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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acessibilidade física na ufpa: diretrizes urbanas para deslocamentos pedonais acessíveis(2019-08-19) SILVA, Rafael William Souza da; CARDOSO, Ana Cláudia Duarte; http://lattes.cnpq.br/3138101153535395Um segmento de blocos de construção simples implantados em grandes glebas afastadas dos centros urbanos, sob um zoneamento que separava abruptamente o ensino da pesquisa, as aulas teóricas das práticas, e a graduação da pós-graduação. No Brasil, os campi e cidades universitárias possuem características que refletem os ideais de educação e de desenvolvimento em sua época de construção, mas que produziram consequências quanto ao deslocamento no ambiente do campus, ao uso da terra, à infraestrutura. Com a busca atual de uma educação e de uma sociedade mais inclusiva, o modelo empreendido nessas cidades universitárias se mostra insuficiente. A Cidade Universitária José da Silveira Netto, sede da Universidade Federal do Pará em Belém, é exemplo dessa dissonância. Mesmo com uma promoção de melhorias da infraestrutura viária nos últimos anos, verifica-se que tais esforços não solucionam completamente a questão da acessibilidade por não abrigarem uma prática de planejamento, desenho e gestão urbana. Com base nessa problemática, elaboram-se estudos quanto à malha de passarelas e calçadas e de usos, além de pesquisa bibliográfica e coleta de dados, que objetivam a produção de diretrizes de acessibilidade pedonal para que seja discutida e implementada pela UFPA.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Agregado sintético de resíduo de bauxita para concreto estrutural: uma análise físico-mecânica(2024-10-31) ARAÚJO, Daniel de Queiroz Santos; CASTRO, Renan Alves de; PICANÇO, Marcelo de Souza; http://lattes.cnpq.br/4535052395600357No presente estudo foram produzidos concretos utilizando 3 agregados graúdos sintéticos (AGS 70, AGS 80, AGS 90), obtidos a partir do resíduo da bauxita (RB), sendo avaliados quanto a: resistência à compressão axial, resistência à tração por compressão diametral, módulo de elasticidade e absorção capilar de água. Os resultados mostraram, primeiramente, que os agregados sintéticos de RB atendiam aos requisitos normativos para utilização em concretos e apresentaram-se inócuos na avaliação do potencial reativo (RAA). A resistência à compressão dos concretos (28 dias) atingiu valores entre 36-24 MPa; as outras características analisadas (tração, módulo de elasticidade) mostraram pouca variabilidade; já a absorção capilar foi compatível à tendência linear crescente das absorções dos agregadosTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alterações no transporte hidroviário em tempos de pandemia na travessia Belém-Marajó(2023-12-18) FIEDLER, Luan Carlos Paiva; TOBIAS, Maisa Sales Gama; http://lattes.cnpq.br/9635266655242384; https://orcid.org/0000-0002-0888-0685A pandemia afetou diretamente o transporte hidroviário, com interrupções nas operações, redução de lotação nas viagens e alterações na demanda, exigindo a reorganização do serviço. Assim, este estudo contribuiu para a identificação das alterações no transporte hidroviário, tendo como caso a ligação Belém – Porto do Camará, na Ilha do Marajó. Os dados foram obtidos de uma pesquisa de campo embarcada e no Terminal Hidroviário de Belém, envolvendo os períodos: antes, durante e depois da COVID 19. Dentre os resultados, observou-se alterações do comportamento e percepção de qualidade por parte dos usuários, o que evidenciam a necessidade de investimento no setor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa de cinco índices de condição de pavimentos urbanos(2022-12-19) MAUÉS, Gabriel Melém; SOARES, Lucas Franco; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513RESUMO Para que um Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) seja implementado de maneira satisfatória se faz necessário um bom cálculo de Índice de Condição de Pavimento (ICP) para manutenção da qualidade das superfícies dos pavimentos. Quando se trata do cálculo desse índice, existem diversos métodos de cálculo, considerando defeitos diferentes, com pesos diferentes. Dessa maneira, o objetivo dessa pesquisa é efetuar o cálculo do Índice de Condição de Pavimento Urbano (ICPU) dos pavimentos presentes no bairro de Batista Campos, utilizando cinco diferentes métodos de cálculo e comparar seus resultados. A coleta de dados foi efetivada no bairro de Batista Campos, em 142 trechos, sendo o cálculo efetivado por meio de cinco métodos diferentes (Osório (2014), Páez (2015), Souza (2021), Aihuki (2022) e Albuquerque (2022)) e foram efetivadas comparações com os parâmetros estatísticos de média, mediana, moda, desvio padrão e coeficiente de variação, além da comparação em relação aos tipos de defeitos avaliados por cada método e quanto à tendência de resultados. Dentre os principais resultados, tem-se que a partir dos cinco ICPU’s calculados, o ICPUOso representou o maior índice e o menor foi o ICPUSouza, sendo esse, também, o índice que apresentou maior coeficiente de variação, ou seja, segmenta melhor os trechos avaliados quanto a qualidade do pavimento observado, já o menor coeficiente de variação foi obtido pelo ICPUPáez, além disso observou-se que os defeitos mais frequentes avaliados pelos métodos aplicados foram as trincas por fadiga, os remendos, as panelas e a deformação permanente por trilhas de roda e como defeitos menos frequentes viu-se trincas nos bordos e exsudação. Por fim, concluiu-se que o ICPUSouza obteve o maior coeficiente de variação e conseguiu efetivar a segregação dos melhores e piores trechos da malha viária em análise, além de necessitar de um levantamento que conta com menos defeitos que o estipulado pelo método padrão implementado pelo SHRP, analisando somente 10 defeitos e garantindo um resultado satisfatório.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa dos custos e benefícios do escoamento de grãos pelo arco norte em relação aos portos do sul e sudeste(2023-12-19) CÂMARA, Thiago Guimarães.; MORAES, Rita de Cássia Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/4834541633900826; https://orcid.org/0000-0002-2613-0108O presente trabalho realiza uma análise comparativa dos custos e benefícios do escoamento de grãos pelo Arco Norte em relação aos portos do Sul e Sudeste, considerando os aspectos de infraestrutura portuária e logística, custos operacionais e perspectivas futuras. Para isso, utiliza uma metodologia de revisão bibliográfica baseada em dados secundários e cálculos estimativos dos custos totais do transporte dos grãos pelas duas rotas. Os resultadosobtidos indicam que o Arco Norte é mais vantajoso economicamente do que o Sul/Sudeste, mas requer investimentos em infraestrutura logística para garantir a eficiência, a segurança e a competitividade do escoamento dos grãos. O trabalho também apresenta recomendações para o aprimoramento do escoamento dos grãospelo Arco Norte e pelo Sul/Sudeste, visando promover uma gestão integrada e sustentável dos recursos naturais e das cadeias produtivas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa entre modelos de elementos vazados no aproveitamento de iluminação natural em aberturas verticais.(2020-03-03) CAMPOS, Beatriz Moraes de; MORAES, Elcione Maria Lobato de; http://lattes.cnpq.br/2689084217741371A pesquisa apresentada avaliou comparativamente o desempenho luminoso de três diferentes desenhos de elementos vazados criados pela autora, denominados “quadrado”, “hexágono” e “escama”. Os resultados foram obtidos por meio de simulação computacional realizada com o software DIALux evo, aplicadas a duas salas de aula do edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará, na cidade de Belém, com orientações a norte e a sul. Após a validação dos modelos, a análise comparativa foi realizada em dois níveis: o primeiro deles referiu-se às análises de cada elemento proposto individualmente comparados à situação original das salas, com presença de venezianas de madeira, sob os parâmetros: valores de iluminância no plano de trabalho, distribuição e alcance da luz nos ambientes; o segundo nível de avaliação consistiu na análise dos desempenhos dos três elementos entre si, sob os mesmos parâmetros. Foi observado que os três casos