Faculdade de Letras - Língua Inglesa - CBRAG
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The 5th power: conspiracy theory and dystopia(2022-12-07) LIMA, Elany Tatielle Lucena de; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este artigo tem como objetivo analisar o filme O 5º poder, filme brasileiro de 1962, dirigido por Alberto Pieralisi e produzido por Carlos Pedregal. Esse filme conta a história de uma infiltração de inimigos estrangeiros no Brasil na tentativa de controlar o país usando de lavagem cerebral das massas através de mensagens subliminares enviadas por rádio e televisão. Essa obra é uma distopia ambientada na guerra fria e essa é uma teoria da conspiração que muitas pessoas acreditavam naquela época, e por isso, esse filme passará por estudos de comparação entre o contexto real, contexto fílmico relacionando com o conceito de teoria da conspiração. Para este trabalho, traremos autores como Sunstein e Vermeule (2009 apud COADY, 2018) que trabalham com teoria da conspiração e historiador que pesquisa a respeito do contexto histórico brasileiro da época em que o filme foi lançado. Assim como, para a fortuna crítica utilizamos os autores Philip Agee (1975), Tom Moylan (2000) e Reis Filho (2014). Este estudo visa analisar aspectos distópicos presentes no filme e de que forma foram abordados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) An analysis of idiom translations in song lyrics published on a Tiktok page(2022-12-15) BARROSO, Suelen Larissa Furtado; BRANCO, Ewerton Gleison Lopes; http://lattes.cnpq.br/8679511039616204; https://orcid.org/0000-0003-1481-9124A língua inglesa está repleta de “expressões idiomáticas”, cujo sentido não pode ser traduzido literalmente. Assim, traduzi-las de uma língua para outra requer não só competência linguística, mas também cultural, social e histórica, além do uso de estratégias específicas de tradução que melhor se aplicam a essa categoria de unidade lexical. Este trabalho visa analisar expressões idiomáticas em legendas de letras de canções postadas em vídeos curtos em uma página Tiktok, voltada à publicação de traduções de música de inglês para português. Fundamenta-se teoricamente na classificação semântica de expressões idiomáticas apresentada por Kvetko (2009); as estratégias de expressões idiomáticas baseadas em Baker (1992); o conceito de expressões idiomáticas por O'Dell e McCharty (2010). A abordagem metodológica utilizada neste trabalho é qualitativa e baseada nos Estudos descritivos de Tradução. De acordo com os resultados desta pesquisa, das cinco músicas selecionadas, foram encontradas 15 expressões idiomáticas no total, sendo classificadas em 9 Semi Opacos, 3 Semi Idioms e 3 Puros Idioms.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Analysis of the feminism present in the literary work "Anne of Green Gables" and its Adaptation "Anne with an E"(2023-08-29) SILVA, Kaline da Conceição dos Santos; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786O presente trabalho tem como objetivo prioritario discutir e analisar a literatura "Anne of Green Gables" uma literatura de autoria feminina escrita no século XIX, antes do início dos movimentos feministas, e a série "Anne with an E, a adaptação produzida em 2017 apontando as semelhanças e diferenças entre as duas obras, mas também busca discutir o movimento feminista, seus momentos e implicações na humanidade. Anne de Green Gables, escrita por Lucy Maud Montgomery, nos encanta com uma personagem feminina forte, cheia de atitude e sonhos, atualmente, no século XXI, grandes obras discutem os componentes presentes na literatura, como a questão do papel da mulher na sociedade, a presença, mesmo que de forma sutil, do feminismo dentro da obra, e as desigualdades sociais e o sexismo existentes naquele contexto. No entanto, é através das adaptações, do texto para o audiovisual, que essas questões são percebidas de forma mais clara e madura. Este estudo tem como foco a literatura comparada, ou seja, analisar a obra em paralelo com a adaptação feita pelo canal de streaming Netflix. Para isso, temos como base teórica os estudos de Paige Tucker (2020), tratando sobre adaptações e transformação na representação da figura feminina da literatura para a produção cinematográfica, Alison Elizabeth Hnatow (2020) que discute os aspectos presentes na literatura, e Priscilla Pellegrino de Oliveira (2020) aborda a escrita feminina no século XIX e a importância do movimento feminista para tornar isso possível.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Arbiter testimony: “Arbitrate what to narrate”. An analysis in the work I Was a Child of Holocaust Survivors by Bernice Einsenstein.