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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma abordagem da teoria combinatória de grupos aplicada no cubo de rubik 3 × 3 × 3(2022-12-20) LEITE, Rafael Weslley Barbosa; CANELLA, Juliana Silva; http://lattes.cnpq.br/1933036212945705Este trabalho tem como objetivo mostrar como a Teoria de Grupos pode ser utilizada para ajudar a entender e descrever a estrutura do cubo de Rubik como um objeto matemático. Para tanto, faremos um estudo detalhado das simetrias deste quebra cabeça, e mostraremos que o mesmo pode ser resolvido de modo puramente algébrico. Além disso, discutiremos sobre o Grupo de Rubik, alguns dos seus subgrupos e resolução possível ou impossível associada a movimentos ilegais. Por fim, apresentaremos métodos computacionais para auxiliar na análise de suas propriedades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma abordagem elementar do fractal árvore pitagórica(2023-12-21) PEREIRA, Matheus Valter da Silveira; VAZ, Cristina Lúcia DiasNeste trabalho, através de vasta pesquisa bibliográfica, faz-se um estudo sobre alguns aspectos da Geometria Fractal, caracterizada por ser um modo pioneiro de visualizar e conceber o conhecimento geométrico. Especialmente, apresenta-se uma abordagem sobre os fractais desde o seu surgimento, o emprego da terminologia fractal, desta cando suas propriedades e características. Mostra-se alguns dos fractais clássicos como o Conjunto de Cantor, Tapete de Cantor, Triângulo de Sierpinski, Tapete de Sierpinski e o Floco de Neve de Koch. Além disso, por meio do fractal Árvore Pitagórica busca-se a aplicação da geometria fractal nos conceitos matemáticos referentes ao perímetro, áreas, sequências e progressões geométricas. Este trabalho oferece, ainda, a apresentação de representações artísticas que utilizam o Teorema de Pitágoras e a Árvore Pitagórica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Abordagem significativa do ensino de física por investigação com alunos da EJA no ensino médio(2021-01-21) BARBOSA, Paulo Sérgio Mendes; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248Vivenciamos um cenário de grande insatisfação com práticas de ensino e aprendizagem pouco atrativas tanto por parte do professor quanto do aluno, o que contribui para um grande desinteresse e falta de motivação entre os pares envolvidos neste processo. Embora nosso contexto seja repleto de excelentes professores com as mais diversas qualificações, ainda é muito comum nos deparar com práticas de ensino baseadas, unicamente, em aulas conteudistas de caráter meramente expositivas, onde o aluno participa apenas como um sujeito passivo no processo de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa com ênfase na proposta de ensino investigativo na disciplina de Física com turmas do ensino médio da primeira etapa da Educação e Jovens e Adultos - EJA, trata de um uma metodologia que se diferencia pela maneira de apresentar o conteúdo para os alunos, visando estimula-los a refletir, questionar e discutir assuntos em sala de aula, através de situações problema ou temas geradores indicados por eles próprios, como resultado de suas próprias vivências. Discute-se como objetivo principal, o de verificar de que maneira a aprendizagem dos conceitos de Física é significativa quando os estudantes são submetidos à metodologia de ensino por investigação, principalmente quando inicialmente são abordados os conhecimentos prévios para os conteúdos curriculares a serem ensinados, além de avaliar como o ensino por investigação mediado por experimentos práticos pode ser uma ferramenta eficaz a ser adotada como recurso principal no processo de ensino/aprendizagem. Para isso, elaborou-se uma proposta de sequência didática abordando como tema central, os principais fundamentos da Cinemática, onde os próprios alunos serão responsáveis por organizar, testar e tirar suas próprias conclusões a respeito do experimento por eles executados, onde o professor tem o papel de mediador, sendo responsável por sistematizar os resultados e ajustar as lacunas para que de fato, a aprendizagem seja estabelecida como sendo significativa em todo processo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Abordagens para o ensino e aprendizagem de algoritmos ou equivalente com base em elementos de jogos: um estudo a partir do mapeamento sistemático da literatura(2018) MENEZES, Julio de Pádua Lopes; ELIASQUEVICI, Marianne Kogut; http://lattes.cnpq.br/6655468164115415O uso de abordagens baseadas em elementos de jogos (metodologias, técnicas, ferramentas, entre outras) que auxiliam o ensino de algoritmo e afins, apesar de recente vem