propostos proporcionaram um aumento significativo da iluminância média no nível do plano de trabalho em relação às venezianas originais, assim como um maior alcance da luz nas salas. No entanto, as três propostas obtiveram um desempenho inferior que a situação original sob o aspecto da distribuição da luz. Entre os três, demonstrou-se que o elemento “hexágono” alcançou o melhor desempenho luminoso nas situações analisadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa entre o novo método de dimensionamento nacional de pavimentos: MEDINA e o método do DNER(2021-06-11) SILVA, Daniel Cardoso da; BARBOSA, Diego Souza; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513As rodovias possuem uma das maiores relevâncias entre as principais obras de infraestrutura do país. Desta forma compreende-se a importância do dimensionamento adequado dos projetos, pois mantê-los em bom estado é uma garantia de que os motoristas irão trafegar de forma confortável, segura e econômica. Para isso é necessário que se adequem os métodos, e que eles consigam avaliar as estruturas em termos de cargas e dos desgastes do próprio clima, visto que o atual método não consegue aferir tais complexidades. Este trabalho tem como objetivo estabelecer uma comparação entre o método vigente do DNIT (DNER) e o novo Método de Dimensionamento Nacional de pavimentos (MeDiNa). A estrutura estudada nesta pesquisa corresponde às obras de duplicação da rodovia BR-316, entre os quilômetros 67,6 e 112,6, no estado do Pará, a qual será dimensionada pelos dois métodos. A estrutura final concebida pelo método do DNER resultou em um revestimento de 12,5 cm, base e sub-base de 15 cm, após a análise do MeDiNa a estrutura apresentou 99,0% de área trincada ao fim dos 10 anos de projeto, indicando ainda um tráfego elevado para estrutura proposta. Ao ser redimensionada pelo MeDiNa, a estrutura ficou constituída por uma base em solo-cimento, sub-base com um leve aumento no módulo de resiliência e a camada de revestimento se manteve constante. Os resultados apresentaram baixo afundamento de trilha de roda e baixo percentual de área trincada, contudo a estrutura teve um aumento de 41% no seu custo por quilometro devido à base em solo-cimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da acessibilidade ao Campus UFPA por transporte público urbano(2019-12-03) PINTO, Paulo Victor da Silva; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O Transporte Público Urbano (TPU) é um importante parâmetro de qualidade de vida de uma população. Entretanto a expansão populacional e demográfica nas cidades brasileiras ocasiona sérios problemas para fornecer um TPU de qualidade. Um importante aspecto para melhorar a qualidade do TPU é analisar sua acessibilidade (distância de caminhada para embarcar ou desembarcar no transporte urbano). Diante disso, objetivou-se analisar a acessibilidade por transporte público ao campus UFPA, verificando quais áreas dos municípios de belém, Ananindeua e Marituba estão sendo atendidas de forma satisfatória, ou não, pelas atuais linhas de ônibus. Para tanto utilizou-se ferramentas de geoprocessamento em ambiente SIG, através do software Qgis, para confecção do nanco de dados composto pelo itinerário das 21 linhas que atendem à universidade nos sentidos de ida (universidade para os bairros) e de volta (bairros para universidade). Em seguida foi aplicado o conceito de acessibilidade de Ferraz e Torres (2004) e calculadas as áreas de boa (< 300m), regular (300 a 500 m) e ruim (> 500 m) a nível municipal, a nível de bairro e a nível das linhas de transporte público. Os principais resultados evidenciam que: (i) quanto mais distante do campus universitário menor o nível de acessibilidade; (ii) Belém apresenta melhor acessibilidade (33% boa) e (13% regular) na RMB, enquanto Marituba apresenta a pior (91% de acessibilidade ruim); (III) os bairros de Belém que possuem maior porcentagem de área com boa e regular acessibilidade à UFPA são Batista Campos, Campina, Cidade Velha, Condor e Nazaré e os bairros com menor porcentagem de área com boa e regular acessibilidade à UFPA são Águas Lindas, Aurá, Guanabara, Maracacuera e São Clemente