Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Teacher education"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação continuada de professores para a educação básica: desafios na escola pública municipal com alunos com deficiência em Gurupá - Pará
    (2023-01-24) TENÓRIO, Mônica Felipe; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660
    Hoje a sociedade tem uma visão mais igualitária sobre os mais variados temas, não poderia ser diferente diante do tópico “inclusão escolar de pessoas com deficiência”. Muito tempo se passou até que este assunto ganhasse sua real relevância, mas agora com as mudanças de pensamentos e de atitudes com relação a Pessoa com Deficiênci, a sociedade e seus governantes passaram a dar o devido valor a este tema. Assim sendo, o presente estudo surge com o objetivo de analisar as ações para a Formação Continuada de Professores para atuação na Educação Básica no Curso de Licenciatura em Pedagogia diante dos desafios diários enfrentados na Escola Pública Municipal com os alunos com deficiência de Gurupá – Pará. A abordagem metodológica é qualitativa na modalidade de uma pesquisa documental. O estudo discorrerá primariamente uma breve definição sobre a formação dos professores da Educação Básica e enseguida pontuara a “educação especial e educação inclusiva”, na sequência farar-se-á um retrospecto histórico com relação a abordagem deste tema no Brasil, logo em seguida fala-se um pouco sobre os programas voltados a esse gênero de ensino e também o que a lei dispõe acerca da formação dos profissionais da educação desta modalidade de ensino, por conseguinte fala-se da educação especial no âmbito da rede de ensino público do município de Gurupá e ressalta a importância do curso de pedagogia para professores da educação infantil aos anos inicias do ensino fundamental.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação de professores de ciências naturais de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em uma escola do campo no município de Acará
    (2015) MATIAS, Maria Helena Ferreira; SANTOS, Pedro Paulo dos; http://lattes.cnpq.br/4654476563553988; https://orcid.org/0000-0002-8793-1822
    O presente trabalho é o resultado de pesquisas na área de formação de professores, na especificidade da formação dos professores das escolas do Campo, intitulada Formação Inicial e Continuada dos professores de Ciências Naturais de 5ª a 8ª do Ensino Fundamental. O estudo foi realizado em uma escola do campo no município de Acará. O objetivo foi Identificar como vem sendo conduzido o processo de formação inicial e continuada dos professores de C.N na escola em questão. A seleção da escola se orientou por ser a maior escola do polo rural do município de Acará, atendendo demanda de alunos dos cinco segmentos Educação Infantil, séries iniciais, séries finais, Sistema Modular de Ensino e etapas da EJA, tornando-se a maior escola a atender o público dessas faixas de ensino. Saber as dificuldades que os professores de Ciências Naturais enfrentam no processo de formação continuada, a minha atuação enquanto coordenadora junto a estes docentes e a diversidade sociocultural dos alunos que compõe a dinâmica educacional da escola. Para a obtenção das informações foram realizadas entrevistas por meio de questionários com os professores que atuam na escola no ensino de Ciências e observação em lócus. O eixo de análise tomou como questão norteadora: a formação inicial e continuada contribui para que os professores de C.N colaborem para o processo de ensino aprendizagem e com a valorização dos sujeitos do campo no sentido de construção de conhecimentos e na conquista de direitos? Após a análise dos dados, concluiu-se que nem a formação inicial e continuada possibilita para uma prática diferente em virtude de inúmeros fatores elencados pelos entrevistados, principalmente no que se refere às políticas educacionais de valorização do magistério direcionadas ao ensino de ciências e das escolas do campo. Os resultados bem como as reflexões sobre a formação continuada indicam que a prática pedagógica dos professores investigados é caracterizada pelo predomínio da aula expositiva, uso do livro didático como um dos principais recursos, insuficiência de aulas práticas de laboratório e de horário destinado às Ciências Naturais no currículo escolar e a desvinculação parcial do ensino da área com o cotidiano dos alunos. Os resultados apontam para o desenvolvimento e efetivação de políticas públicas que garantam a formação dos professores de ciências em escolas do campo considerando as questões estruturais presentes nas mesmas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O gênero discursivo e a interdisciplinaridade na Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens
    (2018-12-27) CARNEIRO, Maida Ondena Magalhães; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530
    Esta monografia tem por objetivo analisar as relações integradoras de gênero discursivo e interdisciplinaridade na licenciatura para a formação do professor alfabetizador. Propõe responder o seguinte questionamento: “Que resultado de formação docente subsidiada pela Licenciatura Integrada estamos obtendo a partir da perspectiva do gênero discursivo e a interdisciplinaridade para a alfabetização¿‘. O interesse por esta temática da linguagem, gênero discursivo, surgiu como um sanar de inquietudes relativas principalmente à alfabetização e aspirações que a linguagem produz, aliada à atração que gera no sujeito em que percebe a língua como um artefato integrador e constituidor de uma sociedade. Destacamos a formação docente, baseado em princípios inovadores, dos quais cito a interdisciplinaridade. Encontro nesse diálogo uma aspiração de progresso ao qual desejo e me identifico. Apresentamos aqui estudos e implicações a cerca da temática mencionada. Adotamos no presente trabalho a perspectiva de pesquisa qualitativa-quantitativa. A pesquisa realizou-se com 20 alunos concluintes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, Campus Guamá em Belém, dos turnos vespertino e noturno, através de questionário semiestruturado, comportando 09 questões abertas e fechadas. Diante do processo ocorrido, compreendemos uma importante articulação do ensino por meio de gênero discursivo para a educação, principalmente para a alfabetização, trazemos a interdisciplinaridade e a formação de professores para educação básica (em que destacamos a Licenciatura Integrada em Ciências, matemática e Linguagens) como uma articulação potente para alcance de êxito no processo ensino-aprendizagem para o contexto educacional brasileiro.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Traçando trajetórias: da infância à universidade
    (2018-05-04) NASCIMENTO, Ana Lucia Moares do; REIS, Edilma Neves Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8969672247481302
    Este estudo tem por objetivo narrar a trajetória da minha vida, a começar pela infância, relatando minha jornada escolar, à docência, a prática docente e à formação acadêmica no curso de Pedagogia pelo PARFOR. A metodologia constou de pesquisa bibliográfica, em autores como Teno (2013), Pinto (2013), entre outros, e autobiografia. Ao rememorar a minha vida tive a oportunidade de refletir sobre a trajetória docente, as minhas experiências em sala de aula, como era antes do curso de Pedagogia e como está sendo depois de concluir o curso. Destaco a importância das disciplinas que cursei, as dificuldades e a superação de obstáculos, tanto no curso quanto na minha vida pessoal. Finalizo a narrativa das minhas memórias com a certeza de que a Universidade me possibilitou enfrentar os desafios da docência com mais segurança diante dos conhecimentos adquiridos, a repensar não só nas atividades da sala de aula, mas na escola, no currículo que ela oferece aos educandos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA