Navegando por Assunto "Technologies"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Diálogos sobre educação e tecnologias: configurações do trabalho docente na pandemia(2021-11-25) GOMES, André Romão; CORRÊA, Jéssica do Socorro Leite; http://lattes.cnpq.br/3899704557705100; https://orcid.org/0000-0003-4135-4895O artigo discute a visão e a correlação professor, aluno e tecnologias no processo de ensino e aprendizagem a partir da visão do professor, no contexto da pandemia da covid-19, levando em consideração as adaptações e a nova estruturação da sala de aula. Para analisar os relatos dos professores, fez-se necessário criar um questionário virtual através da plataforma google forms, sendo 6 questões objetivas e 4 subjetivas, direcionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação, onde 28 professores da rede pública contribuíram. Após análise das informações coletadas percebe-se a relação do conhecimento com o prazer, satisfação, o brincar, a aprendizagem e as ferramentas tecnológicas avaliadas positivamente pelos professores. Este resultado vem reiterar o quanto as TDICs podem auxiliar o professor dentro da sala de aula com ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, identifica-se a necessidade de melhorias estruturais e de formação continuada para os docentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modelagem matemática e interconexões com tecnologias na educação básica brasileira(2022-12-12) AMARAL, Mauro Laureno do; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274A presente pesquisa discorrerá sobre o uso da Modelagem Matemática e Tecnologias na Educação Básica Brasileira. Essa temática é de fundamental importância, pois, as pesquisas e discussões acerca das possibilidades que o ensino da Modelagem atrelada as TICs podem trazer se tornam cada vez mais frequente. Justifica-se a importância dessa pesquisa para compreender as estratégias utilizadas por professores que atuam na Educação Básica Brasileira e como eles atrelam a Modelagem Matemática e Tecnologias em suas práticas, uma vez que essa aplicação poderá trazer vários benefícios para os estudantes. O trabalho foi desenvolvido através da seguinte problemática: Como a Modelagem Matemática e Tecnologias podem auxiliar no desenvolvimento dos estudantes, e como essas ferramentas são utilizadas dentro da sala de aula? Diante disso, a pesquisa teve como objetivo geral investigar o uso e aplicação da Modelagem Matemática e Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. As análises de dados indicaram que a pesquisa alcançou os objetivos propostos, de acordo com as informações obtidas identificamos que a o uso da Modelagem e Tecnologias pode melhorar significativamente o processo de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepções acerca do emprego sinalário disciplinar em libras por professores e alunos surdos(2018-12-12) OLIVEIRA, Andriele Praia Rodrigues de; LIMA, Jonata Souza de; http://lattes.cnpq.br/2225350506155812; https://orcid.org/0000-0001-8700-8344Sob a perspectiva da educação inclusiva, a inserção dos surdos no ensino regular ainda expõe vários obstáculos. A Educação de pessoas surdas é um assunto bastante relevante na atualidade. Dessa forma a presente pesquisa foi desenvolvida sob a ótica da educação inclusiva. Tendo como objetivo geral: analisar a percepção dos professores/intérpretes e alunos surdos no Ensino Médio, acerca do ensino e a aprendizagem nas aulas de Biologia, utilizando o aplicativo de celular “Sinalário em Libras”, e as questões que nortearam a pesquisa foram: O recurso didático está em consonância com o currículo escolar e as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? E de que forma ele pode ser usado como suporte pelo educador? O índice de defasagem escolar do aluno com surdez pode ser reflexo da escassez de recursos didáticos? De que forma os TIC`s podem contribuir para que essa realidade seja alterada? Constituindo uma pesquisa de cunho qualitativo, classificada quanto aos procedimentos como estudo de caso. A obtenção dos dados deu-se por meio de entrevistas com professores de Biologia (02), intérpretes (04) e alunos surdos (04). Os resultados obtidos por meio da pesquisa, revelaram que as maiores dificuldades de aprendizagem em Biologia, está relacionada a dificuldade de compreender os sinais de terminologias biológicas, as nomenclaturas, materiais didáticos para Libras limitados. O aplicativo foi avaliado quanto as contribuições para o processo de ensino/aprendizagem, os dados evidenciaram que o Sinalário de Libras é uma importante ferramenta que pode ser utilizada em sala de aula, tanto pelos professores de Biologia, quanto por alunos e intérpretes. Assim, é importante destacar a importância da utilização de tecnologias voltadas para o processo de