e; (iv) foram identificadas nove grandes áreas na mancha urbana de Belém que não possuem acessibilidade direta à UFPA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da cobertura do transporte público em bairros periféricos de Belém: um estudo de caso de Icoaraci(2024-11-27) BALTI, Fernando Sammuel Monteiro de Souza; CUNHA, Ítalo Lima da; BARBOSA, Christiane Lima; http://lattes.cnpq.br/2788231814858432; https://orcid.org/0000-0002-8303-9263Este estudo tem como objetivo analisar a cobertura do transporte público nos bairros periféricos de Belém, com foco no Distrito Administrativo de Icoaraci. O estudo adota uma abordagem de estudo de caso, combinando revisão de literatura e pesquisa in loco para identificar as principais deficiências no sistema de transporte público local. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados a 62 usuários das 17 linhas de ônibus que atendem a região, além da análise do transporte alternativo, como mototáxis e vans. Ademais, as rotas das linhas de ônibus foram mapeadas usando softwares tais como o Google Earth, Moovit e Citamobi. Os resultados indicam uma cobertura insuficiente, especialmente em bairros mais afastados, como Paracuri e Maracacuera, onde a irregularidade nos horários e a baixa frequência das linhas geram insatisfação significativa entre os moradores. Como consequência, há uma crescente dependência dos transportes alternativos, que, embora convenientes, não garantem o mesmo nível de segurança e acessibilidade. O estudo sugere propostas para a redistribuição e ampliação das linhas de ônibus, além de estratégias para a integração eficiente entre o transporte público e os serviços alternativos, com o intuito de melhorar a mobilidade e promover maior inclusão social. Assim, conclui-se que uma gestão mais eficaz e uma fiscalização rigorosa são essenciais para garantir a qualidade e a regularidade dos serviços prestados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da necessidade de implantação de via exclusiva para motocicleta em Belém-Pa baseado no Projeto “Faixa Azul” em São Paulo-SP(2023-07-07) SILVA, Marcel Rodrigues da; MORAES, Rita de Cássia Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/4834541633900826Os acidentes decorrentes do aumento do uso de motocicletas no Brasil têm feito com que os gestores procurem soluções para este problema. Pensando nisso, a prefeitura de São Paulo-SP criou o projeto experimental chamado “Faixa Azul” que é a criação de uma faixa exclusiva pra motocicletas e que tem diminuído o número de acidentes e mortes no trânsito envolvendo este modal. Em Belém-PA, este problema tem sido combatido pela prefeitura através de blitz e campanhas educacionais, mas não há um projeto específico para este meio de transporte. Este trabalho tem como objetivo analisar a necessidade de se implantar faixas exclusivas para motocicletas em Belém do Pará baseado nas necessidades que foram base para implantação do projeto “Faixa Azul” em São Paulo. Para isso, foi analisado o projeto “Faixa Azul” e quais dados foram utilizados para implantação do projeto, em posse deles foi feito a pesquisa destes mesmos dados para Belém e suas porcentagens comparadas com os dados da capital paulista e foi proposto a Avenida Centenário como via de implantação. Esta comparação mostrou que, em termos de porcentagem, Belém teve um maior aumento da frota e do crescimento anual de motocicletas e que a porcentagem de acidentes envolvendo as mesmas chegou próximo ao de São Paulo antes do projeto. Tal resultado mostrou que Belém atende os requisitos para a implantação do projeto “Faixa Azul” e que há a necessidade de implantação do mesmo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da produtividade com auxílio do indicador RUP em uma obra de alvenaria estrutural: um estudo de caso(2023-12-19) MENDONÇA, Heitor Queiroz de; BORGES, Victor Hugo Barbosa; MAUÉS, Luiz Maurício Furtado; http://lattes.cnpq.br/7497951647889934; https://orcid.org/0000-0002-1762-8617O estudo da produtividade na indústria da construção civil desempenha um papel crucial no desenvolvimento e aprimoramento do setor. Nesta pesquisa, a produtividade foi abordada por meio do