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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação de jovens e adultos: uma análise das práticas educativas desenvolvidas no Centro de Recuperação Regional de Cametá-CRRCAM(2019-08) FERREIRA, Ana Cláudia Valente; FURTADO, Gislane Damasceno; http://lattes.cnpq.br/1737653497590536O presente estudo intitulado A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NO CENTRO DE RECUPERAÇÃO REGIONAL DE CAMETÁ-CRRCAM, analisa como as práticas desenvolvidas na educação de jovens e adultos são promovidas para a ressocialização de sujeitos privados de liberdade que cumprem pena no Centro de Recuperação Regional de Cametá-CRRCAM, bem como identificar como se organizam essas práticas e discutir seus resultados na vida destes sujeitos a partir do trabalho do pedagogo que atua nesse espaço não escolar. Neste sentido, a estratégia da metodologia nos levou para uma pesquisa de estudo de caso, com uma abordagem qualitativa e com a utilização de instrumentos de coleta de dados como: Entrevistas, observação, análise de documentos disponibilizados pela SEMED e CRRCAM. As discussões foram construídas com as colaborações das obras de importantes autores da área como: Freire (1996) e (1967) uma referência da educação de jovens e adultos. Assim como Libâneo (1999) vem complementar o debate das práticas educativas e a ação do pedagogo. Os resultados apontam que a organização das práticas educativas se desenvolve aleatoriamente, até mesmo pela falta do pedagogo na instituição e do coordenador pedagmógico. Essa falta de planejamento resulta em não saber para onde essa educação vai caminhar, se possui o objetivo de somente a elevação da escolaridade ou de uma efetiva ressocialização desses sujeitos. Poucos resultados são apresentados quanto a mudanças significativas na vida dos sujeitos privados de liberdade. Pois, muito problema enfrentado para a efetivação do ensino no CRRCAM, são os mesmo que perpassam pelas instituições escolares. Portanto, ainda é necessário que as ações das práticas educativas se tornem mais efetivas e abraçadas de fato pelas instituições ao gerarem mudança de vida para os sujeitos apenados dentro e fora do contexto dos centros de recuperação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A experiência do estágio supervisionado na coordenação pedagógica: análise dos desafios enfrentados e dos aprendizados adquiridos(2025-02-21) GONÇALVES, Marcilene Rodrigues; PEREIRA, Edir Augusto Dias; http://lattes.cnpq.br/8073664444803317Este relato descreve a experiência vivenciada durante a disciplina de Estágio Supervisionado na Coordenação Pedagógica, no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), na EMEF Santa Maria, situada no município de Cametá Pá. A pesquisa, de abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, teve como objetivo acompanhar e participar das atividades da coordenação pedagógica e observar as práticas e interações no cotidiano escolar. Durante o estágio, foi realizada uma intervenção com o tema 'Escola: um lugar estratégico para cuidar da saúde mental', com o intuito de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do cuidado com a saúde mental no ambiente educacional. Além disso, a vivência permitiu uma análise crítica dos desafios enfrentados pela coordenação pedagógica, com destaque para questões de comunicação entre a equipe pedagógica e administrativa, e a criação de estratégias para promover um ambiente inclusivo e eficaz. Esta experiência foi essencial para a formação acadêmica, ampliando a compreensão sobre a complexidade do papel do coordenador pedagógico e sua importância na implementação de práticas educacionais de qualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância metodologica do jogo e da brincadeira no 3º ano na E.M.E.F. João Pantoja Gonçalves(2019-09-06) BRITO, Anderson Leão; FONSECA, Marcos Luis Pereira; http://lattes.cnpq.br/0623004287242547O presente trabalho vem aborda as considerações a respeito do lúdico na educação: buscando discutir como os professores da EMEF JOÃO PANTOJA GONÇALVES trabalham metodologicamente o jogo e as brincadeiras na turma de 3° ano do ensino fundamental, para facilitar no processo formativo da criança, tendo em vista que o lúdico é uma ferramenta indispensável na construção de conhecimento. Para