ganhando destaque em publicações acadêmicas. Isso porque, o uso dessas abordagens pode contribuir para aumentar o envolvimento e o engajamento de estudantes em disciplinas elementares das áreas de Tecnologia de Informação (TI). O objetivo deste trabalho é investigar, a partir de um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL), as principais abordagens baseadas em elementos de jogos que vêm sendo empregadas como apoio ao processo de ensino e aprendizagem de algoritmo e introdução à programação, no contexto dos cursos de nível superior na área de TI. Ou seja, construir um mapeamento das principais tendências de pesquisas desenvolvidas que envolvam abordagens baseadas em elementos de jogos voltados ao ensino de algoritmo e programação, com o objetivo de validar os resultados por meio de evidências científicas. Realizou-se um estudo a partir do Mapeamento Sistemático da Literatura para identificar estudos primários voltados ao ensino de algoritmo e programação. Foram identificados 10.027 estudos primários, publicados entre 2006 e 2016. Os estudos preliminares mostram uma crescente preocupação em desenvolver experiências a partir de abordagens baseadas em elementos de jogos distibuidos em pelo pelos 23 países nos diversos continentes do mundo, pois em 61 artigos selecionados foram identificadas abordagens baseados em elementos de jogos, sejam eles, pelo uso de jogos sérios, elementos de jogos e de gamificação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ação inibitória de flavonóides frente a enzima Mpro do SARSCOV2: estudo de docagem e dinâmica molecular(2022-02-22) RODRIGUES, Laíza Neves; BRASIL, Davi do Socorro Barros; http://lattes.cnpq.br/0931007460545219; https://orcid.org/0000-0002-1461-7306A pandemia da COVID-19 (SARS-CoV-2) é uma emergência de saúde global. Diversas vacinas com alta eficácia foram desenvolvidas, mas o vírus, com certa rapidez, vem apresentando mutações que afetam suas características, como a transmissibilidade. A possibilidade de mutações que afetam a capacidade de proteção da vacina é algo alarmante. O presente estudo foi desenvolvido visando que diante desse cenário cada nova descoberta é bem-vinda, bem como a contribuição às pesquisas por fármacos de produtos naturais de origem nacional. Para tanto, técnicas aliadas ao planejamento de novos fármacos foram aplicadas, simulações de docagem molecular e dinâmica molecular utilizando a protease Mpro (principal protease do SARS-CoV-2) como alvo enzimático e ligantes flavonoides (classe de produtos naturais com atividade farmacológica antiviral relatada) selecionados de uma biblioteca de produtos naturais da biodiversidade brasileira. Resultados condizentes com a literatura foram encontrados, dois ligantes se destacaram tanto nas simulações de docagem quanto na dinâmica molecular, e foram sugeridos para etapas posteriores de planejamento de fármacos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Adição de ensinos da matemática ao jogo educativo “as aventuras de amaru”(2018-02-08) FARIAS, Abner Gillet; NASCIMENTO, Márcio Lima de; MONTEIRO, Dionne Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/4423219093583221Este trabalho visa ampliar o projeto “As Aventuras de Amaru”, para complementar o ensino de conceitos matemáticos básicos, como adição e subtração, através da inserção de jogos para que a experiência do aprendizado seja divertida. A disciplina de matemática é considerada por muitas pessoas tediosa e de difícil aprendizagem, e esta opinião reflete principalmente nas crianças e adolescentes. Esta falta de interesse pelos números acaba colocando países subdesenvolvidos como o Brasil em péssimas colocações nos rankings mundiais de educação. Um dos principais fatores para estes resultados se dá pela forma como é lecionada onde muitos professores simplesmente colocam seus alunos para fazerem cálculos abstratos, sem nenhuma contextualização à vida real ou alguma forma de elemento lúdico para manter a atenção e o aprendizado dos mesmos. Contudo existem novas metodologias que buscam mudar esta realidade, e uma delas é a da gamification, que busca integrar elementos de jogos lúdicos à cenários onde estes normalmente não se encaixam. Esta técnica vem se provando bastante eficiente, e o projeto “As Aventuras de Amaru” é um fruto dessa técnica. Com uma narrativa simples e usando uma estrutura educacional feita por psicólogos, este jogo complementa as aulas de língua portuguesa das crianças do 1º ano do ensino fundamental. Devido aos seus resultados positivos, sentiu-se então a necessidade de expandir este projeto. Após as mudanças forem realizadas, este projeto pode servir como uma ferramenta de apoio ao ensino da matemática nas escolas, de modo que possa melhorar a qualidade do ensino no Brasil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Adsorção de Cr (VI) em coluna de leito fixo utilizando hidroxiapatita – hidrotalcita dopada com nanotubo de carbono como adsorvente(2017) PEREIRA, Clarissa Cruz; ALMEIDA, Ossalin de; http://lattes.cnpq.br/7040173036131516; RODRIGUES, Elizabeth Maria Soares; http://lattes.cnpq.br/4870507884762615Os materiais Hidrotalcita (HT) e Hidroxiapatita (HAp) são minerais com propriedades adsortivas e catalíticas, enquanto que os Nanotubos de carbono (NTC) são nanomateriais capazes de aperfeiçoar as características físicas, químicas e elétricas de diversos materiais. O presente trabalho teve como objetivo, sintetizar o material HAp-HT e dopá-lo com duas diferentes proporções de NTC (5 e 15% p/p) a fim de aplicá-lo como adsorvente de Cr (VI) em meio ácido. O material HAp-HT foi sintetizado através do método de coprecipitação, com pH variável, 10≤pH≤11, sendo dopado com NTC e submetido a banho ultrassônico e tratamento hidrotérmico (80°C/24h). A caracterização foi realizada através das técnicas: DRX, MEV/EDS, FTIR, Raman e BET/BJH. O estudo de adsorção foi realizado em coluna de leito fixo, sob condições: T = 40 e 60°C, Q = 2mL/min, t = 10h. Os difratogramas comprovaram que houve melhoria na cristalinidade do material em ~ 66%, com a inserção dos NTC. As micrografias das amostras HAp-HT/NTC5 e HAp-HT/NTC15, apresentaram cristais superiores em dimensão (5 μm), enquanto que a análise química semi-qualitativa de todas as amostras apontou uma razão Ca/P diferente de 1,67 (HAp estequiométrica) e Mg/Al ~ 3 (HT estequiométrica). Nos espectros FTIR e Raman foram registradas as principais bandas pertencentes as fases HAp e HT, foram observados desvios tênues com a inserção dos NTC, provocados, provavelmente, devido as interações moleculares entre as fases HAp-HT com o NTC. O aumento de área superficial (~78%) foi registrado na análise BET/BJH, comparando a amostra HAp-HT/NTC15 com HAp-HT. Na modelagem da curva “quantidade adsorvida x tempo” obteve-se uma isoterma do tipo L em todas as amostras, os parâmetros se ajustaram a isoterma de Freundlich (R2 = 0,92), os parâmetros indicam maior heterogeneidade dos sítios nas amostras dopadas com NTC (nHAp-HT = -3,4893, nHAp-HT/NTC5 = -1,7389, nHAp-HT/NTC15 = -1,6460) enquanto que o maior valor de KL foi registrado em HAp-HT/NTC15 (KL = 5,73x1014), esta amostra também apresentou melhor desempenho, com retenção 60% superior a amostra HAp-HT a 60°C. A modelagem cinética do sistema foi ajustada nos modelos de primeira e segunda ordem, apresentando melhor correlação dos dados no modelo de segunda ordem (R2 = 0,99). A amostra com melhor eficiência, HAp-HT/NTC15, apresentou pouca variação em k (4,3 x 10-4 min-1) e maior quantidade de soluto adsorvida (7575,06 mg.g-1).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Agile game development process: um processo para o desenvolvimento de jogos(2021) NETO, TUBY D'OLIVEIRA; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427A procura por processos e boas práticas que apoiem o desenvolvimento de jogos eletrônicos está cada vez mais comum. Entretanto, embora existam muitas informações de tais metodologias voltadas para sistemas computacionais tradicionais, há poucos dados na literatura sobre essas abordagens para o contexto dos jogos digitais e, quando existem, são insuficientes ou muito prolixas, inviabilizando a aplicação em ambientes reais. Esse trabalho apresenta o Agile Game Development Process, uma proposta de um processo para o desenvolvimento de jogos digitais a qual combina aspectos de outros processos encontrados em levantamentos bibliográficos com algumas práticas ágeis. Por conseguinte, foram examinados os modelos identificados na literatura, extraindo as melhores práticas para o contexto dos jogos eletrônicos de modo a construir o processo proposto. O artigo elucida os fluxos, atores, tarefas, artefatos e tecnologias de modo sucinto com o intuito de oportunizar a implementação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma alternativa para incentivar o ensino e aprendizagem de física por meio de simulações no algodoo(2021-01-21) MARTINS, Leandro Borges; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474Mediante aos problemas enfrentados pela falta de interesse e o alto índice de evasão escolar no ensino de Física devido ao uso de celulares em sala de aula, o presente trabalho busca responder o seguinte questionamento: Quais as contribuições que o software Algodoo pode ter na aprendizagem dos conteúdos da queda livre e do lançamento horizontal? E