(2022-12-06) SILVA, Maria Elinaria Rodrigues da; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este trabalho busca analisar a obra I Was a Child of Holocaust Survivors de Bernice Eisenstein (2006), através da ótica do Testemunho Arbiter. A obra trata da relação da autora com os seus pais, na qual a mesma procura entender sua própria vida e o fantasma do holocausto que está sempre presente no seu cotidiano. Esta pesquisa tem como objetivo investigar de que forma o Testemunho Arbiter é apresentado na obra, conceito abordado por Sarmento-Pantoja (2019), tendo em vista que o testemunho arbiter é dado por aquele que ouviu e arbitra sobre o que e como narrar, podendo ter vivenciado ou não o evento limite. Nos beneficiaremos da fortuna crítica de Vilela (2012), que aborda a importância da memória, Gagnebin (2009), que discute sobre a importância de manter as memórias vivas através das narrações e Sarmento-Pantoja (2019) que argumenta sobre os três tipos de testemunho, o Testis, Superstes e a Arbiter. Este estudo é fruto das orientações recebidas no projeto de iniciação científica Configurações de Resistência em Narrativas Anglófonas Contemporâneas - CRENAC, no qual atuava como bolsista FAPESPA (Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas) - o projeto é coordenado pela Professora Dra. Ana Lilia Carvalho Rocha.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Artificial intelligence as a tool to practice and improve speaking and listening skills in English(2024-06-20) REIS, Onezimo Vitor Matos; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698O principal propósito deste estudo consiste em analisar de que maneiras é viável desenvolver as habilidades de produção e compreensão oral em língua inglesa por meio do plicativo Praktika de inteligência artificial. A metodologia consistirá em realizar revisões de literatura acerca da inteligência artificial e das habilidades de produção e compreensão oral. A abordagem da pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória, salientando as maneiras de aprimorar as habilidades de produção e compreensão oral em inglês usando o aplicativo de inteligência artificial. Três objetivos específicos foram delineados: (1) investigar o impacto da inteligência artificial no mundo; (2) descrever as habilidades de produção e compreensão oral em língua inglesa, tomando como base a abordagem comunicativa; e (3) analisar o aplicativo Praktika destinado ao aprimoramento das habilidades de comunicação oral. Com o intuito de alcançar tais metas, o artigo fundamenta-se em aportes teóricos de autores como Testa (2021); Edmett et al. (2023); Melo (2019); Richards (2006, 2008); Ludermir (2021); Almeida Filho (1998); Brown (2006); Harmer (1998); Rost (2015), e dentre outros pesquisadores que se dedicaram intensamente a estudar essa área. Após a pesquisa bibliográfica exploratória, foram identificados potenciais caminhos para aprimorar as habilidades de produção e compreensão oral da língua inglesa dos aprendentes, como simulações de conversações, variedade de temas, pronúncia e variação linguística, feedback sobre as habilidades de comunicação oral e outras abordagens.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The catastrophic memory: from silencing to the process of resistance through the memory register in there there(2022-12-07) OLIVEIRA, Jennifer Santos de; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este estudo propõe uma abordagem sobre o conceito de catástrofe no interior de um corpus de literatura de autoria indígena. Para isso, utilizamos a obra There There, de Tommy Orange (2018), indígena estadunidense pertencente às tribos Cheyenne e Arapaho de Oklahoma, a fim de levantar e analisar representações presentes na obra que promovam a relação entre a memória e a catástrofe. A obra expõe como a memória nativa está presente na nova geração conhecida como Indígenas Urbanos. Indivíduos conhecidos como sujeitos híbridos, porque ao mesmo tempo em que vivenciam suas raízes também partilham dos conhecimentos das vivências do homem branco, destacando o papel das Cidades, da sociedade dominante em fazer do indígena um sujeito sem suas ancestralidades na medida em que o faz se inserir mais e mais em uma nova realidade, esse é o efeito catastrófico encontrado na narrativa. Tais aspectos, presentes nesta narrativa de Orange, nos levam a propor a categoria Memória Catastrófica, como uma ferramenta possível no campo literário. Para dar conta desta argumentação buscamos apoio teórico em autores como Michael Pollak (1989), Maurice Halbwachs (1990), Márcio Seligmann-Silva (2000) e Tânia Sarmento-Pantoja (2014).