procurar responder a este questionamento, a pesquisa conta com o seguinte objetivo: analisar como são utilizados os jogos e as brincadeiras como instrumento de desenvolvimento e sua contribuição no trabalho do professor. O processo metodológico na presente pesquisa teve três momentos. A primeira etapa, realizamos um levantamento da literatura, para compreender as pesquisas existentes na área a respeito do tema proposto, a segunda etapa, estabelece uma abordagem literária na qual se estudou o lúdico e suas implicações no desenvolvimento da criança, buscando compreender as contribuições do lúdico para a obtenção de informações pertinentes ao tema abordado na pesquisa e por fim na terceira fase os resultados da pesquisa de campo. A organização do texto se define em dois capítulos, assim discriminado: Ludicidade e Educação e o segundo O Lúdico na Educação Infantil, nestes capítulos um dos maiores questionamentos era a compreensão do objeto de pesquisa e sua utilização como prática pedagogia, usando a oralidade do professor para justificar está importância em sala de aula. O texto está subsidiado a partir dos estudos de: Almeida (1978) Vygotsky (1998), Piaget (1983), Kishimoto (2011), Chateau (1979), Silva (2014) Neves (2009) entre outras citados no corpo do texto. Esta pesquisa revelou que os profissionais compreendem a importância da ludicidade no processo de ensino aprendizagem e que os mesmos a utilizam em seu trabalho, portanto, o trabalho se torna relevante por considerar o lúdico uma ferramenta de grande ajuda nas mãos dos professores no que tange a melhorar o processo de ensino aprendizagem, deste modo a ludicidade torna-se um instrumento indispensável para tornar o processo de ensino aprendizagem um ato prazeroso e instigante.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise da metodologia de sala de aula invertida aplicada na disciplina de Desenvolvimento de Jogos(2023-12-15) SILVA, Isaac R. Rodrigues da Silva; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480Este artigo apresenta a análise e a discussão dos resultados obtidos, através da aplicação da metodologia Sala de Aula Invertida em uma disciplina do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal do Pará. Adicionalmente, ajuda a compreender como a aplicação desse método de ensino-aprendizagem contribuiu para que os alunos conseguissem atingir os objetivos da disciplina e concluir o que lhes foi proposto no início, expondo resultados obtidos na aplicação da metodologia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise epidemiológica da pandemia de Covid-19 em Cametá durante o ano de 2021(2023-11-24) BRITO, Sandro Willian Viana; SILVA, Júlio Roberto Soares da; http://lattes.cnpq.br/1449991706012638Na pandemia de COVID-19, a rápida disseminação do Coronavírus torna desafiador entender sua evolução. A modelagem matemática é essencial para estudos epidemiológicos. Neste artigo, abordamos um estudo de caso do tipo ex-post-facto em 2021 no município de Cametá, Pará, usando modelos SIR, SIRS e Verhulst. Com dados reais, ajustamos curvas usando o modelo logístico para casos confirmados e recuperados, e estimamos parâmetros dos modelos SIR e SIRS. Essa abordagem possibilitou simulações numéricas, compreendendo aspectos como taxa de reprodução, incidência, transmissão, casos e picos. Isso contribui para entender o impacto local da pandemia, orientando estratégias de saúde pública e controle do vírus.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise ergológica: implicações da pandemia nas práticas pedagógicas de professoras da E.M.E.F Francisca Arnould de Pina, Cametá-Pa e os desafios do retorno ao ensino presencial(2025-02-21) FREITAS, Whellen Lopes de; MARTINS, Egídio; http://lattes.cnpq.br/0023780308259461A pesquisa foi realizada no período de setembro a dezembro de 2023, investigando as implicações da pandemia na prática pedagógica das professoras e o processo de ensino aprendizagem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Francisca Arnold de Pina no município de Cametá–PA, localizado na mesorregião da Amazônia Tocantina, no interior do Estado do Pará. Com objetivo central de identificar os desafios enfrentados pelos professores e as estratégias adotadas para lidar com as dificuldades de ensino remoto e garantir a continuidade do