Navegando por Assunto "Software educacional"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento, implementação e validação de um sistema de avaliação WEB (SAW)(2017) ALCANTARA, Antonilson da Silva; OLIVEIRA, Mário Antônio Pereira de; VIÉGAS JUNIOR, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/3286528998900137Atualmente o uso de um software educacional em atividades de ensino e aprendizagem pode ser visto como um mecanismo de auxílio ao professor, facilitando o repasse e fixação do conteúdo acadêmico, e também é um fator motivador para o aluno que tem nos softwares educacionais uma nova abordagem de ensino, mais dinâmica, interativa e possibilita tanto ao professor como ao aluno, acompanhar o desempenho e evolução da turma. Sendo assim, identificado como motivador deste trabalho, para auxiliar no desenvolvimento da disciplina de Sistemas Operacionais (SO) a fim de facilitar a compreensão pelos alunos de conteúdos em que predominam assuntos de difícil demonstração. Visando atender a estas, e outras demandas, foi desenvolvido o sistema SAW (Sistema de Avaliação Web), que serve de ferramenta para elaboração e gerenciamento de questões avaliativas da disciplina de Laboratório de Sistemas Operacionais (LSO) do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, na Universidade Federal do Pará (UFPA). O software SAW é uma ferramenta educacional para inclusão e armazenamento de questões com suas respectivas respostas, permitindo a elaboração de simulados e avaliações, bem como cadastros e alterações de usuários de diferentes níveis de acesso. As questões armazenadas possuem três graus de dificuldades (fácil, médio, difícil), tipo de questão (se para simulados ou avaliações) e tempo (em segundos) para resposta dos alunos. As avaliações e os simulados ficam armazenados em um banco de dados do sistema e podem ser respondidas pelos alunos, cada resposta submetida é, ao término do simulado ou avaliação, corrigida pelo sistema e o resultado disponibilizado para o aluno e para o professor responsável pela disciplina. As respostas dadas e a quantidade de acertos são armazenados e informados por meio de relatórios. A ferramenta foi avaliada em uma turma de Bacharelado de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Pará, obteve uma avaliação positiva nos quesitos: usabilidade, interação humano-computador, e entendimento da ferramenta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Implementação de um sistema de avaliação web aplicando técnicas de gamificação para utilização em ambiente acadêmico(2018) FREIRE, Matheus Ferreira; ZAHLOUTH, Ramiro Luz Vergolino; VIÉGAS JUNIOR, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/3286528998900137Hoje em dia se tornou comum a utilização de software educacionais em atividades de ensino e aprendizagem. Este tipo de tecnologia serve como um mecanismo de auxílio ao professor, além de motivar os alunos durante o processo de fixação da informação. A utilização de mecânicas de gamificação, que consistem em inserir recursos utilizados em jogos tais como ranking, níveis e técnicas que promovem a competição, também contribui na motivação de estudantes desde o ensino primário até a universidade. A gamificação tem sido muito utilizada nos últimos anos na área de negócios, saúde e educação. Estes dois fatos motivaram este trabalho que consiste no desenvolvimento de um sistema web de elaboração e gerenciamento de avaliações online. O software chamado de SAAW (Sistema Acadêmico de Avaliação Web) deve ser aplicado no ambiente acadêmico da Universidade Federal do Pará, inicialmente no curso de bacharelado em ciência da computação. Esta ferramenta inclui e armazena questões de diversas áreas do conhecimento e aplica avaliações e simulados online. Há um sistema de cadastro de usuários onde professores e alunos podem se cadastrar inserindo seus dados para ter acesso às suas funcionalidades. O professor pode inserir questões no sistema, criar provas e aplicá-las como desejar e também não precisa se preocupar em corrigi-las, pois o sistema corrige as provas automaticamente. O aluno pode realizar simulados para treinar suas habilidades nas disciplinas e fazer provas quando o professor disponibilizá-las no sistema. O acesso à aplicação foi testado pela ferramenta WebPageTest. Nesta análise, os testes também foram aplicados, para efeito de comparação, ao Quizizz e ao Facebook. Testes de acessos simultâneos também foram realizados e comprovaram o bom funcionamento do sistema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As tecnologias digitais como ferramentas auxiliares no ensino de conteúdos matemáticos(2022-06-29) PINHEIRO, Ejhonny Junior Paiva; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006O Trabalho de Conclusão de curso (TCC), ora apresentado, é o produto final de uma pesquisa realizada na área de Educação Matemática, com o propósito de analisar o emprego de ferramentas digitais voltadas para a educação matemática, com o objetivo de compreender como o uso de tecnologias digitais aplicado no ensino de conteúdos matemáticos, ajudam a melhorar o ensino-aprendizado dos estudantes. A pesquisa se caracteriza, como qualitativa. A fundamentação teórica que dá sustentação a pesquisa baseia-se nas leituras de livros, dissertações, leis e artigos que discutem o tema investigado. Os resultados/informações desta pesquisa enfatizam a importância da empregabilidade das ferramentas digitais no Ensino de conteúdos matemáticos, apesar do pouco proveito dessas tecnologias no ensino, os resultados mostrados por ela em sala de aula são muito animadores.