indicador RUP (Razão Unitária de Produção), focando em quatro tipos de serviços de obra bruta: alvenaria estrutural, alvenaria de vedação, contrapiso e reboco interno. O objetivo foi analisar a produtividade em determinados serviços de obra bruta com o auxílio do indicador RUP (Razão Unitária de Produção), analisando as causas responsáveis por suas variações e comparando os valores obtidos com aqueles fornecidos pela base orçamentária da empresa que executa a obra. Concluiu-se que, mesmo com os efeitos de aprendizagem das equipes, uma variedade de causas deve ser antecipada pela gestão interna da obra durante o planejamento e programação. Essa abordagem preventiva visa mitigar possíveis obstáculos durante a execução dos serviços, contribuindo assim para a eficiência e sucesso do empreendimento na construção civil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da retomada de ativos estressados na construção civil(2023-06-30) ALMEIDA, Alecsandro Silva de; MOREIRA, Felipe de Sá; http://lattes.cnpq.br/6051799200761571Este trabalho tem por objetivo analisar os efeitos da retomada dos ativos (empreendimentos) em estresse de uma incorporadora, avaliando se geraram lucro ou prejuízo à empresa. Por conseguinte, discutir o termo de ativo estressado, que se configura quando uma empresa não consegue cumprir suas obrigações de pagamento de dívida ou está performando mal. Para recuperar esses ativos, se discute a lei de recuperação e falências, a alienação fiduciária e a securitização de créditos. Assim, esse estudo de caso buscou formas de recuperação, assim como quais os custos envolvidos na retomada de 11 empreendimentos que estavam em situação de estresse. No final do estudo foi possível inferir que a retomada de empreendimentos estressados é, de fato, benéfica para o mercado e a sociedade. Essa conclusão é respaldada por evidências que mostram que a aquisição desses ativos por parte de investidores pode ser vantajosa devido aos descontos oferecidos. Além disso, ao recuperar e comercializar esses empreendimentos, há a possibilidade de obter lucros acima da média do mercado. Essa constatação é sustentada por estudos que destacam o potencial de valorização desses ativos após a sua reestruturação. Portanto, considerando as informações científicas disponíveis, conclui-se que a retomada de empreendimentos estressados é uma estratégia benéfica tanto para os compradores quanto para aqueles que os recuperam e comercializam.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da taxa de rentabilidade em diferentes tipologias de imóveis em Belém-PA(2023-07-04) ARAUJO, Filipe Gemaque de; RIBEIRO FILHO, Jayme Moreira; DUARTE, André Augusto Azevedo Montenegro; http://lattes.cnpq.br/1135221873341973; https://orcid.org/0000-0003-4586-1587A retomada do crescimento da construção civil e o aumento do financiamento de imóveis são fatores que possibilitam o avanço da Engenharia de Avaliações, que busca estimar o valor de um bem e que seja adequado para o mercado imobiliário. Tal fato, contribui para o aumento do investimento imobiliário, por motivos de ainda ser considerado conservador e o mais estável para uma aplicação financeira. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo analisar a rentabilidade em diferentes tipologias de imóveis na cidade de Belém do Pará. Com essa premissa, foram desenvolvidos quatro modelos estatísticos de venda e locação para cada tipologia: apartamentos e prédios comerciais. Por meio destes modelos e de simulações, foi possível identificar a rentabilidade através da divisão entre o valor de locação sobre o valor de venda. Os resultados mostram que a rentabilidade de imóveis residenciais é menor e menos elástica do que a de imóveis comerciais, sendo as primeiras com média de 0,54% e as comerciais com média de 0,67%.