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Communicative language skills: a comparative analysis of duolingo and memrise applications for language learning(2024-07-12) SILVA, Cláudio Vitor Corrêa; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277O principal objetivo deste estudo é analisar o uso de aplicativos móveis para a aprendizagem de inglês, com foco nos aplicativos Duolingo e Memrise. A metodologia deste estudo consiste em uma investigação qualitativa e exploratória baseada em fontes bibliográficas. A abordagem da pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória, descrevendo os métodos e estratégias utilizados pelos aplicativos para promover a aprendizagem de inglês, Como objetivos gerais, este estudo destaca alguns aspectos que envolvem a aprendizagem de línguas através do uso de recursos tecnológicos, considerando a importância de integrar as habilidades linguísticas para o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos alunos, é descrito e feita uma comparação entre dois aplicativos móveis que foram criados para ajudar indivíduos a aprender inglês como uma língua adicional: Duolingo e Memrise.. Para atingir esses objetivos, o artigo se baseia em contribuições teóricas de autores como Harmer (2007, 2010); Brown (2001, 2007); Larsen-Freeman (2011, 2013); Mübert and Pereira (2011); Moran (2015); Barbosa (2020); Paiva (2017) e outros pesquisadores que têm se dedicado intensamente ao estudo dessa área. Após a pesquisa bibliográfica exploratória, foram feitas as análises dos dois aplicativos em evidência, também foram identificadas possíveis formas de aprimorar a aprendizagem de inglês através de aplicativos móveis, tais como a gamificação, feedback personalizado, uso de tecnologias de reconhecimento de voz, e abordagens adaptativas ao ritmo de aprendizagem dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Comparative analysis between BNCC and PCN's on english language teaching(2022-12-23) ALVES, Mário Célio da Silva; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho deO presente estudo tem como tema uma análise comparativa entre a bncc e os pcn's sobre o ensino de língua inglesa. O problema central dessa pesquisa são para saber o que esses documentos falam acerca das mudanças voltadas ao ensino da Língua Inglesa, buscando compreender em que medida esses documentos se aproximam ou se distanciam em relação ao ensino da língua. A partir desse problema de pesquisa o trabalho tem como objetivo fazer uma análise entre os dois documentos na tentativa de compreender as mudanças, proximidade ou distanciamento dos mesmos em relação ao ensino da língua. Pois é sabido que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são os documentos mais importantes para o funcionamento da Educação Brasileira. Para melhor compreender sobre esses documentos, a BNCC foi um documento elaborado a partir dos PCN, sendo mais específica porque determina com maior clareza, os objetivos de aprendizagem dos educandos, enquanto que os PCN, são normas e procedimentos separadas por disciplinas e preparadas pelo Governo Federal, porém, são normas que não são obrigatórias por lei. Mas a BNCC, é um documento obrigatório em todos os currículos, seja para as escolas públicas ou particulares, trazendo orientações aos objetivos de aprendizagem nas etapas da formação escolar de cada indivíduo. É um documento que não interfere nas metodologias usadas em cada escola, mas que estas, não fujam aos padrões da BNCC. De modo geral, com esta investigação foi possível perceber que há um alinhamento entre os PCN’s e a BNCC no que se refere ao ensino da Língua Inglesa. Para isso, foi realizado uma pesquisa de natureza bibliográfica e qualitativa, que se baseia em alguns autores como (Picanço, 2003), (Celani 2000), PCN’s (BRASIL 2000) e a BNCC (BRASIL 2017) e outros. Nesta pesquisa será feito uma busca na recente proposta curricular do Governo Federal, consolidada na BNCC em comparação aos PCN, para averiguar as possíveis mudanças ocorridas no ensino da língua inglesa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Continuing education of English teachers in Brazil: challenges and perspectives for teaching practice(2024-08-30) SANTOS, Adriele Ferreira dos; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/1559492609525790A formação continuada de professores de inglês no Brasil é crucial para a melhoria contínua da prática docente, especialmente frente às rápidas mudanças pedagógicas e tecnológicas. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os desafios e perspectivas da formação continuada de professores de inglês entre 2014 e 2024. A metodologia empregada foi uma revisão sistemática da literatura, utilizando dados de artigos publicados e disponíveis no Google Acadêmico. Os resultados encontrados indicaram que os principais desafios incluem a resistência à mudança e a falta de recursos apropriados para a formação. Entre as perspectivas, destacaram-se a eficácia dos programas de formação online e das práticas colaborativas. A 3 análise revelou que, apesar das iniciativas promissoras, há uma necessidade de melhorar a adaptação dessas práticas às realidades regionais e de garantir uma implementação mais consistente. Em conclusão, embora a formação continuada seja essencial para o desenvolvimento profissional dos professores de inglês, a pesquisa destacou a necessidade de ajustes e expansões para superar barreiras estruturais e maximizar o impacto positivo na prática docente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Decolonizing narratives: connections and distances between “Quarto de Despejo” and “i know why the caged bird sings”(2025-04-03) HAYASHI, Arlene Letícia Miranda; ROCHA, Ana Lília Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este artigo apresenta um estudo literário comparativo que analisa as conexões e distâncias entre Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, e Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola, da autora estadunidense Maya Angelou. Ambas as obras destacam a produção, narração e protagonismo de mulheres negras, permitindo uma ressignificação do que significa ser uma mulher negra e pobre na sociedade. Para embasar essa análise, é essencial abordar a Literatura Comparada, visto que a pesquisa confronta autoras de diferentes nacionalidades, com obras de distintos gêneros e pertencentes a contextos históricos diversos. No entanto, ambas compartilham a experiência de dar voz a sujeitos historicamente marginalizados, transformando suas vivências em Literatura de Resistência. Por meio da escrita, Carolina Maria de Jesus e Maya Angelou denunciam o racismo, expõem injustiças e questionam a subjugação que sofreram.O objetivo deste estudo é estabelecer um diálogo comparativo entre as duas obras, explorando suas convergências no que tange aos aspectos sociais, raciais e estéticos. Além disso, a pesquisa examina os pontos de divergência entre os textos, considerando os diferentes contextos socioculturais e períodos históricos em que foram produzidos. A análise busca demonstrar a importância da memória como instrumento de reivindicação, expressa através da escrita que dá voz ao subalterno. A metodologia adotada baseia-se em pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa e quanto ao objetivo é uma pesquisa explicativa, fundamentada em autores como: Angelou,(1969); Bosi (1996); Carvalhal (1943); Gadamer(1960), Jesus(1960); Sarmento-Pantoja, Augusto(2022); Sarmento-Pantoja, Tânia(2022) e.Spivak(2010).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Duolingo and translation competence: an analysis of translation tasks(2025-03-26) CORPES, Tatiane Corpes; BRANCO, Ewerton Gleison Lopes; http://lattes.cnpq.br/8679511039616204; https://orcid.org/0000-0003-1481-9124A presente pesquisa se insere na interface entre o uso de recursos tecnológicos no uso de inglês como língua adicional e o campo da relação entre aprendizagem de línguas e os Estudos da Tradução. O uso de aplicativos para aprendizagem de línguas tem crescido significativamente, incorporando abordagens metodológicas modernas. Segundo Ferreira e Costa (2023), a pandemia de Covid-19 acelerou a adoção desses recursos tecnológicos, destacando-se pela utilização de estratégias como gamificação e recursos audiovisuais. O objetivo do estudo é descrever e analisar as tarefas de aprendizagem de inglês que envolvem tradução no Duolingo, um popular aplicativo de ensino de línguas. A relevância da pesquisa está em compreender como o Duolingo, voltado principalmente para o desenvolvimento da competência linguística, também integra tarefas de tradução ao longo das seções de aprendizagem. A metodologia adotada é de natureza descritiva/explicativa e orientada por uma abordagem qualitativa. Como base teórica, a pesquisa utiliza os conceitos de Competência Tradutória proposto por Hurtado-Albir (2020), bem como em MALL (Mobile-Assisted Language Learning) proposto por Mark Pegrum (2014) e em gamificação por Luis Fardo (2013). Os resultados indicam que, embora o foco principal do Duolingo seja o desenvolvimento de competências linguísticas, algumas tarefas nas seções do aplicativo envolvem tradução, remetendo ao método de Gramática-Tradução. A pesquisa sugere que o Duolingo pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades básicas de tradução, principalmente no que se refere a vocabulário e gramática. Contudo, a precisão das tarefas diminui quando o usuário é desafiado por frases mais complexas ou com nuances contextuais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The echo of memory: necropolitics and resistance in the work American Indian Stories by Zitkála-Šá(2024-06-26) BRITO, Yrlan de