mediante ao problema apresentado, a presente pesquisa terá como objetivo geral propor o uso do software Algodoo como ferramenta pedagógica atrativa para o ensino e aprendizagem de Física, visando melhorar o desenvolvimento cognitivo dos alunos relacionados à Queda livre e ao Lançamento horizontal. A metodologia utilizada foi de cunho exploratória quali-quantitativa. Durante o desenvolvimento das atividades, foram aplicadas simulações computacionais no software Algodoo contendo uma análise histórica ou conceitual para o estudo da queda livre e do lançamento horizontal. A coleta dos dados ocorreu com uma turma de 40 alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Magalhães Barata/PA, Brasil. Os resultados mostraram que a visualização dos fenômenos físicos modelados no software Algodoo, contribui de maneira positiva para uma melhor compreensão na aprendizagem dos alunos, além de mostrar a eficiência do software para o ensino de Física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Amazonize: uma ferramenta para promover a cultura amazônica(2019) MARQUES, Walder Lobo; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136Este trabalho apresenta uma ferramenta para promover a cultura amazônica usando jogos considerando como público alvo crianças a partir de 4 anos de idade. O projeto, chamado Amazonize, foi desenvolvido visando estimular os sentidos da criança, neste caso os sentidos da visão, audição e tato. O desenvolvimento da ferramenta visou a aplicação das boas práticas de usabilidade. O Amazonize apresenta módulos para crianças que saibam ler, que podem fazer uso dos e-books disponíveis assim como para crianças que ainda não consolidaram o seu processo de aprendizado utilizando de áudio books para conhecimento das histórias. A experiência pré-escolar de pintura para reconhecimento de figuras, objetos e animais é abordada no Amazonize com itens da fauna local, disponibilizando figuras monocromáticas para pintura, permitindo assim que a criança desenvolva sua identidade local. Também foi desenvolvido um módulo de reconhecimento de sons de animais, conjuntamente com um desafio de identificar o animal referente ao som em ação, visando promover a percepção auditiva e de memória dos envolvidos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise automática dos microdados do ENADE para prover melhorias em cursos de ciência da computação(2021) CUNHA, Renan Fonseca; SALES JÚNIOR, Claudomiro de Souza de; http://lattes.cnpq.br/4742268936279649; SANTOS FILHO, Reginaldo Cordeiro dos; http://lattes.cnpq.br/9157422386900321; https://orcid.org/0000-0002-0456-8547Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma análise automática com os microdados do ENADE para o curso de Ciência da Computação. O objetivo é fornecer informações úteis aos diretores de cursos, que podem ser convertidas em melhorias na qualidade do ensino. Os dados informam quais são as áreas deficientes do curso, qual a mudança de desempenho em determinado ´ assunto de um exame ao longo dos anos, se os alunos tem baixa participação na prova, e também o melhor curso em cada tema do ENADE. O fato de a análise de dados ser automática torna possível a geração de resultados para qualquer curso de Ciência da Computação do país.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa entre novos operadores genéticos incluídos no Framework Evolutionary Algorithms(2019) BARRETO, Adriano Silva; SOUSA, Thales Silva de; MELO, George Tassiano de; SALES JUNIOR, Claudomiro de Souza de; http://lattes.cnpq.br/4742268936279649Novos operadores para Algoritmos Genéticos estão sendo propostos diariamente pela comunidade acadêmica, para melhorar o desempenho dessa técnica. É necessário conhecer o desempenho dos mesmos afim de fazer bom uso dessas melhorias e conhecer suas limitação e pontos fortes. Este trabalho trata-se de uma análise comparativa sobre variantes de algoritmos genéticos que foram criados e implementados pela comunidade acadêmica. O objetivo desse estudo é realizar comparações entre as variantes de operadores genéticos para identificar as diferenças existentes de desempenho oferecido por eles. Os operadores genéticos que foram pesquisados neste trabalho são: o operador transgênico, o operador de diversidade de parasitas e o operador imune adaptativo baseado na entropia da informação. Tais operadores foram implementados e avaliados através de testes com funções multimodais. Uma análise foi feita entre os algoritmos genéticos com o objetivo de avaliar, se o algoritmo encontra a solução e a garantia de convergência. Algumas métricas que foram avaliadas nos operadores foram, a robustez para otimizar a função com