aprendizado. Se adotou como metodologia a pesquisa qualitativa, para coleta de dados utilizou-se a entrevista com professoras atuantes na escola, a análise foi feita a partir da autoconfrontação na óptica da ergologia. Nesse sentido conclui-se que o retorno às aulas presenciais revelou discrepância no nível de aprendizado dos alunos, com alguns alunos enfrentando dificuldades para acompanhar os novos conteúdos devido ao déficit de aprendizado durante a pandemia, para mitigar esses impactos negativos, é fundamental que os educadores ofereçam suporte diferenciado e implementem estratégias pedagógicas que atendam às necessidades individuais dos alunos com suportes adequados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aquisição da leitura na classe multisseriada na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Ajó-Cametá/Pa(2014-09-03) GONÇALVES, Maria Dinelma Pompeu; ALMEIDA, Rosilene Ferreira de; GOMES, Ivanildo do Socorro Mendes; http://lattes.cnpq.br/8464690332592795Este trabalho tem como objetivo analisar como ocorre a aquisição da leitura na classe Multisseriada na EMEF de Ajó. Mais especificamente seu intuito é analisar as representações dos professores sobre a leitura na classe Multisseriada, compreender se as metodologias que são utilizadas para trabalhar com a leitura são feitas de forma que os alunos sintam-se motivados a ler com prazer no espaço escolar, identificar os sucessos e fracassos que o aluno vem apresentando em decorrência do processo de leitura desenvolvido na instituição. A metodologia utilizada foi o estudo de caso que é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. A abordagem utilizada na pesquisa foi a qualitativa porque tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito, já que este é um tipo de pesquisa que é mais apropriado para a análise do assunto em foco. Foi feita uma entrevista semiestruturada, com um roteiro previamente elaborado. Fazer esta pesquisa trouxe para nós, uma nova concepção sobre os métodos pedagógicos que vem sendo utilizados e as estratégias de leitura que a docente do 2º e 3º ano da EMEF de Ajó utiliza para estar auxiliando seus alunos a terem uma melhor compreensão sobre a importância da leitura. Para a realização do presente trabalho, utilizaram-se os estudos teóricos de Bamberger, Freire, Ghiraldelli Junior, Hage, Oliveira, Solé entre outros. Com a nossa pesquisa e as conversas com a professora notamos que a maioria dos alunos do terceiro ano já sabem ler e que os alunos do segundo estão acompanhando os discentes do terceiro ano. Os que não sabem ainda ler estão recebendo auxilio da professora e com certeza vão obter um grande sucesso na leitura e escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Assembleia de aves registradas em armadilhas fotográficas na flona de Caxiuanã(2024-07-07) CARDOSO, Douglas Nascimento; GOMES, Andreza de Lourdes Souza; http://lattes.cnpq.br/4796866719891203O artigo tem como objetivo determinar as espécies de aves registradas a partir de armadilhas fotográficas na Floresta Nacional de Caxiuanã, uma vez que estudos da avifauna da Amazônia são de suma importância para entender sua diversidade, podendo ser base para estudos posteriores. O estudo foi desenvolvido com base em dados coletados no período entre 2010 e 2017, fornecidos a partir da captura pelas armadilhas fotográficas. Foram feitas 1242 detecções de aves, em que foram identificadas 7 ordens, 7 famílias, 11 Gêneros e 14 espécies. As câmeras como método para a coleta de dados se mostraram importantes ferramentas no monitoramento de algumas comunidades de aves terrestres, em que se destacou maior abundância no registro de guildas de aves Frugívora e Onívoro de serrapilheira e sub-bosque. Houve diferença na composição das aves em relação as duas margens do Rio Caxiuanã, a diferença no registro pode ter interferência do rio na distribuição das aves.