inclusão de alunos surdos nas aulas de Biologia, como o Sinalário de Libras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Preservação de documentos digitais: um estudo de caso sobre a PIQL(2019-12-09) SOUZA, Adriel Pinto de; RODRIGUES, Fernando de Assis; http://lattes.cnpq.br/5556499513805582; https://orcid.org/0000-0001-9634-1202Esta pesquisa tem como intuito enfatizar as preocupações que contornam a preservação digital e que podem prejudicar de alguma forma o acesso continuo do conteúdo informacional dos documentos arquivísticos digitais. Logo, este estudo tem como objetivo identificar as políticas e estratégias de preservação, observar os obstáculos que os documentos arquivísticos digitais possuem em acompanhar a evolução contínua da Tecnologia da Informação. Entende-se que a preservação de acordo com a literatura é essencial para que a leitura a longo prazo dos documentos arquivísticos seja possível e mantendo a sua integridade. A pesquisa é desenvolvida a partir de um estudo de caso sobre a empresa PIQL de caráter descritivo, que tem como finalidade cruzar a teoria de nomes da literatura arquivística com o processo de preservação dentro da PIQL. Portanto, a empresa apresenta as políticas necessárias para uma preservação eficiente e eficaz, assim como o modelo OAIS: ISO 14721:2002 e a Lei de Microfilme N° 5.433 e o decreto que N° 1.799, regulamentos que norteiam as políticas de preservação de documentos arquivísticos. A PIQL apresenta uma política que garante o acesso continuo ao longo prazo de forma ágil e eficiente. Quando se refere a estratégias, PIQL traz uma tecnologia que evita riscos que algumas estratégias possuem, como nos intervalos das migrações entre suportes obsoletos para suportes atuais, como entre outras estratégias. A tecnologia de alguma forma se torna uma conservação de hardware e software, em conjunto com o suporte de armazenamento a um longo período. Com isso, a PIQL se torna uma empresa de grande nome no ramo de tecnologias de preservação de documento arquivístico digital, assim contratada por várias empresas importantes na área cinematográfica, como a Warner Bros Pictures e Walt Disney Studios, grandes bancos como o Itaú, entre outros. Além disso, é uma das instituições que está à frente do Arquivo Ártico Mundial, junto com outras instituições de tecnologia. Logo, a partir dos dados obtidos, é perceptível que a tecnologia da PIQL está a frente de outras companhias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Recurso pedagógico na escola fundamental: proposta para uso do celular em sala de aula utilizando aplicativo(2018) STANCINI, Franciele Câmara; SOUSA, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/1089293183580986Este trabalho trata de uma proposta de ação sobre o uso pedagógico do celular/smartphone para as séries iniciais do ensino fundamental, a partir do aplicativo Kahoot. O objetivo é refletir criticamente sobre as novas tecnologias digitais e suas implicações para o uso pedagógico do celular como potencializador de interação em sala de aula. Partiu-se de referencial teórico sobre o referido tema e de observações da prática escolar enquanto professora da rede pública municipal. Tal experiência possibilitou criar uma proposta de ação em que se experimente o celular como recurso pedagógico em sala de aula desenvolvendo conteúdo a partir do aplicativo Kahoot. A proposta é interessante porque inova no campo da prática pedagógica com o uso das tecnologias digitais para elaboração de conteúdo em conjunto com os alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tecnologias digitais nas práticas educativas durante a pandemia do COVID-19(2023-10-31) OSÓRIO, Jessica Kauane da Silva; LEAL, Milene Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5815975948335387O presente trabalho tem como objetivo compreender quais foram às dificuldades e possibilidades encontradas pelos alunos com as tecnologias digitais inseridas nas práticas educativas durante a pandemia do COVID-19. Para isso foram feitas pesquisas bibliográficas e aplicação de um questionário para uma turma de 27 alunos do ensino médio de uma escola de rede estadual no município de Castanhal/Pará. De abordagem qualitativa e quantitativa. Nos resultados foram constatados as dificuldades com os meios tecnológicos e as possibilidades nas práticas educativas que eles tiveram nesse período difícil. Conclui-se que as tecnologias nas práticas educativas foram muito importantes nesse momento, apesar de haver vários desafios, mas ajudou bastante muitos alunos a darem continuidade no seu ensino aprendizagem. As tecnologias estão se tornando cada vez mais importantes em nossas vidas, pois se não existisse as tecnologias, ficaríamos reféns de vários riscos como esses que enfrentamos no período de pandemia.