO, Reginaldo Cordeiro dos; http://lattes.cnpq.br/9157422386900321; SALES JUNIOR, Claudomiro de Souza de; http://lattes.cnpq.br/4742268936279649Na área da engenharia é comum o aparecimento de problemas da classe NP-Difícil. Em razão da ambiguidade acerca da existência de algoritmos polinomiais para solucionar esses problemas, são utilizadas técnicas que demandam grande quantidade de recursos computacionais para encontrar respostas viáveis. Dependendo do cenário da aplicação, essas alternativas podem se mostrar impraticáveis devido o excessivo tempo de processamento que exigem. Nesse contexto, são propostas as meta-heurísticas, que se estabelecem como métodos estocásticos para otimização do processos de busca de soluções. Esses métodos são caracterizados pelo seu comportamento estocástico, por serem independentes do problema abordado e, para o caso de problemas não polinomiais, por conseguirem apresentar soluções factíveis com tempos de processamento inferiores aos de métodos exatos. Nessa classe de algoritmos, tem grande destaque o PSO (Particle Swarm Optimizer), um algoritmo bioinspirado que visa utilizar modelos abstratos de simulação do comportamento coletivo de animais para otimizar o processo de exploração do espaço de busca de um determinado problema. Esse modelo é notório em função da facilidade de implementação e baixo custo computacional. No entanto, o algoritmo em sua forma mais simples, apresenta certas desvantagens em relação ao modo com que navega o espaço de busca, o que pode influenciar o resultado final. Para tentar amenizar esses problemas, a literatura apresenta uma abundância de variações do PSO com diferentes tipos de operadores. Em trabalhos recentes, uma nova variação denominada SAPSO (Semi-Autonomous Particle Swarm Optimizer), que integra operadores de diversidade, cálculo de gradiente e atração e repulsão de partículas, tem apresentado bons resultados em relação a outros algoritmos conhecidos no meio acadêmico. Por se tratar de um trabalho recente, existem poucas pesquisas que explorem o potencial desse algoritmo em diferentes cenários. Tendo isso em mente, este trabalho se propõe a introduzir uma variação do SAPSO em um ambiente de processamento paralelo. Para tal, foi implementado um algoritmo, nomeado PSAPSO (Parallel Semi- Autonomous Particle Swarm Optimizer), utilizando a linguagem de programação C++ em conjunto com a API OpenMP. Para avaliar o algoritmo resultante, esse foi submetido a funções de teste que desafiam sua capacidade de exploração em diferentes aspectos. Para os cenários avaliados, os resultados evidenciam um bom ganho de velocidade e uma melhoria na capacidade de convergência do PSAPSO em relação ao SAPSO.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de uma rede sem fio utilizando a metodologia de site survey como suporte ao projeto de reestruturação da FADESP(2017) OLIVEIRA, Anderson Costa Novaes de; VIÉGAS JUNIOR, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/3286528998900137Em um projeto de redes sem fio alguns fatores devem ser levados em consideração, como equipamentos que podem causar interferências, outras redes já existentes que podem competir com o canal da rede que irá ser implantado e posicionamentos dos pontos de acesso, a fim de assegurar uma cobertura satisfatória do sinal de radiofrequência. Desta forma, objetiva-se neste trabalho apresentar características de uma rede wireless e seus padrões IEEE 802.11, abordando boas práticas para que sua implantação ocorra de maneira satisfatória. Desta forma, será analisada uma rede sem fio já existente estudando suas características, e apresentando seus problemas. Para tal, será utilizada a metodologia do site survey que permite a realização de inspeção de uma rede sem fio. O software utilizado foi o Ekahau HeatMapper, que após o carregamento da planta do local nos mostra onde os pontos de acesso estão localizados, assim como áreas com e sem cobertura, e várias informações convenientes à implantação da rede. A detecção do sinal e análises de perda, atenuações e sobreposição de canal foi realizada pelo software InSSIDer. Então, após esses estudos, uma proposta de reestruturação de rede sem fio será apresentada, com a finalidade que esta tenha o seu melhor desempenho e aproveitamento possível por parte de seus usuários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise exploratória dos microdados do poscomp: um estudo de caso com os candidatos do