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Assistente de ensino baseado em um modelo de linguagem de grande escala brasileiro(2024-11-27) MORAES, Augusto Nonato; SIQUEIRA, Elton Sarmanho; http://lattes.cnpq.br/6836143760585970; https://orcid.org/0000-0002-2199-1910Contexto: O uso de Assistentes de Ensino em IA (AE-IA) no contexto educacional visa apoiar aprendizado de estudantes em disciplinas complexas, em que existe dificuldade de assimilação de conceitos interdisciplinares e necessidade de respostas rápidas e precisas. Problema: Estudantes enfrentam barreiras ao estudar disciplinas que exigem conhecimento prévio em múltiplas áreas, resultando em dificuldades de compreensão, afetando negativamente no percurso acadêmico dos alunos. Solução Proposta: Propõe-se um AE-IA baseado no modelo de linguagem brasileiro Sabiá 2.0, com mecanismos de Verificação Rápida, Expansão e Correção de Erros, para aprimorar sistema de perguntas e respostas. Teoria de SI: Este trabalho fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem Social, que explora como indivíduos adquirem conhecimento em contextos de interação mediada por tecnologias. Essa teoria é aplicável ao uso de AE-IA, que funcionam como mediadores do aprendizado, promovendo a aquisição de conhecimento e facilitando a compreensão de conceitos complexos. Método: A metodologia é Design Science Research, com abordagem descritiva e análise quantitativa, realizando prova de conceito e avaliação prática com usuários. O sistema foi implementado em um ambiente educacional e testado quanto ao desempenho e a satisfação dos alunos. Sumarização dos Resultados: O sistema apresentou alta taxa de satisfação na qualidade das respostas, porém revelou limitações em tempo de resposta para consultas usando modelo, sugerindo melhorias na otimização da API. Contribuições e Impacto na área de SI: Este estudo contribui para área de SI ao demonstrar como modelos de IA podem melhorar ensino e suporte ao aluno, propondo uma solução robusta e adaptável para ambientes de aprendizado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Banguê como prática de ensino e aprendizagem na comunidade de Rio Jacaré Xingú Cametá-Pa(2018-10-10) NUNES, João Mauricio Rodrigues; PINTO, Benedita Celeste de Moraes; http://lattes.cnpq.br/7489392738166786; https://orcid.org/0000-0001-9450-5461O presente estudo foi centrado na Comunidade de Rio Jacaré Xingú, no município de Cametá-Pará, tendo como objetivo analisar a prática cultural Banguê como instrumento pedagógico no ensino e na aprendizagem de diferentes gerações na comunidade de Rio Jacaré Xingú. Assim como, conhecer a importância histórica do Banguê nas comunidades ribeirinhas, compreendendo como se dá a relação dos saberes e práticas culturais proporcionadas pelo Banguê na construção da identidade da população do Rio Jacaré Xingú. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo partiu de uma pesquisa bibliográfica em busca de trabalhos que falasse acerca do tema proposto, como: CANDAU (2011), FREIRE (2005), PINTO (2007), GOMES (2003) entre outros, que abordam a temática em questão, após o levantamento bibliográfico foi realizado a pesquisa de campo quando feita a coleta de dados na localidade de Rio Jacaré Xingu, através da observação do dia a dia da referida localidade, com realização de uma série de entrevistas com os integrantes do grupo de Banguê, além de professores, alunos e moradores locais. Neste sentido, a pesquisa se utilizou de fonte oral, mediante aos relatos orais e histórias de vida, coletados através das entrevistas, observação do cotidiano e conversas informais. Dados da pesquisa apontam, que o Banguê é uma prática cultural afro-brasileira que deve ser vista como uma pratica pedagógica, capaz de afirmar identidades e fazer com que as populações ribeirinhas se reconheçam como sujeitos históricos no processo educacional, pois essa prática é carregada de saberes que estão arraigados nas vivências cotidianas, na memória dos mais velhos, nos gestuais corpóreos, na musicalidade, nas diferentes formas de trabalho e de diversão, na confeção das ferramentas e petrechos de trabalhos, e nos instrumentos musicais do Banguê.