Faculdade de História - FAHIS/CANAN
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) 30 de março: um estudo sobre a abordagem da abolição da escravatura nas escolas de Benevides(2022-12-12) PUREZA, Henrique Cavalcante; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Este artigo tem como propósito a análise e discussão de como a abolição da escravatura de Benevides, ocorrida em 30 de março de 1884, é abordada nas escolas do município. Para a compreensão do assunto, foram realizadas entrevistas com 5 profissionais (professores e gestoras) das redes municipal, estadual e privada da cidade – priorizando o distrito de Benfica –, referentes às formas de apresentação desse tema para os alunos, visando entender também se esses educadores, como parte da comunidade escolar, relacionam a memória do 30 de março com a educação antirracista. Diante disso, parte-se do pressuposto de que a priorização de discussões sobre o combate ao racismo, nas escolas, seria totalmente coerente com a história de resistência de Benevides, cuja expressão “Terra da Liberdade”, usada por autores como José Leôncio Siqueira e Ana Carolina Cravo em suas obras sobre o tema do abolicionismo em Benevides, é considerada o símbolo maior e motivo de orgulho da cidade. Dessa forma, há a hipótese de que as instituições municipais, estudais e privadas da cidade abordam, de maneira superficial e apenas factual a data histórica; por outro lado, também se cogita a possibilidade de haver maior abertura no calendário das escolas municipais, para trabalhar uma programação sobre o 30 de março, promovendo discussões mais profundas sobre o tema, diferente das estaduais e privadas que podem se dedicar à conclusão dos conteúdos programáticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Acadêmica porque militante e vice-versa”: recortes sobre a trajetória profissional e intelectual de Jane Beltrão (1970-2024)(2024-11-05) SILVA, Karoliny da; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma análise da trajetória profissional e intelectual de Jane Felipe Beltrão, destacada antropóloga brasileira, cujo contribuiu para os campos da antropologia jurídica, etnologia indígena, estudos de gênero e direitos humanos. O estudo investiga de forma parcial como sua atuação acadêmica e militante influenciou políticas públicas e movimentos sociais, com foco na defesa dos povos indígenas e das populações marginalizadas. Ao examinar sua carreira, o trabalho mapeia os marcos de sua produção acadêmica e avalia o impacto de suas pesquisas no fortalecimento de debates sobre gênero, etnicidade e direitos humanos no Brasil. O estudo parte da hipótese de que Jane Felipe Beltrão consolidou a interseção entre ciência e ativismo, superando barreiras institucionais e promovendo mudanças tanto no meio acadêmico quanto no contexto social e político. A metodologia qualitativa baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental, examinando publicações, entrevistas e participações em eventos acadêmicos de Beltrão. O trabalho também analisa o impacto de suas pesquisas na formulação de políticas públicas e nas estratégias de movimentos sociais. Com este estudo, busca-se contribuir para a compreensão do legado de Jane Felipe Beltrão na antropologia brasileira e na luta pelos direitos humanos, com ênfase na valorização das culturas indígenas e na defesa das populações oprimidas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acari, tucupi, pimenta e farinha de mandioca: identidade e pertencimento no município de Almeirim – Pará (2012- 2021)(2023-11-21) LIMA, Valdina da Silva; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Este trabalho apresenta a importância do acari e da farinha de mandioca para formação cultural e identitária do Almeirinense, que através do hábito de comer o acari com tucupi, pimenta e farinha de mandioca externam orgulho, identidade e pertencimento dos moradores do município de Almeirim/PA. Que através da valorização da memória a um resgate da identidade cultural e social. Para melhor compreensão do objeto estudado e sua relevância apreendeu-se da história da alimentação, antropologia e a pesquisa de campo, que ajudaram analisar a importância desses dois signos o acari e a farinha de mandioca não somente como formador cultural, mas também como fonte de sobrevivência para muitos que vivem da pesca e venda desses dos alimentos. A metodologia favoreceu a história da alimentação e a antropologia para uma maior compreensão desses costumes alimentares, no município no período de 2012 a 2021. Diante das evidências e diálogos com os entrevistados foi possível perceber o quanto o acari e a farinha de mandioca representam orgulho, identidade e pertencimento dos moradores de Almeirim.