Sousa; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este trabalho visa a análise literária da obra “American Indian Stories” (1921) da escritora nativo americana e ativista indígena Zitkála-Ša, a fim de examinar a quais elementos a autora se detém ao retratar suas memórias individuais e coletivas e como essas se destacam dentro da narrativa. Além disso, pontuar como o processo de resistência da autora vem se contrapor às imposições do estado detentor de poder e suas manifestações de necropolítica. Para a composição deste trabalho, recorremos a fortuna crítica de autores como Tânia SarmentoPantoja (2023), Alfredo Bosi (1996) para tratar do conceito de Resistência; Achille Mbembe (2011) nas questões sobre Necropolítica e Olga Von Simnson (2000) sobre Memória e Cultura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Emotional regulation in English teaching.(2024-08-29) MELO, Iris Leite do Rosário; SILVA, Jean dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3792723181384725; https://orcid.org/0000-0002-2580-0499A regulação emocional é um tema de crescente interesse na educação, especialmente no ensino de línguas estrangeiras, onde as emoções dos alunos podem impactar significativamente o processo de aprendizagem. Este estudo investiga como a regulação sócio emocional é abordada na formação de professores de língua inglesa e quais estratégias de regulação emocional são utilizadas na linguística aplicada. A problemática central inclui os questionamentos: como a regulação emocional tem sido abordada na formação de professores de língua? E quais são as estratégias de regulação emocional utilizadas na linguística aplicada? A justificativa para este estudo reside na necessidade de compreender melhor o papel das emoções no ensino de línguas e de fornecer aos professores ferramentas eficazes para apoiar seus alunos emocionalmente. Jamie L. Taxer e James J. Gross, especialistas em regulação emocional, destacam a importância de estratégias de regulação emocional no contexto educacional. Também contribuem para a compreensão das dinâmicas emocionais no ambiente de aprendizagem. Os objetivos gerais deste estudo são explorar a abordagem da regulação emocional na formação de professores de língua e identificar as estratégias de regulação emocional aplicadas no ensino de inglês. Os objetivos específicos incluem: a) analisar como a regulação emocional é integrada nos programas de formação de professores; b) identificar e descrever as principais estratégias de regulação emocional utilizadas na linguística aplicada. A metodologia adotada é um estudo bibliográfico, que envolve a revisão e análise de literatura relevante sobre regulação emocional, formação de professores e ensino de línguas. Serão revisados artigos científicos, livros e dissertações de autores contemporâneos como Taxer(2015), Gross(2014). Esta abordagem permitirá uma compreensão aprofundada dos conceitos e práticas atuais relacionadas à regulação emocional no ensino de línguas. Os resultados esperados incluem uma melhor compreensão das práticas de regulação emocional na formação de professores de língua e uma identificação das estratégias mais eficazes utilizadas na linguística aplicada. Espera-se que este estudo contribua para a melhoria da formação de professores e para a criação de ambientes de aprendizagem mais positivos e eficazes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Engagement and motivation in English teaching: a literature review on the impact of Canva®(2025-03-27) MONTEIRO , Hendel Gonçalves; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698; https://orcid.org/0000-0002-9038-265XO uso de ferramentas digitais tem ganhado cada vez mais espaço no ensino de inglês como língua estrangeira, tornando as aulas mais dinâmicas e visuais. Entre essas ferramentas, Canva® se destaca como uma plataforma acessível e versátil para a produção de materiais educativos. Este estudo examina como pesquisas recentes têm abordado o uso do Canva® no ensino de língua inglesa. Para esta revisão sistemática da literatura, foram selecionados sete artigos publicados entre 2020 e 2023 na base de dados Periódicos Capes. Os resultados indicam que o uso do Canva® pode aumentar o engajamento e a motivação dos alunos, além de possibilitar um aprendizado mais criativo. Por outro lado, alguns desafios foram identificados, como o tempo necessário para adaptação, a dependência de uma boa conexão com a internet e as limitações da versão gratuita. Ainda assim, os estudos enfatizam o potencial dessa ferramenta como recurso pedagógico. Pesquisas futuras podem explorar formas de otimizar seu uso e superar os desafios apontados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) English teacher identity: experiences into the supervised