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Casos notificados de sífilis em gestantes na área da Estratégia da Saúde da Família da Marambaia nos anos de 2021 a 2022(2022-11-23) SANTOS, Naldinei Diniz dos; GOMES, Andreza de Lourdes Souza; http://lattes.cnpq.br/4796866719891203A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível, infectocontagiosa, transmitida pela bactéria Treponema pallidum, que quando adquirida durante a gestação, pode levar ao abortamento espontâneo, morte fetal ou neonatal, prematuridade e graves danos à saúde do concepto, como o comprometimento oftalmológico, auditivo, nos ossos e neurológico. No Brasil desde de 2005, aumentaram os casos de sífilis gestantes e congênitas, o qual demonstrar a urgência em um sistema de prevenção e controle desses indicadores. Neste contexto, o estudo objetiva investigar os números de casos de Sífilis em gestantes na área da Estratégia da Saúde Família da Marambaia - ESF, no período de 2021 e 2022, assim como traçar um perfil dessa população. A pesquisa ocorreu no município de Curralinho no período de setembro a outubro 2022 a coleta de dados ocorreu através das fichas e prontuários de pacientes da Unidade de Saúde Estratégia da Saúde da Família da Marambaia. Foram analisadas 07 pacientes grávidas diagnosticadas com sífilis, sendo registrado 01 caso em 2021 e 06 em 2022, representando um aumento significativo próximo de 86%. Com relação ao perfil são todas pardas, com idade entre 15 a 29 anos, maioria estudantes com ensino médio incompleto.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Conhecimento popular e o uso de plantas medicinais: narrativas de idosos moradores do bairro da Primavera, em Cametá - PA(2023-06-28) SILVA, Débora Reis da; PINTO, Sherlyane Louzada; http://lattes.cnpq.br/5222963875628609; https://orcid.org/0000-0002-5938-1886O presente estudo objetiva entender a partir do grupo de idosos selecionado, de que forma o uso de plantas medicinais está relacionado com o conhecimento popular e com a história de formação do Bairro Primavera, em Cametá-Pará. A pesquisa encontra-se ancorada nos estudos de: Gama (2006), Loya et al (2009), Monteiro e Bradelli (20017), dentre outros que nos permitem entender que o uso das plantas medicinais. Trata-se de uma prática antiga, repassada às gerações pelos mais velhos e encontra-se fortemente ligada aos saberes de cunho popular. Por sua vez, os dados empíricos foram construídos por meio de uma pesquisa qualitativa alicerçada nos pressupostos teóricos da História Oral, realizada com 06 (seis) moradores do Bairro em questão. A partir das narrativas dos entrevistados contextualiza-se que o Bairro Primavera possui uma história de construção ligada a utilização das plantas medicinais e isto encontra-se vivificado nos saberes dos idosos com quem dialogamos, de igual modo, considera-se que ao relembrar o uso das plantas medicinais na atualidade os idosos interagem com as suas memórias coletivas compartilhadas com os outrem com quem mantiveram convívio e relações sociais, e ainda reverberam conhecimentos de cunho popular que perpassarão às gerações futuras.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Dengue: um estado da arte acerca dos aspectos epidemiológicos, ações preventivas e diagnóstico em trabalhos publicados nos anos 2018-2021(2023-06-28) RODRIGUES, Rosely do Socorro dos Santos; PINTO, Sherlyane Louzada; http://lattes.cnpq.br/5222963875628609; https://orcid.org/0000-0002-5938-1886Pelo presente artigo traz-se analises oriundas de uma pesquisa bibliográfica realizada no banco de dados da Capes, cujo objeto de estudo são as produções acadêmicas concernentes aos aspectos transdisciplinares envoltos na arbovirose dengue. Para tanto tem-se enquanto objetivo geral: Realizar um mapeamento no banco de dados da CAPES identificando trabalhados publicados entre os anos 2020 a 2021 acerca da dengue, para tanto, identificando as interrelações entre as pesquisas realizadas e o campo educacional. Enquanto que os objetivos específicos enveredam por: a) analisar os trabalhos encontrados, verificando as categorias: ações preventivas, sintomas e diagnósticos; b) compreender a base epistêmica sobre a qual tais produções firmam seus discursos sobre a arbovirose e c) investigar de que forma os estudos acerca da dengue estão interligados com o campo educacional. Tal levantamento deu visibilidade a 10 (dez) produções que de modo geral pontuam questões referentes aos aspectos epidemiológicos, sintomatologia e diagnóstico, perpassando ainda pelo viés socioeducativo proposto pelas ações preventivas. A partir das análises realizadas contextualiza-se que a dengue constitui-se enquanto um sério problema de saúde pública, associado a diferentes contextos de análises, tais como: fatores ambientais, questões de saneamento, educação ambiental, dentre outras, e justamente por isso a análise desta arbovirose necessita