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uma “adesão” em tempos de ditadura: arte de memória histórica nas comemorações do Sesquicentenário da Independência Brasileira no Pará(2022-12-13) ARAÚJO, Beatriz Paiva de; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956O presente artigo tem por objetivo problematizar a construção da memória histórica da “Adesão do Pará à Independência do Brasil” pela política cultural da Ditadura Militar. Partindo de pesquisas documentais, monumentais e de relatos orais, será analisado e exposto de que forma os festejos cívicos, em particular o Sesquicentenário da Adesão do Pará, alcançou a memória coletiva, e mais a ainda fomentou uma memória histórica do processo de Adesão em 1823 como marco fundador da integração do Pará à nação brasileira, relacionando no mesmo sentido com o presente que o governo na Ditadura militar na década de 1970 quis propagar e difundir o sentimento de nação, no qual o país patriota que se opunha a qualquer ameaça de “comunismo” no país, viu nas comemorações uma forma de amenizar os conflitos existentes no presente repleto de tortura e repressão, fazendo prevalecer a imagem do Brasil que alcançou o “milagre econômico” a partir do regime autoritário.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alimentação de terreiro na periferia de Belém: uma encruzilhada entre comidas sagradas e comidas do cotidiano(2023-07-03) AGUIAR, Valéria Cristina da Silva; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Neste trabalho procurou-se evidenciar a cultura afro-brasileira, destacando sua importância e resistência na construção da culinária brasileira e regional. Externando, brevemente, como a estrutura racista afeta uma religião afro-brasileira hoje, ademais, apresentando como a alimentação pode ser um vínculo entre comidas de terreiros de umbanda e cozinhas “comuns”, na tentativa de diminuir o distanciamento e discriminações, para isso foi realizado através de entrevistas pratos pré-estabelecidos que são oferecidos e consumidos dentro da casa desde a escolha de seus ingredientes, sua confecção, simbologia ao que é servido ao público que são pratos comuns para a sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “O amor que ousa dizer o seu nome”: História e Homoerotismo na Amazônia em “Olho de Boto” (1967-1985)(2022-02-09) MORAES, Marlison Souza; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/ 0000-0002-5824-5700A seguinte monografia busca utilizar-se da literatura “Olho de Boto” (2015) como fonte histórica para o entendimento sobre de que forma o romance aborda a questão do homoerotismo na Amazônia durante o período de ditadura civil militar. O enredo da história representado pelo casamento ocorrido entre os dois personagens da narrativa, Inajá e Inajacy, em 1967 no interior da floresta amazônica, é encarado na investigação desse estudo como um caminho viabilizador para o entendimento de como o Estado governado pelos militares no contexto usaram da força repressora para impedir a união homoafetiva e as sexualidades de sujeitos amazônidas que consideravam-se como “homossexuais”. Para isso, os conceitos norteadores utilizados para a elaboração de ideias do trabalho correspondem pelo de “Representação” desenvolvido por Roger Chartier (1990) e o de “Homoerotismo” discutido por Jurandir Freire Costa (1992). A metodologia desenvolvida correspondeu às próprias descrições presentes na literatura que dão conta de apresentar a comunidade leitora acerca do casamento homoerótico realizado em fins da década de 1960 na Amazônia, destacando principalmente a constituição do romance das personagens e a reação por parte da sociedade conservadora espelhada diretamente pelo regime de ditadura civil militar da região. Nesse sentido, como resultado do trabalho, percebeu-se que a obra aborda a temática a partir de uma linguagem de defesa da liberdade e do amor, ao passo em que também