uma dada tolerância de erro e uma análise de convergência. Foi considerado neste trabalho que a solução é encontrada de acordo com várias precisões definidas, sendo quando o erro é menor ou igual a 10−3, 10−2 e 10−1. Após os testes, a análise de desempenho feita entre os operadores implementados, mostrou que todos os operadores obtiveram bons resultados para as funções com uma convergência boa e o operador que obteve os melhores resultados foi o operador imune adaptativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da aplicação da robótica educacional no ensino de física para os anos finais do ensino fundamental(2021) RIBEIRO, Midiam Borges; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474A matéria como é bem conhecido entre os estudantes, tem uma série de desafios, uma das quais é a falta de desejo/motivação de aprender contexto da material. As aulas de física são limitadas em sua dinâmica no ensino, marcada por rotinas monótonas, com aulas focadas na teoria e decoração de formulas. Diante destes desafios, é também responsabilidade do professor criar estratégias para incentivar os alunos e fazer com que eles vejam a importância dessa matéria em suas vidas, a final a física se encontra em praticamente tudo o que possuímos hoje, e a missão do professor não se volta em só ensinar mas também mostrar como o aprendizado daquele contexto é bom para os educandos e o seu autoconhecimento. Como resposta dessas problemáticas, uma opção é que os professores possam empregar uma variedade de metodologias em suas salas de aula sempre que possível mostrando que a física é importante e pode vir a ser mais interessante do que o imaginado. Com isso em mente, o principal objetivo deste estudo é usar a Robótica Educacional no Ensino da Física a fim de proporcionar um aprendizado mais atraente para os alunos do 9º ano. Dessa forma o estudo se voltou em abordar a aplicação da robótica educacional em conjunto com a disciplina de física, e em um contexto teórico a metodologia se baseio um questionário aplicado através do google forms e na observação dos estudantes durante as aulas de fisica e robótica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise das questões de física do novo exame nacional do ensino médio(2019-12-18) MOREIRA, Rogério de Oliveira; SILVA NETO, Manoel Januário da; http://lattes.cnpq.br/7869069020062706Devido a importância do Enem para os alunos dos anos finais do ensino básico, a nossa pesquisa é sobre a análise das provas do Novo Exame Nacional do Ensino Médio com o objetivo de avaliar as questões do exame e relacioná-las com as recomendações e orientações de conteúdos para o Ensino Médio. Para isso é necessário identificar as características das provas, relacionar as questões por área de conhecimento da física e dentro dessa áreas os assuntos mais cobrados, selecionar os conteúdos mais importantes e como são cobrados. Inicialmente, fizemos um estudo das características do PCN para o Ensino Médio e ENEM correlacionando os temas estruturadores com a matriz de referência juntamente com a propostas dos livros didáticos e em seguida analisamos as 10 provas de 2009 à 2018 afim de levantar as suas características. Dessa pesquisa verifica-se que as provas são contextualizadas e com questões conceituais, permanece uma predominância das áreas de eletricidade e mecânica e por fim foge em parte das antigas provas de vestibulares tradicionais. Dessa forma, constatamos que o Enem está em ressonância com as recomendações do Ensino Médio.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de aderência de ferramentas de software para apoiar o controle estatístico de processos de software(2017) ABREU, Diego Oliveira; FURTADO, Julio Cezar Costa; http://lattes.cnpq.br/9175382702970383; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427O Controle Estatístico de Processos é um processo que se faz presente em modelos de qualidade como o CMMI-DEV e MR-MPS-SW nos níveis mais altos de maturidade. Ele tem como objetivo utilizar a Medição, a qual também é um processo presente nos modelos de qualidade mencionados, porém nos níveis mais baixos de maturidade, de forma a controlar os processos medidos e propor uma melhoria contínua dos mesmos. Este trabalho propõe a utilização de ferramentas de software disponíveis no mercado, para a implementação do Controle Estatístico de Processos de acordo com o modelo de qualidade MR-MPS-SW. Com isso, um guia para a implementação é proposto, seguindo os resultados esperados pelo MR-MPS-SW, de forma que as ferramentas de software sejam utilizadas para atender a estes resultados esperados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de impacto