partir de uma perspectiva transdisciplinar3 , dialogando com diversas áreas do conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Desafios do acesso e permanência dos estudantes de graduação no Polo Universitário Sérgio Maneschy - Mocajuba/PA(2021-04-29) GAIA, Cheliane Estumano; SILVA, João Batista do Carmo; http://lattes.cnpq.br/5437954641195296; https://orcid.org/0000-0002-3170-4735Este artigo tem como objetivo analisar os indicadores que dificultam o acesso e permanência dos estudantes do curso de graduação do centro universitário Sérgio Maneschy- Mocajuba/Pa. Fez-se uso do método materialismo histórico dialético, embasada na pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, sendo dividida em três fases que englobam pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e a análise e sistematização dos dados. Com isso se baseou em autores como CUNHA (1989), CHAUÍ (2001), SILVA (2020), COELHO (2008), FILHO (2006) dentre outros. Portanto, a partir das análises realizadas, verificou-se que o processo de interiorização no Baixo Tocantins tem sido de extrema importância para expansão do ensino superior e consequentemente o ingresso dos alunos aos cursos de graduação, principalmente daqueles de camadas populares que por muito tempo ficaram à margem desse ensino. Os desafios encontrados que se caracterizam como indicadores para essa especificidade dialogam com os dados apresentados anteriormente, onde para ingressarem nessas instituições o papel das políticas de acesso se torna fundamental e inerente às possibilidades de ampliar o ingresso de cada vez mais alunos oriundos de classes populares nesse meio. No entanto, não basta somente propiciar o acesso é preciso criar condições para que esses alunos permaneçam e concluam os cursos, com isso foram encontrados indicadores que dificultam esses elementos, tais como o deslocamento dos alunos para o município a fim de estudarem, além da renda mensal desses alunos ser um indicador que contribuem para essas demandas se tornarem mais desafiadoras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento da plataforma web Monitora Tocantins(2024-11-28) CRUZ, Ilannildo Viana da; COSTA, Ulisses Weyl da Cunha; http://lattes.cnpq.br/5333177784685850; https://orcid.org/0000-0003-1368-3173Este projeto foi desenvolvido com o objetivo de monitorar a COVID-19 e a imunização na região do Baixo-Tocantins, utilizando tecnologias de Internet das Coisas (IoT) e dados do censo. Através de um aplicativo, informações sobre pessoas sintomáticas e imunização são coletadas, permitindo mapear os casos de COVID-19 e identificar indivíduos com o ciclo vacinal incompleto. A plataforma web correspondente exibe esses dados em gráficos e tabelas, além de fornecer relatórios estratégicos para apoiar a tomada de decisões. O sistema é de grande relevância para gestores de saúde, auxiliando na orientação de ações preventivas e no acompanhamento da imunização. A arquitetura da solução foi desenvolvida em ReactJS e NodeJS, seguindo o modelo incremental, e foi testada e implantada em um servidor web, garantindo uma visualização eficiente dos dados e acessibilidade remota para os usuários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de um aplicativo para simulação de um laboratório virtual de ensino de química (LabQuins)(2022-12-21) PANTOJA NETO, Pedro Viana; GUERRA FUENTES, Ricardo Arturo; http://lattes.cnpq.br/8613278652596590; https://orcid.org/0000-0002-8744-4127; FARIAS, Fabrício de Souza; http://lattes.cnpq.br/1521079293982268; https://orcid.org/0000-0003-4344-6953A tecnologia da informação e comunicação estabeleceu-se efetivamente a partir da criação de novos produtos que auxiliam cada vez mais o cotidiano do cidadão. Cada vez mais, por meios tecnológicos na forma de smartphones as pessoas fazem uso de soluções baseadas em software como ferramentas alternativas para auxiliar em seu dia a dia. No contexto do ensino, a junção de tais ferramentas com a aplicação de conceitos de gameficação é um caminho alternativo para possibilitar a melhoria da qualidade do ensino e por consequência na aprendizagem de jovens. Pensando nisso, criou-se um aplicativo que visa ensinar química de maneira virtual, isto é, demais apresentando elementos que constituem um laboratório real, para isso neste trabalho é apresentado o software