mostra a repressão cometida pelos militares contra os homoafetivos do período, sendo essa mais uma face autoritária do regime ditatorial brasileiro. O romance ajudou a entender, portanto, não apenas o debate sobre a temática, mas acima de tudo a complexidade desse mundo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Audiovisual e o ensino de História: a análise fílmica e a busca de uma educação decolonial(2023-03-13) MACHADO, Ivana de Paula de Araújo; SANTOS, Márcio Antônio Raiol dos; http://lattes.cnpq.br/5442731812982365; https://orcid.org/0000-0002-4723-1231Neste artigo temos como objetivo fazer uma análise crítica a respeito do uso do audiovisual para o ensino de História na Educação Básica. Para isso, usamos como metodologia uma revisão de literatura integrativa. Ao longo da pesquisa fora encontrada uma tendência do uso de audiovisual somente como entretenimento sem uma reflexão crítica aprofundada, transformando-os em instrumento de colonização das mentalidades. Nessa perspectiva, apresentamos a metodologia Análise Fílmica como proposta eficaz para o uso de audiovisual no Ensino de História e sua interface com o pensamento decolonial, se mostrou como fomentadora para um Ensino de História norteado por uma educação emancipadora. Dentro disso, propõe-se apresentar e demonstrar que a união entre a Análise Fílmica e o pensamento decolonial, se estrutura como uma excelente alternativa aos docentes que objetivam que o uso de audiovisual no Ensino de História ande em sincronia com uma educação libertadora.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “A casa da minha mãe era que um hospital”: Maria Pajé e seu dom de cura em São João de Pirabas(2023-12-18) FERREIRA, Katiane de Carvalho; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259O presente artigo tem como foco analisar e destacar as mobilizações sociais e culturais de Flaviana Serrão da Silva (1929 – 2003), conhecida popularmente como Maria Pajé, no que concerne sua atuação nos trabalhos da pajelança, parteira, organização do festejo de São Benedito, Marujada e sua colaboração geral no que tange à cultura local de São João de Pirabas. Desta forma, serão apresentadas as discussões referentes à memória, história oral, pajelança e marujada que darão sustentabilidade e rigor científico para o desenvolvimento e a produção do artigo. Neste caso, trabalhar com ideia de memória que consiste em lembranças adquiridas a partir das vivências individuais e coletivas, ora esquecidas, ora rememoradas. Em relação à pajelança, trata-se de uma das práticas que Maria Pajé executara na cidade ao longo de sua vida para dar assistência, por exemplo, no que se refere à saúde, espiritualidade e outras benfeitorias para todo aquele que a procurava. No que diz respeito à metodologia, fora feita pesquisa bibliográfica de acordo com o tema exposto, o uso da história oral a partir das entrevistas e conversas informais realizadas para a composição desta pesquisa. Ademais, este estudo se dá com a finalidade de visibilizar a memória desta mulher que fora imprescindível para a cidade de São João de Pirabas, além disso, o registro desta se torna relevante para o conhecimento e reconhecimento dessa figura tão influente neste município.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A cidade da energia: Tucuruí e uma análise da ocupação da Amazônia através da imprensa nas décadas de 1970 e 1980(2024-12-06) OLIVEIRA, Ana Paula Sanches do Carmo; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442Este trabalho analisa o impacto da ocupação predatória da Amazônia por meio dos discursos jornalísticos sobre a construção da usina hidrelétrica de Tucuruí. Proponho uma análise dos impactos dos projetos da ditadura militar de 1964 em Tucuruí e suas repercussões através da imprensa nacional e regional. Embora já existam estudos sobre os impactos socioambientais da obra, este trabalho foca nas narrativas da imprensa, que explicitam questões políticas, sociais e culturais, através das perspectivas exógenas e endógenas. A imprensa foi fundamental na construção da imagem do regime militar como moderno, poderoso e promotor de desenvolvimento onde o Estado estivesse presente e impositivo. A Amazônia passou a ser percebida pelo Estado brasileiro, ou mais precisamente, como alvo das ações governamentais quando foi