de ferramentas de gestão de ordens de serviço: um estudo de caso no hospital João de Barros Barreto(2018) RAIOL, Ingrid Furtado; SOUSA, Jeffson Celeiro; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427Diante do avanço da tecnologia e do aumento da competitividade entre as organizações, se faz necessário o auxílio de sistemas de informação, principalmente no setor de TI da organização, para gerenciar e controlar chamados e incidentes. A matriz SWOT é uma técnica de análise de impacto e está dividida em quatro partes: Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Neste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar a análise de impacto de três cenários do ambiente onde foi realizado o estudo de caso: quando utilizada a ferramenta SOS, quando utilizada a ferramenta CAU e quando utilizada a ferramenta GLPI para controlar chamados e incidentes. Este trabalho contribui para a área de gerência da informação do ambiente onde foi realizado o estudo de caso, uma vez que a qualidade do serviço pode ser medida, assim como é possível observar a evolução do ambiente. Serão apresentados conceitos sobre Sistemas de Informação, gestão de chamados e incidentes e as ferramentas de controle de chamados do ambiente onde foi realizado o estudo de caso, bem como os resultados, os quais serão apresentados em forma de gráficos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A análise de redes complexas como forma de identificar sintomas para a extração de dados clinicamente importantes na psicopatologia(2023) WANZELER, Yan Carlos Bragança; SAMPAIO NETO, Nelson Cruz; http://lattes.cnpq.br/9756167788721062; https://orcid.org/0000-0003-0408-4187Este trabalho tem como objetivo geral verificar as possibilidades de integrar a teoria de redes complexas com a psicopatologia para analisar transtornos mentais com base na experiência de mães de crianças pequenas. As redes de sintomas, como são conhecidas, podem oferecer uma perspectiva diferenciada desse tópico, ao relacionar transtornos mentais com os sintomas apresentados e mostrar que, na verdade, os sintomas afetam uns aos outros, descartando a ideia de uma causa comum. Algumas etapas foram realizadas no intuito de alcançar essa meta, são elas: (i) Estudar as redes complexas e entender como elas podem ser aplicadas na construção de teias de relacionamentos; (ii) Propor possibilidades de empregar as redes complexas na psicopatologia, mais especificamente, na análise de transtornos mentais; (iii) Usar as redes complexas como uma alternativa para a visualização de dados. Para esse fim, um questionário elaborado originalmente no Instituto de Psicologia da Universidade da Virgínia, EUA, foi respondido por 50 mães brasileiras de crianças pequenas. As perguntas do questionário, em sua grande maioria, buscam verificar o quanto o processo de criar um filho pode ser exaustivo ou até angustiante. Analisando os dados apresentados por meio de redes complexas, notou-se que houve mães afirmaram que seus filhos as irritam bastante para a maioria das perguntas do questionário, o que leva diretamente a um quadro de estresse alto. Infelizmente, neste trabalho, não foi possível relacionar tais níveis de tensão com algum transtorno mental por parte das entrevistadas. Porém, na revisão bibliográfica realizada, os autores mostram que os níveis de estresse altos são mais evidentes em mães de recém-nascidos e de crianças que possuíam algum tipo de distúrbio ou doença. O exame de distúrbios mentais é uma problemática complicada e a análise dos resultados obtidos apenas fortalecem a importância de dar aos profissionais e interessados no campo novas perspectivas de como estudar tais desordens. Contudo, a complexidade de tais transtornos e funcionamento da mente humana são os principais desafios a serem combatidos para a implementação de redes na psicopatologia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de sentimento com rede neural convolucional: uma investigação do fator motivacional da metodologia de aprendizagem criativa(2022) BRAGA, Max Filipe Macedo; TORRES, Renato Hidaka; http://lattes.cnpq.br/7469949213441010Este artigo investiga a utilização da plataforma Scratch no desenvolvimento e monitoramento de ensaios de imersão criativa com alunos da educação básica. Acredita-se que propostas interativas como o Scratch proporcionam a motivação do aluno e contribuem no desenvolvimento das habilidades e competências. Para verificar essa hipótese, desenvolvemos três roteiros experimentais, no intuito de realizar a análise de expressão facial dos participantes. Os sentimentos foram analisados a partir de um de uma rede neural convolucional e os resultados