LabQuins para Android. Para validar a capacidade do software como ferramenta de suporte ao ensino, este foi submetido ao uso por parte de alunos do ensino superior. Os resultados indicam que o LabQuins pode funcionar como ferramenta de suporte ao ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de conteúdo para o grupo de pesquisa LA FocA(2024-11-25) SANTOS, Wenderson Gustavo Silva dos; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480No cenário atual da educação e da pesquisa acadêmica, a comunicação e a disseminação do conhecimento são fundamentais para o avanço científico e a interação com a sociedade. As universidades e grupos de pesquisa enfrentam desafios significativos na organização e no compartilhamento de suas produções acadêmicas, o que pode resultar em menor visibilidade e impacto das suas atividades. Neste contexto, acredita-se que o desenvolvimento de um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo para o Laboratório de Abordagens de Ensino Focada no Aluno (LA FocA), um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Pará, pode facilitar a centralização e o acesso às informações acadêmicas do grupo. O trabalho incluiu a elaboração de requisitos funcionais e não-funcionais, que ajudaram a identificar as necessidades específicas do grupo. Além disso, foram realizados estudos sobre as tecnologias mais adequadas, como as linguagens de programação Java e JavaScript, e os frameworks Spring Boot e Next.js, que foram utilizados na construção do sistema. Após o desenvolvimento, uma avaliação de usabilidade foi conduzida com usuários, seguindo a norma ISO/IEC 25010, com a expectativa de que a interface resultante fosse intuitiva e atendesse às necessidades dos usuários. Assim, espera-se que o CMS não apenas amplie a visibilidade das produções acadêmicas do grupo, mas também promova uma comunicação mais eficaz com a comunidade acadêmica, contribuindo para um compartilhamento mais dinâmico e acessível do conhecimento produzido.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento e avaliação do aplicativo Hambre Delivery: apresentação do produto e análise de desempenho usando inteligência artificial(2024-11-29) GONÇALVES, Keventon Rian Guimarães; FARIAS, Fabrício de Souza; http://lattes.cnpq.br/1521079293982268; https://orcid.org/0000-0003-4344-6953Este trabalho apresenta uma análise das avaliações de clientes da plataforma Hambre Delivery, com foco na melhoria da experiência do usuário e no desempenho das lojas parceiras. Através da aplicação de técnicas de KDD (Knowledge Discovery in Databases) e Inteligência Artificial, foi realizada a mineração de dados das avaliações, abordando três métricas principais: qualidade do produto, qualidade do tempo de entrega e qualidade da loja. A análise incluiu o cálculo de médias dessas métricas, a identificação de lojas com desempenho abaixo da média e a criação de um sistema de notificações baseado em inteligência artificial para alertar os estabelecimentos. Além disso, foi realizado um estudo geoespacial para mapear a distribuição das lojas por cidade, utilizando bibliotecas Python como Pandas, Folium e AST. Os resultados obtidos fornecem insights valiosos sobre a performance das lojas, ajudando a identificar áreas críticas e oportunidades para melhorias na plataforma. O estudo também apresenta uma visualização clara das lojas em um mapa interativo, permitindo a análise espacial e o planejamento de expansão. O trabalho contribui para a otimização dos processos do aplicativo e oferece subsídios para futuras estratégias de crescimento e aprimoramento dos serviços.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico e destinação da coleta de resíduos sólidos na zona urbana do município de Cametá(2023-12-22) GONÇALVES, Eliana Braga; GOMES, Andreza de Lourdes Souza; http://lattes.cnpq.br/4796866719891203O artigo "Diagnóstico e Destinação da Coleta de Resíduos Sólidos na Zona Urbana do Município de Cametá" aborda a otimização da gestão da coleta de resíduos sólidos na área urbana de Cametá, com ênfase na eficiência operacional, sustentabilidade ambiental e qualidade de vida da população. Como metodologia empregou uma abordagem qualitativa e se baseou em pesquisa bibliográfica e exploratória, visa responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como otimizar a