reconhecido seu potencial econômico e energético, sendo vista como uma “coisa” capaz de gerar enormes lucros – no caso de Tucuruí, eletricidade – e que precisava ser “povoada” e “civilizada”. A ideia de um vazio demográfico e cultural incentivou a produção das representações de uma Amazônia que deveria alcançar o progresso e a integração ao Brasil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Colônia Militar São Pedro de Alcântara no Rio Gurupi e a redefinição da fronteira Pará-Maranhão (1852-1873)(2021-03-29) ROSÁRIO, Talita Almeida do; SOUZA, Sueny Diana Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4689811376987159O assentamento em 1854 da colônia militar São Pedro de Alcântara na fronteira Pará-Maranhão demarcada no rio Gurupi atendia às demandas de investimentos da província do Maranhão para a zona Gurupi-Turiaçu, recentemente incorporada ao seu território. Logo, a característica híbrida da colônia, sendo militar e agrícola, estava relacionada ao domínio maranhense com o avanço de fazendeiros e o controle de sujeitos indesejáveis, aos olhos do Governo imperial, que usavam as terras produtivas por “longa data” e se sentiam donos. Diante dos interesses das autoridades maranhenses e a indagação dos impactos que a colônia traria para as dinâmicas da região dos dois rios e na vida de quem os habitava, essa pesquisa tem como objetivo apresentar como as diferentes pessoas e grupos étnicos compreenderam a fundação da colônia. Analisou-se uma miscelânia de fontes e se constatou discursos oficiais que buscaram justificar a sua presença, revelando representações sobre a região do Turiaçu e suas gentes. Além, encontrou-se uma diversidade étnica no Gurupi que travou relações de conflito, comércio e negociação com a colônia, por outro lado entendendo que se tratava de um posto de policiamento e civilizatório, alguns grupos como indígenas e pobres livres constroem espaços de resistência e refúgio nesse mesmo rio.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comércio fluvial na Capitania do Rio Negro: a atuação dos militares e suas conexões com as ações de fiscalidade e defesa das fronteiras (1780-1808)(2023-07-11) SANTOS, Sammya Daniele Paixão dos; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251Esta pesquisa compreende o contexto de tensões diplomáticas geradas pelas demarcações de fronteira na capitania do Rio Negro no período de 1780 a 1808. O presente trabalho tem como objetivo analisar o comércio fluvial como elemento importante no processo de conquista do vale do Rio Amazonas e seus afluentes. Isso deve-se ao fato de que o conhecimento das vias fluviais eram importantes para a proteção da capitania, as correções das demarcações de fronteira, as quais faziam uso de rios como referência e são por esse caminhos fluvianos que circulam os produtos que abastecem as vilas e os regimentos militares. Desse modo, foram utilizados relatos de viajantes e códices do Arquivo Público do Estado do Para (doravante APEP), os quais consistem em cartas de autoridades políticas e militares sobre a defesa das fronteiras e o estabelecimento do domínio lusitano na capitania.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Desconhecido “Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência(2022-07-07) CAVALCANTE, Ândria Vitória Nóbrega; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259O presente artigo discute a problemática do apagamento da história das mulheres no ensino e na historiografia, as consequências desse silenciamento, como por exemplo, os altos índices de violência contra a mulher, e o papel de professoras (es) na mudança desse cenário violento. Este trabalho também analisa os resultados das dez oficinas temáticas, relacionadas à estudos de gênero, que realizei em seis instituições de ensino público de Belém e Região Metropolitana. Assim, apresento como as oficinas, enquanto ferramentas pedagógicas usadas por professoras (es), possuem o potencial de contornar a ausência da história das mulheres nos currículos de ensino básico e visibilizá-las enquanto agentes históricos, promover debates em sala de aula em torno das problemáticas das opressões de gênero, e, principalmente, agir diretamente no combate à violência contra a mulher e na construção de uma sociedade pautada na igualdade de gênero.