demonstram que o sentimento de felicidade e neutralidade foram predominantes. A observação desses sentimentos permite concluir que o Scratch contribui no fator motivacional do aprendizado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de um algoritmo paralelo de otimização por enxame de partículas semi-autônomas(2019) SILVA, Abner Cardoso da; SANTOS FILHO, Reginaldo Cordeiro dos; http://lattes.cnpq.br/9157422386900321; SALES JUNIOR, Claudomiro de Souza de; http://lattes.cnpq.br/4742268936279649Na área da engenharia é comum o aparecimento de problemas da classe NP-Difícil. Em razão da ambiguidade acerca da existência de algoritmos polinomiais para solucionar esses problemas, são utilizadas técnicas que demandam grande quantidade de recursos computacionais para encontrar respostas viáveis. Dependendo do cenário da aplicação, essas alternativas podem se mostrar impraticáveis devido o excessivo tempo de processamento que exigem. Nesse contexto, são propostas as meta-heurísticas, que se estabelecem como métodos estocásticos para otimização do processos de busca de soluções. Esses métodos são caracterizados pelo seu comportamento estocástico, por serem independentes do problema abordado e, para o caso de problemas não polinomiais, por conseguirem apresentar soluções factíveis com tempos de processamento inferiores aos de métodos exatos. Nessa classe de algoritmos, tem grande destaque o PSO (Particle Swarm Optimizer), um algoritmo bioinspirado que visa utilizar modelos abstratos de simulação do comportamento coletivo de animais para otimizar o processo de exploração do espaço de busca de um determinado problema. Esse modelo é notório em função da facilidade de implementação e baixo custo computacional. No entanto, o algoritmo em sua forma mais simples, apresenta certas desvantagens em relação ao modo com que navega o espaço de busca, o que pode influenciar o resultado final. Para tentar amenizar esses problemas, a literatura apresenta uma abundância de variações do PSO com diferentes tipos de operadores. Em trabalhos recentes, uma nova variação denominada SAPSO (Semi-Autonomous Particle Swarm Optimizer), que integra operadores de diversidade, cálculo de gradiente e atração e repulsão de partículas, tem apresentado bons resultados em relação a outros algoritmos conhecidos no meio acadêmico. Por se tratar de um trabalho recente, existem poucas pesquisas que explorem o potencial desse algoritmo em diferentes cenários. Tendo isso em mente, este trabalho se propõe a introduzir uma variação do SAPSO em um ambiente de processamento paralelo. Para tal, foi implementado um algoritmo, nomeado PSAPSO (Parallel Semi- Autonomous Particle Swarm Optimizer), utilizando a linguagem de programação C++ em conjunto com a API OpenMP. Para avaliar o algoritmo resultante, esse foi submetido a funções de teste que desafiam sua capacidade de exploração em diferentes aspectos. Para os cenários avaliados, os resultados evidenciam um bom ganho de velocidade e uma melhoria na capacidade de convergência do PSAPSO em relação ao SAPSO.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de uma rede sem fio utilizando a metodologia de site survey como suporte ao projeto de reestruturação da FADESP(2017) OLIVEIRA, Anderson Costa Novaes de; VIÉGAS JUNIOR, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/3286528998900137Em um projeto de redes sem fio alguns fatores devem ser levados em consideração, como equipamentos que podem causar interferências, outras redes já existentes que podem competir com o canal da rede que irá ser implantado e posicionamentos dos pontos de acesso, a fim de assegurar uma cobertura satisfatória do sinal de radiofrequência. Desta forma, objetiva-se neste trabalho apresentar características de uma rede wireless e seus padrões IEEE 802.11, abordando boas práticas para que sua implantação ocorra de maneira satisfatória. Desta forma, será analisada uma rede sem fio já existente estudando suas características, e apresentando seus problemas. Para tal, será utilizada a metodologia do site survey que permite a realização de inspeção de uma rede sem fio. O software utilizado foi o Ekahau HeatMapper, que após o carregamento da planta do local nos mostra onde os pontos de acesso estão localizados, assim como áreas com e sem cobertura, e várias informações convenientes à implantação da rede. A detecção do sinal e análises de perda, atenuações e sobreposição de canal foi realizada pelo software InSSIDer. Então, após esses estudos, uma proposta de reestruturação de rede sem fio será apresentada, com a finalidade que esta tenha o seu melhor desempenho e aproveitamento possível por parte de seus usuários.