Pará(2023-05-29) FERREIRA, Lucas Mesquita Rodrigues; SANTOS FILHO, Reginaldo Cordeiro dos; http://lattes.cnpq.br/9157422386900321; https://orcid.org/0000-0002-0456-8547O POSCOMP é o exame nacional para ingresso na pós-graduação em computação, e atua como avaliador dos egressos dos cursos da área de computação e afins, onde a nota é usada como um dos requisitos para a entrada em programas de pós-graduação. Neste contexto avaliativo, é importante que os programas de pós-graduação conheçam um pouco do perfil dos candidatos ao processo de seleção, seja a partir de resultados obtidos em um tema, seja pelos interesses em determinadas especialidades manifestados por parte dos candidatos no ato da inscrição da prova. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar e explorar os microdados do POSCOMP nas edições de 2016 a 2019 através de técnicas de mineração de dados, seguindo as etapas do processo KDD, afim de extrair informações e conhecimento relevante, no intuito de disponibilizar os resultados para os gestores acadêmicos, candidatos, e demais interessados, elucidando os desempenhos e perfis dos candidatos ao programa de pós-graduação provenientes do estado do Pará no exame. Os resultados mostram que o desempenho dos candidatos residentes do Pará é próximo ao nacional em grande parte dos temas do exame, alcançando 80% do desempenho obtido nacionalmente em todos os temas, com exceção de lógica matemática, os resultados também mostram que engenharia de software e inteligência artificial são as especialidades mais pretendidas por parte dos candidatos residentes no Pará, e o número de mulheres inscritas no exame no estado apresentou alta desde 2018, seguindo tendências diferentes das nacionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma análise sobre o uso de inteligência artificial no desenvolvimento de software(2024) RODRIGUES, João Paulo de Souza; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427Com o crescimento de novas ferramentas de inteligência artificial capazes de auxiliar na construção de software de forma cada vez mais rápida e otimizada, há uma necessidade de analisar os impactos que estas ferramentas têm sobre o desenvolvimento de novas aplicações. Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura para avaliar os efeitos da adoção de ferramentas de inteligência artificial no desenvolvimento de software. Como resultado, este trabalho apresenta um panorama geral sobre os impactos e os desafios encontrados na adoção dessas ferramentas na área de engenharia de software.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Analyzing the impact of dimensionality reduction over human intestinal absorption prediction through machine learning(2022-02) CARDOSO, Eduardo Gil Serrão; RODRIGUES, Caio Marcos Flexa; http://lattes.cnpq.br/7685787461835870; SALES JÚNIOR, Claudomiro de Souza de; http://lattes.cnpq.br/4742268936279649Uma propriedade desejável no desenvolvimento de drogas é entrega oral. A triagem virtual de compostos químicos de acordo com sua biodisponibilidade oral com inteligência computacional pode acelerar a predição de sua absorção intestinal humana (HIA). A despeito da existência de vários estudos almejando predizer a permeabilidade intestinal de compostos químicos, nenhum tentou avaliar o impacto do uso de propriedades fisicoquímicas e estruturais relacionadas à biodisponibilidade oral com técnicas de redução de dimensionalidade (DR) e aprendizado de máquina (ML). Este estudo de caso apresenta uma análise sobre o impacto da aplicação de técnicas de redução de dimensionalidade tais como Análise de Componentes Principais (PCA), PCA baseado em Kernel (KPCA), Ivis, Aproximação e Projeção de Manifold Uniforme (UMAP) e Decomposição de Valor Singular Truncado(TSVD), conjuntamente com preditores de ML tais como Redes Neurais Artificiais (ANN), K-Vizinhos mais Próximos (KNN), Máquina de Vetores de Suporte (SVM) e Floresta Aleatória (RF) na predição de HIA de pequenas moléculas, dando foco ao comportamento dos modelos conforme a dimensionalidade varia. Os resultados demonstram que, apesar de reduzir a dimensionalidade em mais de 90%, os modelos de menor dimensionalidade para o KNN, RF e SVM ainda apresentaram resultados competitivos, demonstrando a viabilidade e o potencial de técnicas de DR enquanto etapa de pré-processamento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Anylattes: uma aplicação para avaliação contínua das informações do currículo