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido O conceito de multiculturalidade em coleções didáticas: uma análise do Manual do Professor do Projeto Araribá de História(2024-11-04) MELO, Robson Ferreira; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; orcid logo https://orcid.org/0000-0002-2734-5442A presente pesquisa objetiva-se por analisar o Multiculturalismo no livro didático de história projeto Araribá, “Manual do Professor” do 7º ano, anos finais do ensino fundamental, sobre a temporalidade de 2008 a 2017. Utilizamos como fontes os Editais e os Guias do PNLD (Plano Nacional do Livro e do Material Didático) referente à temporalidade de 2008 e 2017 além de 04 manuais impressos, sendo esses: Projeto Araribá 7º ano PNLD 2008, Projeto Araribá 7º ano PNLD 2011, Projeto Araribá 7º ano PNLD 2014 e Projeto Araribá 7º ano PNLD 2017 a fim de averiguar à abordagem conceitual de Multiculturalidade nessa obra. Versaremos pela abordagem de Lívio Sansone (2007), Marcos Garcia Neira (2022), Mariana Martins da Costa Quinteiro e Lana Cláudia Fonseca (2018), entre outros, afim de que esses privilegiem o desenvolvimento das discussões sobre o multiculturalismo. Por fim, almeja-se que por meio dessa e de outras pesquisas o multiculturalismo possa ser dialogado dentro é fora de sala de aula. Aonde as Leis, os Docentes e os Materiais Didáticos de História venham a proporcionar um ensino voltado a consolidação de uma consciência multicultural.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido A construção do conceito de Tempo Histórico para crianças autistas na Educação Básica(2023-08-30) JESUS, Victória Costa de; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251De acordo com a Constituição Federal de 1988, a Lei nº 9394/1996 de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a lei nº 8069/1990, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), todos possuem o direito à educação. Em 2012, a lei nº 12.796/2012 (conhecida como a lei Berenice Piana) passou a incluir nesse quadro de direitos a assistência aos cidadãos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, mais especificamente, as crianças. Entretanto, apesar de todo um aparato jurídico que garante o acesso desse público às escolas, é possível analisar que, no que concerne principalmente às Instituições sustentadas pelos Municípios dentro do Estado, a capacitação dos professores e dos diversos profissionais do Ensino Regular Básico ainda é precária e ínfima se comparado a grande demanda de alunos autistas. Por isso, esta pesquisa procura, através da problematização da formação do professor de História da Educação Básica, do conhecimento a respeito do conceito de Cultura Escolar, aplicar o conceito de Temporalidade a partir da habilidade EF06HI01 da BNCC referente ao 6° ano do Ensino Fundamental às crianças autistas que possuem os graus 1 e 2 com o intuito de promover um ensino voltado à inclusão do público autista às metodologias usuais e interdisciplinares exigidas no ensino de História.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A cozinha paraense no boom gomífero: uma análise sobre os Hábitos alimentares em Belém (1870-1900)(2022-01-25) SILVA, Layse Fernanda Azevedo; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Este trabalho analisa os hábitos alimentares em Belém na segunda metade do século XIX, sob a perspectiva da alimentação enquanto cultura. Em que, especificamente objetiva-se identificar a cozinha mestiça nos surgimento dos restaurantes; descrever de que maneira o alimento regional era consumido e apontar os diferentes alimentos, sujeitos e estabelecimentos da cidade de Belém. As fontes são dos jornais que datam o final do século XIX entre 1870-1900, que confira o apogeu da economia gomífera. Assim sendo, se Belém estava em constante transformação na segunda metade do séc. XIX devido às transformações que a economia da borracha ocasionou no cenário urbano de Belém, os hábitos alimentares dessa sociedade acompanhou essa processo de mudanças? Se comida é cultura, de que forma os hábitos alimentares dessa sociedade refletem as transformações ocorridas na cidade de Belém? Os restaurantes surgem neste período seguindo o modelo de requinte e modernidade, em que se identifica em seus cardápios a cozinha mestiça, com pratos regionais, locais e internacionais, e o