gestão da coleta de resíduos sólidos na zona urbana do município de Cametá, considerando a eficiência operacional, a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida da população? Assim como realizar um diagnóstico da infraestrutura, logística e práticas existentes na coleta de resíduos sólidos na zona urbana de Cametá, identificando áreas com deficiências e oportunidades de otimização; investigar alternativas para a destinação final dos resíduos sólidos coletados, levando em consideração critérios ambientais, de saúde pública e econômicos, identificar alternativas sustentáveis e viáveis para aprimorar a gestão da coleta de resíduos sólidos, incluindo a identificação de áreas prioritárias para melhoria, otimização de rotas de coleta e envolvimento da comunidade. Os resultados do estudo mostram que a inoperância na gestão da coleta de resíduos sólidos, pode resultar em diversos problemas para a população e o meio ambiente, isso inclui a contaminação do solo e da água, bem como a emissão de odores desagradáveis. Além disso, os resíduos não gerenciados frequentemente atraem pragas e vetores de doenças, agravando a poluição. Nesta direção conclui-se que para otimizar a gestão de resíduos sólidos com base na sustentabilidade e qualidade de vida da população, é essencial adotar abordagens integradas e estratégias inovadoras, como a implementação de programas educativos voltados para a conscientização da comunidade sobre a importância da separação adequada dos resíduos, associado a isso, é fundamental fortalecer sistemas de coleta seletiva, incentivando a participação ativa dos cidadãos. Somado a isto, a promoção da reciclagem deve ser ampliada, envolvendo parcerias público-privadas e a criação de centros de triagem eficientes. Além disso, estratégias de redução na fonte, como o estímulo à reutilização e à produção consciente, são essenciais para minimizar o volume de resíduos gerados. Investir em tecnologias sustentáveis para o tratamento e destinação final dos resíduos, como a compostagem e a produção de energia a partir do lixo, contribui não apenas para a preservação do meio ambiente, mas também para a melhoria da qualidade de vida da população. Essas ações devem ser acompanhadas por políticas públicas eficazes, envolvendo a participação ativa de governos locais, empresas e sociedade civil, visando alcançar um equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico e a preservação ambiental.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Dramáticas de aprendizagem após a pandemia da Covid-19(2025-02-21) CARDOSO, Beatriz Ramos; MARTINS, Egídio; http://lattes.cnpq.br/0023780308259461O presente texto tem como ponto de partida analisar as reconfigurações da prática pedagógica das professoras no ensino fundamental I após a pandemia da Covid-19 a partir da E.M.E.I.F Prof.ª Francisca Arnold de Pina no Estado do Pará/ Cametá. Tendo como norte a abordagem Ergológica, como instrumento de coleta de dados a autoconfrontação simples e cruzada, e, análise dos dados seguindo orientações da análise do conteúdo. A reconfiguração do exercício pedagógico das professoras entrevistas dá-se após a pandemia da COVID-19 em decorrência da identificação de dificuldades na aprendizagem dos estudantes, em especial na leitura e escrita. As lacunas expressas pelos estudantes devem servir de alerta para que o Estado intervenha e proponha medidas efetivas para apoiar os professores, especialmente os das séries iniciais do Ensino Fundamental, onde esses profissionais possam atender seus alunos nas condições que de fato merecem, eles que atuam na mediação do conhecimento, tornando-se um ponto de interseção na aprendizagem dos estudantes, propiciando para que o estudante amplie sua potencialidade e transforme a realidade em que vive. Apreende-se que a atuação do professor é imprescindível no ensino-aprendizagem dos estudantes, visto que ele atua como mediador do conhecimento, auxiliando os estudantes. O atuar docente deve estar acompanhada de políticas públicas na educação, uma vez que propiciaria subsídios para um bom desenvolvimento do exercício pedagógico, as políticas públicas na educação são parte fundamental na execução do trabalho docente, é parte importante na constituição de uma educação de qualidade.
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