lattes(2024) CIRILO, Alex Carlos Saraiva; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136; https://orcid.org/0000-0001-9226-9020Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação de rede neural convolucional na classificação de azulejos históricos da cidade de Belém do Pará(2021-04-09) SOUSA, Rafael Nascimento de; ARAÚJO, Tiago Davi Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/0141236944098711; SANTOS, Carlos Gustavo Resque dos; http://lattes.cnpq.br/2948406243474342; https://orcid.org/0000-0002-2193-5783A herança cultural de uma cidade é de grande importância para a manutenção e valorização da sua história. Tecnologias inovadoras como Realidade Aumentada e Visão Computacional podem ser utilizadas para dar ênfase a essas heranças que a própria cidade carrega de forma atrativa e lúdica. Na cidade de Belém do Pará, os azulejos são um exemplo importante da herança cultural presente na cidade, que remonta momentos e características de sua fundação. O reconhecimento de imagens, por exemplo, pode facilitar a busca por informações históricas sobre um determinado azulejo de maneira mais rápida, uma vez que com apenas uma foto do azulejo suas informações seriam retornadas ao usuário, dessa forma facilitando a busca e o acesso a informações sobre os azulejos, além da identificação dos mesmos. Tendo em vista o que foi exposto, este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um protótipo que utiliza Redes Neurais Convolucionais (CNN) para classificar, através de imagens, os azulejos históricos de Belém. O treinamento da CNN utilizou três bases de imagens, sendo a primeira composta por imagens que continham azulejos e outros elementos do ambiente (paredes, portas, fachadas dos prédios, etc.), a segunda composta por imagens com foco nos padrões de azulejos e a terceira composta por fotos tiradas da tela do computador, a partir de imagens da segunda base, sendo que uma vez criadas as bases são combinadas em uma base final utilizada no treinamento do modelo. Foram utilizados 12 tipos diferentes de azulejos que representam as classes a serem reconhecidas pela CNN. Dessa forma, após o treinamento é gerado o modelo do tipo tflite (Tensorflow Lite) com as classes de azulejos, para ser utilizado na tarefa de classificação de imagem em dispositivo móvel. Com o modelo e as classes definidas, foi criado para este trabalho de conclusão de curso uma aplicação em que o usuário tira uma foto de um azulejo e são retornadas as quatro classes com as melhores acurácias e as informações históricas dos azulejos classificados. Para a tarefa de classificação de imagens, foi criado um módulo que reúne as funções necessárias para a tarefa de classificação de imagens e que pode ser reutilizado em outros projetos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação de sistemas multiagentes ao problema de autorrecuperação em sistemas elétricos de distribuição do tipo smart grid(2018) CAMPOS, Ítalo Ramon da Costa; SARAIVA, Filipe de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5883877669437870Um dos setores mais importantes na vida da sociedade moderna é, sem dúvida, o setor de energias e os seus sistemas de geração, transmissão e distribuição. Esses sistemas elétricos são complexos e difíceis de se gerenciar, requerendo aplicações de técnicas sofisticadas para tornar o fornecimento de energia estável e minimamente confiável. Uma área que muito vem sendo desenvolvida ao longo dos últimos anos é a de smart grids, que incorpora à rede elétrica funcionalidades que melhoram a qualidade do serviço prestado, como controle em tempo real dos dados gerados, comunicação digital entre as diferentes partes do sistema, autorrecuperação frente à falhas, etc. Existem muitos trabalhos desenvolvidos que se propõem a estudar o problema da autorrecuperação nos smart grids se utilizando de diferentes técnicas. A autorrecuperação, então, se mostra uma funcionalidade que pode trazer à rede elétrica um grande avanço no sentido de fornecer um serviço contínuo e de qualidade. No âmbito das redes elétricas de distribuição, este trabalho propõe um modelo de sistema multiagente para lidar com o problema da autorrecuperação das redes elétricas do tipo smart grids. Foi desenvolvido um sistema multiagente para simular e gerenciar as operações, as falhas e a autorrecuperação de redes elétricas. A autorrecuperação segue um algoritmo de quatro passos e realiza as decisões com base num algoritmo de fluxo de