alimento regional, como o tucupi. Serão analisados também o consumo de peixes regionais, da tartaruga, tacacá, mingau, maniçoba e o consumo do açaí, que me permite visualizar os variados sujeitos no mundo da alimentação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Da Bahia ao Pará: a chegada e a instalação do Candomblé Jeje Savalú em terras paraenses (1976-2005)(2022-06-27) SOARES, Adriana Moura; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Mediante a percepção de que o Candomblé Jeje Savalú se faz recente dentro da localidade paraense, tendo em vista que seu primeiro contato tenha ocorrido apenas nos últimos 50 anos, a problemática surge de forma a tentar compreender como ocorreu sua chegada. Visto que embora hodiernamente haja a presença de poucos trabalhos que abordem o Savalú, seus enfoques não se tratam de explicar como ocorreu a chegada, tampouco a instalação desta religião. Sendo assim, a proposta deste estudo é explanar por meio de quais sujeitos e em qual ocasião se propicia a sua chegada, e ainda quais os desdobramentos necessários por manter e instalar o Candomblé Jeje Savalú em Belém do Pará. Pretende-se ainda, a partir desta pesquisa, proporcionar visibilidade a este acontecimento, assim como gerar um registro que pontue os sujeitos que propiciaram a chegada e instalação do Candomblé Jeje Savalú no Pará. Para abordar essa temática serão mobilizados os conceitos de memória e identidade, os quais serão trabalhados por meio das fontes orais produzidas a partir das entrevistas realizadas com os sujeitos que participaram deste processo e que através de suas falas capacitaram este estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “Dai glória à memória” Patrimônios Históricos em Vigia de Nazaré: a Igreja de Pedras e a Igreja da Madre de Deus na construção da memória e do ensino de História Local(2023-06-12) OLIVEIRA, Lorena Senna Rocha de; SOUZA, Sueny Diana Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4689811376987159; https://orcid.org/0000-0001-6212-0559A partir de buscas realizadas pelos trabalhos acadêmicos produzidos em torno da cidade de Vigia de Nazaré, nordeste do estado do Pará, na área de ensino e patrimônio, pode se perceber a carência de discussões nessa problemática, ainda que ocorra um esforço educacional por parte dos professores locais em trabalhar essa temática. Este trabalho tem por objetivo identificar dois espaços de memória coletiva e individual na capital, as duas igrejas católicas, Igreja da Madre de Deus e Capela Nosso Senhor dos Passos ou Igreja de Pedras, o processo de construção desses espaços, a manutenção da memória e a discussão desses patrimônios históricos locais dentro de sala de aula. Discutir a respeito dos materiais didáticos tradicionais e o modo de ensino dos professores em sala de aula. Apresentar o debate sobre a valorização do patrimônio histórico e a discussão dessa temática no ensino local, presente nos temas transversais da Base Nacional Comum Curricular a respeito de Patrimônio e História Local. Para que se compreenda as dificuldades encontradas nesse ensino, foi realizado um levantamento acerca das pesquisas já existentes, análise de trabalhos de historiadores locais e entrevistas com professores e coordenadores da educação básica a fim de compreender a importância desses espaços e como a educação patrimonial é discutida em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Das charges aos memes: uma pesquisa na rede social Facebook nos anos de 2013 a 2018 e uma possibilidade de proposta para o ensino de História com uso de duas linguagens, os memes e as charges(2021-05-07) RODRIGUES, Eliandra Gleyce dos Passos; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274O presente trabalho busca conhecer e analisar parte da produção de memes e charges divulgadas em rede social elegendo os anos de 2013-2018, período de efervescência política que culminou no processo de Impeachment da então Presidenta Dilma Rousseff e por meio deles entender o discurso incluso nessas imagens e seu potencial de comunicação e informação, por analisar a colocação dessas produções no respectivo contexto presente social por meio de sua produção em voga na internet. Também buscando conhecer e analisar as possibilidades para o uso no Ensino de História e ao final apresentar uma possibilidade