internship(2024-06-03) RODRIGUES, Josymara Gabriele Sousa; GAIGNOUX, Kelly Cristina Marques; http://lattes.cnpq.br/8707620815346029; https://orcid.org/0000-0002-1829-8576Este artigo apresenta percepções acerca dos conceitos de identidade docente e reflexões sobre como o estágio supervisionado constitui um dos principais elementos para essa construção de identidade. Para tanto, conta com o referencial teórico composto por Hall (2006) no que tange à compreensão de construção de identidade em um contexto globalizado. O trabalho também recorre às análises de autores como Flores (2015), Gaignoux (2023), Reis, Van Veen e Gimenez (2011) sobre os elementos fundamentais para a construção da identidade docente. Do mesmo modo, as discussões sobre estágio supervisionado serão norteadas por Pimenta e Lima (2011). Em seguida, com base nos estudos dos autores mencionados, compartilho relatos pessoais sobre minhas experiências e reflexões de como o estágio teve um papel importante para minha construção e reconstrução como educadora. Desta forma, inicialmente, são discutidos conceitos relacionados à construção de identidade docente e seus principais elementos constitutivos, bem como a importância do estágio e sua relevância para a formação dos futuros professores. Por fim, são apresentados meus relatos de experiência nos estágios e de que forma estes contribuíram para a minha construção como docente. Esta é uma pesquisa qualitativa com base bibliográfica e documental. Considerando todos os conceitos e discussões abordadas no presente trabalho, conclui-se que o estágio supervisionado é um dos principais elementos para a formação, construção e reconstrução da identidade docente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estudo bibliográfico das definições das estratégias de aprendizagem a partir dos estudos de Oxford (2017)(2024-07-03) SANTOS, Raí dos; GAIGNOUX, Kelly Cristina Marques; http://lattes.cnpq.br/8707620815346029; https://orcid.org/0000-0002-1829-8576O estudo das estratégias de aprendizagens não é recente, porém ainda se mostra relevante quando tratamos do ensino e aprendizagem de línguas. A compreensão acerca de como o construto tem sido definido e a relação dessas definições com o contexto sócio-cultural podem auxiliar professores e aprendentes no ensino-aprendizagem da língua. O presente trabalho tem como objetivo compreender como as concepções de estratégias de aprendizagem evoluíram ao longo dos anos e como isso aparece nos estudos de Oxford (1990; 2017). Utilizamos uma pesquisa bibliográfica a partir de trabalhos na área (Gaignoux, 2006; Oxford, 2017). Analisamos o resultado dos estudos de Oxford (2017) e organizamos as definições com o intuito de identificar semelhanças. O resultado mostrou que as definições de estratégias de aprendizagem são dinâmicas e emergentes, pois estão imbricadas na interação com/no contexto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Foreignization and domestication: translation strategies in the subtitling of ‘Cidade invisível’, a Netflix series(2025-04-01) PIRES, Thayany Cláudia Rodrigues; BRANCO, Ewerton Gleison Lopes; http://lattes.cnpq.br/8679511039616204; https://orcid.org/0000-0003-1481-9124Este artigo investiga as estratégias de tradução: estrangeirização e domesticação, adotadas na legendagem da série Cidade Invisível (Netflix, 2021), que incorpora elementos do folclore brasileiro em seu roteiro. O estudo surge no contexto da globalização de conteúdos audiovisuais, em que plataformas de streaming precisam equilibrar preservação cultural e acessibilidade para o público internacional. O problema central reside em analisar como essas estratégias são aplicadas a elementos culturais específicos e quais implicações isso tem para a representação da cultura brasileira globalmente. O objetivo principal é identificar e analisar as escolhas tradutórias aplicadas a elementos culturais na legendagem português-inglês da série, classificando-as como predominantemente domesticadas ou estrangeirizadas, além de entender seu impacto na percepção da cultura brasileira representada. A pesquisa tem abordagem qualitativa, descritiva e bibliográfica, analisando as legendas da série, com foco nos episódios 1 e 5 da primeira temporada e episódios 1 a 4 da segunda temporada, selecionados por conterem elementos culturais relevantes. Os termos foram identificados com base no Dicionário do Folclore Brasileiro de Cascudo (2000) e organizados em cinco categorias: “personagens do folclore”, “comidas típicas”, “festas e tradições”, “lugares e regiões brasileiras”, e “expressões e gírias”. Cada item foi analisado comparando o diálogo original em português com as legendas em inglês, classificando as estratégias conforme Venuti (1995), considerando os padrões de legendagem adotados pela Netflix (2025) e os princípios de Cintas e Remael (2021). Os resultados foram sistematizados em tabelas para facilitar a análise. Conclui-se que a série adota uma estratégia híbrida, equilibrando preservação cultural e acessibilidade, contribuindo para a 2 disseminação internacional do folclore brasileiro, ainda que com perdas culturais nos processos adaptativos. O estudo reforça a importância das escolhas tradutórias na mediação cultural em produções audiovisuais globais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Games and playing: a literature review on children learning english as a second language(2022-12-09) MESCOUTO, Adriely Mayara Pinheiro; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698Este trabalho faz uma reflexão teórica sobre a aprendizagem da Língua Inglesa em crianças, através de jogos e brincadeiras. O foco central é demonstrar como os jogos e brincadeiras podem contribuir para o aprendizado de Língua Inglesa da criança. Neste sentido, busca-se estabelecer relações significativas entre o lúdico e o ensino da Língua Inglesa, tendo como base pensadores que defendem o ensino através do lúdico. A coleta de material se deu por meio de uma revisão narrativa de literatura em plataformas digitais, onde foram selecionados 1 TCC, 3 artigos, 3 dissertações e 1 tese, porém apenas 6 destes trabalhos corresponderam ao interesse da pesquisa. Os textos selecionados foram lidos, analisados e resumidos buscando responder à pergunta de pesquisa de compreender a contribuição do uso de jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem da língua inglesa em crianças. Os resultados aqui apresentados demonstram o quanto os jogos e brincadeiras são eficazes e criam ambientes motivadores para o aprendizado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gamification as a learning strategy in the efl teaching(2022-12-16) SARAIVA, Wemerson Procopio; ALENCAR, Thays Lima; http://lattes.cnpq.br/2146485133910221A Gamificação é uma metodologia utilizada para transformar qualquer conteúdo em um jogo a fim de trazer um ambiente mais desestressante que pode ser de diversas formas aplicado em sala de aula sem restrição de idade. Porém o jogo deve ser feito pensando na classe alvo a fim de prender o interesse dos alunos é devido a isso que o professor tem um papel crucial , o objetivo dessa pesquisa é analisar o progresso do aluno dentro da sala de aula de inglês, a metodologia utilizada para isto foi a qualitativa e descritiva onde os alunos tiveram um formulário para preencher e assim o professor pode obter informação sobre o nível de inglês de cada um deles e selecionar entre estes alunos três que iriam servir como referência para análise. os resultados finais mostram que os alunos tiveram aulas sem stress e que se sentiram motivados a aprender inglês devido aos desafios que cada jogo tinha ao longo de cinco aulas e com isso seu progresso foi significativo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Gender theory and feminist dystopia in the graphic novel sleeping beauties by rio youers, Alison Sampson and Triona Farrell(2025-03-27) PEREIRA, Claudinéia Caldas; ROCHA, Ana Lília Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Distopias feministas têm se consolidado como poderosas ferramentas críticas ao denunciar as desigualdades de gênero e os perigos do autoritarismo patriarcal, revelando estruturas de opressão e sugerindo possibilidades de resistência (Atwood, 1985; SarmentoPantoja, 2005; Bosi, 2002). Este trabalho tem como objetivo analisar Sleeping Beauties (2021), de Owen King e Stephen King, adaptada para grafic novel por Rio Youers, a partir da perspectiva da literatura de resistência, distopia feminista e da teoria de gênero. A obra retrata um cenário em que as mulheres são afetadas por um fenômeno misterioso que as faz adormecer, envoltas em casulos, tornando-as inacessíveis ao mundo masculino. Esse evento desencadeia uma série de reações que evidenciam as tensões de gênero, a violência estrutural contra as mulheres e as dinâmicas de poder nas sociedades patriarcais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e bibliográfica, realizando uma análise crítica da narrativa com base em estudos sobre distopia, literatura de resistência e teoria de gênero. A adaptação gráfica intensifica as discussões sobre misoginia, violência de gênero e resistência feminina, utilizando elementos visuais para reforçar a crítica social presente no texto original. A análise revela como a obra dialoga com o gênero distópico e distopia feminista, literatura de resistência e questões de gênero, propondo reflexões sobre o papel das mulheres e a desconstrução de normas de gênero.
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