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise das propriedades térmicas de uma parede de concreto armado submetido a temperaturas extremas(2024-11-27) YAMANAKA, Fábio Masato; TEIXEIRA, Marcelo Rassy; http://lattes.cnpq.br/8912916360456192A pesquisa tem como foco a análise das propriedades térmicas de uma parede de concreto armado submetida a elevadas temperaturas, como as encontradas em fornos de cozimento de anodos, utilizados na produção de alumínio. O problema central envolve a degradação estrutural do concreto em função das variações térmicas intensas, o que pode comprometer a integridade e a durabilidade da estrutura. O objetivo do estudo foi investigar as propriedades térmicas do concreto em condições de trabalho sob altas temperaturas. Os métodos empregados incluíram a extração de corpos de prova da parede de concreto e bloco de concreto isolante, para medições experimentais da condutividade térmica, coeficiente de expansão linear e cálculo do peso especifico, que foram realizadas por meio de análises termomecânicas, avaliando a expansão térmica linear pela variação da temperatura, método comparativo para condutividade térmica e cálculos básicos para peso especifico. Os resultados mostraram uma condutividade térmica menor nas amostras expostas a altas temperaturas em comparação com os valores referenciados para condições de temperatura ambiente. Essa redução pode estar relacionada à deterioração das propriedades térmicas e mecânicas do concreto sob elevadas temperaturas, o que pode causar deformações e fissuras. O estudo é caracterizado como preliminar para futuras investigações, que incluem estudos experimentais e modelos numéricos para avaliar o comportamento do concreto em longos períodos de operação a altas temperaturas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de cenários que influenciam na relação custo/benefício no projeto geométrico de uma curva horizontal com transição(2021-10-05) PINHEIRO, Martônio Ribeiro; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O projeto geométrico de rodovias visa garantir a construção de vias com segurança, conforto e esteticamente agradável. Porém, é necessário verificar os custos e benefícios oriundos de cada decisão do projetista. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é investigar os diferentes cenários de dimensionamento de uma curva horizontal com transição, levando em consideração o cenário que melhor atenda a relação custo-benefício. Para tanto, foram realizadas análises de 8 diferentes cenários, gerados a partir da variação de comprimento de transição, superelevação e raio em dois níveis. A redução no tempo de percurso da via foi assumida como sendo o benefício e o volume total de terraplenagem foi assumido como sendo o custo. A análise realizada concluiu que o cenário 3 (R = 210m | e = 8% | Ls = 60m), por apresentar menor percentual de aumento no custo de terraplenagem igual a 0,052% obteve a melhor relação custo/benefício comparado com o cenário de referência (R = 210 m| e = 4% | Ls = 60m). Conclui-se que a análise de diversos cenários de dimensionamento de curvas horizontais em projetos geométricos é de suma importância, pois cada escolha do projetista para os parâmetros raio, superelevação e comprimento da curva de transição resulta em diferentes condições técnicas e de custo de construção da rodovia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de correlação entre indicadores de desenvolvimento socioeconômico e de desempenho da indústria da construção civil(2023-07-06) DIAS, Deivison Murilo Ferreira; DUARTE, André Augusto Azevedo Montenegro; http://lattes.cnpq.br/1135221873341973Em todos os países do mundo a Indústria da Construção Civil (ICC) tem espaço relevante como setor de desenvolvimento tecnológico, econômico e social, trazendo melhora de infraestrutura e condições sociais. No Brasil essa dinâmica não é diferente, visto que a ICC é uma das que mais adiciona valor ao Produto Interno Bruto (PIB) do país, além de ser uma grande geradora de empregos. Assim este estudo busca verificar a correlação entre indicadores socioeconômicos e o desempenho da ICC, além de analisar a relação de causa e efeito dessa correlação, que dada a importância econômica e social desta indústria torna essa relação objeto de interesse acadêmico e político, justificando investimentos e prioridades estratégicas. Para isso a metodologia utilizada envolve a coleta de dados macroeconômicos relevantes para os elementos em questão no país em um período de 2003 a 2020, tais como: Produto Interno Bruto (PIB), PIB Per Capita (PIBpc), Valor Adicionado Bruto a Preços Básicos da Construção Civil (VABpb CC), número de pessoas empregadas formalmente no Brasil, número de pessoas empregadas formalmente no segmento da Construção Civil (CC), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o salário médio da CC. Com esses dados submetidos a análises estatísticas, como a Correlação de Pearson e a Causalidade de Granger, foram investigadas relações estatisticamente significativas entre as variáveis em estudo, obtendo assim uma forte relação entre PIB, PIBpc, VABpb CC e empregos formais na CC, além da constatação de um processo de desindustrialização no país. Não se evidenciou uma relação de causa e feito entre o contexto econômico e o desempenho da ICC, isto é, se há efetivamente uma relação causal entre os dois, bem como se constatou um processo de desindustrialização no país do setor em geral e na ICC também.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de indicadores chave de desempenho: estudo de caso de empresa do segmento da construção civil de Belém, Estado do Pará.(2023-06-30) TRINDADE, Roberto Rick Ribeiro; SOUZA, Gabriel Sanderson Barreto; MOREIRA, Felipe de Sá; http://lattes.cnpq.br/6051799200761571O presente trabalho aborda a pesquisa realizada em uma empresa do ramo da construção civil, onde foram coletados dados do setor comercial. O objetivo principal é realizar análise de desempenho através do uso de indicadores KPI (Key Performance Indicator) adotados pela empresa no ano de 2022, sendo eles: Taxa de Declínio (TD), Revisão Comercial (RC), Taxa de Conversão (TC) e Ciclo Médio de Venda (CMV). Esses indicadores foram adotados visando o atendimento das metas traçadas pela empresa em seu planejamento estratégico. Diante da realização da pesquisa, foi possível o setor comercial apresentar resultados para a alta administração da empresa e desta forma contribuir para um melhor andamento do planejamento estratégico e tomada de decisões como um todo na empresa, com o intuito de propor melhorias através da gestão por indicadoresTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de influência de fatores socioeconômicos no valor adicionado bruto da construção civil(2023-03-26) ALEIXO, Anthony Felipe Nery Paiva; PAMPLONA, Frederico Guilherme Moreira; http://lattes.cnpq.br/3186899504227811; https://orcid.org/0000-0002-7973-2647A indústria da construção civil é reconhecida como um dos principais setores econômicos impulsionadores do crescimento e desenvolvimento de um país. Suas operações abrangem uma extensa gama de atividades, desde a construção de edifícios residenciais e comerciais até a infraestrutura viária, pontes, instituições educacionais e unidades de saúde. Este setor se destaca por suas conexões intersetoriais, exercendo influência e refletindo em diversos aspectos econômicos e sociais. Por exemplo, a construção civil é uma fonte significativa de empregos diretos e indiretos, requerendo uma variedade de matérias-primas, como cimento, aço e madeira. Além disso, mantém vínculos diretos com o mercado imobiliário, o sistema financeiro e o desenvolvimento urbano. Dessa forma, o impacto econômico da construção civil é notável, uma vez que os investimentos neste setor não apenas estimulam a atividade econômica imediata, mas também geram efeitos de longo prazo, potencialmente proporcionando melhorias na qualidade de vida, ampliando o acesso à moradia e contribuindo para o desenvolvimento da infraestrutura. Entretanto, assim como em qualquer setor econômico, este está suscetível a flutuações econômicas, regulamentações governamentais, variações nos custos de materiais e mão de obra, além de ser sensível a fatores sociais, como a demanda por moradia, políticas públicas e mudanças nos padrões de consumo. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo aprofundar a compreensão de um dos principais índices macroeconômicos da construção civil brasileira, o Valor Adicionado Bruto (VAB), sob a perspectiva de variáveis socioeconômicas. Utilizou-se a técnica dos Mínimos Quadrados Ordinários para explorar tendências. Esta investigação permitirá uma visão mais abrangente sobre como tais elementos influenciam e são influenciados. Como resultado, foi possível inferir de maneira consistente que as variáveis socioeconômicas utilizadas exercem um impacto considerável no Valor Adicionado Bruto (VAB) da construção civil. Adicionalmente, a relevância estatística dos modelos que contemplaram efeitos fixos temporais e estaduais foi objeto de análise e discussão. Isso abre caminho para discussões sobre a interligação entre variáveis socioeconômicas e o Valor Adicionado da construção civil no Brasil, proporcionando uma base para pesquisas futuras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de manifestações patológicas de revestimento em edificações nos quartéis do corpo de bombeiros militar do Pará: estudos de casos(2024-11-07) SANTOS, João Henrique Vieira dos; NASCIMENTO, Keven Bryan Rodrigues do; PAUMGARTTEN, Mariana Domingues von; http://lattes.cnpq.br/1800757943004686O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as manifestações patológicas de revestimento em edificações nos quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, por meio de seis estudos de caso. Além disso, possui como objetivos específicos identificar as anomalias presentes nos quartéis de estudo, estabelecer quais etapas do processo construtivo foram responsáveis pela origem do problema, determinar as causas e propor medidas que busquem solucionar/minimizar os defeitos. Como metodologia adotada foram realizadas vistorias “in loco” para a coleta de dados, sendo os mesmos identificados por meio de inspeção visual e registro fotográfico. Depois, os materiais coletados foram organizados em quadros com informações pertinentes a localização, mecanismo, origem, possível causa e terapia. Após a análise de resultados constatou-se que os defeitos mais presentes nos quartéis são as manchas de microrganismos, muito em conta pela região em que se encontra o objeto de estudo. No que diz respeito a origem dos problemas patológicos, a etapa de projeto foi a maior responsável pelos mesmos, evidenciando uma falta de cuidado com a etapa inicial de construção. Com relação as causas, a que obteve maior índice no estudo de caso foi a umidade, sendo considerada as principais fontes desta a água da chuva, do solo e do vazamento de tubulações. Por fim, no que diz respeito a solução, o emprego de produtos impermeabilizantes/hidrofugantes foi a mais indicada, visto que estes visam minimizar a penetração da água nos elementos que compõem as edificações.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise de propriedades mecânicas e microestruturais de um solo-cimento melhorado com fibras de polipropileno(24-11-07) VALE, Bianca Soares do; NASCIMENTO, Lívia Monise Rocha do; CONSOLI, Nilo Cesar; http://lattes.cnpq.br/0169869120306742; https://orcid.org/0000-0002-6408-451X; QUEIROZ, Luciana Carvalho; http://lattes.cnpq.br/3578661503761712; https://orcid.org/0000-0002-1285-5271Solos que possuem baixa capacidade de suporte ou que são inviáveis para uso em construções geotécnicas geram desafios na execução das obras. Por isso, há um interesse crescente em estudar técnicas que melhorem as propriedades mecânicas desses, explorando diferentes combinações de materiais. Este estudo investigou os efeitos da adição de fibras de polipropileno e diferentes teores de cimento na resistência mecânica de um solo arenoso proveniente da região Norte do Brasil. Foram analisadas variações de 0% e 0,5% de fibras de polipropileno e 3% e 5% de adições cimento Portland de alta resistência inicial (CPV-ARI). Para análise das propriedades mecânicas e microestruturais foram realizados os ensaios de resistência à compressão simples e a microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os resultados mostram que o aumento da porcentagem de cimento levou a um crescimento linear na resistência mecânica do material. A adição de fibras proporcionou uma melhoria significativa na capacidade de carga do solo, além de conferir maior ductilidade ao material no momento após a ruptura. A análise microscópica mostrou uma matriz cimentada mais densa e coesa, com as fibras de polipropileno promovendo maior coesão e distribuição de tensões.