de usos de memes no Ensino de História, visto que as charges já estão presentes nas aulas e provas de Histórias e no ENEM. E assim tentar entender o Meme como um recurso e como um objetivo de pesquisa para analisar o tempo presente. Assim, se faz necessário pensar dentro dessas possibilidades outros recursos, que viabilizem o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de história e é desta forma que apontamos a proposta da utilização de memes no Ensino de História e como fontes de pesquisas históricas. Estudar e explorar essa temática promove a inclusão de práticas didáticas ao Ensino de História, e analisar o seu emprego como fonte histórica, promove expectativas e abertura para pesquisas com memes. Considerando os “memes” como fontes iconográficas que atestam-se como ferramentas úteis para o ensino de história o presente trabalho visa debater sobre essa perspectiva didática e propor meios de trabalhar essa fonte, que são os memes. Além do estudo exploratório de memes na rede social Facebook houve também uma aplicação de questionário em uma escola pública na cidade de Ananindeua com uma turma do 6º ano do ensino fundamental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A data magna paraense nas dinâmicas da globalização: "performatividade" e o esquecimento sobre o dia 15 de agosto no ensino e no espaço escolar(2021-06-30) GUIMARÃES, Athos Matheus da Silva; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956O objetivo deste trabalho é expor os resultados obtidos na investigação sobre o esquecimento da “Adesão do Pará à Independência do Brasil” no ensino e no espaço escolar. A primeira abordagem deste trabalho foca na perspectiva das dinâmicas entre o global e o local como influências nas transformações da educação brasileira, remodelando o sistema educacional brasileiro para uma percepção performativa sob os discentes, e que propicia influências no planejamento e no desenvolvimento de aulas sobre o local. A segunda abordagem trabalha com o esquecimento sobre memórias históricas locais em espaços escolares de nível médio a partir da presença de avaliações externas. O espaço escolar utilizado para essa investigação foi a Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Antônio Gondim Lins, localizado no município de Ananindeua/ PA. Analisamos os documentos fornecidos pela direção da escola, como o Programa Político Pedagógico (PPP) e os livros didáticos usados por esta instituição, com o objetivo de analisar o histórico desta instituição, como também a escolhas de materiais e seus conteúdos que foram aplicados em sala de aula. Aplicamos questionário nas turmas deste estabelecimento para realizar uma observação quantitativa sobre o conhecimento destes discentes sobre a Data Magna, como também uma análise qualitativa sobre o envolvimento destes alunos e da escola com este feriado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenhando a arqueologia amazônica: de caco a espetáculo e o “modesto museozinho” de Tom Wildi(2021-04-14) PINHEIRO, Carolyn Santiago; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259Esse estudo objetivou a criação de um material didático sobre ensino patrimonial, tendo em vista que a educação patrimonial colabora com a formação da identidade e identificação com o patrimônio. E para além de gerar uma identidade com os grandes monumentos que trazem uma memória da elite, se faz necessário ensinar sobre o patrimônio de uma minoria que ainda é pouco valorizado – no caso deste trabalho os indígenas Marajoara. A partir disso, o presente trabalho produziu como produto uma história em quadrinho acerca da cerâmica marajoara, tendo como fonte o diário de Tom Wildi – arquiteto suíço e arqueólogo amador, veio para o Brasil e esteve várias vezes na ilha do Marajó para realizar a coleta dos objetos marajoara para ser utilizada como material didático por escola do ensino público e privado. Os registros de campos de Tom Wildi, como fotografias, cartas, anotações pessoais foram analisadas para que junto com o levantamento bibliográfico feito acerca da educação patrimonial e história em quadrinho, fosse produzido esse material didático, que posteriormente foi aplicado em sala de aula. Obtendo um resultado satisfatório dessa aplicação, e abrindo outras possibilidades para o uso desse material em sala de aula.