potência. Para avaliar o sistema proposto, foram utilizados dois modelos de rede elétrica: um primeiro concebido para esta pesquisa, com 8 nós, e outro proposto no trabalho de Baran e Wu (1989), com 33 nós. Os resultados foram obtidos através de simulação computacional e tabulados para análise. Tais resultados mostram que o sistema multiagente é capaz de realizar a autorrecuperação da rede através da execução do algoritmo de quatro passos, salientando que a maneira distribuída como os agentes se coordenam para realizar as operações necessárias é um diferencial na questão de tempo de resposta e esforço computacional demandado pelo sistema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicativo móvel para rastreamento - estudo de caso : monitoramento de ônibus circular da UFPA(2017) REIS, Diórgino Rigles Alves; GUEDES, Manuely Barbosa; MONTEIRO, Dionne Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/4423219093583221A funcionalidade de geolocalização, introduzida nos smartphones, se faz presente em uma série de aplicações capazes de identificar a localização de elementos de interesse ou definir trajetos eficientes para um deslocamento. Desta maneira, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um aplicativo móvel para rastreamento, objetivando propor uma solução simples e acessível para o rastreamento de dispositivos acoplados a bens ou pessoas. O aplicativo é divido em dois módulos: Rastreamento, utilizado para obter as coordenadas de localização do dispositivo rastreado e Usuário, utilizado para acompanhar a movimentação de determinado dispositivo através do mapa. A aplicação foi desenvolvida em Android, utilizando API Google Maps, tecnologia GPS e tecnologia webservice o qual é responsável por intermediar a comunicação entre os módulos e a base de dados MySQL. Um Estudo de caso foi realizado dentro da Universidade Federal do Pará, através da utilização do aplicativo no monitoramento do Ônibus Circular. Sendo assim foi possível verificar o funcionamento real da aplicação bem como os benefícios que esta poderá trazer para a comunidade acadêmica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicativo para professores de alunos com autismo no ensino superior na Universidade Federal do Pará- Campus Belém(2018) FIGUEIREDO, Leonardo da Costa; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136Com o uso cada vez mais intenso de smartphones, a utilização de aplicativos móveis tem se tornado mais evidente em diversos contextos, possuindo variadas possibilidades de aplicação. Dentro do contexto educacional, tais ferramentas podem servir como aliadas no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no ensino superior. Alunos com esta condição necessitam de adaptações que levem em conta suas características e dificuldades, de modo que lhe seja garantido a oportunidade de exercer suas atividades acadêmicas com eficiência. Para tanto, o papel do professor é essencial neste processo, e a adoção de estratégias pedagógicas que levem em conta suas peculiaridades podem exercer efeitos muito positivos no processo de aprendizagem. Portanto, o seguinte trabalho resultou no desenvolvimento de uma aplicação para celulares Android com o intuito de fornecer informações a docentes da Universidade Federal do Pará acerca do ensino de alunos autistas. A aplicação tem como objetivo facilitar o acesso às principais informações sobre o autismo e tornar menos burocrática a comunicação com a Coordenadoria de Acessibilidade, órgão responsável por prover o suporte aos discentes com autismo e necessidades especiais dentro da instituição. Na primeira parte do teste foram realizadas entrevistas com cinco professores da Faculdade de Computação, e com duas integrantes da Coordenadoria de Acessibilidade, onde foram coletadas informações a respeito de suas principais dificuldades no processo de ensino, qualidade do atendimento da coordenadoria e funcionalidades desejadas em uma aplicação de auxílio. Na segunda parte do teste foi realizado um teste prático com os professores para coleta de dados de uso do aplicativo e sugestão de melhorias. Com os resultados obtidos neste projeto foi possível concluir que o aplicativo atende à maioria dos anseios dos entrevistados, apresentando funcionalidades que auxiliam na comunicação entre professores e Coordenadoria de Acessibilidade, o que reduz a atual burocracia presente no processo de suporte ao professor no processo de educação de alunos autistas.